sexta-feira, 29 de julho de 2016

CascaisWP: Época 2015/2016!

Depois de termos obtido na época 2014/2015 resultados fabulosos, onde conseguimos, em todos os nossos escalões de formação, estarmos presentes nas respetivas fases finais dos campeonatos nacionais trazendo para CASCAIS dois títulos nacionais (Sub15 & Sub17), dois títulos de vice-campeões (Sub13 & Sub19), vários campeonatos regionais, prémio para a melhor equipa 2015 do concelho de Cascais com os nossos Sub17 e uma presença, muito honrosa, com uma equipa feminina na fase final dos Sub15 femininos (primeira vez no clube) com algumas atletas que tinham começado nesta modalidade há cerca de 3 meses antes, deixou todos a pensar que iria ser muito difícil igualar o ano desportivo 2015/2016 com o mesmo êxito!
Este foi o pensamento com que iniciámos a época que agora terminou: “Fazer igual ao ano passado é praticamente impossível!”
Mas houve alguém que no jantar de Natal de 2015 do Cascais Water Polo disse: “É possível fazer melhor! Vamos trabalhar porque a qualidade está cá.”
Claro que muitos duvidaram….era legitimo!
Mas o importante era que alguém acreditava….


Com o decorrer da época, e com muito trabalho, as vitórias regionais foram aparecendo. A nível regional ninguém fez melhor que nós. Há que não ter problemas em assumir a nossa superioridade quando ela é factual e mais que comprovada. O trabalho e a qualidade permitem-nos afirmar, sem sombra de dúvidas, que fomos os melhores a nível regional.

Depois do apuramento, das nossas 5 equipas de formação para as fases finais dos campeonatos nacionais, chegaram os títulos de campeões regionais para esta época.
Fomos este ano: bicampeões regionais de Sub13; Hexacampeões de Sub15; Tricampeões de Sub17 e pela primeira vez na nossa história campeão regional de Sub19.
As nossas atletas, por falta de campeonato feminino a nível regional somente puderam marcar a presença, como equipa em extracompetição, nos campeonatos regionais de Sub13 e Sub15.



Finalmente chegou o grande momento, as fases finais dos campeonatos nacionais.
O primeiro, realizado nos dias 1,2 e 3 de julho foi o dos Sub13 Mistos.
A nossa equipa de cadetes mistos foi ao fluvial disputar, juntamente com mais 7 equipas, o título nacional.
Com um percurso notável em toda a fase final ganhámos todos os jogos disputados. Tivemos jogos difíceis contra grandes equipas, mas o espirito de equipa destes jovens e a reação bem madura, para estas idades a situações adversas durante os jogos só enalteceram a fibra, a garra e a união desta equipa.
Com toda a justiça e merecimento estes miúdos foram enormes e por isso mesmo o título nacional lhes assenta tão bem.


Nos dias 8,9 e 10 de julho, mais duas competições, se realizaram, em simultâneo: Os Sub15 M e as Sub16 F.

Os Sub15 masculinos, foram este ano, uma equipa totalmente renovada. A passagem de praticamente todos os atletas do ano anterior para a categoria superior deixou apenas um destes atletas para “comandar” os que se estreavam nesta categoria.

Uma equipa bastante jovem mas com ambições em brilhar nesta competição. Começaram bem os nossos miúdos ao entrar no nacional com uma vitória mas pelo caminho se percebeu que apesar da enorme qualidade dos nossos atletas, a falta de “peso” perante algumas equipas constituídas maioritariamente por Sub15 de último ano viria a ser crucial para o desfecho da nossa prestação. Fomos disputar o acesso à final do nacional com a equipa do Povoense, uma equipa muito forte mas a quem vendemos muito cara a derrota. O Povoense, que viria mais tarde a sagrar-se campeão nacional venceu-nos por apenas um golo de diferença. Neste jogo ficou visível toda a nossa qualidade. Um honroso quarto lugar nesta competição mas temos a certeza que esta equipa com mais um ano de trabalho pode dar outro tipo de alegrias!
“Nós acreditamos em vocês….Nós acreditamos em vocês….Nós acreditamos…Nós acreditamos em vocês!”


As nossas Sub16 femininas foram, pelo segundo ano, defender o nome de CASCAIS no campeonato nacional. No ano anterior e na sua estreia as expectativas não eram muitas pois apenas conseguimos reunir uma equipa com pouco tempo antes da competição se iniciar.
Este ano, a curiosidade era grande para ver estas mesmas atletas com mais um ano de trabalho em cima!
Entrámos neste nacional como a equipa que no ano anterior tinha perdido todos os jogos mas logo no primeiro jogo e contra a melhor equipa deste nacional e que viria a conquistar o título, demos logo uma imagem completamente diferente da dada no ano anterior. Perdemos o jogo de estreia contra o Gondomar, uma equipa fortíssima, que no ano anterior nos tinha ganho por mais de 17 golos de diferença. Este ano demos luta e perdemos por 7 a 3. Vários adeptos de outras equipas,  comentaram a nossa grande evolução no espaço de um ano. Desde já os parabéns aos atletas e apoiantes do Gondomar pela sua qualidade dentro e fora de água. Isto é desportivismo!
De seguida as nossas atletas venceram o Lousada por 11 a 3. No terceiro jogo e contra o Paredes empatamos a partida e lá tivemos que ir para a lotaria dos penaltis. Aqui o Paredes foi mais feliz.
No quarto jogo nova vitória por uns esclarecedores 8 a 2 contra o Fluvial. Por esta altura do campeonato já todos se tinham rendido à evolução mostrada pela nossa equipa quando comparada com o ano anterior.
No último jogo, se vencêssemos, seriamos vice-campeãs nacionais, mas tal não foi possível pois perdemos o jogo contra o Amarantus, equipa com mais experiência e com mais “peso” dentro de água.
Terminámos este nacional num honroso quarto lugar com 2 vitórias, 2 derrotas e um empate. Para quem nos viu jogar, sabe a pouco, mas ficou a garantia da evolução desta equipa e do magnífico trabalho desenvolvido nesta equipa.
A nossa atleta Beatriz Jardim foi considerada a jogadora mais valiosa desta final (MVP) e foi ainda escolhida para o sete ideal da competição.
Parabéns Beatriz!


Fim de semana seguinte, 15, 16 e 17 de julho: fase final Sub17.
Voltámos à piscina do fluvial quinze dias depois da conquista do título de Sub13, desta vez para a fase final de Sub17.
Coube-nos fazer parte do grupo da “morte”. Este grupo tinha: Vitória de Guimarães e Pacense, duas excelentes equipas e com grandes aspirações (legitimas) ao título de Sub17. A compor o ramalhete uma equipa muito bem orientada do Náutico de Coimbra que veio a revelar-se uma agradável surpresa e que desde logo se percebeu que tinha estofo para discutir o titulo!
Mesmo perante adversários tão valiosos, o CascaisWP esteve imaculado nesta fase final. Vitórias em todos os jogos por marcas expressivas, uma defesa de betão que não permitia muitos golos aos adversários.
Uma equipa unida e focada naquilo que era o seu objetivo: revalidar o título nacional deste escalão.
Depois de uma grande meia-final contra uma grande equipa – Coral de Reguengos – fomos para a final com a equipa da casa, o Fluvial.
Na final, um grande jogo da nossa equipa em que o adversário cedo percebeu a superioridade dos nossos atletas em todos os aspetos de jogo.
Vencemos justamente e sem nada a apontar. Revalidámos o título de Sub17 apenas com vitórias e ainda tivemos o MVP e o melhor marcador deste campeonato – Manuel Augusto. O nosso atleta Manuel Augusto foi ainda escolhido para o 7 ideal da competição.
Parabéns Manuel!
Um ano de ouro para estes miúdos que não conheceram uma única derrota durante toda a época!
Parabéns é dizer muito pouco! O vosso valor é impressionante!


Fim de semana seguinte, 22,23 e 24 de julho: fase final de Sub19.
Em Algés decorreu a fase final de Sub19, não com 8 equipas mas apenas com 4.
O CascaisWP nesta fase final iria defrontar o Algés (equipa da casa e organizadora da fase final) bem como o Fluvial, o campeão regional da zona norte e o Vitória de Guimarães, vice-campeão regional Norte e apurada pela fase intermédia.
As duas equipas do Norte com mais jogadores do escalão apresentavam outro peso relativamente à nossa equipa que apenas tinha 3 jogadores do escalão e todos os outros eram do escalão inferior, ou seja, sub17!
Mas esta diferença de “idade/peso” apenas se verificava no papel porque logo desde o primeiro jogo deste nacional e contra o Fluvial a maturidade dos nossos atletas ficou bem patente. Não demos hipóteses ao Fluvial e os nossos rapazes, mais uma vez com uma defesa de betão, conseguiram anular o adversário e ganhar tranquilamente o primeiro jogo.
No segundo jogo e novamente contra uma equipa de peso, o Vitória de Guimarães, mais uma demonstração que a maturidade e união de uma equipa não estão, necessariamente diretamente relacionados com mais idade! Nova vitória dos nossos atletas e mais uma vez sem “espinhas”.
Estas duas vitórias em outros tantos jogos deixou-nos logo com o acesso à final garantida e assim permitiu-nos gerir no último jogo contra a equipa da casa, o Algés. Perdemos este jogo mas deixámos 3 titulares indiscutíveis na bancada e mais uns quantos no banco.
Na final defrontámos novamente o Fluvial, que tinha vencido à tangente o Vitória no jogo anterior.
Embora neste jogo o adversário tenha dado uma maior réplica do que no jogo inaugural a nossa equipa esteve sempre por cima no jogo. No último parcial deste jogo e quando pela primeira vez o Fluvial chega à vantagem no jogo, 5 a 4, os nossos rapazes, num espirito de sacrifício de gente grande, marcam 3 golos de seguida deixando o adversário sem resposta nem condições para se erguer novamente.
Vencemos a final! Somos campeões nacionais de Sub19 pela primeira vez na história do clube.

Impossível não partilhar com todos vós as palavras de Miguel Borges, adepto do CascaisWP, ex-praticante (mas que ainda vai voltar a jogar…) e irmão de um atleta nosso: “Porra que Orgulho!!! Orgulho destes rapazes que se fizeram Homens e que tornaram meninos aqueles que se julgavam ser os verdadeiros homens! Todo o esforço, trabalho, dedicação e sacrifício são agora recompensados. Parabéns CAMPEÕES!”
Um ano de ouro para o CascaisWP. 5 Fases finais, 3 títulos de campeões nacionais!
Um ano de trabalho muito competente e pelo qual teremos sempre que agradecer aos nossos treinadores: José Augusto, Lajos Lorincz e Nuno Bessone Pereira!
Não nos podemos esquecer do grande trabalho, muitas vezes feito na retaguarda, da secção e mais concretamente ao Mário Direito e José Manuel Machado.
Aos pais e adeptos que nunca se cansaram de levar aos treinos, levar aos estágios, apoiar nos jogos e em todos os momentos. Vocês são uma força que mais ninguém tem.
Agradecemos todo o apoio da Câmara Municipal de Cascais, não podendo deixar de referir o apoio dos Senhores Vereadores Nuno Piteira Lopes e Frederico Almeida, do Diretor Municipal Dr. Miguel Arrobas e da Administradora da Cascais Envolvente Dra. Inês Seabra.
Foi com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Cascais Envolvente que este projeto resultou e tão bons resultados alcançou.
Obrigado a todos! 

Estes títulos são de todos nós que acreditamos e apoiamos nas mais variadas formas.

Voltando um pouco ao início, é um privilégio ter alguém que acredita desde o primeiro minuto! Obrigado Lajos Lorincz. 
Obrigado CascaisWP por fazerem parte da vida dos meus filhos!