terça-feira, 30 de dezembro de 2014
sábado, 27 de dezembro de 2014
segunda-feira, 22 de dezembro de 2014
Treino de observação Sub-17 Masculinos
Este domingo decorreu durante a tarde na piscina de Alvalade o treino de observação para a Selecção Sub-17, da Região de Lisboa, sob as ordens do seleccionador nacional Francisco Sá, do director técnico regional Paulo Melo e do treinador regional Jairo Campos.
Pelo GDS Cascais estiveram presentes 10 atletas, sendo o Clube mais representando neste treino de observação. Apesar de alguns atletas virem de um jogo na noite anterior todos eles deram o seu melhor para merecerem a confiança dos responsáveis técnicos das selecções.
Estiveram presentes André Luz, Diogo Cardoso, Diogo Marques, Duarte Grego, Gonçalo Lousa, Manuel Augusto, Pedro Borges, Pedro Ribeiro, Tiago Gomes e Vasco Nazaré. Infelizmente o Clément Steffen e o Sérgio Oliveira não puderam estar presentes por motivo de força maior.
1º Torneio de Natal de Mini-Polo
Após quase um ano de ausência regressaram os torneios de mini-polo da ANL, desta feita com um novo formato, da responsabilidade dos clubes organizadores.
A organização deste 1º Torneio, denominado de Natal, coube ao Sporting e teve a presença de 4 equipas (Sporting A, Sporting B, GDS Cascais e AD Oeiras). O torneio desenrolou-se no sistema de todos contra todos em equipas de 5 elementos.
Para muitos dos atletas foi a primeira experiência de jogo contra outras equipas e foi visível a satisfação dos pequenos jogadores, alguns dos quais surpreenderam pois já demonstram que começam a dominar alguns dos princípios básicos da modalidade.
Embora os resultados não sejam o mais importante estes são importantes pois permitem avaliar o trabalho que está a ser feito por cada clube e o nível técnico e táctico de cada equipa. O GDS Cascais apresentando alguns atletas que já vêem sendo "trabalhados" juntos desde bem cedo dominaram por completo e sem surpresa o torneio e deram mostras da qualidade do ensino que é feito em Cascais.
O 2º Torneio de Páscoa será organizado pelo GDS Cascais dia 25 de Abril, numa piscina a designar pela ANL.
domingo, 21 de dezembro de 2014
Sub-15 com vitória clara
Este sábado o GDS Cascais iniciou a defesa dos seus títulos de Tetra-Campeão Regional e Campeão Nacional Infantil, agora denominado Sub-15, com uma das vitórias mais desniveladas da existência desta estrutura. Perante o outro clube da linha que normalmente apresenta equipas aguerridas que dificultam o nosso jogo, os nossos jovens não deram hipótese ao adversário, ainda com jogadores muito jovens e inexperientes.
A equipa do GDS Cascais entrou a todo o gás e em menos de 2 minutos já vencia por 5 golos sem resposta. A seguir, uma falha da nossa equipa na transição para o ataque, permitiu ao adversário o golo, praticamente na única ocasião que teve para alvejar a nossa baliza ao longo de todo o jogo. A partir daí, a concentração voltou a imperar e a história do jogo resume-se à pressão sobre o adversário forçando as falhas técnicas, que raramente passavam o meio campo, e aos ataques invariavelmente finalizados em golo.
Foi um bom começo que deu boas indicações sobre a seriedade como a equipa encarou o jogo mas que preocupa pela menor competitividade que poderemos encontrar ao longo desta primeira fase do campeonato.
Alinharam pelo GDS Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (10), Sebastião Santos (2), André Luz (3), Pedro Borges (9), Miguel Lourenço (1), Duarte Cruz (1), Gonçalo Lousa (6), João Augusto (1), Henrique Castro (1) e Pedro Ribeiro.
No primeiro jogo desta jornada concentrada e da época aconteceu novamente um caso "insólito", em parte com responsabilidade da FPN por não ter ainda entregue os cartões federativos mas também porque alguns atletas do Sporting não tinham qualquer documento de identificação, inviabilizando a realização da partida por apenas se encontrarem 5 atletas leoninos em condições de iniciar a partida.
O GDS Cascais apresentou pela primeira vez uma equipa B no campeonato, competindo extra-competição, e integrando os elementos mais novos, femininos e outros que estão a participar pela primeira vez em competição.
Na impossibilidade da equipa de arbitragem viabilizar a realização do jogo disputou-se um jogo-treino entre as duas equipas, com a vitória final a sorrir ao Sporting. Apresentando uma equipa essencialmente de cadetes o GDS Cascais B deu uma boa réplica ao Sporting, que com uma equipa mais "velha" e especialmente com os seus 2 elementos mais avançados colocou bastantes dificuldades defensivas à nossa equipa.
Os parciais de 0-4, 4-2, 2-3 e 2-2 e principalmente o resultado de 8-11 denunciam o relativo equilíbrio que se observou na partida e que nos permite perspectivar a passagem de alguns destes atletas à equipa principal e uma boa campanha nos campeonatos Sub-13.
Alinharam pelo GDS Cascais B neste jogo treino: Daniel Lourenço, Filipe Silva, Beatriz Jardim, Vasco Romão, Beatriz Pereira, Gonçalo Direito, André Machado, Francisco Grego, Leonardo Celentano, Tiago Carrasco, Rafael Gomes, Manuel Campos e Manuel C. Branco.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Cabaz de Natal 2014
Número vencedor do Cabaz de Natal 2014.
Parabéns ao feliz contemplado!!
Obrigado a todos os que deram o seu contributo.
https://www.jogossantacasa.pt/web/SCCartazResult/lotPop
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Finalmente a vitória merecida
No quarto jogo finalmente a vitória porque tanto tem lutado a nossa equipa. O GDS Cascais, depois de folgar na jornada anterior, recebeu esta noite de terça a equipa do Técnico, sendo que ambas a equipas procuravam a primeira vitória no Nacional da II Divisão.
À semelhança dos jogos anteriores a equipa cascalense entrou dominante na partida e venceu o primeiro parcial por claros 3-0, com uma defesa muito pressionante que raramente deu ao adversário oportunidades de alvejar a baliza. No ataque as combinações saiam bem e aos poucos os jovens do Dramático foram materializando esse ascendente. Depois do primeiro interregno da partida e já depois do GDS Cascais ter chegado a uma vantagem de 4 golos (4-0 e 5-1) a equipa do Técnico reagiu e conseguiu equilibrar o parcial, chegando-se ao intervalo ainda com os 3 golos de vantagem para a equipa verde.
Após o intervalo e mesmo depois de ter reposta a diferença em 4 golos a equipa denotou alguma quebra no rendimento ofensivo e alguma ansiedade, que face à natural reacção do adversário permitiu-lhe reduzir a diferença a apenas 2 golos. Com a entrada no último parcial e com tudo em aberto assistiu-se a um jogo impróprio para cardíacos, com os guarda-redes a brilhar e a equipa adversária a mostrar claramente que estava ali para discutir o jogo.
Quando a meio do último período o Técnico conseguiu o empate a 8 o jogo tornou-se mesmo frenético, numa toada de parada e resposta, onde os jovens cascalenses perderam algumas oportunidades claras de resolver o jogo. Após 2 perdidas incríveis do GDS Cascais já nos instantes finais, o Técnico teve a chance de virar o jogo mas uma falha técnica no ataque permitiu ao Dramático um rapidíssimo contra-ataque para matar o jogo a apenas 10 segundos do apito final.
Foi definitivamente um jogo que fez jus ao nome da equipa, Dramático!! Apesar de podermos realçar o enorme jogo defensivo da nossa equipa temos de dar os parabéns às duas equipas pelo grande jogo a que se assistiu.
Alinharam pelo GDS Cascais: Tiago Dias, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Diogo Catarino, Nuno Branco (4), João Jardim, Bruno Cancelinha, Manuel Augusto (2), Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa, Tiago Gomes, Mário Vilar (1) e Miguel Falcão.
O próximo jogo realiza-se apenas em 2015, quando recebermos na Abóboda a equipa do Coral de Reguengos de Monsaraz.
domingo, 14 de dezembro de 2014
Sub-17 estreiam-se a vencer
Este sábado a equipa Sub-17 do GDS Cascais estreou-se da melhor forma no Campeonato Inter-Regional da ANL, vencendo de forma clara o sempre emotivo derbi da linha. Com a piscina repleta de adeptos entusiastas a equipa cascalense respondeu da melhor forma a esse apoio e dominou a partida desde o seu início.
Perante um adversário aguerrido e a apostar na capacidade individual dos seus dois melhores jogadores o GDS Cascais respondeu com um forte jogo colectivo, praticamente irrepreensível na defesa e relativamente eficaz no contra ataque. Foi sem surpresa que se chegou ao final do primeiro parcial com uma vantagem de 3 golos e com o capitão adversário tapado com exclusões.
Os dois seguintes períodos repetiram a mesma toada do primeiro, quer no jogo jogado quer no próprio resultado, jogo este manchado aqui e ali por algum excesso de agressividade contrária, nem sempre penalizado da melhor forma. No último parcial, com o resultado definido e uma vantagem de 9 golos as equipas colocaram em campo os jogadores menos experientes, equilibrando o parcial mas nunca colocando em causa a vantagem e a justiça do resultado. Apesar da vitória por 8 golos a equipa cascalense terá de continuar a trabalhar a finalização, que neste jogo esteve alguns furos abaixo do normal, perdendo inúmeras ocasiões claras de golo.
Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (5), Gonçalo Correia, André Luz (2), Pedro Borges, Diogo Marques, Manuel Augusto (6), Gonçalo Lousa (3), Diogo Cardoso, Duarte Cruz, Sérgio Oliveira e Clément Steffen.
Na próxima jornada o GDS Cascais recebe o Sporting na piscina da Abóboda dia 6 de Janeiro.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Treino de Observação Sub-17
No próximo dia 21 realiza-se no Multidesportivo de Alvalade um treino de observação zonal, com a presença do seleccionador nacional Sub-17 Fernando Sá, do Director Técnico Regional de Polo Aquático Paulo Melo, do recém nomeado treinador regional Jairo Campos e dos treinadores convidados dos clubes.
O GDS Cascais vai estar presente com 11 atletas convocados: André Luz, Diogo Cardoso, Diogo Marques, Duarte Grego, Gonçalo Lousa, Manuel Augusto, Pedro Borges, Pedro Ribeiro, Sérgio Oliveira, Tiago Gomes e Vasco Nazaré.
O GDS Cascais está representado por muitos dos atletas que no passado mês de Julho se sagraram Campeões Nacionais e Tetra Campeões Regionais de Infantis. Além dos atletas do nosso clube estarão também presentes atletas do Sporting e AD Oeiras.
Este treino de observação tem como objectivo preparar a constituição da futura selecção regional da ANL e da própria selecção nacional Sub-17. Esperamos que os nossos atletas demonstrem todo o seu valor e mereçam a confiança dos responsáveis técnicos.
domingo, 7 de dezembro de 2014
Sub-19 entram a vencer
O GDS Cascais desclocou-se este sábado a Coruche para defrontar o Coral de Reguengos de Monsaraz, na estreia de ambas a equipas no Inter-Regional Sul de Sub-19, um campeonato que se antevê equilibrado e onde praticamente todas as equipas partem com naturais ambições ao apuramento para a Fase Final Nacional.
Nesta partida a equipa cascalense impôs o seu jogo de forma afirmativa em casa de um adversário muito difícil, que tem por base a equipa campeã nacional juvenil do Aminata de à duas épocas. Com uma entrada fortíssima o GDS Cascais conseguiu uma importante vantagem de 4 golos no primeiro parcial, o que lhe permitiu encarar com tranquilidade a restante partida.
Os dois períodos seguintes foram mais equilibrados, embora a nossa equipa tivesse encontrado dificuldades em jogar no ataque dada o critério usado, que beneficiava claramente os defensas contrários, ao invés, qualquer toque dos nossos defesas no adversário era constantemente penalizado. Apesar disso, a nossa equipa manteve a calma e o controle do jogo, chegando ao início do último período com 5 golos de vantagem.
O último período ainda se assistiu à natural tentativa do Coral em dar a volta ao jogo, mas a vantagem conseguida e o acerto da nossa equipa não deram hipóteses para que houvesse outro vencedor que não o GDS Cascais. Uma vitória justíssima numa excelente exibição colectiva e individual de todos os nossos atletas.
Alinharam pelo GDS Cascais: Clément Steffen, Rafael Luz (1), Tiago Gomes (2), Diogo Catarino (1), João Graça (1), João Jardim (3), Diogo Marques, Manuel Augusto (6), Gonçalo Correia, Diogo Cardoso, João Prudêncio e Sérgio Oliveira.
Na próxima jornada, a disputar em 12 de Janeiro, a equipa desloca-se a Algés para defrontar a AD Oeiras.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Nova derrota no Nacional
Ainda não foi esta terça-feira que a equipa absoluta do GDS Cascais regressou às vitórias no Nacional da II Divisão. Apesar do jogo se prever difícil por se tratar de um dérbi e se disputar em casa de um adversário com outra experiência o resultado final acaba por ser extremamente penalizador para os nossos jovens, que se bateram de igual para igual e tudo fizeram para trazer de Algés outro resultado.
Com uma entrada muito forte na partida o GDS Cascais rapidamente se colocou com uma vantagem de 2 golos surpreendendo o adversário, no entanto, ao desaproveitar 5 situações de vantagem numérica hipotecou a possibilidade de fechar o 1º período em vantagem no marcador. Foi esta aliás a nota dominante de toda a partida, com a nossa jovem equipa a ter um aproveitamento praticamente nulo nas 16 !!! situações de superioridade numérica conseguidas.
Com o adversário a usar e abusar do jogo faltoso o GDS Cascais sentiu algumas dificuldades em explanar o seu jogo, o que não impediu de conseguir situações de finalização das jogadas ofensivas. E "tentar" foi a palavra chave porque no que toca a concretizar essas mesmas jogadas os remates para fora, aos postes ou contra o bloco trataram de fazer a diferença juntamente com a maior experiência do adversário que invariavelmente transformavam jogadas de inferioridade em jogadas rápidas nos homens da frente que eram materializadas em golo.
Com a consciência que ainda há muito trabalho pela frente para evoluir e atingir um nível de maturidade suficiente para enfrentar este tipo de desafios os nossos jovens certamente vão dar a volta por cima e regressar rapidamente às vitórias.
Alinharam pelo GDS Cascais: Tiago Dias, Rafael Luz, Alexandre Campos, Diogo Catarino, Nuno Branco (3), João Jardim, Bruno Cancelinha, Rui Gonçalves, Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa (2), João Graça, Francisco Carvalho e Miguel Falcão.
No próximo dia 16, terça-feira, o GDS Cascais receberá a equipa do Técnico na piscina Abóboda, num jogo que se prevê muito equilibrado.
domingo, 30 de novembro de 2014
A um passo da surpresa
No passado dia 23 o GDS Cascais recebeu na piscina da Abóboda a equipa campeã em título, a Portinado, que apesar de já não contarem com o internacional português Mycolai Yanochko na baliza o jogo antevia-se muito complicado, dada a qualidade do plantel algarvio.
Apesar disso, e à semelhança do primeiro jogo, o jovens cascalenses entraram muito bem no jogo conseguindo dominar a partida e comandar o marcador durante longos períodos da partida. Talvez surpreendidos pelo jogo da nossa equipa a Portinado revelou algum nervosismo pouco usual, de que o GDS Cascais se aproveitou para comandar as operações. O resultado de 4-3 no final do 1º parcial era algo lisonjeiro para os algarvios e penalizava alguma falta de eficácia dos nossos jovens.
Nos 2 períodos seguintes o equilíbrio foi a nota dominante, com o GDS Cascais a não conseguir materializar o seu ascendente na partida e a nunca conseguir uma vantagem que lhe desse o conforto necessário para estabilizar. A 2"35 do final do 3º parcial, um golo algo consentido pela equipa e uma dupla-exclusão seguida de outro golo permitiram ao adversário empatar a partida e mesmo depois dar a volta ao resultado. Foi um minuto e meio fatídico para as aspirações do GDS Cascais.
À entrada para o último período, já em desvantagem, a nossa equipa não foi capaz de contrariar a maior experiência do adversário, que com jogadores de grande qualidade conseguiram gerir o jogo e dar ao resultado uma expressão demasiado severa para o grande jogo que a nossa equipa produziu.
Alinharam pelo GDS Cascais: Tiago Dias, Rafael Luz (3), Alexandre Campos, Diogo Catarino, Nuno Branco (1), João Jardim (5), Bruno Cancelinha, Manuel Augusto (1), Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa (2), Tiago Gomes (1), Rui Gonçalves e Miguel Falcão.
No próximo dia 3 de dezembro, quarta-feira, será a vez de visitar Algés para defrontar a outra equipa da linha, a AD Oeiras, na busca do primeiro triunfo no campeonato.
domingo, 16 de novembro de 2014
1ª Jornada da II Divisão 2014/2015
Melhor a exibição que o resultado. Foi esta a conclusão sobre a participação do GDS Cascais no jogo que abriu este ano o Nacional da II Divisão, na sua deslocação a Coruche para defrontar o Coral de Reguengos de Monsaraz.
Apresentando uma equipa extremamente jovem, inteiramente sub-23 e formada por atletas da escola cascalense (com 4 atletas a fazerem inclusive a sua estreia no escalão Absoluto, 2 deles juvenis) o GDS Cascais entrou bem no jogo e não acusou a ansiedade que seria normal ao defrontar atletas muito mais experientes, muitos deles com experiência de I Divisão. Dominando o jogo no início só muito perto do final do período o Dramático oscilou e permitiu a reviravolta no marcador, conseguindo o adversário no final do primeiro período um resultado algo lisonjeiro.
No segundo parcial assistiu-se a algum equilíbrio motivado essencialmente pela maior matreirice dos jogadores do Coral que raramente deixavam os nossos jovens explanar o seu jogo, assistindo-se no entanto a um maior domínio do GDS Cascais perto do fim do período. Apesar de uma interrupção mais prolongada devido a falta de luz na piscina ao intervalo, que motivou alguma quebra no jogo e recuperação física do adversário, o Dramático entrou forte no terceiro parcial e o 0-2 conseguido nesse período foi pouco para o domínio que demonstrou.
O último período ficou marcado por algumas exclusões duvidosas e decisões da dupla de arbitragem que impossibilitaram literalmente a nossa equipa de jogar, fruto do constante agarrar do adversário e de alguma perda de controle dos nossos jogadores que perdem bolas por erros não provocados. Tal permitiu ao Coral cavar um fosso no marcador demasiado penalizador e injusto para a nossa equipa. Para a história do jogo fica o resultado, no entanto, a exibição dos nossos jovens permite-nos encarar este campeonato com expectativas altas.
Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Diogo Catarino, Nuno Branco (2), João Jardim (1), Bruno Cancelinha (1), Manuel Augusto, Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa (1), Tiago Gomes, João Graça e Tiago Dias.
No próximo domingo, dia 23, receberemos o Portinado (campeão nacional da II Divisão) na piscina da Abóboda, esperando conseguir já aliar a exibição a um bom resultado.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
sábado, 25 de outubro de 2014
Cascais em crescimento
Ficou hoje mais uma vez bem vincada a dinâmica que o Polo Aquático do GDS Cascais está a assumir e a importância que pode vir a ter no futuro, com a sessão de treino a rebentar pelas costuras devido aos quase 50 atletas presentes na piscina da Abóboda.
Com algumas aulas na piscina de 14 metros do Pavilhão do Dramático a registarem a presença de 30 alunos (!!!), ultrapassando em muito o limite razoável para um treino eficaz torna-se necessário procurar soluções a curto prazo. Para continuar e melhorar o trabalho que temos vindo a desenvolver cada vez se torna mais urgente arranjar soluções para novos horários de treino numa piscina com condições para a prática da modalidade, neste caso na Abóboda, a única (!!!) no concelho que preenche esses requisitos.
Um treino diferente
Para variar um pouco do treino na piscina o grupo de atletas fez uma aula de grupo na Academia do Dramático com exercícios físicos bem diferentes daquilo a que estão habituados. Um excelente treino com a preciosa colaboração da Filipa Mensurado (Pinha) da Academia , a quem agradecemos.
Aqui fica uma pequena amostra do "sofrimento" que os nossos atletas passaram.
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Sorteio da II Divisão Sul
Realizou-se esta tarde o sorteio da II Divisão, que ditos os seguintes confrontos:
1ª Jornada
Portinado x ADO e Coral x GDSC (folga o Técnico)
2ª Jornada
Técnico x Coral e GDSC x Portinado (folga a ADO)
3ª Jornada
ADO x GDSC e Portinado x Técnico (folga o Coral)
4ª Jornada
Coral x Portinado e Técnico x ADO (folga o GDSC)
5ª Jornada
GDSC x Técnico e ADO x Coral (folga a Portinado)
6ª Jornada
ADO x Portinado e GDSC x Coral (folga o Técnico)
7ª Jornada
Coral x Técnico e Portinado x GDSC (folga a ADO)
8ª Jornada
GDSC x ADO e Técnico x Portinado (folga o Coral)
9ª Jornada
Portinado x Coral e ADO x Técnico (folga o GDSC)
10ª Jornada
Técnico x GDSC e Coral x ADO (folga a Portinado)
O início do Campeonato está previsto para 16 de Novembro.
São apurados para o playoff os 2 primeiros classificados, que se juntarão ao 2 primeiros da zona norte para disputa do acesso ao escalão principal.
domingo, 19 de outubro de 2014
Conquistas 2013/2014
Campeões Nacionais Infantis
Campeões Regionais Infantis
Campeões Regionais Juvenis
Vice-Campeões Regionais Juniores
Vencedores no V Torneio Internacional Cidade da Corunha (Infantis)
Vencedores no III Torneio de Verão do CNAc (Infantis)
Vencedores no II Torneio de Natal do SAD (Juvenis)
Vencedores no II Torneio de Verão DCWP (Seniores)
2º lugar no III Torneio de Verão do CNAc (Cadetes)
2º lugar no II Torneio de Natal do SAD (Seniores)
2º lugar no Torneio Masters de Algés (Seniores)
6º lugar no Torneio Memorial João Rodrigues (Seniores)
Entrega de prémios da Época 2013/2014
Esta noite foram (finalmente) entregues as taças e prémios individuais dos Campeonatos Regionais de Lisboa da época passada. A cerimónia protocolar que decorreu no auditório da Piscina do Jamor foi conduzida pelos responsáveis técnicos da ANL para o Pólo Aquático e contou com a presença de muitos atletas, técnicos e pais das equipas de Lisboa e que encheram por completo a sala. Destaque para o enorme contingente de atletas e pais do GDS Cascais que representavam a larga maioria dos presentes.
Às equipas do GDS Cascais foram entregues as taças de Campeão Regional Infantil, Campeão Regional Juvenil e Vice-Campeão Regional Júnior, demonstrativas do grande trabalho feito a época passada. Individualmente também os nossos atletas infantis Manuel Augusto e Pedro Ribeiro foram premiados com os troféus, respectivamente, de melhor marcador e guarda-redes menos batido do escalão.
Resta-nos esperar que esta época se revista igualmente de muitos e maiores êxitos para o nosso clube, assim como aguardar que as entidades organizadoras finalmente consigam dar a dignidade que as competições de Pólo Aquático merecem, conseguindo acompanhar o excelente trabalho dos clubes e dar um impulso definitivo para o relançamento da modalidade.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Continuará a chamar-se Pólo Aquático?
2015: the year of change?
By: Tim Hartog
Water polo looks to be close to what might turn out to be a drastic change. In an attempt to increase the tempo and overall attractiveness of the sport on a global scale high placed water polo delegates for the past years have been thinking on rule changes that could help reaching that objective. Now a desired more up-tempo game looks to be forced as FINA informed its federations on Tuesday regarding new rules which were approved by the FINA Bureau, by mail vote, following a proposal of the Technical Water Polo Committee, and will be applied already starting in 2015. Or in fact in 2014 as the men's World League will see the first of changes, competition being played on a 25x20 meter pitch instead of the former 30x20 size, being applied in November when the first round of the preliminary phase in Europe is set to be played around the continent.
Following the reduction of the size of the pool in men's international competition even more changes will be implemented at the men's and women's World Junior (age 20 & under) Championships to be played in Almaty, Kazakhstan (men) and Guadalajara, Mexico (women). Here also the teams will be reduced from thirteen to eleven players with corresponding reduction of players in the water from seven to six, of course one of whom shall be the goalkeeper. In addition a women's sized (4) ball will be used also in men's competition in Almaty as well as the 2016 World Youth (age 18 & under) Championships were the same rules will be applied as well. The smaller teams open up a possibility for the number of women's teams at an Olympic Games tournament being as high as the men's teams: 12. Now it still is 8. FINA for years is lobbying to get the number of teams in the women's and men's tournament levelled at 12 and reducing the teams will mean less athletes around during the Olympics for water polo which instead could be filled with women athletes raising the number of their teams. So overall the same number of athletes, only divided different with a levelled men's and women's tournament in terms of participating teams.
The in-game changes will not be a complete shocker to most of the senior internationals around the world. In anticipation of their proposal, FINA's Technical Water Polo Committee urged some test tournament to be held last season ahead of the World League Super Final where senior men's teams could practice playing under the new circumstances. The national teams from Serbia, Russia and Australia did so in Belgrade while China and Montenegro extended their stay in Dubai for some test games after the Super Final tournament last June.
Different sounds arise from the water polo world when talking about the new rules. The majority of powerhouse-nations is firmly against the implementation of changes which in repeated answers, will not solve the problems that the sport might occur and instead only changes the soul of a complete sport. With current Brazil head coach, four-time Olympic gold medal winning coach Ratko Rudic, being one of the well-known figures around the water polo world who is not a fan of the changes and firmly reacted in the press when asked about the topic, up until recently when he finished his native Croatia for a training camp with his new national team, in preparation for the 2016 Olympic Games. On the contrary people are looking for a more up-tempo and less physical game, more easy to watch with less interuptions by the sound of a whistle from the referee awarding a free throw or man-up possession. More goals and less fouls basically.
So far it looks as if the 2016 Olympics will be played with the current applying rules while its first qualification occasion for the men, this year's World League, is being contested in a different circumstance. Although that difference might sound strange, it is not yet sure. The FINA Bureau is set to meet during an extraordinary congress on the occasion of the annual FINA Convention, this year held in Doha from 29 November to 2 December. And it is there that a decision on the possible changing of the rules for all competition is expected to be taken. The question will be what changes are to be decided in favour of by the Bureau. And with what starting date. After their meeting during the Convention, it is likely all players, managers, fans and others involved will know more on the face of water polo for the years to come.
Fonte: http://www.waterpoloworld.com/
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Treinos técnicos para os mais novos
Iniciaram-se em Setembro os Treinos Técnicos na Piscina do Dramático de Cascais, destinado às equipas de Sub-13 (Cadetes) e Sub-15 (Infantis).
Os treinos são realizados alternadamente (Sub-13 ou Sub-15) todos os sábados das 15h00 às 17h30 ao longo de época desportiva.
Estas acções têm como objectivo principal, ensinar e aperfeiçoar os técnicas básicas de Polo Aquático.
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Juvenis Campeões Regionais 2013/2014
Ainda a faltar a homologação por parte da Direcção da ANL, a equipa de Juvenis do GDS Cascais é CAMPEÃ REGIONAL da época passada no escalão, embora ex aequo com a outra equipa da linha, AD Oeiras.
Recorde-se que o título estava pendente de atribuição devido a uma falha técnica no último encontro do Campeonato, onde a equipa de arbitragem deu o jogo por terminado com um empate, resultado que segundo o Regulamento Regional não poderia acontecer em jogos do seu Campeonato.
Na reunião técnica da ANL realizada no passado dia 25, um dos pontos da ordem de trabalhos visava tratar dessa situação. A Direcção Técnica, o Presidente da ANL e os clubes (GDS Cascais, AD Oeiras e Sporting CP) chegaram a um entendimento e decidiram que o título fosse atribuído às duas equipas, evitando sujeitar os jovens atletas ao constrangimento e pressão de terem de fazer um desempate da marca de 5 metros tanto tempo depois da ocorrência. Saúda-se esse entendimento e a vontade de todos em defender os atletas e o seu desenvolvimento.
Parabéns aos nossos juvenis!!!
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
De volta ao trabalho
Após uma primeira quinzena de Setembro dedicada ao treino em seco vamos voltar à piscina para continuar a preparar uma época que se espera de sucesso!!! CARREGA CASCAIS!!!
terça-feira, 12 de agosto de 2014
Final da época 2013/2014
Depois de 11 meses e com a participação no V Torneio Internacional Cidade da Corunha (Infantis/Cadetes) terminou mais uma época de Pólo Aquático para todas as equipas do GDS Cascais. Terminou a época mas ainda ficou incompleta na parte competitiva, pela indefinição na atribuição do título regional juvenil, o que no entanto não nos impede de a classificar já como um GRANDE SUCESSO.
No quarto ano do Projecto de Pólo Aquático, depois de alguns títulos regionais, uma equipa do GDS Cascais conseguiu pela primeira vez um titulo nacional de Pólo Aquático, de Campeão Nacional Infantil. Um título que significa a confirmação de todo o trabalho e dedicação de todos os intervenientes (treinadores, atletas, dirigentes, pais, familiares e patrocinadores) e é um passo em frente num projecto que se quer de muitos mais sucessos.
Foi um ano de muitas dificuldades económicas, com novos regulamentos que em nada facilitaram a vida aos clubes, com a quase demissão da ANL na resolução dos problemas nas suas competições e em que, por diversas razões, perdemos alguns atletas importantes. Apesar de todos estes handicaps as equipas do GDS Cascais tiveram um comportamento meritório e em termos globais foi a melhor época desportiva desta jovem estrutura.
Os SENIORES participaram pela segunda vez no Campeonato Nacional da II Divisão, este ano dividido pela FPN em Norte e Sul, o que reduziu de forma drástica o número de jogos (mas não os custos...). Sabendo que apenas 3 equipas iriam garantir o acesso directo ao playoff e contando com adversários muito difíceis, a muito jovem equipa cascalense foi melhorando as suas prestações ao longo da época. Infelizmente a presença das experientes equipas da Portinado, Coral e Oeiras impossibilitaram que a nossa equipa pudesse fazer melhor que um 4º lugar na fase regular da zona sul do campeonato, ainda assim ficando a escassos 3 pontos do acesso ao playoff.
De destacar que a base da equipa maioritariamente júnior apresentou uma evolução significativa no seu jogo frente a adversários com outro ritmo e experiência. Na Taça de Portugal mais uma vez o sorteio foi pouco amigo das nossas cores e ditou como adversário logo nos 1/8 de final a fortíssima equipa do Sporting, 3º classificado da I Divisão e posteriormente finalista da Taça, num apuramento para a fase seguinte que se confirmou impossível.
De destacar igualmente o 1º lugar no II Torneio de Verão DCWP, o 2º lugar no Torneio de Natal do Algés, o 2º lugar no Torneio Masters de Algés e o 6º lugar no Memorial João Rodrigues em Coimbra.
Em termos médios* a performance da equipa sénior situou-se em 13º entre as 20 equipas nacionais, com uma média de 1,08 pontos conquistados por jogo. Com melhores índices a nível nacional situaram-se as equipas do Portinado (2,64), Paredes (2,45) e CNAc (2,13).
Nas competições nacionais seniores o Paredes venceu na I Divisão, o Portinado na II Divisão e o Povoense venceu a Taça de Portugal.
A equipa JÚNIOR, em função das alterações regulamentares, disputou o Campeonato Inter-Regional Sul tendo como objectivo o apuramento para a Fase Final Nacional através do único lugar vago para equipas do sul. Tendo como adversário principal a equipa do Sporting, o GDS Cascais começou mal o campeonato, com um péssimo jogo e resultado frente àquele adversário directo, o que desde logo praticamente hipotecou todas as suas hipóteses de apuramento. Vencendo com alguma tranquilidade todos os restantes jogos nunca ao longo da época a equipa cascalense conseguiu impor-se à equipa leonina, apesar de dois jogos extremamente equilibrados, o que impossibilitou também a conquista do título Regional.
No final, um 2º lugar no Inter-Regional e o título de Vice-Campeão Regional foram o melhor que foi possível alcançar. Em temos médios nacionais o GDS Cascais situou-se em 4º lugar com 1,88 pontos médios por jogo, tendo à sua frente o campeão nacional Povoense (3,00 e 30 golos por jogo!!!!), Sporting (2,50) e Fluvial (2,17). Uma das equipas presentes na Fase Final, o Trofa, teve uma perfomance bem abaixo da equipa cascalense com 1,56 pontos por jogo.
Os JUVENIS partiram para a época com menos expectativas, no entanto, ao longo da época demonstraram que poderiam ter ido mais além, não fosse algum azar em alguns jogos e "manobras de bastidores" que atiraram a equipa para fora da Fase Final Nacional e que mantém o título regional em aberto quando faltam poucos dias para o final da época...
A nível regional o Oeiras apresentou-se como o principal adversário, no entanto, com excepção do primeiro jogo a jovem equipa cascalense não conseguiu segurar os resultados nos dois restantes jogos, não confirmando assim a sua superioridade no jogo jogado e deixando escapar as vitórias nos instantes finais da partida, uma das vezes com ajuda exterior. Fruto da agressividade dessa equipa da linha, com impacto negativo noutras equipas, e da falta de punição nas duas (!!!) faltas de comparência registadas, aquela equipa conseguiu chegar à Fase Final pela vantagem de golos geral, ficando o GDS Cascais relegado para a 2ª posição.
O título Regional está em aberto fruto de uma falha técnica grave, após o jogo decisivo ter sido dado como terminado com um empate a 9 golos, o que regulamentarmente não é possível. O desempate por livres de 5 metros está a aguardar marcação, a menos de 3 semanas do final da época...
Em termos nacionais médios* o GDS Cascais tem o 2º melhor registo (2,38 pontos/jogo), atrás do Vitória de Guimarães (2,57) e à frente do Fluvial (2,35). Das 4 equipas presentes na Fase Final Nacional apenas o Vitória, equipa campeã nacional, apresenta melhor performance, o que mais uma vez vem colocar em causa o modelo competitivo actual, que não promove a presença das melhores equipas nas Fases Finais. De destacar também o 1º lugar no Torneio de Natal do Algés conquistado pelos nossos atletas juvenis.
Os INFANTIS conseguiram o pleno, só com vitórias na época e com os títulos de Campeão Nacional e Tetra-Campeão Regional. A superioridade evidenciada por este escalão foi tal que pouco mais há a adiantar sobre esta época 100% vitoriosa, que além dos títulos referidos conquistou o III Torneio de Verão do CNAc e o V Torneio Internacional Cidade da Corunha (Espanha), sendo esta a primeira conquista internacional da jovem estrutura do GDS Cascais.
Em termos médios nacionais* obviamente o 1º lugar infantil é da nossa equipa, seguida de Aminata (2,43 pontos/jogo) e Fluvial (2,28).
Mais uma vez chama-nos a atenção a disparidade entre o número de jogos efectuados pelas equipas do sul e do norte, que é em média metade dos efectuados pelas equipas nortenhas. Fruto do desinvestimento dos clubes, do desaparecimento de equipas, de competições demasiado dispendiosas ou de calendários competitivos muito reduzidos, o facto é que o calendário competitivo a sul se revela demasiado "ligeiro" para a qualidade existente das equipas e seu desejável desenvolvimento.
De destacar a presença de vários atletas em estágios da Selecção Nacional Sul-19, Bernardo Moreira, Bruno Cancelinha, Miguel Falcão, Rafael Luz e Tiago Barbosa, assim como de João Jardim que também integrou a Equipa Nacional que disputou em França o apuramento para o Campeonato da Europa Sub-19.
Não podemos deixar de agradecer todo o empenho e dedicação dos nossos técnicos Lajos Lorincz e José Augusto, assim como do regressado José Magrinho no apoio no treino dos guarda-redes. Agradecemos igualmente aos pais que foram inexcedíveis no apoio, eles que são a peça fundamental para a viabilidade do projecto.
Agradecemos também à Bollycao (Panrico) e Labor Spirit o apoio concedido esta época apesar da difícil conjuntura económica, assim como ao Município de Cascais o apoio ao desenvolvimento desportivo no Concelho, que permite a utilização das instalações camarárias pelos nossos jovens.
Resta fazer votos para que a próxima época 2014/2015 seja repleta de mais e maiores êxitos. Boas férias!!!
* o ranking refere-se à média de pontos conquistados por jogo e tem por base um levantamento de todos os resultados de todas as equipas nacionais nas competições nacionais e regionais, não contemplando resultados definidos por desempates da linha de 5 metros. Este levantamento é da exclusiva responsabilidade da Secção do GDS Cascais.
De destacar a presença de vários atletas em estágios da Selecção Nacional Sul-19, Bernardo Moreira, Bruno Cancelinha, Miguel Falcão, Rafael Luz e Tiago Barbosa, assim como de João Jardim que também integrou a Equipa Nacional que disputou em França o apuramento para o Campeonato da Europa Sub-19.
Não podemos deixar de agradecer todo o empenho e dedicação dos nossos técnicos Lajos Lorincz e José Augusto, assim como do regressado José Magrinho no apoio no treino dos guarda-redes. Agradecemos igualmente aos pais que foram inexcedíveis no apoio, eles que são a peça fundamental para a viabilidade do projecto.
Agradecemos também à Bollycao (Panrico) e Labor Spirit o apoio concedido esta época apesar da difícil conjuntura económica, assim como ao Município de Cascais o apoio ao desenvolvimento desportivo no Concelho, que permite a utilização das instalações camarárias pelos nossos jovens.
Resta fazer votos para que a próxima época 2014/2015 seja repleta de mais e maiores êxitos. Boas férias!!!
* o ranking refere-se à média de pontos conquistados por jogo e tem por base um levantamento de todos os resultados de todas as equipas nacionais nas competições nacionais e regionais, não contemplando resultados definidos por desempates da linha de 5 metros. Este levantamento é da exclusiva responsabilidade da Secção do GDS Cascais.
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
Infantis vencem Torneio Internacional em Espanha
Pelo segundo ano consecutivo o GDS Cascais deslocou-se à Corunha (Espanha) para participar no torneio organizado pela Asociación Coruñesa de Waterpolo, deste feita sob denominação de V Torneio Internacional Cidade da Corunha e destinada ao escalão infantil.
Depois do 3º lugar em 2013 com a equipa juvenil agora foi a vez da equipa infantil participar, em função da redução das idades que disputariam este torneio 2014. Também atletas mais novos (cadetes) seguiram viagem para disputar jogos amigáveis, embora desta vez o número de equipas com cadetes ("alevín" em Espanha) não tenha permitido que se disputassem muitos jogos.
Embora este torneio tenha um cariz essencialmente de convívio é óbvio que a competição está sempre presente e nenhuma equipa ou jogador gosta de perder, tendo por isso mesmo assistido-se a jogos bem disputados. Sendo campeã nacional a equipa do GDS Cascais apresentava-se com legítimas aspirações a um bom resultado, não obstante desconhecer o valor das equipas adversárias: FOCA e Lousada Séc. XXI de Portugal e ACW (com 2 equipas) e RCN Vigo de Espanha.
Com o desenrolar do torneio verificou-se que além do menor número de equipas também o equilíbrio nos jogos foi menor em relação ao ano anterior, tendo como resultado um quase passeio da nossa equipa que, nunca facilitando, conseguiu resultados sem qualquer margem de contestação.
GDSC, 12 - ACW 1, 3
GDSC, 14 - Lousada XXI, 1
GDSC, 9 - RCN Vigo, 1
GDSC, 8 - FOCA, 1
GDSC, 17 - ACW, 0
GDSC, 13 - FOCA, 2
GDSC, 12 - RCN Vigo, 3
Classificação final:
1º GDS Cascais
2º RCN Vigo
3º FOCA
Em resumo, 8 vitórias, 103 golos marcados e 12 sofridos para os nossos infantis.
Nos jogos de cadetes a nossa equipa também marcou pontos, ao vencer todos os jogos amistosos disputados, inclusive contra um misto espanhol composto por infantis. Foi muito gratificante ver o nível e qualidade dos nossos pequenos jogadores frente a adversários com maior poder físico. Paralelamente também se disputaram jogos amigáveis de absolutos entre as equipas da ACW e mistos portugueses, com a presença de alguns atletas infantis do GDS Cascais e com uma excelente contribuição para as vitórias alcançadas frente à turma espanhola.
Ao longo da semana e para além dos jogos e muito convívio nas excelentes instalações do Sporting Club Casino na Zapateira foi ainda possível conhecer a cidade da Corunha e alguns dos seus pontos emblemáticos, como o centro histórico, a Torre de Hércules, o Museu do Homem ou o Aquarium Finisterrae. Houve ainda tempo também para uma tarde bem passada no Aquapark de Cerceda.
Para finalizar uma semana memorável para os nossos jovens foi efectuada a entrega de prémios às equipas participantes na sede do Sporting Club Casino, a que se seguiu um pequeno repasto e uma ida à discoteca daquele clube. Agora é tempo de férias e de repor energias para a próxima época. Até já.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Título regional de Juvenis em aberto
A ANL emendou a mão e vem agora repor alguma da justiça neste Campeonato, embora tardiamente dado o período de férias que muitos atletas já gozam.
"CIRCULAR Nº 41 - 13/14
Lisboa, 21 de Julho de 2014
1 – CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS – FALHA TÉCNICA
Decorrente do parecer enviado pelo Concelho Regional de Arbitragem da ANL à Direcção e à Direcção Técnica, informa-se que no jogo realizado a 15 de Julho de 2014 entre as equipas masculinas da ADO e do GDSC, e a contar para o Campeonato Regional de Juvenis, verificou-se a ocorrência de uma falha técnica pela equipa de arbitragem ao dar por terminado o jogo quando o mesmo se encontrava empatado.
Esta situação está em claro incumprimento ao exposto no ponto 13 das Disposições Gerais do Regulamento Desportivo de Polo Aquático da ANL, o qual remete para o ponto 4 do Artigo 6º do Regulamento de Competições Nacionais de Pólo Aquático:
4 - Quando o Regulamento Específico de uma prova exigir a determinação de um vencedor no final do jogo, proceder-se-á ao desempate da seguinte forma:
a) Marcação de uma série de 5 (cinco) livres de 5 metros.
b) Caso persista o empate, serão efectuadas marcações de séries de 1 (um) livre de 5 metros até se apurar um vencedor.
Da análise destes factos, em respeito pelo estipulado em regulamento, foi deliberado que:
1. As equipas envolvidas deverão realizar repetição do jogo a partir do momento em que ocorreu a falha técnica, ou seja proceder-se à marcação de livres de 5 metros conforme o acima exposto;
2. Pelo facto de vários atletas poderem já encontrar-se em período de férias, e face à necessidade de cumprir os regulamentos no que diz respeito aos atletas a realizar o jogo, a ANL decidiu que os clubes envolvidos têm até às 17h da próxima quinta-feira dia 25 de Julho de 2014 para enviar ao Departamento Técnico três (3) propostas de data e horários para se proceder à marcação da data de realização do jogo."
Subscrever:
Mensagens (Atom)