terça-feira, 12 de agosto de 2014

Final da época 2013/2014

Depois de 11 meses e com a participação no V Torneio Internacional Cidade da Corunha (Infantis/Cadetes) terminou mais uma época de Pólo Aquático para todas as equipas do GDS Cascais. Terminou a época mas ainda ficou incompleta na parte competitiva, pela indefinição na atribuição do título regional juvenil, o que no entanto não nos impede de a classificar já como um GRANDE SUCESSO.

No quarto ano do Projecto de Pólo Aquático, depois de alguns títulos regionais, uma equipa do GDS Cascais conseguiu pela primeira vez um titulo nacional de Pólo Aquático, de Campeão Nacional Infantil. Um título que significa a confirmação de todo o trabalho e dedicação de todos os intervenientes (treinadores, atletas, dirigentes, pais, familiares e patrocinadores) e é um passo em frente num projecto que se quer de muitos mais sucessos.

Foi um ano de muitas dificuldades económicas, com novos regulamentos que em nada facilitaram a vida aos clubes, com a quase demissão da ANL na resolução dos problemas nas suas competições e em que, por diversas razões, perdemos alguns atletas importantes. Apesar de todos estes handicaps as equipas do GDS Cascais tiveram um comportamento meritório e em termos globais foi a melhor época desportiva desta jovem estrutura.

Os SENIORES participaram pela segunda vez no Campeonato Nacional da II Divisão, este ano dividido pela FPN em Norte e Sul, o que reduziu de forma drástica o número de jogos (mas não os custos...). Sabendo que apenas 3 equipas iriam garantir o acesso directo ao playoff e contando com adversários muito difíceis, a muito jovem equipa cascalense foi melhorando as suas prestações ao longo da época. Infelizmente a presença das experientes equipas da Portinado, Coral e Oeiras impossibilitaram que a nossa equipa pudesse fazer melhor que um 4º lugar na fase regular da zona sul do campeonato, ainda assim ficando a escassos 3 pontos do acesso ao playoff.

De destacar que a base da equipa maioritariamente júnior apresentou uma evolução significativa no seu jogo frente a adversários com outro ritmo e experiência. Na Taça de Portugal mais uma vez o sorteio foi pouco amigo das nossas cores e ditou como adversário logo nos 1/8 de final a fortíssima equipa do Sporting, 3º classificado da I Divisão e posteriormente finalista da Taça, num apuramento para a fase seguinte que se confirmou impossível.

De destacar igualmente o 1º lugar no II Torneio de Verão DCWP, o 2º lugar no Torneio de Natal do Algés, o 2º lugar no Torneio Masters de Algés e o 6º lugar no Memorial João Rodrigues em Coimbra.

Em termos médios* a performance da equipa sénior situou-se em 13º entre as 20 equipas nacionais, com uma média de 1,08 pontos conquistados por jogo. Com melhores índices a nível nacional situaram-se as equipas do Portinado (2,64), Paredes (2,45) e CNAc (2,13).

Nas competições nacionais seniores o Paredes venceu na I Divisão, o Portinado na II Divisão e o Povoense venceu a Taça de Portugal.

A equipa JÚNIOR, em função das alterações regulamentares, disputou o Campeonato Inter-Regional Sul tendo como objectivo o apuramento para a Fase Final Nacional através do único lugar vago para equipas do sul. Tendo como adversário principal a equipa do Sporting, o GDS Cascais começou mal o campeonato, com um péssimo jogo e resultado frente àquele adversário directo, o que desde logo praticamente hipotecou todas as suas hipóteses de apuramento. Vencendo com alguma tranquilidade todos os restantes jogos nunca ao longo da época a equipa cascalense conseguiu impor-se à equipa leonina, apesar de dois jogos extremamente equilibrados, o que impossibilitou também a conquista do título Regional.

No final, um 2º lugar no Inter-Regional e o título de Vice-Campeão Regional foram o melhor que foi possível alcançar. Em temos médios nacionais o GDS Cascais situou-se em 4º lugar com 1,88 pontos médios por jogo, tendo à sua frente o campeão nacional Povoense (3,00 e 30 golos por jogo!!!!), Sporting (2,50) e Fluvial (2,17). Uma das equipas presentes na Fase Final, o Trofa, teve uma perfomance bem abaixo da equipa cascalense com 1,56 pontos por jogo.

Os JUVENIS partiram para a época com menos expectativas, no entanto, ao longo da época demonstraram que poderiam ter ido mais além, não fosse algum azar em alguns jogos e "manobras de bastidores" que atiraram a equipa para fora da Fase Final Nacional e que mantém o título regional em aberto quando faltam poucos dias para o final da época...

A nível regional o Oeiras apresentou-se como o principal adversário, no entanto, com excepção do primeiro jogo a jovem equipa cascalense não conseguiu segurar os resultados nos dois restantes jogos, não confirmando assim a sua superioridade no jogo jogado e deixando escapar as vitórias nos instantes finais da partida, uma das vezes com ajuda exterior. Fruto da agressividade dessa equipa da linha, com impacto negativo noutras equipas, e da falta de punição nas duas (!!!) faltas de comparência registadas, aquela equipa conseguiu chegar à Fase Final pela vantagem de golos geral, ficando o GDS Cascais relegado para a 2ª posição.

O título Regional está em aberto fruto de uma falha técnica grave, após o jogo decisivo ter sido dado como terminado com um empate a 9 golos, o que regulamentarmente não é possível. O desempate por livres de 5 metros está a aguardar marcação, a menos de 3 semanas do final da época...

Em termos nacionais médios* o GDS Cascais tem o 2º melhor registo (2,38 pontos/jogo), atrás do Vitória de Guimarães (2,57) e à frente do Fluvial (2,35). Das 4 equipas presentes na Fase Final Nacional apenas o Vitória, equipa campeã nacional, apresenta melhor performance, o que mais uma vez vem colocar em causa o modelo competitivo actual, que não promove a presença das melhores equipas nas Fases Finais. De destacar também o 1º lugar no Torneio de Natal do Algés conquistado pelos nossos atletas juvenis.

Os INFANTIS conseguiram o pleno, só com vitórias na época e com os títulos de Campeão Nacional e Tetra-Campeão Regional. A superioridade evidenciada por este escalão foi tal que pouco mais há a adiantar sobre esta época 100% vitoriosa, que além dos títulos referidos conquistou o III Torneio de Verão do CNAc e o V Torneio Internacional Cidade da Corunha (Espanha), sendo esta a primeira conquista internacional da jovem estrutura do GDS Cascais.

Em termos médios nacionais* obviamente o 1º lugar infantil é da nossa equipa, seguida de Aminata (2,43 pontos/jogo) e Fluvial (2,28).

Resumo dos resultados dos jogos oficiais 2013/2014:

Mais uma vez chama-nos a atenção a disparidade entre o número de jogos efectuados pelas equipas do sul e do norte, que é em média metade dos efectuados pelas equipas nortenhas. Fruto do desinvestimento dos clubes, do desaparecimento de equipas, de competições demasiado dispendiosas ou de calendários competitivos muito reduzidos, o facto é que o calendário competitivo a sul se revela demasiado "ligeiro" para a qualidade existente das equipas e seu desejável desenvolvimento.

De destacar a presença de vários atletas em estágios da Selecção Nacional Sul-19, Bernardo Moreira, Bruno Cancelinha, Miguel Falcão, Rafael Luz e Tiago Barbosa, assim como de João Jardim que também integrou a Equipa Nacional que disputou em França o apuramento para o Campeonato da Europa Sub-19.

Não podemos deixar de agradecer todo o empenho e dedicação dos nossos técnicos Lajos Lorincz José Augusto, assim como do regressado José Magrinho no apoio no treino dos guarda-redes. Agradecemos igualmente aos pais que foram inexcedíveis no apoio, eles que são a peça fundamental para a viabilidade do projecto.

Agradecemos também à Bollycao (Panrico) e Labor Spirit o apoio concedido esta época apesar da difícil conjuntura económica, assim como ao Município de Cascais o apoio ao desenvolvimento desportivo no Concelho, que permite a utilização das instalações camarárias pelos nossos jovens.

Resta fazer votos para que a próxima época 2014/2015 seja repleta de mais e maiores êxitos. Boas férias!!!


* o ranking refere-se à média de pontos conquistados por jogo e tem por base um levantamento de todos os resultados de todas as equipas nacionais nas competições nacionais e regionais, não contemplando resultados definidos por desempates da linha de 5 metros. Este levantamento é da exclusiva responsabilidade da Secção do GDS Cascais.