domingo, 17 de maio de 2015

Sub-17 invictos garantem Fase Final



Este fim de semana o Cascais garantiu o apuramento para a Fase Final Sub-17, onde irá disputar o título nacional do escalão. Depois da conquista do bicampeonato regional e de uma primeira volta da Fase Cruzada Intermédia imaculada a equipa cascalense apresentou-se em Coruche para a segunda volta desejosa de confirmar a superioridade evidenciada anteriormente. Apesar da equipa estar consciente que o apuramento estava a um pequeno passo de distância, foi necessário uma dose extra de empenho pois infelizmente confirmaram-se alguns receios. Não se compreende como para estes jogos decisivos não são nomeados árbitros com experiência e de todas as associações envolvidas, é um princípio que devia ser regra a bem da verdade desportiva mas que continua a ignorar-se em nas competições regionais.

Quanto aos jogos em si, o Cascais sabia que o primeiro jogo poderia definir desde logo o apuramento e apesar da ansiedade habitual, que permitiu à Portinado marcar 2 golos de início, rapidamente a equipa se equilibrou e passou para frente da partida, vantagem que nunca mais perdeu até final. Ao intervalo, o resultado de 10-5 já reflectia a superioridade no jogo, com a equipa a exibir excelentes movimentações ofensivas e a defender irrepreensivelmente. 

Com o terceiro parcial a manter a vantagem cascalense nada fazia prever a reacção da equipa de Portimão e o desacerto provocado na equipa de Cascais por decisões "estranhas", facto que permitiu ao adversário estar à beira do empate a meio do último período e com vantagem numérica. Ao conseguir parar o ataque algarvio nestas condições o Cascais ganhou nova alma, reagiu e repôs uma vantagem de 3 golos, que lhe permitiu chegar ao final da partida com uma vitória e o apuramento garantido, com dois jogos ainda por disputar.

Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (4), Tiago Gomes (1), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (3), Diogo Marques, Manuel Augusto (6), Gonçalo Lousa (1), Duarte Cruz, Henrique Castro, Sérgio Oliveira, Vasco Nazaré e Gonçalo Correia.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz


No segundo jogo do dia o Cascais, já com o apuramento decidido, defrontava o 2º classificado Sporting que havia perdido o primeiro jogo com o Coral por 8-18. Desta vez a equipa da linha entrou fortíssima no jogo e chegou ao final do primeiro parcial com um pouco usual 11-3.

Com o jogo decidido muito cedo foi possível rodar a equipa, mantendo bons índices competitivos e o jogo perfeitamente controlado, aumentando consistentemente a vantagem perante a equipa leonina, que não conseguia equilibrar o jogo.

Muito rápidos na transição ofensiva e com o Sporting sem "pernas" para acompanhar os nossos jogadores a equipa cascalense quase chegou às três dezenas de golos, o maior número de golos num jogo desta fase.

Alinharam pelo Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (5), Tiago Gomes (4), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Diogo Marques (1), Manuel Augusto (9), Gonçalo Lousa (7), Duarte Cruz, Henrique Castro, Sérgio Oliveira, Clément Steffen e Gonçalo Correia.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz


O último jogo desta fase punha frente a frente o Cascais e a equipa da casa, o Coral, só com uma vitória conseguida e já sem possibilidade de apuramento. Depois do que se havia assistido nos jogos anteriores adivinhava-se um jogo complicado, no entanto, a diferença entre as equipas foi demasiada para que pudesse ser posta em causa pelos factores externos introduzidos no jogo.

Apesar do mau primeiro parcial o segundo período foi avassalador e colocou praticamente um ponto final na partida. Algumas jogadas de ataque foram mesmo dignas de figurar num compêndio de polo aquático tal a espectacularidade com que foram construídas e finalizadas. No último período, com os titulares no banco e já em modo de descompressão o adversário ainda reduziu a diferença mas já nada poderia colocar em causa o resultado final.

Alinharam pelo Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (7), Tiago Gomes (1), Sebastião Santos (1), André Luz (1), Pedro Borges (1), Diogo Marques, Manuel Augusto (6), Gonçalo Lousa (3), Duarte Cruz, Henrique Castro, Gonçalo Correia (1) e Clément Steffen.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

Com os resultados verificados nesta Fase Intermédia Cruzada, o Cascais e a Portinado apuraram-se para a Fase Final Nacional, onde vão defrontar outras 2 equipas da zona norte para a atribuição do título nacional. A Fase Final disputa-se a 11 e 12 de Julho em local ainda por designar.

Todas as classificações de acesso às Fases Finais AQUI