terça-feira, 31 de março de 2015

Fases Intermédias Sub-15 e Sub-17 M

Estão a chegar as fases decisivas dos campeonatos Sub-15 e Sub-17 Masculinos. Depois da Páscoa jogam-se as 3 primeiras jornadas das Fases Intermédias, que vão decidir as 2 equipas de cada escalão que serão apuradas para as Fases Finais Nacionais:

 Sub-15 - Portimão 
11/04 - 14:30 - Portinado x Sporting
11/04 - 15:30 - Aminata x CASCAIS
11/04 - 18:30 - Portinado x Aminata
11/04 - 19:30 - CASCAIS x Sporting
12/04 - 10:30 - Sporting x Aminata
12/04 - 11:30 - Portinado x CASCAIS

 Sub-17 - Vila Franca de Xira 
18/04 - 09:30 - Sporting x CASCAIS
18/04 - 11;30 - Coral x Portinado
18/04 - 16:30 - CASCAIS x Coral
18/04 - 18:30 - Portinado x Sporting
19/04 - 09:30 - Portinado x CASCAIS
19/04 - 11:30 - Coral x Sporting

Estágio na Hungria - Dia 4

Hoje a equipa cascalense começou o seu dia ás 8:30, para grande contentamento dos atletas. Após o pequeno almoço a equipa dirigiu-se para Peste de autocarro e em seguida de metro.

Em Peste começámos por visitar a basílica local, e após esta visita deslocámo-nos até à zona comercial de Peste, onde os atletas compraram recordações da viagem. Regressamos ao hotel, através de uma viagem de eléctrico pelas margens do rio Danúbio, e depois de deixarmos as nossas coisas, fomos almoçar.

Às 3:00 fomos encontrar-nos com a equipa júnior do KSI e acompanhámo-los na viagem até à cidade de Eger, onde estes iriam realizar um jogo contra o actual campeão em titulo, o FZ Eger. Esta equipa está recheada de jogadores internacionais incluindo um tri campeão olímpico, um campeão mundial, 2 campeões europeus e outro campeão olímpico. Tal como esperado, o resultado foi favorável para a equipa do FZ Eger que se mostrou superior durante todo o jogo.

Depois do jogo regressámos a Budapeste e ao restaurante para jantar e em seguida terminar o dia preparando o regresso a Portugal no dia seguinte.

Diogo Marques, Sérgio Oliveira, Pedro Borges e Vasco Nazaré
(atletas Sub-17 e Sub-15 do Cascais)






sexta-feira, 27 de março de 2015

Estágio na Hungria - Dia 3

Uma vez mais o dia de hoje foi muito cansativo para a equipa do Dramático de Cascais, semelhante ao anterior, com 3 treinos apenas num só dia, que começou de manhã bem cedo para os nossos atletas com um treino logo pela 8 horas, mais uma vez.

Logo a seguir ao treino matinal os atletas do Cascais tiveram um treino físico intenso no ginásio, com a preparadora física do KSI, que os levou até à exaustão. A seguir os atletas cascalenses fizeram uma visita guiada pela cidade de Peste onde viram com mais pormenor o Parlamento e tiraram fotografias memoráveis para o resto das suas vidas, com direito a conhecimento geral da população húngara, que se demonstrou simpática e boa anfitriã.

Depois de um almoço do agrado de todos e de uma horinha de descanso os atletas tiveram o seu último treino do dia, neste os jovens cascalenses demonstraram uma grande evolução quando comparado com o treino do dia anterior, pelo que o nível de jogo do Dramático se assemelhou ao do KSI! Após uma demonstração de talento táctico perante este aclamado adversário, o dia terminou com um jantar excelente na pizzaria do tri-campeão olímpico Tamas Kasas. 

Com os atletas estafados, depois de mais um dia de treinos intensivos fora da sua rotina de treinos habitual, voltaram para o hotel, desta vez mais calmamente sem a pressão de ter que dormir cedo, visto que o dia seguinte será livre de treinos e os atletas têm mais horas para dormir.

O dia de amanhã, sem treinos, terá uma visita à cidade da parte da manhã e o ponto alto do mesmo à tarde, onde a equipa cascalense terá o previlégio de acompanhar a equipa júnior* do KSI ao jogo com o Eger, equipa campeã nacional e que de momento ocupa o 3º lugar, jogo da 1ª Divisão Húngara, que concerteza será vivido com grande emoção por parte de todos.

* o KSI não tem atletas seniores e compete com a equipa júnior na 1ª Divisão

Gonçalo Lousa e Pedro Ribeiro
(atletas Sub-15 do Cascais)






Classificação actual da 1ª Divisão Húngara (OB 1)

quinta-feira, 26 de março de 2015

Estágio na Hungria - Dia 2

O dia de hoje foi um dia muito cansativo para a equipa do Dramático de Cascais com 3 treinos apenas num só dia. O dia começou de manhã bem cedo para os nossos atletas com um treino logo pela 8 horas.

Logo a seguir ao treino matinal os atletas do Cascais tiveram um treino físico intenso no ginásio, com a preparadora física do KSI, que os levou até ao ponto máximo do dia. A seguir a um pequeno intervalo os atletas cascalenses utilizaram a piscina para um descanso activo fazendo umas piscinas de relaxamento.

Depois de um almoço do agrado de todos e de uma horinha de descanso os atletas tiveram o seu último treino do dia, que correu mais uma vez da melhor forma.

O dia terminou com um jantar excelente e com os atletas altamente exaustos, dirigindo-se rapidamente cada um deles para o seu quarto para poderem descansar ao máximo.

Manuel Augusto, Tiago Gomes e Clément Steffen
(atletas Sub-17 do Cascais)





quarta-feira, 25 de março de 2015

Estágio na Hungria - Dia 1

Esta quarta-feira a nossa equipa de juvenis voou para Budapeste, na Hungria, no âmbito do intercâmbio entre a nossa equipa do Cascais e a equipa húngara do KSI.

Como não havia lugares para todos num só avião, a nossa equipa teve de viajar dividida em dois grupos. Com os dois grupos desencontrados por cerca de uma hora e pouco e com diferentes locais de escala, a equipa só ficou toda junta no aeroporto de Budapeste. Se o primeiro grupo chegou tranquilamente à capital húngara, o mesmo não aconteceu com o segundo grupo que teve um ligeiro imprevisto, com as suas malas a não chegarem a Budapeste, provenientes da curta escala feita em Frankfurt.

Mesmo assim a equipa cascalense dirigiu-se para o hotel onde ficará instalada até domingo. Depois de colocarem as coisas nos seus quartos, a equipa tomou finalmente o tão desejado almoço e seguiu para a piscina localizada na Ilha Margarita, onde iria realizar o seu primeiro treino, que durou menos de 2 horas e a uma hora que não era a esperada. Depois do final do treino a equipa foi jantar e teve uma conversa com os treinadores sobre o que se passou e sobre o que se irá passar durante este estágio.

Com a equipa de volta ao hotel, depois de um dia bem longo, finalmente todos puderam ir descansar para o dia seguinte, com dois treinos pela manhã e mais um jogo-treino à tarde. 

André Luz e Duarte Cruz
(atletas Sub-15 do Cascais)

Cascais no Feminino

Na quinta época de actividade da estrutura do Cascais vamos finalmente apresentar uma equipa feminina nos campeonatos nacionais.

Ao iniciar a época com apenas 5 atletas femininas tudo nos levava a pensar que esta seria mais uma época em que as atletas apenas poderiam alinhar extra-competição nos escalões masculino (Sub-15) ou mistos (Sub-13). No entanto, o crescente interesse e aparecimento de atletas a iniciar-se na modalidade levou-nos a equacionar a participação de uma equipa feminina, mesmo que os campeonatos já estivessem a decorrer. Foi nesse sentido que solicitámos à FPN a integração da equipa Sub-15 feminina do Cascais na Fase Final do Campeonato Nacional Sub-15.

A resposta de todos foi afirmativa e hoje, em circular da FPN, foi oficializada a participação da nossa equipa:
"2 – PO 13 – CAMPEONATO NACIONAL SUB 15 FEMININOS
Após solicitação do GDSC, e auscultados todos os Clubes intervenientes na prova, informamos que a Direção da FPN decidiu aceitar a inscrição do Dramático de Cascais na referida prova.
A fase final será assim disputada por 5 equipas conforme se seguem: AACL; ADDCEG; GDSC; LSXXI; SSCMP"

É uma excelente notícia para as atletas, para o clube, para Cascais e para o polo feminino, notícia e participação que esperamos ajude a motivar mais atletas e clubes. Resta-nos agradecer a disponibilidade e sensibilidade para o nosso pedido por parte da FPN e dos clubes envolvidos: Amarantus, Gondomar, Lousada Séc.XXI e Paredes/Rota dos Móveis.

A Fase Final será disputada nos dias 3, 4 e 5 de Julho em local ainda por definir.

terça-feira, 24 de março de 2015

Dramático de Cascais Water Polo na Hungria

Na sequência do intercâmbio internacional com a equipa do KSI de Budapeste os atletas Sub-15/17 do Cascais partem amanhã para a Hungria, onde vão efectuar um estágio de 5 dias com aquela equipa húngara, considerada a melhor escola mundial de Polo Aquático.

Depois do estágio do KSI em Cascais no final de Janeiro esta é mais uma oportunidade para os nossos jovens evoluírem e aprenderem com os melhores do mundo. É certamente uma oportunidade única que lhes permitirá crescer como atletas e um momento inesquecível para todos.

Além dos treinos intensivos a que vão estar sujeitos e de novos métodos de treino que irão conhecer com o KSI, terão também vários jogos com diversas equipas de Budapeste. Além disso, haverá também tempo para visitar uma das mais belas cidades da Europa e um dos destinos mais visitados do mundo.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Cascais domina no dérbi

Esta terça-feira dia 17 o GDS Cascais recebeu a equipa do Oeiras "A" em jogo a contar para o Regional de Lisboa, competição que veio esta época preencher o hiato competitivo criado pela Federação e que deixou muitos dos clube da II Divisão sem jogos a partir 1 de Março.

Neste quinto dérbi da época e depois da eliminação na Taça, o Cascais entrou muito forte na partida, surpreendendo o adversário com um excelente jogo colectivo e chegando ao final do primeiro parcial com uma importante e clara vantagem de 5 golos sem resposta.

Talvez devido a essa vantagem conseguida a equipa cascalense perdeu um pouco de concentração competitiva e começou a cometer algumas falhas técnicas, facto que permitiu ao adversário equilibrar o jogo jogado, embora sem argumentos para inverter o resultado. Uma pequena melhoria no último parcial permitiu ao Cascais fechar o encontro com um resultado perfeitamente esclarecedor e justo de 14-8, que leva a nossa equipa à vice-liderança do Campeonato ao fim de 4 jornadas disputadas. 

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz (3), Alexandre Campos (1), Diogo Catarino, Nuno Branco, João Jardim (3), Manuel Augusto (4), Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa (1), João Graça, Tiago Gomes (1), Rui Gonçalves e Clément Steffen
Treinador: José Augusto

O próximo jogo vai disputar-se apenas depois da Páscoa, no dia 14 de abril, quando visitarmos a equipa do Técnico em Algés.

Tarde de muito polo para os mais pequenos


Este domingo dia 15 as equipas A e B do GDS Cascais jogaram entre si, em jogo extra competição, na Piscina da Abóboda tendo a equipa A tido uma expressiva vitória como esperado. 

Com algumas baixas nas equipas de Cascais devidos às gripes e constipações da época, os jogos decorreram quase sem banco de suplentes. Num jogo em que o resultado é o menos importante, os atletas cascalenses esforçaram-se muito e a equipa A mostrou todo o seu poderio, num jogo contido e de um só sentido.

Alinharam pelo GDS Cascais A: Bruno Paulo, Gonçalo Direito (1), Leonardo Celentano (1), André Machado (7), Guilherme Loureiro (2), Rafael Gomes (4), Francisco Grego (1) e Manuel Campos (4)
Treinador: Lajos Lorincz

Alinharam pelo GDS Cascais B: Filipe Silva, Carlota Pereira, Raul Rohjans, Madalena Lousa, Manuel Branco, Guilherme Albino e Vasco Romão
Treinador: José Augusto


No mesmo dia e na continuação da jornada concentrada a equipa B do GDS Cascais jogou com o CNAC de Coimbra, tendo-se registado um empate a 9 golos, também em jogo extra competição. 

O GDS Cascais B depois da derrota jogaram logo de seguida mais 8 períodos de 3 minutos com o CNAC, tendo ido buscar forças extra para disputar um jogo muito emotivo. Depois de começar a perder por 5 golos, a equipa de Cascais encontrou-se e começou a recuperar o resultado, tendo conseguido o empate no final do terceiro período. O CNAC reagiu e conseguiu novamente uma vantagem de 3 golos, no entanto os pequenos-grandes jogadores e nos dois últimos períodos conseguiram chegar à igualdade. Foram vários os jovens jogadores e jogadoras que deram boas indicações à equipa técnica do Cascais, sobre o seu potencial e possibilidade de integrar a equipa A.

Alinharam pelo GDS Cascais B: Filipe Silva, Carlota Pereira, Raul Rohjans (1), Madalena Lousa (2), Manuel Branco (4), Guilherme Albino e Vasco Romão (2)
Treinador: José Augusto

Os jovens Sub 13 do GDS Cascais já estavam apurados para a Fase Final Nacional, onde do seu grupo se lhes vai juntar o CNAC de Coimbra que venceu o Oeiras por 17-10 no primeiro jogo do dia.

As equipas terão o próximo jogo a 26 de Abril para a última jornada do Campeonato Inter Regional, nas piscinas da Abóboda. A Fase Final do Campeonato Nacional será a 27 e 28 de Junho 2015. Antes terão ainda dois torneios de Mini-Polo da ANL, destacando-se o Torneio organizado pelo GDS Cascais dia 25 de Abril.

Equipas Sub-15 com sortes diferentes

Este sábado dia 14  as equipas A e B do GDS Cascais deslocaram-se a  Algés para a 7ª jornada concentrada do Campeonato Regional, já com tudo definido no que respeita à classificações colectivas. 

No primeiro jogo a equipa A teve como adversário a equipa da casa, o Oeiras, e novamente conseguiu uma goleada, desta vez por 39-1.

Em vantagem desde os primeiros 10 segundos da partida, o GDS Cascais partiu para mais um resultado muito desnivelado. Em média a equipa de Cascais marcou 1 golo em cada 39 segundos tendo sofrido apenas 1 golo em todo o jogo, números impressionantes e demonstrativos da seriedade com que os jovens atletas encaram todos os jogos, tentando sempre superar-se. A superioridade atlética e técnica dos jogadores de Cascais foi uma vez mais avassaladora, muito acima dos nossos adversários, sem argumentos para contrariar a nossa equipa. 

Foram marcados golos de belo efeito, recuperações de bola rápidas, contra ataques poderosos e sempre a jogar em equipa, sem qualquer individualismos. Estão mais uma vez de parabéns estes nossos atletas, muito acarinhados pelo publico que esteve presente e os técnicos que souberam dotar a equipa das ferramentas necessárias a explanar toda a sua potencialidade. Em breve publicaremos o filme com o resumo dos golos, para delicia dos apreciadores de Polo Aquático.

Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (12), Miguel Boto, Sebastião Santos (1), André Luz (1), Pedro Borges (7), Miguel Lourenço (2), Duarte Cruz, Gonçalo Lousa (11), João Augusto (3) e Henrique Castro.
Treinador: José Augusto

Os jovens Sub 15 vão agora disputar a 1ª parte da Fase Intermédia, nos dias 11 e 12 de Abril em Portimão, com as equipas do Sporting, Portinado e Aminata, para ter acesso à Fase Final Nacional. Antes a equipa terá um estágio de preparação na Hungria de 25 a 29 de Março. 

No segundo jogo da jornada a equipa B defrontou o Sporting num jogo extra-campeonato, com a vitória a sorrir à equipa leonina. Jogando a nossa equipa B maioritariamente com jogadores do escalão inferior (Sub-13) a que se juntam as nossas jogadoras femininas, tem como principal objectivo dar competição e minutos de jogo a este conjunto de atletas.

Apesar de privados da nossa atleta internacional, que estava a defender as cores nacionais no apuramento da Selecção Sub-17 em Nice e que é uma peça fundamental na mecânica da equipa, nomeadamente pelo que joga e faz jogar, sempre a corrigir em campo o posicionamento dos atletas mais novos, o Cascais deu uma excelente réplica a um Sporting mais “velho” e com outro peso nos despiques individuais. Talvez por sentir aquela ausência no primeiro período a equipa do GDS Cascais não conseguiu uma transição defesa-ataque e a defesa foi bastante permissiva, permitindo ao Sporting terminar este primeiro parcial com um score favorável de 6-0!!

A partir do segundo período e depois do técnico rectificar as posições dos jogadores o Cascais entrou com uma defesa muito mais assertiva e um ataque mais eficaz, vencendo este parcial por 2-0. Nos dois últimos períodos assistiu-se a um equilíbrio entre as duas equipas, onde os nossos jogadores(as) estiveram muito bem não deixando o Sporting ganhar vantagem, tendo o jogo terminado sem vantagem aparente do Sporting.

Em resumo, pode-se afirmar que se o Cascais não tem “adormecido” no primeiro período o resultado teria sido disputado até ao ultimo segundo de jogo. Parabéns aos nosso atletas que ganharam minutos e experiência, o objectivo principal desta equipa B.

Alinharam pelo GDS Cascais: Daniel Lourenço, Carlota Pereira, Beatriz Pereira, Manuel Campos (1), Leonardo Celentano, Manuel C. Branco, André Machado (4), Guilherme Loureiro, Gonçalo Direito, Rafael Gomes, Francisco Grego e Tiago Carrasco (1).
Treinador: José Augusto

O próximo desafio oficial da equipa B Sub-15 será apenas no dia 31 de maio quando irá defrontar a equipa A em jogo extra-competição da 8ª jornada.

Derrota natural

No passado dia 12 a equipa Absoluta do Cascais deslocou-se a Alvalade para defrontar o primo-divisionário Sporting, em jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato Regional de Lisboa. Tal como se esperava o jogo foi dominado pela equipa da casa, que impôs a sua maior experiência e ritmo de jogo para vencer a partida por números esclarecedores.

Não bastando o facto da equipa de Alvalade disputar a I Divisão e como tal possuir uma qualidade que qualquer das outras equipas de Lisboa é incapaz de beliscar minimamente, trata-se igualmente de uma das três principais equipas nacionais, terceiro classificado e finalista da Taça na época passada e terceiro na fase regular desta temporada 2014/2015.

Por essas razões pouco há a acrescentar ao desenrolar da partida, a não ser destacar o bom jogo e a briosa atitude da nossa equipa que tudo fez para dificultar o jogo ao adversário, principalmente no segundo e terceiro parcial. Face a alguns resultados da equipa leonina no escalão principal este resultado de 22-6 não deslustra minimamente a exibição do Cascais.

Alinharam pelo GDS Cascais: José Alves, Rafael Luz, Alexandre Campos, Diogo Catarino, Nuno Branco (3), João Jardim (1), Rui Gonçalves, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Graça (1) e Miguel Falcão
Treinador: José Augusto

Na próxima jornada, a 4ª, o adversário será a equipa do Técnico, em jogo a disputar no dia 14 de Abril na Abóboda.

domingo, 15 de março de 2015

Apuramento para os Euro Games 2015

Terminaram hoje os jogos de apuramento para os Euro Games 2015, em que as equipas Sub-17 feminina e masculina de Portugal estiveram envolvidas, infelizmente com resultados não muito positivos. Estrearam-se nestes dois torneios como internacionais portugueses os cascalenses Beatriz Jardim, Manuel Augusto e Tiago Gomes.

Resultados femininos - Nice (França)

Portugal, 3 - Grã-Bretanha, 26  (1-7, 1-7, 0-4 e 1-8)
Portugal, 5 - Suiça, 4  (0-0, 3-2, 1-1 e 1-1)
Rep. Checa, 14 - Portugal, 6  (5-2, 4-1, 2-1 e 3-2)
França, 17 - Portugal, 2  (4-0, 2-2, 6-0 e 5-0)

1º França, 12 p  (apurado)
2º Grã-Bretanha, 7 p (apurado)
3º Rep. Checa, 7 p
Portugal, 3 p
5º Suiça, 0 p

Resultados masculinos - Nijverdal (Holanda)

Holanda, 29 - Portugal, 3  (6-0, 8-2, 7-1 e 8-0)
Ucrânia, 23 - Portugal, 2  (7-0, 6-0, 5-1 e 5-1)
Portugal, 3 - Grécia, 28  (1-7, 0-7, 1-8 e 1-6)
Eslovénia, 9 - Portugal, 7  (2-3, 1-3, 2-1 e 4-2)
Portugal, 6 - Bielorrússia, 15  (0-5, 2-4, 2-5 e 2-1)

1º Grécia, 15 p
2º Ucrânia, 12 p 
3º Holanda, 9 p
4º Bielorrússia, 6 p
5º Eslovénia, 3 p
Portugal, 0 p

Apesar da natural superioridade dos adversários alguns dos resultados ficaram além do esperado. A falta de trabalho de conjunto das equipas nacionais, um problema que se mantém, não explica tudo mas deve merecer uma reflexão profunda.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Programa dos torneios de apuramento Sub-17

Programa dos torneios de apuramento Sub-17 para os Euro Games 2015 de Baku - Azerbeijão (hora de Portugal):

Femininos
Nice (França)
Atleta do GDS Cascais presente - Beatriz Jardim

12/3 - 17h00 - Portugal-Grã-Bretanha
13/3 - 08h00 - Portugal-Suíça
13/3 - 17h00 - Rep. Checa-Portugal
14/3 - 18h15 - França-Portugal

Masculinos 
Nijverdal (Holanda)
Atletas do GDS Cascais presentes - Manuel Augusto e Tiago Gomes

12/3 - 18h00 - Holanda-Portugal
13/3 - 16h30 - Ucrânia-Portugal
14/3 - 10h00 - Portugal-Grécia
14/3 - 16h30 - Eslovénia-Portugal
15/3 - 10h00 - Portugal-Bielorrússia

terça-feira, 10 de março de 2015

Cascais eliminado da Taça

No passado dia 9 o GDS Cascais recebeu o Oeiras na Abóboda, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, com a eliminatória a pender para a equipa adversária.

Num jogo tradicionalmente muito disputado e emotivo a jovem equipa cascalense acusou a sua maior juventude e a ausência de um jogador importante na manobra da equipa, não conseguindo levar de vencido o adversário. Ao longo de todo o jogo o equilíbrio foi a nota dominante, aproveitando-se o adversário para impor a sua maior experiência e gerir até final a vantagem conseguida no início da partida.

Apesar da menor experiência da equipa do GDS Cascais, que tem bastantes jogadores com idade igual ou inferior aos anos de prática de polo de alguns adversários foi notória a evolução da equipa e fica a sensação que o resultado poderia ter sido outro, com maior rendimento em alguns índices técnicos e tácticos. De referir também que a boa exibição do pivot adversário, com 5 golos, acabou por contribuir decididamente para o resultado final.

Alinharam pelo GDS Cascais: José Alves, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarino (1), Nuno Branco, João Jardim (1), Manuel Augusto (2), Tiago Catarino, Bernardo Barbosa e João Graça.
Treinador: José Augusto

Com este resultado a equipa cascalense fica arredada da Final 8 a disputar nos dias 1 a 3 de Maio, em local ainda por definir.

domingo, 8 de março de 2015

Sub-13 são Campeões Regionais


Este domingo dia 8 a equipa principal Sub-13 deslocou-se a Algés para defrontar a turma da casa, a AD Oeiras, tendo em vista a conquista antecipada do título regional e do apuramento para a Fase Final Nacional. O objectivo dos nossos pequenos-enormes jogadores era claro e não podia ter sido conquistado de forma mais afirmativa, com uma vitória por 17-6.

À semelhança do primeiro jogo a diferença técnica e táctica entre as jovens equipas foi notória e a meio do jogo a equipa do GDS Cascais já vencia por 7-2, resultado que se foi avolumando à medida que a partida se aproximava do final, fixando-se numa diferença de 10/11 golos no início do penúltimo período e que se iria manter até final.

Com este resultado o GDS Cascais conquista o 1º Título Regional no escalão, na época de estreia de competições oficiais do mesmo. Isto quando ainda faltam disputar três jogos, dois dos quais em regime de extra-competição. A nível regional juntam assim o título Sub-13 aos títulos Sub-15 e Sub-17 já conquistados esta época!!!

O GDS Cascais garante também, desde já, o apuramento para a Fase Final Nacional a disputar no final de Junho, também antecipadamente pois ainda faltam dois jogos pra terminar a Fase Inter Regional. Junta-se assim a Paredes, Povoense, Pacense e Fluvial que já tinham garantido o apuramento a norte, equipas que ficam a aguardar os três restantes clubes que disputarão a Fase Final.

Alinharam pelo GDS Cascais: Bruno Paulo, Manuel Campos (3), Leonardo Celentano (1), Manuel C. Branco (1), André Machado (5), Guilherme Loureiro (1), Gonçalo Direito (2), Rafael Gomes (1), Francisco Grego (1) e Tiago Carrasco (2).

A próxima jornada disputa-se já no domingo dia 15 na Abóboda, com dois jogos extra-competição, GDS Cascais A x GDS Cascais B e GDS Cascais B x CNAC.

terça-feira, 3 de março de 2015

Próximos jogos (8 a 12 março)


Cadetes com boas exibições em Coimbra

No último dia de fevereiro as equipas "A" e "B" do GDS Cascais deslocaram-se ao Complexo de Piscinas Rui Abreu em Coimbra para a 3ª jornada concentrada do Campeonato Inter Regional Sub-13 Mistos. De realçar que ambas as equipas cumpriram os objectivos a que se prepuseram, a equipa "A" vencendo e dando um passo importante rumo à Fase Final Nacional e a equipa "B" ao dar minutos de competição aos atletas mais jovens e que só agora começam a dar os primeiros passos na modalidade.

Pequenos do GDS Cascais "A" foram grandes frente à equipa da casa, o Clube Náutico Académico (CNAC). O jogo começou com uma tónica de algum equilíbrio e até ao 5º período a partida estava empatada a dois golos. Apesar da iniciativa do jogo atacante pertencer ao Cascais, a concretização teimava em não aparecer o que permitia ao adversário segurar o marcador. 

No 6º período a equipa cascalense descolou no marcador, tendo marcado 3 golos sem resposta, para mais não parar até à vitoria final. No 7º período a equipa de Cascais marcou mais um golo e no 8º e último parcial a equipa marcou 4 golos e sofreu apenas mais um. É de salientar a atitude competitiva que a jovem equipa demonstrou, sempre a lutar pela vitória. Com este resultado a equipa consolida o 1º lugar colocando-se em excelente posição para alcançar o apuramento para a fase final.

Alinharam pelo GDS Cascais A: Bruno Paulo, Leonardo Celentano, André Machado (4), Guilherme Loureiro (1), Gonçalo Direito (1), Rafael Gomes (1), Francisco Grego (1), Tiago Carrasco (1) e Manuel Campos (1)


Na estreia fora de casa da equipa "B" do GDS Cascais o adversário foi a outra equipa da linha, a ADO, num jogo extra-competiçãoA jovem equipa B que conta que um significativo número jogadoras femininas, disputou igualmente o seu primeiro jogo com outras equipas que não do GDS Cascais

Nos primeiro períodos a equipa cascalense chegou a estar a perder por 7 zero, mas conseguiu recuperar e teve momentos em que se bateu de igual para igual. Foi notória a evolução da equipa ao longo do jogo, tendo-se registado momentos em que a própria equipa técnica ficou surpreendida com a performance de alguns jogadores e jogadoras. A claque da equipa B, constituída maioritariamente pelos elementos da equipa A, puxou pela equipa B, com cânticos e gritos de incentivo, que surpreenderam todos os presentes. Muito bonito este espírito de equipa e de entreajuda das crianças cascalenses.

Alinharam pelo GDS Cascais B: Raul Rohjans, Carlota Pereira, Constança Nascimento, Madalena Lousa (1), Guilherme Albino, António Tomé (2), Rodrigo Brito, Vasco Romão e Manuel C. Branco (7)


Na continuação da mesma jornada e logo após o jogo com o Oeiras o GDS Cascais "B" defrontou, também em regime extra-competição, a equipa do CNAC.

Apesar do cansaço decorrente do jogo anterior, os jovens jogadores e jogadoras mostraram a sua valia, nunca se desligando do jogo. Acima de tudo a equipa defendeu muito bem o que lhe permitiu segurar uma equipa mais velha e mais forte. 

A claque continuou incansável, no seu apoio incondicional à equipa. O resultado final, que é o menos importante, não reflecte o esforço e a galhardia da jovem equipa cascalense.

Alinharam pelo GDS Cascais B: Rodrigo Brito, Carlota Pereira, Constança Nascimento, Madalena Lousa, Guilherme Albino, António Tomé, Raul Rohjans, Vasco Romão e Manuel C. Branco (5)

domingo, 1 de março de 2015

Vitória a encerrar 1ª Fase da II Divisão

Este domingo a equipa absoluta do GDS Cascais terminou a sua participação no Nacional da II Divisão na visita a Algés para defrontar e vencer o lanterna vermelha, a equipa do Técnico. Desta forma a jovem equipa Cascalense volta a não conseguir atingir o play-off de promoção e a ficar pela 4ª posição na fase regular do campeonato. De realçar no entanto que a equipa Cascalense teve a 2ª melhor defesa com 103 golos sofridos, só suplantada pelo 1º classificado, o Coral, com 84 golos.

Com um grande handicap por estar integrado na Zona Sul do campeonato, com equipas muito fortes e experientes, o GDS Cascais mesmo assim acabou por fazer um bom campeonato discutindo todas as partidas até ao final e melhorando significativamente os resultados perante essas mesmas equipas. Fica como nota menos positiva desta fase o visível desequilíbrio entre equipas da Zona Sul e Norte, estas menos competitivas.

Quanto ao jogo assistiu-se a um jogo intensamente disputado, em que o melhor jogo colectivo e individual dos jovens Cascalenses acabou por fazer a diferença. Apesar do melhor início de jogo do GDS Cascais este permitiu ao Técnico dar a volta e chegar ao final do primeiro parcial em vantagem, embora mínima.

Reagindo após o primeiro intervalo, o GDS Cascais venceu os 3 períodos seguintes, conseguindo desta vez um melhor controlo emocional face à maior agressividade do adversário e construindo uma vantagem que lhe permitiu controlar o jogo até final vencendo de forma autoritária.

Alinharam pelo GDS Cascais: José Alves, Rafael Luz, Tiago Gomes, Diogo Catarino, David Alves (1), João Jardim, Nuno Branco (5), Manuel Augusto (3), Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), Rui Gonçalves, João Graça e Miguel Falcão.

Agora, resta à equipa absoluta disputar já na próxima semana o acesso à Final 8 da Taça de Portugal, frente à AD Oeiras, e disputar o Campeonato Regional até final da época.