sábado, 31 de janeiro de 2015

Cascais segue em frente na Taça

Este sábado Gondomar e GDS Cascais cumpriram o único jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal, já que Portinado desistiu da competição e apurou automaticamente a Académica de Coimbra e as restantes 6 equipas da 2ª Divisão ficaram isentas.

Numa competição que tradicionalmente é de festa em todos os desportos, pois permite a clubes mais pequenos defrontar os chamados clubes grandes dessas modalidades, no caso do Polo Aquático é um fardo pesado para os clubes. Porque a Federação, ao abrigo de uma obrigatoriedade regulamentar, este ano vem cobrar valores altíssimos por essa mesma participação, o que vem colocar muitas dificuldades aos clubes e à sua sobrevivência. Também a habitual pouca antecedência dos sorteios em relação aos jogos, 9 dias em vez dos 21 regulamentares, vem dificultar a obtenção de apoios para transportes e criar mais um custo para os clubes. A título de exemplo a participação do nosso clube nesta fase teve um custo na ordem dos 600 euros!!!! Assim é difícil...

Regressando ao jogo, o GDS Cascais, depois da brilhante vitória para o Campeonato frente ao Oeiras, apresentou-se com a moral em alta e mais confiante na sua potencialidade. Apesar de jogar no reduto do adversário, 4º classificado na Zona Norte da II Divisão a apenas 1 ponto do lugar de acesso ao play-off, havia a convicção que o adversário poderia estar ao nosso alcance, se jogássemos com humildade e concentração. E logo no primeiro parcial se percebeu o sentido do jogo, com a equipa cascalense a apresentar uma inultrapassável defesa e um ataque rápido que facilmente construía ocasiões de finalização. Os 3 golos de vantagem nesse parcial podem considerar-se lisonjeiros e os 2 períodos seguintes mais não fizeram que confirmar a superioridade da nossa equipa.

No último período o ritmo do jogo baixou bastante e os níveis de concentração também, permitindo ao Gondomar fazer 2 golos com bastante felicidade. Apesar disso o GDS Cascais marcou mais 3 e repôs a diferença em números mais consentâneos com a qualidade das equipas. De lamentar apenas a expulsão de um nosso jogador na tentativa de se libertar de mais uma situação em que foi escandalosamente agarrado e após inúmeras provocações do adversário que passaram em branco.

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz (2), Nuno Branco (4), Diogo Catarino (1), David Alves (5), João Jardim (1), Manuel Augusto (2), Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa, Tiago Gomes e João Graça (1).

O GDS Cascais fica agora à espera do sorteio que lhe irá definir o adversário nos oitavos de final, já com equipas da 1ª Divisão. A próxima fase da prova disputa-se a 7 de Março e irá definir as equipas que participarão na Final 8 de 1 a 3 de Maio.