(autoria FPN)
quinta-feira, 23 de maio de 2013
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Infantis empatam com Algés
Este domingo a equipa de infantis, já com o título regional conquistado, defrontou o Algés e Dafundo num jogo extra-competição da penúltima jornada do Campeonato Regional. Após um trajecto regional 100% vitorioso nas últimas 3 épocas os infantis do GDSC cederam o primeiro empate nesta competição.
Embora com um início melhor o GDSC não conseguiu superiorizar-se à aguerrida e bem orientada equipa do Algés. Praticamente até meio do segundo período o domínio foi completo e a vantagem de 3-0 era reflexo disso mesmo. No entanto a nossa equipa desconcentrou-se na fase final desse período e permitiu ao Algés reduzir para a diferença mínima.
A equipa do GDSC, desta vez demasiado estática, facilitou ao adversário as marcações aos nossos jogadores, que a pouco e pouco foram equilibrando o jogo. Aproveitando as 2 exclusões do nosso central, que ficou desde logo condicionado, e a infelicidade do nosso guarda-redes num dos golos o Algés conseguiu virar o jogo. Apesar da notória falta de inspiração dos nossos atletas ainda conseguimos atingir o empate a 4 golos a meio do último período e até final do jogo foi disputada intensamente a vitória pelas duas equipas, inclusive com um penalti falhado para cada lado. Infelizmente e apesar do esforço a vitória não nos sorriu, o que em abono da verdade também seria injusto para aquilo que o Algés produziu.
Resultado final: Algés, 4 - GDSC, 4 (0-1, 2-2, 0-0 e 2-1)
Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (1), Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (3), Tiago Amaral, Henrique Castro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.
domingo, 19 de maio de 2013
Juvenis vice-campeões regionais
À semelhança dos juniores também os juvenis se superiorizaram ao CNA na luta pelo segundo lugar do Regional. A vitória por 18-6 na piscina do adversário não mereceu qualquer contestação.
Com um primeiro período avassalador o GDSC conseguiu fechar esse período a vencer por 8-1, marcando desde logo o desfecho do encontro. A partir daí foi altura de rodar jogadores menos utilizados e embora acontecesse uma natural quebra no rendimento da equipa, o jogo continuava na mesma toada, com o Dramático em rápidas jogadas de ataque a aproveitar as percas de bola do adversário, fruto da pressão exercida pela defesa verde.
O CNA, sem jogadores no banco, ainda consegui equilibrar a partida no terceiro período mas à entrada do último período o regresso de alguns titulares repuseram o controle do jogo. Também a agressão do pivot amadorense ao nosso central colocaram o CNA a jogar com menos um jogador os últimos 4:30, o que facilitou a tarefa do GDSC, que aproveitou para vencer por uma maior diferença.
Resultado final: CNA, 6 - GDSC, 18 (1-8, 3-4, 1-0 e 1-6)
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes, Diogo Catarino (1), João Graça, João Jardim (5), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (4), Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira (2) e Sérgio Oliveira (2).
De destacar o nosso pivot João Jardim, o melhor marcador do Campeonato Regional pelo 2º ano consecutivo.
Com este jogo, como não conseguiram o apuramento para a Fase Final do Nacional, a equipa juvenil encerra a temporada de jogos oficiais.
sábado, 18 de maio de 2013
Juniores vice-campeões regionais
Na passada quinta-feira o GDSC recebeu e venceu o CNA na piscina da Abóboda por 11-7.
Com o título decidido a favor do Sporting este jogo era decisivo para definir os lugares seguintes da classificação. Ao GDSC bastava um empate para garantir o segundo posto mas a equipa entrou no jogo disposta a confirmar a superioridade já evidenciada nos 2 jogos anteriores para o Campeonato Nacional. Embora privada, mais uma vez, do seu melhor marcador a equipa do Dramático conseguiu fazer um bom jogo baseado no colectivo e cedo tomou conta do jogo.
Com um segundo período verdadeiramente demolidor a nossa equipa conseguiu abrir um fosso no resultado suficientemente confortável para gerir o jogo à sua vontade e rodar todos os seus jogadores. O adversário pouco fazia para virar a marcha do resultado, com bastantes dificuldades em entrar nos últimos 5 metros devido à forte pressão defensiva do GDSC.
Uma saída incorrecta de água de um dos titulares cascaenses no final do segundo período reduziu as opções do treinador mas tal não colocou em causa a vantagem conseguida. No período final, o cansaço e a utilização de jogadores com menos ritmo permitiu ao CNA aproximar-se no marcador, passando a diferença de 6 para 4 golos.
Resultado final: GDSC, 11 - CNA, 7 (2-1, 5-1, 3-2 e 1-3)
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos (2), Bruno Cancelinha, João Jardim (2), João Gouveia (3), Diogo Catarino, Bernardo Moreira (1), Tiago Barbosa (2) e Pedro Lera
De lamentar a atitude da equipa da Reboleira que, sem quaquer justificação, causou alguns estragos nas instalações da Piscina Municipal da Abóboda. Não é uma forma correcta de agir.
Na próxima segunda-feira o GDSC encerra a participação neste Regional defrontando o Técnico na Abóboda, num jogo extra-competição.
terça-feira, 14 de maio de 2013
Campeonatos Regionais aproximam-se do final
Na recta final dos Campeonatos Regionais da ANL, já com os campeões definidos nos vários escalões, esta semana definem-se os lugares das restantes equipas e os diversos prémios ainda por atribuir.
Em infantis, já com o título entregue ao GDSC faltam-nos jogar 2 jornadas, com jogos extra-competição contra Algés e Aminata. Domínio absoluto do Dramático neste escalão, com Manuel Augusto a conquistar o prémio de melhor marcador e Pedro Ribeiro a ser o melhor guarda-redes da prova.
Em juvenis, o jogo do próximo fim de semana na Reboleira, CNA x GDSC, será decisivo para garantir o 2º lugar, já com o Sporting campeão. Ao GDSC bastará um empate, embora pelo valor das equipas não se espera outro resultado que não a vitória da nossa equipa. Outro incentivo extra para este jogo será conseguir que o nosso atleta João Jardim consiga os 4 golos necessários para voltar a vencer o prémio de melhor marcador do campeonato.
Nos juniores a fortíssima equipa do Sporting não deu hipóteses aos adversários mas o GDSC ainda tem uma palavra a dizer na luta pelo 2º lugar, também aqui em disputa com o CNA. Na próxima quinta-feira na Abóboda um empate também garante o 2º lugar à nossa equipa.
domingo, 12 de maio de 2013
Seniores encerram campeonato sem jogar
A última jornada da II Divisão não acabou da melhor forma, com o jogo entre o GDSC e o Gondomar Cultural a não se realizar porque a equipa nortenha não apresentou cópias válidas dos exames médicos (em impresso próprio do IPDJ) dos seus jogadores juniores. Com apenas 6 jogadores disponíveis não era possível dar início ao jogo.
Não se compreende que esta situação apenas tenha sido detectada na última jornada, quando o Regulamento é perfeitamente claro e obriga à "apresentação da cópia do destacável do exame médico desportivo", com indicação da aptidão para jogar no escalão em causa. Infelizmente esta é apenas uma de várias situações em que os critérios não são uniformes em todas as regiões geográficas.
Não sendo possível realizar o jogo e de forma a que a equipa de Gondomar não perdesse por completo a viagem foi efectuado um jogo de treino que se revelou bem disputado e equilibrado, tendo a vitória sorrido ao GDSC por 12-8 (3-3, 3-1, 2-1 e 4-3).
No final deste ano de estreia na 2ª Divisão Nacional, marcado pela inexperiência dos nossos jovens jogadores, foi possível verificar o bom trabalho na formação, que permite ao GDSC ambicionar a que na próxima época o 6º lugar conseguido possa ser suplantado.
Infantis tri-campeões regionais
Depois da recente vitória para o Nacional por 13-4 este jogo para o Regional afigurava-se mais difícil, devido ao maior conhecimento entre as equipas e porque o jogador mais influente do GSMDT iria alinha ao contrário do jogo anterior. Apesar de tudo o jogo correu de feição e o GDSC voltou a ser muito superior e a vencer, desta feita por 15-10.
Lamenta-se que a ANL tenha menosprezado um jogo decisivo para a atribuição do título e tenha marcado para este jogo a avaliação de dois formandos do curso de árbitros regionais. Valeu a presença do árbitro José Barradas que auxiliou os dois inexperientes árbitros, tendo-se assistido a uma original arbitragem a três.
No jogo, não obstante algum equilíbrio inicial no marcador, a superioridade do GDSC nunca foi questionável ao longo do jogo, perante um adversário que disfarçou um fraco nível de pólo através do seu jogador Ruben Santos, um jogador de 99 bastante forte para o escalão e marcador de 9 dos 10 golos do GSMDT.
Do lado do GDSC a equipa valeu pelo colectivo e apesar de alguns falhas técnicas conseguiu boas jogadas de entendimento no ataque que resultaram em alguns golos de belo efeito. Na defesa a pressão funcionou de modo relativo pois embora tenha recuperado algumas bolas e obrigado o adversário a fazer remates sem qualidade sob pressão não evitou os 10 golos apontados pelo adversário.
No final a festa foi verde com a conquista pelo terceiro ano consecutivo do título regional da categoria.
Resultado final: GSMDT, 10 - GDSC, 15 (1-2, 4-5, 1-5 e 4-4)
Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (1), Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (1), Rodrigo Gouveia (1), Manuel Augusto (6), Afonso Roque, Tiago Amaral, Sérgio Oliveira (5) e Diogo Marques (1)
De destacar o nosso guarda-redes Pedro Ribeiro e o nosso ponta Manuel Augusto, o menos batido do campeonato e o melhor marcador, respectivamente.
De destacar o nosso guarda-redes Pedro Ribeiro e o nosso ponta Manuel Augusto, o menos batido do campeonato e o melhor marcador, respectivamente.
Cadetes dominam Torneio da Abóboda
Integrado na 3ª edição do Coração ConVida realizou-se o IV Torneio de Pólo Aquático da Piscina Municipal da Abóboda, destinado a equipas de Cadetes.
O Dramático de Cascais apresentou 2 equipas que competiram com o Algés, CNA e uma equipa da escola da própria piscina. Jogado no formato de todos contra todos os pequenos atletas passaram uma tarde muito animada, acompanhado no entusiasmo pelas bancadas repletas de familiares que iam vibrando com os jogos.
As equipas do GDSC dominaram mais uma vez vencendo todos os jogos, excepto obviamente aquele que disputaram entre si. A evolução dos nossos atletas é visível e a diferença para as restantes equipas é já grande, numa demonstração do excelente trabalho feito por técnicos e atletas.
A próxima actividade dos Cadetes poderá ser no dia 26 deste mês em Vila Franca de Xira, no entanto a realização da Fase Final de Juniores na piscina da Abóboda, onde a nossa equipa está presente, poderá inviabilizar a participação dos Cadetes por incompatibilidade de horários.
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Jogo do regional cancelado
Depois de sucessivos adiamentos e na impossibilidade de encontrar uma data para o jogo em tempo útil, isto é, até à última jornada do Campeonato conforme previsto no Regulamento Regional, a ANL aceitou a proposta dos clubes de cancelar esta partida.
Assim, o jogo da 7ª jornada entre a equipa júnior GDSC e a equipa sénior do GSMDT (extra-competição) não se realizará.
Assim, o jogo da 7ª jornada entre a equipa júnior GDSC e a equipa sénior do GSMDT (extra-competição) não se realizará.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
E o sonho ali tão perto...
Este domingo a equipa juvenil falhou o acesso à Fase Final do Nacional ao perder com a equipa do Aminata por 5-13. Após dois jogos esta época contra a equipa eborense em que o equilíbrio foi a nota dominante e em que o resultado acabou por sorrir à nossa equipa, neste confronto decisivo a habitual ligeira superioridade no jogo jogado não foi acompanhada pela desejada eficácia.
Num jogo em alta rotação, o Aminata entrou praticamente a ganhar com um golo no primeiro minuto, e não obstante a toada de parada e resposta o GDSC foi sendo surpreendido por rápidos contra-ataques que foram avolumando o resultado na primeira metade da partida. Ao contrário de jogos anteriores o Aminata conseguiu anular os nossos dois jogadores ofensivos mais influentes e aproveitar alguma infelicidade do nosso guardião, o que explica em parte o exagerado 2-8 que se verificava no final do 2º período.
Nos últimos 2 períodos após algumas alterações tácticas o GDSC conseguiu equilibrar mais o encontro mas o facto de correr atrás de uma diferença de golos substancial também obrigava a correr mais riscos. O adversário, com jogadores mais experientes, foi sabendo gerir a vantagem e apesar das investidas atacantes dos nossos jogadores o jogo esteve praticamente sempre sob o seu controlo.
No final o Aminata garantiu justamente o apuramento pelo que fez neste jogo e junta-se ao Sporting, que venceu com alguma sorte o Portinado, para a disputa da Fase Final contra as equipas do norte, Fluvial e Foca.
Resultado final: Aminata, 13 - GDSC, 5 (4-1, 4-1, 2-1 e 3-2)
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes (1), Diogo Catarino, João Graça, João Jardim, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira (1), Sérgio Oliveira e Tiago Amaral.
sábado, 4 de maio de 2013
Juvenis tentam acesso à Fase Final
Decorre este fim de semana na Reboleira a fase de cruzamento de grupos, com vista a apurar uma das equipas que estará presente na Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis. Em jogos a eliminar defrontaram-se hoje Aminata e CNA, com vitória para a equipa eborense por 21-4 e no segundo jogo do dia GSMDT e GDSC, com a vitória a sorrir à nossa equipa por esclarecedores 15-6. Amanhã o GDSC irá defrontar o Aminata, numa reedição do jogo da primeira fase, que na altura vencemos 12-10 nos penaltis.
No jogo de hoje contra a equipa de Oeiras a arbitragem, mais experiente, esteve naturalmente uns furos acima da que actuou na passada semana e não permitiu ao GSMDT os seus habituais excessos, o que fez com que a superioridade do GDSC não fosse minimamente beliscada. De facto, a nossa equipa dominou em absoluto todos os momentos do jogo e os jogadores adversários mais perigosos nada puderam produzir. Ao não deixar na defesa que o adversário tivesse oportunidades claras de golo, com todas as suas acções ofensivas efectuadas em esforço que invariavelmente paravam nas mãos do nosso guarda-redes, estava meio caminho feito para a vitória.
Ofensivamente o GDSC também demonstrou uma boa qualidade de jogo colectivo, com todos os seus jogadores em bom plano e sabendo dessa forma escapar à marcação sobre os nossos jogadores normalmente mais influentes.
Resultado final: GSMDT, 6 - GDSC, 15 (2-5, 0-4, 2-3 e 1-4)
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes (1), Diogo Catarino (1), João Graça, João Jardim (1), Manuel Augusto (6), Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira (3), Tiago Amaral e Sérgio Oliveira.
Este domingo, às 13:30 na Reboleira, Aminata e GDSC discutem o lugar vago na Fase Final.
Subscrever:
Mensagens (Atom)