segunda-feira, 29 de abril de 2013

Cadetes em grande

Realizou-se este domingo na Piscina de Corroios, com algum atraso, o Festival de Páscoa da ANL do escalão de Cadetes A (nascidos em 2000 e 2001) e Cadetes B (nascidos em 2002 e 2003). Mais uma vez o GDSC esteve presente com a representação mais numerosa, com 3 equipas e muita animação. Estiveram também presentes Sporting, Algés, GSMDT e Seixal.


O Festival era jogado no sistema de todos contra todos, em jogos de 2 períodos de 5 minutos e em que o resultado final dos jogos eram o resultado por período. O GDSC dominou por completo o evento somando por vitórias todos os períodos disputados, com excepção obviamente do jogo entre as 2 equipas A do Dramático.

No escalão mais jovem o GDSC apenas tinha como adversário o GSMDT e venceu todos os períodos disputados, apesar dos 2 jogos terem decorrido na zona da piscina com pé, o que não favorecia os nossos jogadores. Nos Cadetes A o domínio foi claro, com os nossos pequenos atletas a demonstrarem uma técnica e um jogo colectivo muito superior às restantes equipas, sendo a prova do excelente trabalho que se faz na formação do nosso clube.

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego, André Luz e Pedro Borges (Cadetes A1), Beatriz Jardim, Henrique Castro, Sebastião Santos e Duarte Cruz (Cadetes A2), Leonardo Calentano, Francisco Grego, André Machado, Gonçalo Direito, Tiago Carrasco, Rafael Gomes e Guilherme Loureiro (Cadetes B)


O próximo Festival está previsto para o dia 26 de Maio em Vila Franca de Xira, ainda a confirmar.

domingo, 28 de abril de 2013

Vitória no dérbi da linha de Cascais

Decorreu este domingo na piscina de Algés a 6ª jornada concentrada do Campeonato Regional de Juvenis, onde o Dramático defrontou e venceu a equipa do GSMDT por 11-9.

No primeiro jogo do dia o Sporting venceu o CNA, renovando o título regional no escalão e com este resultado o jogo do GDSC contra a formação de Oeiras servia "apenas" para definir os lugares seguintes no Campeonato.

Apesar do GDSC apresentar uma equipa com uma qualidade superior, nunca conseguiu ao longo do jogo materializar esse ascendente. Independentemente de 2 golos não validados devido à rapidez das jogadas e do ressalto da bola na baliza (já ontem nos seniores vimos 1 golo não ser sancionado nas mesmas condições), as inúmeras jogadas desperdiçadas em vantagem numérica permitiram ao adversário equilibrar o marcador e manter a incerteza no vencedor até final. Aos golos concretizados pelo GDSC através de jogadas organizadas respondia o adversário com golos de fora dos 5 metros, dada a impossibilidade de ultrapassar a nossa organização defensiva.

Mais uma vez a destacar pela negativa a atitude excessivamente agressiva da equipa adversária a esquecer inúmeras vezes que existe uma bola para jogar, naquela que é já a sua imagem de marca. Esperemos que no próximo sábado a equipa de arbitragem esteja mais atenta, quando voltarmos a defrontar esta equipa no Nacional de Juvenis.

Resultado final:  GSMDT, 9  -  GDSC, 11  (2-3, 3-1, 2-3 e 2-4)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes (1), Diogo Catarino, João Jardim (6), Tiago Amaral, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho e Bernardo Moreira (1)

No próximo jogo do Regional ao Cascais basta um empate com o CNA para garantir o 2º lugar.

sábado, 27 de abril de 2013

Cascais afastado da Taça

Este sábado o Dramático de Cascais fez a sua estreia na Taça de Portugal e logo nesta primeira participação coube-lhe em sorte defrontar um dos principais candidatos ao título nacional, a equipa do Paredes Rota dos Móveis. Perante uma equipa que está no 2º lugar da 1ª Divisão e já garantiu o acesso ao play-off, além de possuir jogadores internacionais na sua formação, a tarefa que se deparava ao GDSC era hercúlea. 

Contra as perspectivas menos optimistas os nossos jogadores efectuaram um jogo a todos os níveis notável, conseguindo equilibrar em alguns momentos o jogo. Apesar do nosso inicio fortíssimo, coroado com 2 golos sem resposta, a equipa do Paredes não se desorganizou e conseguiu dar a volta ao jogo, fruto da sua experiência e rapidez de execução. Diversas oportunidades desperdiçadas também contribuíram para que o adversário conseguisse acalmar o jogo e gerir a vantagem da melhor forma.

De lamentar a meia dúzia de oportunidades claras desperdiçadas pelo GDSC (incluindo um penalti) que impossibilitaram um resultado mais equilibrado, de todo inesperado no início da partida. Também fica a ideia que, com a nossa equipa na máxima força, o resultado poderia ser mesmo disputado até final. Fica no entanto o prémio para esta época de estreia da nossa equipa sénior, com a esmagadora maioria dos atletas a fazerem a sua estreia neste escalão.

Resultado final:  GDSC, 6 - Paredes, 15  (2-5, 0-3, 2-4 e 2-3)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, André Jardim (4), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha (1), João Campos, Nuno Branco, João Gouveia, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa e Tiago Barbosa.

Derrota perante o candidato Lousada

No passado fim de semana o GDSC deslocou-se ao norte, mais concretamente a Lousada, para defrontar um dos principais candidatos à subida de divisão. Num jogo que se antevia muito difícil a ausência de alguns jogadores chave mais complicava as contas e a derrota por 5-14 foi um resultado normal para as condicionantes do jogo.

Apesar da vontade dos nossos jogadores e do início prometedor, a maior experiência da equipa lousadense permitiu-lhes virar o jogo e gerir o resultado. No último período e já com  equipa do GDSC em défice físico o Lousada aproveitou para cavar uma diferença injusta. Apesar da melhoria acentuada na eficácia nos lances de +1 a eficácia atacante continuou um pouco abaixo das expectativas, o que aliado à inexperiência dos nossos jogadores impossibilitou que um resultado mais equilibrado fosse conseguido.

Resultado final:  Lousada, 14 - GDSC, 5  (3-1, 4-2, 2-2 e 5-0)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, André Jardim (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (2), João Campos, João Gouveia, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (1), Tiago Barbosa e Tiago Dias.

A nossa equipa defrontará no próximo dia 12 de Maio o Gondomar, na piscina da Abóboda, no jogo que encerrará o Campeonato Nacional da II Divisão desta época.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Infantis fecham fase zonal a vencer

No fecho da Fase Zonal Sul, o Dramático de Cascais deslocou-se a Alvalade para defrontar a equipa do GSMDT do concelho vizinho de Oeiras e venceu a partida por claros 13-4.

Num jogo para cumprir calendário, fruto das inesperadas derrotas nas duas jornadas anteriores, o GDSC entrou em campo disposto a rectificar a imagem deixada. Apesar do início de jogo forte a eficácia atacante era muito reduzida, com inúmeros passes e remates falhados, com os nossos jogadores a nem sempre tomarem a melhor opção na hora de decidir a jogada.

Defensivamente a equipa esteve irrepreensível, apenas sofrendo golos de meia distância, a maioria com alguma sorte à mistura. Não obstante o início menos feliz a equipa foi-se equilibrando e conseguindo marcar uma diferença importante no marcador, que permitiu inclusive a entrada de jogadores menos utilizados (alguns de 2001) sem que nunca se notasse quebra no jogo. No período final veio ao de cima o habitual excesso de agressividade de alguns jogadores adversários, que mesmo assim não conseguiram intimidar os nossos jogadores nem colocar em causa a sua superioridade.

Resultado final:  GDSC, 13 - GSMDT, 4  (1-0, 5-3, 4-1 e 3-0)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (1), Sebastião Santos (1), André Luz, Pedro Borges, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (4), Tiago Amaral, Duarte Cruz, Henrique Castro, Sérgio Oliveira (5) e Diogo Marques.

O próximo jogo dos infantis será no dia 12, em Algés, contra a mesma equipa e um empate ou triunfo garantirá o título regional, o que a acontecer será o terceiro consecutivo neste escalão para o GDSC.

domingo, 14 de abril de 2013

Juventude derrotada pela experiência

Depois de 3 vitórias consecutivas o GDSC recebeu o CNAC, na expectativa de vencer e manter-se na luta pelo 4º lugar. Perante uma equipa coimbrã muito mais experiente e que se apresentava com a defesa menos batida dos campeonatos nacionais a tarefa não se afigurava nada fácil.

Apesar disso, o Dramático até começou bem o jogo e dominou praticamente toda a primeira parte do jogo, mantendo-se no comando da partida até quase ao final do segundo período, mas sem nunca conseguir abrir uma diferença no marcador que permitisse uma gestão mais tranquila do jogo. Durante essa fase foram essencialmente as excessivas e exageradas exclusões para o GDSC e alguma apatia defensiva que foram mantendo o CNAC no jogo.

No terceiro período, o pior do GDSC, a acrescentar a ineficácia atacante e o desaproveitamento de sucessivos lances de +1, ao que o adversário aproveitou para, praticamente sempre de fora dos 5 metros, ampliar a vantagem para números que traduziam uma vantagem enganadora. Com grande permissividade dos juízes nos contactos físicos, dos quais os nossos jogadores mais jovens e com menos pesos ficavam invariavelmente em desvantagem, o jogo ficou mais que resolvido com a quebra física de alguns jogadores pela intensa luta no jogo.

Resultado final:  GDSC, 7 - CNAC, 15  (3-3, 2-4, 0-5 e 2-3)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, André Jardim (4), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves, Nuno Branco (2), João Gouveia, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (1), Tiago Barbosa e João Campos.

Com este resultado o GDSC desceu para o 6º lugar, com 2 jogos por realizar, mas ainda com possibilidade de atingir o 4º posto, embora para tal dependa de terceiros. Na próxima jornada teremos a deslocação a Lousada para defrontar um dos candidatos à subida e actual 2º classificado.

Infantis goleiam Búzios

Depois da jornada negra para o Campeonato Nacional, onde duas derrotas deitaram a perder o apuramento para a Fase Final, neste domingo o Dramático voltou às vitórias no Regional e também às goleadas, com um resultado de 27-1.

Perante a equipa com menos argumentos presente neste campeonato, embora extra-competição, rapidamente o GDSC tomou conta do jogo e a sua história é praticamente a história dos golos. No final do segundo período os 15-0 que se verificavam apenas podiam pecar por escassos tal a superioridade demonstrada em campo.

Com a equipa de Coruche quase exclusivamente confinada ao seu meio campo, o que dificultava o encontrar de espaços, no terceiro período ainda foi possível por em campo uma equipa quase só de Cadetes mas que deram bem conta do recado e apenas sofreram um golo dos 7 metros, fruto de um erro do árbitro pois a bola não ultrapassou na totalidade a linha de golo. Foi essencialmente um bom jogo para dar mais minutos aos atletas mais novos e menos utilizados que assim ganham mais experiência e ritmo competitivo.

Resultado final:  Buzios, 1 - GDSC, 27  (0-7, 0-8, 1-4 e 0-8)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (2), Pedro Borges (3), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (12), Afonso Roque (1), Duarte Cruz,  Henrique Castro (1), Sérgio Oliveira (4) e Diogo Marques (2)

No próximo sábado, dia 20, os nossos infantis voltam a jogar para o Nacional defrontando o Talaíde, na última jornada da Fase Zonal.

sábado, 13 de abril de 2013

Juniores garantem acesso à Fase Final

Na passada semana decorreu o 2º Torneio da fase Zonal, a contar para o Campeonato Nacional de Juniores. Após o 1º Torneio, em que o Dramático de Cascais garantiu o 2º lugar, nesta 2ª volta bastaria ao GDSC não perder por mais que 3 golos com o CNA e esperar que o Sporting vencesse naturalmente o CNA, como seria espectável.

Conscientes desta aritmética e tendo o CNA como primeiro adversário, o GDSC não vacilou e entrou no jogo fortíssimo, com ambição e querer de resolver logo neste primeiro jogo o apuramento. De facto, com 2 primeiros períodos demolidores chegou-se ao intervalo com um resultado que deixava pouca margem para dúvidas, 12-1 a favor do Dramático.

Com uma eficácia ofensiva elevada e defensivamente irrepreensíveis, a vantagem na primeira metade do jogo permitiu rodar jogadores menos utilizados e mesmo assim manter a superioridade sobre o adversário, que apesar da boa réplica nunca demonstrou argumentos para colocar em causa a vitória da nossa equipa.

Resultado final: GDSC, 19 - CNA, 6  (6-1, 6-0, 3-2 e 4-3)

Alinharam pelo GDSCMiguel Falcão, Rafael Luz, Alexandre Campos (3), Bruno Cancelinha, David Alves (6), João Jardim (1), João Gouveia (1), Diogo Catarino, Bernardo Moreira (2), João Graça, Tiago Barbosa (6) e Pedro Lera

No 2º jogo, já com o apuramento garantido e com baixas importantes na equipa, o jogo contra o Sporting não correu de feição. Embora por norma os jogos contra esta equipa leonina não corram da melhor forma, fruto essencialmente de alguma ingenuidade e falta de atitude dos nossos jogadores, este em especial passa a figurar nos de pior memória, não só pelo desnivelado resultado final, 6-27, mas principalmente pela paupérrima exibição dos nossos jogadores.

Com um número de passes falhados assustador e falhas ofensivas incríveis por parte do GDSC o Sporting foi aproveitando para construir um resultado confortável, havendo durante a partida poucos momentos em que o GDSC conseguisse equilibrar o jogo. Para a história fica o resultado mais desnivelado da época, que não traduz a diferença real entre as duas equipas.

Resultado final: Sporting, 27 - GDSC, 6  (6-2, 9-3, 8-0 e 4-1)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), André Mensurado (2), João Jardim (1), João Gouveia, Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, Tiago Barbosa (1) e Pedro Lera

Classificação final dos 2 torneios:
1º  Sporting,  12 pts
2º  GDSC,  6 pts
3º  CNA,  0 pts

Apesar de tudo a equipa está de parabéns pelo apuramento para a Fase Final, onde juntamente com Sporting, Povoense e Salgueiros irá disputar o título de campeão nacional. O torneio final realiza-se em 25 e 26 de Maio em local ainda por definir.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Juniores pouco inspirados sofrem derrota

Esta terça-feira à noite o GDSC recebeu o Sporting e foi derrotado por 9-19, em jogo a contar para o Regional de Juniores da ANL.

Com um início de jogo desconcentrado o GDSC viu-se a perder por 0-2 com pouco mais de 1 minuto de jogo, o que fazia desde logo antever o pior cenário. Apesar disso a nossa equipa consegui equilibrar-se e recuperar a concentração, tendo-se assistido a um jogo equilibrado até final do 1º período.

O Sporting apresentando um grupo de atletas de nível superior, muitos deles com experiência de 1ª Divisão, aproveitou eficazmente o desacerto do GDSC neste jogo, quer no ataque quer na recuperação defensiva, e foi gerindo a vantagem no marcador através essencialmente de rápidos contra ataques.

Após o final do 3º período, com uma desvantagem de 7 golos (5-12), o GDSC conseguiu aproveitar a desconcentração momentânea da equipa leonina, da qual também resultou penalti por uma entrada indevida em campo, e recuperou para uma desvantagem de apenas 4 golos. No entanto, um estratégico timeout do treinador adversário e o acumular de falhas ofensivas dos nossos jogadores devolveu ao jogo o sentido inicial e permitiu ao Sporting dilatar o resultado para números algo exagerados.

Resultado final:  GDSC, 9 - Sporting, 19  (1-3, 3-5, 1-4 e 4-7)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves (3), João Jardim (2), João Gouveia (2), Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, João Graça, Tiago Barbosa (1) e Pedro Lera.