domingo, 30 de março de 2014

Infantis são tetra-campeões regionais

Este domingo o GDS Cascais, quando ainda faltam 3 jornadas para o final do Campeonato, sagrou-se campeão regional no escalão de infantis pela quarta época consecutiva, depois da vitória em Alvalade sobre a equipa da AD Oeiras.

O jogo de hoje poderia definir desde já o título regional como também o acesso à Final Four nacional, onde se definirá o campeão nacional do escalão. Talvez por isso e apesar do domínio evidenciado na primeira volta a equipa entrou no jogo algo nervosa, ansiosa no ataque e macia na defesa. Disso mesmo se aproveitou o adversário para chegar a 0-2 a meio do primeiro parcial e apesar da reacção cascalense chegou mesmo ao final do período em vantagem.

O primeiro intervalo e as correcções nas marcações impuseram alguma calma na equipa e finalmente pudemos ver algum do bom pólo que esta equipa costuma evidenciar. Foi sem surpresa que o GDS Cascais foi aumentando o desnível no marcador, chegando ao final do terceiro período com uma vantagem de 5 golos. No último período  a diferença acentuou-se até aos 14-6 a cerca de 1 minuto do final, momento em que, com o jogo decidido e os jogadores habitualmente menos utilizados em campo, o adversário aproveitou a desconcentração da equipa cascalense e reduziu a diferença.

Resultado final: GDS Cascais - AD Oeiras, 14-9 (parciais 2-3, 6-1, 3-2 e 3-3)

Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (4), Tiago Gomes (3), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Diogo Marques, Manuel Augusto (2), Duarte Cruz, Clément Steffen, Henrique Castro, Sérgio Oliveira (3) e Daniel Lourenço.

Os infantis voltam a competir dia 11 de Maio na última jornada do Campeonato Inter-Regional e antepenúltima do Campeonato Regional, defrontando o Sport Algés e Dafundo, novamente em Alvalade.

domingo, 23 de março de 2014

Nova goleada dos Infantis

Hoje a equipa Infantil do GDS Cascais venceu a equipa do Sporting por números esclarecedores, que demonstraram mais uma vez a sua actual superioridade no escalão lisboeta.

Apesar da nomeação de um dirigente de um adversário directo para arbitrar o jogo, a equipa foi inteligente na forma como se apresentou e não deu azo a criar situações dúbias que pudessem penalizar os nossos jogadores mais importantes. Uma situação que tem de ser rapidamente revista pelo Conselho de Arbitragem.

Quanto ao jogo este teve essencialmente sentido único, com a baliza do adversário sob constante assédio do GDS Cascais. Não podendo contar com o guarda-redes titular a equipa redobrou-se em esforços defensivos, numa forte pressão que raramente o adversário conseguiu ultrapassar. Recuperando rapidamente a bola, a superior qualidade técnica dos nossos jogadores fez toda a diferença na hora da transição e finalização.

Face à marcha do marcador foi possível rodar toda a equipa e dar minutos de competição a todos os jogadores, o que é muito importante especialmente para os jogadores mais novos, alguns cadetes. No final a diferença de 18 golos repetiu a da primeira volta e coloca a equipa à beira do apuramento e do título regional.

Resultado final: Sporting - GDS Cascais, 6-24 (parciais 1-5, 1-6, 2-5 e 2-8)

Alinharam pelo GDS Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (4), Tiago Gomes (8), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (1), Diogo Marques (1), Manuel Augusto (7), André Machado, Duarte Cruz, Henrique Castro (2), Sérgio Oliveira (1) e Daniel Lourenço.
 técnicos e equipas e o facto de só haver 7 bolas para as equipas aquecerem.

No próximo domingo o adversário é o AD Oeiras em Alvalade, num jogo que é decisivo para os objectivos da época.

Derrota pesada no Algarve

A deslocação a Portimão este sábado antevia-se muito complicada pois o adversário era a Portinado, vice-campeã nacional na época anterior, única equipa só com vitórias nos campeonatos nacionais, além de ser a equipa com melhor média de golos marcados e sofridos. Por isso mesmo, apesar da expectativa num bom resultado, a derrota acabou por ser a mais penalizadora desta época.

Jogando na sua piscina, um campo estreito em que a equipa tira ainda maior vantagem, a Portinado usando da sua maior experiência, com alguns internacionais na formação, nunca permitiu ao GDS Cascais explanar o seu jogo. Além disso a equipa cascalense nunca conseguiu contrariar o adversário e foi praticamente de uma eficácia nula nas situações de superioridade numérica, facto que o adversário se aproveitou para cavar uma diferença esmagadora. Ao logo do jogo situações de +1 foram invariavelmente resultando em golos contra.

Com uma equipa desfalcada de soluções e sem um dos seus principais jogadores bem cedo fora do jogo o GDS Cascais bem tentou rodar a equipa e espevitar o jogo mas nada resultou. O resultado final é sobretudo o espelho da experiência/eficácia vs. inexperiência/ineficácia.

Resultado final: Portinado - GDS Cascais, 20-4 (parciais: 6-1, 5-0, 6-1 e 3-2)

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz, Nuno Branco (1), Bruno Cancelinha, João Jardim, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (1) e Tiago Barbosa (2).

Com o 4º lugar no campeonato assegurado, na próxima jornada o adversário é a equipa leiriense do Bairro do Anjos, último da classificação só com derrotas. Esperamos encerrar a participação no Nacional da melhor forma

sexta-feira, 21 de março de 2014

Juniores com resultado injusto

Esta quinta-feira a equipa júnior do GDS Cascais rectificou o mau jogo da primeira volta e esteve a um passo de quebrar a invencibilidade do líder do Campeonato, o Sporting. Alinhando desfalcada de dois elementos importantes a equipa cascalense entrou bem no jogo, disposta a contrariar o favoritismo do adversário, que contava por vitórias folgadas todos os jogos realizados.

Com um primeiro período de toada e resposta o jogo definiu-se principalmente pela qualidade individual do pivot internacional leonino, que à sua conta facturou 4 golos e foi o principal responsável pelo 3-5 que se verificava no final do parcial. Apesar do seu melhor jogo colectivo o GDS Cascais não conseguiu inverter a marcha do marcador até ao intervalo, também por responsabilidade própria, derivado da falta de eficácia nas situações de finalização em superioridade numérica.

Após o intervalo, com a correcção das marcações a equipa conseguiu equilibrar o resultado e chegar a meio do último parcial com o jogo em aberto. Acreditando que poderia virar o resultado, a equipa estava mais fresca que os leões e fez um último forcing no pouco tempo disponível, que foi no entanto insuficiente, até porque nos últimos 30 segundos a equipa de arbitragem não sancionou jogo passivo ao adversário, após atraso da bola ao guarda redes. Lamentavelmente um dos árbitros (também dirigente da ADO) ignorou a chamada de atenção da mesa e de um jogador, acabando mesmo por exagerar e expulsar este último a apenas 2 segundos do fim.

Com este resultado o Sporting carimba a passagem à Fase Final do Campeonato Nacional a uma jornada do fim e praticamente assegura a conquista do título regional.

Resultado final: GDS Cascais - Sporting, 8-9 (parciais 3-5, 0-1, 1-1, 4-2)

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), João Graça, João Jardim (1), Diogo Catarino (1), Bernardo Moreira (2), Tiago Barbosa (2) e Pedro Lera.

Inter-Regionais em Março (2)


quarta-feira, 19 de março de 2014

Juvenis com invencibilidade quebrada

Na última jornada do Inter-Regional a equipa juvenil do GDS Cascais acabou injustamente derrotada pela margem mínima, num jogo electrizante que prendeu o público até final.

Apesar de todo o empenho das equipas o jogo fica marcado por algumas decisões que retiraram a possibilidade ao GDS Cascais de sair da piscina de Algés com a vitória, sendo que, mais uma vez, o árbitro Pedro Victorino mostrou a sua falta de apetência para a função. Depois de algumas más interpretações das regras o resultado foi definitivamente deturpado no último período ao ser assinalado o golo do empate numa bola mais que duvidosa sobre a linha e com a exclusão definitiva do nosso pivot e melhor marcador por supostamente afundar uma bola que nem estava em contacto com ele, resultando numa situação de superioridade numérica de que o adversário se aproveitou para fazer o golo da vitória.

Em campo a nossa equipa conseguiu ao longo do jogo justificar outro resultado embora, também surpreendida pela dinâmica do adversário, estivesse algo longe da qualidade a que nos conseguiu habituar. Talvez a ansiedade provocada pela menor idade dos nossos atletas fosse a responsável, mas certamente nos próximos jogos voltarão a exibir-se no habitual bom plano.

Resultado:  GDS Cascais - AD Oeiras, 5-6 (parciais: 0-1, 2-1, 3-2 e 0-2)

Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Lera, Duarte Grego, Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça, Pedro Borges (1), André Luz, Manuel Augusto (1), Tiago Amaral, Bernardo Moreira (3), Sérgio Oliveira e Pedro Ribeiro.

De realçar a presença do muito público afecto ao Cascais que foi incansável no apoio à sua equipa.

Na próxima jornada, a 4 de Maio, o adversário será o Sporting em Alvalade em partida a contar para o Campeonato Regional.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Juniores consolidam o 2º lugar

Esta terça-feira ficou marcada pela entrada na 2ª volta do Inter-Regional Júnior, com o GDS Cascais a defrontar a AD Oeiras na Abóboda. À semelhança do primeiro jogo a vitória sorriu às nossas cores e traduziu o domínio ao longo do jogo.

Embora apresentando uma equipa com menos soluções do que é habitual, o GDS Cascais desde cedo dominou o jogo, fruto essencialmente de uma defesa muito pressionante, que raramente permitiu ao adversário condições para alvejar a baliza. A maior lentidão no primeiro período e o grande número de oportunidades falhadas pela nossa equipa resultaram num 1-1 enganador no final daquele período.

Após o primeiro descanso, o aumento de intensidade de jogo desfez as dúvidas e traduziu no marcador a diferença evidenciada em campo pela nossa equipa, com dois parciais consecutivos de 4-1. No último parcial, apesar da entrada de 2 jogadores pouco utilizados neste escalão a vantagem manteve-se e o GDS Cascais chegou ao final com um resultado que apenas poderá pecar por escasso face às oportunidades.

De destacar pela positiva a presença de uma equipa de arbitragem experiente, o que muito contribuiu para o bom desenrolar do jogo, quase sempre complicado entre estes dois clubes, ou não fosse um dérbi da linha do Cascais.

Resultado final: AD Oeiras - GDS Cascais, 5-12 (parciais 1-1, 1-4, 1-4 e 2-3)

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Bruno Cancelinha (1), João Graça, João Jardim (6), Tiago Amaral, Diogo Catarino (1), Bernardo Moreira (1), Tiago Barbosa (2) e Pedro Lera.

Na próxima jornada, dia 20 de Março, recebemos o Sporting na Abóboda, num jogo que irá definir a equipa apurada para a Fase Final do campeonato Nacional.

domingo, 9 de março de 2014

Equipa Juvenil

Pedro L., Diogo C., Bernardo, Tiago G. e Manuel
André, Sérgio, Duarte, Tiago A. e Pedro B.
Pedro R., João, Diogo M. e Clément

Juvenis a um passo da Fase Final

Este domingo a equipa juvenil confirmou mais uma vez que é a melhor equipa do escalão na zona de Lisboa, vencendo a equipa do Sport Algés e Dafundo por claros 17-5 e mantendo a invencibilidade no campeonato.

Embora defrontando uma equipa que compete extra-campeonato o jogo antevia-se difícil para o GDS Cascais, não só pela qualidade do adversário mas também pelo resultado da primeira volta, que se havia traduzido numa vitória tangencial das nossas cores.

Comprovando uma acentuada melhoria no jogo de equipa nas últimas semanas os nossos atletas entraram em campo com uma grande seriedade e com o desejo de mostrar em campo a sua qualidade.  Foi com esse ânimo que rapidamente chegou ao 3-0, no entanto um penalti falhado, alguma "desafinação" atacante e a réplica do Algés impediram que o resultado se avolumasse até ao intervalo.

Na segunda metade da partida tudo se alterou,com maior competência da equipa no ataque e defesa e a aproveitar o maior número de soluções existentes no banco. apesar do aproveitamento das situações de superioridade numérica não ter sido famoso a equipa conseguiu situações mais que suficientes para chegar ao resultado volumoso que o marcador assinalava no final.

Resultado final:  Algés - GDS Cascais, 5-17  (parciais: 1-3, 2-3, 0-6 e 2-5)

Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Lera, Duarte Grego (1), Tiago Gomes (3), Diogo Catarino (2), João Graça (2), Pedro Borges (2), André Luz, Manuel Augusto (2), Tiago Amaral, Bernardo Moreira (4), Clément Steffen (1), Sérgio Oliveira, Diogo Marques e Pedro Ribeiro.

De recordar que a passagem à Fase Final do Campeonato Nacional está apenas dependente de confirmação do Conselho de Disciplina da ANL da exclusão da competição da AD Oeiras, fruto de duas faltas de comparência a jogos oficiais. Aguardamos pois a aplicação dos Regulamentos de forma rigorosa para que seja feita justiça.

No próximo domingo o GDS Cascais defronta precisamente a AD Oeiras, na última jornada do Inter-Regional, esperamos já com aquele "imbróglio" resolvido.

domingo, 2 de março de 2014

Empate injusto e enganador

Este sábado o GDS Cascais recebeu na Abóboda a equipa que o precedia na classificação, com a expectativa de reverter o resultado da primeira volta (9-13) e conseguir chegar aos lugares de acesso ao play-off.

Com uma entrada muito forte os jovens cascalenses surpreenderam o adversário e chegaram ao 3-0 com relativa facilidade. Muito forte na defesa e com uma pressão a todo o campo o GDSC raramente permitiu à equipa de Oeiras construir lances de ataque organizado, fruto da dificuldade em superar a linha defensiva da nossa equipa.

A maior experiência e matreirice permitiram ao adversário equilibrar o jogo no 2º período, no entanto os nossos jovens nunca perderam o discernimento, conseguindo manter-se no controle do jogo e do resultado, embora alguma dualidade de critérios inviabilizasse que a nossa equipa pudesse fazer a diferença do marcador.

À entrada do último parcial, com uma vantagem de 2 golos e numa situação de superioridade por sangramento de um adversário a nossa jovem equipa não conseguiu manter a serenidade desejável e distanciar-se do adversário. A juntar-se a isto a exclusão definitiva dos nossos 2 centrais, em contraste com a permissividade perante as inúmeras faltas dos jogadores adversários, mais uma vez repôs o equilíbrio.

Em desvantagem a 1"24 do final o GDS Cascais ainda conseguiu forças para chegar ao empate final, um resultado enganador e que não reflecte a superioridade da nossa equipa ao longo do jogo. De lamentar, mais uma vez, algumas atitudes (sempre dos mesmos actores) que revelam uma falta de desportivismo gritante e que não fazem falta nenhuma ao Pólo Aquático.

Resultado final: GDSC - ADO, 11-11 (parciais: 3-1, 2-4, 3-2 e 3-4)

Alinharam pelo GDS Cascais: José Alves, Rafael Luz (1), Nuno Branco (2), Bruno Cancelinha (3), David Alves (2), João Jardim (1), Miguel Borges, Rui Gonçalves, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (1), Tiago Barbosa (1) e Miguel Falcão.

Com este resultado o GDS Cascais praticamente hipoteca as hipóteses de chegar ao play-off, quando faltam 2 jornadas para o final da fase regular. Na próxima jornada o adversário é a Portinado, vice-campeã nacional, que lidera a classificação só com vitórias.