sexta-feira, 29 de março de 2013

Abril começa em cheio para juniores

O início de Abril vai ser em cheio para a equipa júnior do GDSC, com 3 jogos em apenas 4 dias que decidirão parte do sucesso da equipa na época.

Na terça-feira às 21h30, na Abóboda, recebemos o Sporting em jogo a contar para o Regional de Lisboa. Apesar de ainda estarmos na primeira metade do campeonato este jogo será decisivo, pois em teoria o GDSC será a única equipa da competição com possibilidades de fazer frente à forte equipa leonina, invicta na época passada enquanto equipa juvenil.

Quinta-feira é o CNA que visita a Abóboda, desta vez em jogo da 2ª volta do Torneio Zonal Sul do Campeonato Nacional. Após a vitória da 1ª volta, ao GDSC basta o empate para se apurar para a Fase Final, no entanto, o jogo não será fácil face à qualidade do adversário e ao historial de jogos muito disputados entre as duas equipas.

Na sexta-feira será a vez do GDSC visitar Alvalade para defrontar novamente o Sporting, também para o Torneio do Campeonato Nacional, num jogo que se prevê bastante mais complicado para o Dramático devido ao cansaço acumulado nos jogos anteriores mas que por outro lado servirá, previsivelmente com a classificação definida, apenas para cumprir calendário.

Até lá, uma boa Páscoa a todos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

3ª vitória consecutiva na II Divisão

Na deslocação a Santa Maria de Lamas, neste domingo, o GDSC atingiu a sua melhor série de vitórias (3) nesta época de estreia na II Divisão, vencendo o Colégio de Lamas por 10-8.

Apesar de se notar uma maior consistência no jogo da nossa jovem equipa ainda falta alguma experiência e calma no momento da finalização, o que impede a equipa de conseguir resultados e jogos mais tranquilos.

Assistiu-se a uma boa primeira parte do GDSC, dominando completamente o adversário através de um jogo defensivo bastante pressionante, no qual o Colégio de Lamas praticamente nunca conseguiu soluções para entrar na linha de 5 metros da nossa equipa. Apesar disso, algumas faltas desnecessárias permitiram golos de meia distância e uma vantagem demasiado curta para o jogo produzido. No 3º período o GDSC também começou forte e conseguiu a maior vantagem do jogo, com 4 golos à maior.

Algumas desconcentrações atacantes e uma redução do ritmo imposto permitiram ao adversário aproximar-se até aos 2 golos de diferença, diferença essa que se manteve até final dado que o Colégio de Lamas nunca mostrou argumentos que pudessem contrariar a superioridade da nossa equipa.

Resultado final:  Col. Lamas - GDSC,  8-10  (2-4, 1-2, 3-2 e 2-2)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, André Jardim (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves (4), Nuno Branco (1), João Gouveia (1), Tiago Catarino (1), João Campos, Tiago Ceríaco, Tiago Barbosa (2) e Ricardo Costa.

Com este resultado o GDSC colou-se ao 5º classificado, com 19 pontos e está apenas a 1 ponto do 4º lugar. Na próxima jornada, a 14 de Abril, receberemos o CNAC na Abóboda.

Classificação à 14ª Jornada:

sexta-feira, 22 de março de 2013

Juniores vencem Técnico

Esta quinta-feira, em jogo a contar para o Campeonato Regional, a nossa equipa júnior defrontou o Técnico (equipa sénior inscrita extra-competição) na piscina da Abóboda e venceu por 16-5.

Após o jogo da semana passada que não se realizou por falta de comparência do Seixal este foi o primeiro jogo efectivo do GDSC no Campeonato da categoria esta época. Apesar da falta de competição da equipa, que apenas conta 2 jogos oficiais até ao momento, foi possível assistir a uma exibição segura e tranquila durante todo o encontro.

Iniciando o jogo com uma defesa muito pressionante o GDSC nunca permitiu ao adversário aproximar-se com perigo da baliza e causar perigo. O Técnico, com menos soluções e apenas um elemento no banco, não recuava sistematicamente 1 ou 2 elementos para a defesa, apostando na perca de bola dos nossos jogadores para lançar o contra-ataque. A segurança de passe foi neste aspecto muito importante e apesar de algumas falhas no ataque nunca foram permitidas ao adversário situações de superioridade numérica.

Dada a evolução do resultado foi ainda possível fazer uma maior gestão da equipa, permitindo dar minutos a jogadores habitualmente menos utilizados mas que entraram muito bem e não comprometeram a exibição nem o resultado. De destacar que praticamente todos os elementos da equipa marcaram 1 golo neste jogo.

Resultado final: GDSC - Técnico, 16-5  (5-2, 3-1, 4-1 e 4-1)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Alexandre Campos (2), Bruno Cancelinha (4), David Alves (4), João Jardim (1), João Gouveia (1), Diogo Catarino (1), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira (1), Tiago Barbosa (1) e João Graça.

No próximo jogo do Regional, dia 2 de Abril na Abóboda, o adversário é a fortíssima equipa do Sporting.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Infantis fora da Fase Final

Decorreram este fim de semana na piscina de Alvalade as primeiras 3 jornadas do Campeonato Nacional - Torneio Zonal Sul com a participação do GDSC, Aminata, Sporting e GSMDT. O Coral de Reguengos de Monsaraz, inicialmente inscrito no Campeonato, com 2 faltas de comparência neste fim de semana ficou desde já fora da competição.

Folgando na 1ª jornada o GDSC iniciou a prova defrontando a equipa da casa, o Sporting, e ao invés do jogo do Regional o aproveitamento ofensivo da equipa deixou muito a desejar, com uma dezena de situações de +1 desperdiçadas, algumas delas sem qualquer remate. A defesa esteve bem, apenas não conseguindo parar alguns remates de fora dos 5 metros, a única forma que o adversário tinha de visar a baliza da nossa equipa.

Apresentando uma equipa base com uma maioria de atletas Cadetes o Dramático foi controlando o resultado e o jogo até ao último período mas o facto de não conseguir matar o jogo nas várias oportunidades criadas permitiu o empate e a ida à lotaria dos penaltis. Aí o Sporting foi mais feliz e consegui a vitória já na 2ª série de penaltis.

Resultado final: Sporting - GDSC,  5-5  (0-1, 2-2, 2-2 e 1-0)  10-9 após penaltis

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego, Tiago Gomes (2), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (3), Morgan Fondse, Clement Steffen, Henrique Castro, Sérgio Oliveira e Tiago Amaral.

No 2º jogo o GDSC tinha a missão mais complicada pois defrontava a equipa teoricamente mais forte do torneio, o Aminata. O desenrolar do jogo confirmou isso mesmo, com a juventude da equipa  e o cansaço acumulado do primeiro jogo a contribuir para o GDSC não conseguir dar a devida oposição ao adversário. A falta de frescura da equipa dificultava o primeiro passe e as saídas para o ataque, que aliados a passes para o adversário permitiam a este contra-atacar com perigo e concretizar as suas oportunidades.

Resultado final: GDSC - Aminata,  5-14  (2-3, 0-4, 1-5 e 2-2)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego, Tiago Gomes (1), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (3), Morgan Fondse (1), Clement Steffen, Henrique Castro, Sérgio Oliveira e Tiago Amaral.

Com estes resultados o Dramático fica sem hipóteses de atingir a Fase Final de Infantis restando agora cumprir calendário quando em Abril defrontar o GSMDT na 5ª jornada do Torneio Sul. Apesar disso nem tudo é negativo pois os nossos atletas defrontaram equipas com médias de idade mais altas e outra compleição física, o que nos permite pensar que o futuro poderá ser brilhante para os nossos jovens. Apenas temos de continuar a trabalhar bem, com aplicação e ambição.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Fim de semana em grande para Infantis

É já no próximo fim de semana que os Infantis iniciam a participação no Campeonato Nacional, com a realização das primeiras 3 jornadas.

Folgando na 1ª jornada o GDSC defronta no domingo as equipas do Sporting e Aminata na 2ª e 3ª jornada. Os jogos realizam-se na piscina de Alvalade às 12:45 e 17:45, respectivamente.

Apesar da maior juventude da equipa em relação aos adversários as aspirações são altas e certamente a nossa equipa tudo fará para colocar em campo a sua qualidade e levar de vencidos estes dois jogos.

A 4ª e 5ª jornada vai disputar-se em Abril, tendo como adversários o Coral de Reguengos de Monsaraz e o GSMDT.

Antes, já esta quinta-feira, os nossos juniores também iniciam o Regional medindo forças com a equipa sénior da A.N.Seixal, inscrita extra-competição. O jogo realiza-se na Abóboda às 21:30.

terça-feira, 12 de março de 2013

Cascais com missão complicada na Taça

No sorteio realizado ontem na sede da FPN, ao GDSC calhou em sorte receber o Paredes RM nos 1/8 de final da Taça de Portugal.

A primeira participação do Dramático de Cascais nesta competição é assim apadrinhada pelo actual 2º classificado da 1ª Divisão, um adversário fortíssimo e que certamente irá motivar os nossos jovens jogadores. 

O jogo contra a equipa nortenha está previsto para a Piscina da Abóboda no dia 27 de Abril.

Resultado do sorteio:
GDSC - Paredes RM
Vitória - Lousada XXI
Povoense - CNAC
Aminata - Salgueiros
CDUP - Fluvial
GSMDT - Académica
CNA - Sporting
Portinado (isento)

sábado, 9 de março de 2013

Estágio da Selecção Nacional Sub-19

A Selecção Nacional masculina de Sub-19 de pólo aquático estagia, no sábado e domingo, na Piscina da Abóboda, em Cascais. 

Para o selecionador Lajos Lorincz, os objetivos desta ação passam pela “continuação da aprendizagem das técnicas individuais e coletivas de defesa pressão, das 12 técnicas de finalização, dos elementos técnicos de organização de contra-ataque, da finalização de contra- ataque e por iniciar a definição e a prática da jogada básica de superioridade e inferioridade numérica”.

O conjunto das quinas realiza os treinos no sábado das 10h45 às 13h00 e das 16h00 às 18h30, enquanto no domingo as sessões decorrem das 08h45 às 11h00 e das 14h45 às 17h30.

Convocados:
Emanuel Moura e Victor Cruz (Gespaços); Francisco Borralho, Mário Bergano, Mário Palma e Mykyta Khoma (Portinado); Gonçalo Trindade (V. Guimarães); Ivan Pires (Aminata); João Jardim e Tiago Barbosa (Cascais); José Belo e Miguel Andrade (Sporting); Manuel Arnaud, Maurício Maia, Rui Ramos e Rui Pinheiro (Naval Povoense); Nuno Alexandre (CEAT); e Vítor Pereira (Foca). 

Suplentes: Hugo Batalha (Fluvial Portuense) e Pedro Silva (Talaíde).

Selecionador nacional: Lajos Lorincz
Treinador nacional: Paulo Marques

(Fonte FPN)

quarta-feira, 6 de março de 2013

Cascais passa no exame

Depois do regresso às vitórias e perante o último classificado o único resultado admissível era a vitória e foi com esse espírito que a nossa equipa encarou este encontro. Tal facto contribuiu de alguma forma para o resultado positivo de 17-10 a favor do GDSC.

Contrariando o habitual mau início de jogo, os nossos atletas conseguiram transpor para o campo a vontade de vencer e através de uma grande intensidade e pressão rapidamente foram materializando a sua superioridade. O resultado de 8-1 no primeiro período é reflexo da boa atitude da equipa e demonstrou que os nossos jovens atletas estão a crescer e a adaptar-se a esta nova realidade competitiva que é o escalão sénior e a 2ª Divisão Nacional.

A partir do segundo período a Académica aproveitou o abrandamento do ritmo de jogo do GDSC, fruto da vantagem obtida, e equilibrou o jogo embora nunca colocando em causa o resultado. Na realidade, apesar do aparente equilibrio no jogo o adversário marcava quase exclusivamente em vantagens numéricas, derivado de algumas exclusões pouco claras.

Quando a 5 minutos do final do jogo a Académica consegui uma desvantagem de apenas 4 golos o GDSC aproveitou algum adiantamento do adversário e acelerou o jogo, marcando 3 golos sem resposta e fugindo novamente e definitivamente no marcador.

Resultado final: GDSC, 17 - Académica, 10  (8-1, 4-4, 2-3 e 3-2)

Alinharam pelo GDSC: Ricardo Costa, André Jardim (8), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves (4), Nuno Branco, Rui Gonçalves, Miguel Borges, Tiago catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (2), Tiago Barbosa (1) e João Campos.

O GDSC mantém o 6º lugar, a 1 ponto do 5º (Gondomar) e 3 pontos do 4º (Gespaços), podendo aspirar a alcançar esta última equipa até final da competição. Na próxima jornada, a 24 de Março, na deslocação a Santa Maria de Lamas iremos defrontar o Colégio de Lamas, actual 7º classificado.

terça-feira, 5 de março de 2013

Infantis dominam Regional

Este domingo a equipa infantil deslocou-se a Algés para defrontar o Sporting, 2 meses(!!!!) depois do 1º jogo do Campeonato Regional, e venceu sem problemas por 16-5.

Perante uma equipa do Sporting com a grande maioria dos jogadores no último ano do escalão (nascidos em 1998) o GDSC apresentou uma equipa bem mais jovem, com a quase totalidade dos atletas nascidos em 1999 e 2000. A presença de muitos Cadetes era notada apenas a nível da envergadura física dos jogadores pois nos restantes pormenores de jogo e na capacidade física, técnica e táctica dos atletas a superioridade foi incontestável.

Com um início de primeiro período um pouco menos conseguido, motivado pela ansiedade e pela luta que era dada pelo adversário, o GDSC demorou um pouco a assentar o seu jogo. Com uma defesa intransponível onde o nosso guarda-redes praticamente nunca foi posto à prova, e com o ganhar de confiança da nossa equipa através da obtenção de bons golos na sequência de rápidas combinações atacantes, foi possível chegar ao intervalo com o resultado em 8-0.

Após o intervalo, o Sporting conseguiu equilibrar um pouco mais o jogo aproveitando o facto do Dramático ter rodado mais a equipa e ter chegado a ter, em alguns períodos do jogo, praticamente apenas jogadores Cadetes. Apesar disso, o GDSC venceu mesmo todos os períodos do jogo.

Resultado final: GDSC - Sporting, 16 - 5  (3-0, 5-0, 4-3 e 4-2)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (2), Sebastião Santos, André Luz (1), Pedro Borges, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (10), Tiago Amaral, Henrique Castro, Clement Steffen, Sérgio Oliveira (1) e Diogo Marques.

Com este resultado o GDSC lidera o campeonato apenas com vitórias. O próximo desafio desta equipa infantil será já o Campeonato Nacional, onde nos dias 16 e 17 próximos defrontará novamente o Sporting e depois o Aminata, em jogos a contar para a 2ª e 3ª jornada da Fase Zonal.

sábado, 2 de março de 2013

Juvenis regressam às vitórias no Regional

Depois da derrota inesperada com o Sporting na anterior jornada do Campeonato Regional, esta tarde o Dramático de Cascais regressou às vitórias perante a equipa eborense do Aminata, com um resultado final de 8-7.

Tal como à 15 dias, na primeira fase do Campeonato Nacional, o equilíbrio no resultado foi a nota dominante da partida. Apesar da ausência do seu melhor jogador, o Aminata conseguiu na primeira metade da partida aproveitar a falta de concentração da nossa equipa e inverter o golo inaugural do GDSC, passando para a frente praticamente nos únicos remates que fez à baliza e mantendo-se em vantagem até ao intervalo.

Embora tacticamente a equipa estivesse bem na primeira fase da construção ofensiva, foi possível observar inúmeras falhas técnicas dos nossos jogadores no último passe e alguma inércia na movimentação fruto essencialmente de um menos bom trabalho durante a semana. Apesar da sua juventude os nossos atletas têm de melhorar a forma como encaram os treinos, de forma a obter os resultados condignos com a sua potencialidade.

Com o resultado em 2-4, tal como no jogo do Nacional, após o intervalo (e um valente raspanete do treinador Zé Augusto) algumas ideias foram assimiladas e as coisas compuseram-se, com o GDSC a dominar e a recuperar no marcador, sendo que no último período chegou inclusive a ter 2 golos de vantagem. Quando a vantagem podia dar alguma tranquilidade à equipa voltou a surgir uma desconcentração quase fatal (também uma fotocópia de Portimão) e a perca de uma posse de bola a 14 segundos do final, após um timeout, quase deitava tudo a perder.

No final o resultado acaba por ser justo para o que se observou em campo, embora com mais concentração e empenho não haja necessidade de tanto sofrimento.

Resultado final: Aminata - GDSC, 7 - 8  (2-1, 2-1, 1-3 e 2-3)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes (1), Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (3), Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho e Bernardo Moreira.

Na próxima jornada o GDSC irá folgar, voltando a jogar na 6ª jornada a 28 de Abril contra o GSMDT.