quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cascais bem representado nas selecções Sub-17


Ana Beatriz Jardim, Manuel Maria Augusto e Tiago Mota Gomes são os atletas cascalenses Sub-17 seleccionados para representar Portugal nos torneios de apuramento de acesso aos Euro Games 2015, considerado o Campeonato da Europa Júnior (Sub-17).

Os torneios de apuramento feminino e masculino realizam-se de 11 a 15 de Março em Nice (França) e Nijverdal (Holanda), respectivamente. A equipa feminina terá como adversários no Grupo A as congéneres da Grã-Bretanha, República Checa, Suiça e França, enquanto os masculinos medirão forças, também no Grupo A, com as selecções da Grécia, Ucrânia, Bielorrússia, Eslovénia e Holanda. 

Serão apurados para os Jogos Europeus de Baku (Azerbeijão), de 12 a 22 de Junho, os 2 primeiros classificados de cada grupo.

Apesar dos recentes problemas com os trabalhos das selecções a nível regional e de termos a convicção que mais um ou outro atleta cascalense tinha condições de integrar esta convocatória registamos com agrado o reconhecimento do valor dos nossos jovens. Regista-se também que o GDS Cascais não possui equipa exclusivamente feminina, o que dá maior valor à convocatória da Ana Beatriz Jardim, para mais num escalão superior ao seu. Com estes atletas sobe para 8 o número de atletas internacionais do Cascais, na ainda curta existência do Polo Aquático em Cascais.

Estão pois de parabéns os atletas seleccionados assim como todas as equipas, corpo técnico, staff dirigente e pais pelo grande trabalho desenvolvido. É sem dúvida reflexo da grande sintonia e qualidade de trabalho existente neste grupo.

Cascais Penta Campeão Regional Infantil


Este domingo o GDS Cascais recebeu e goleou nas Piscinas da Abóboda a equipa do Sporting Club de Portugal na 6ª Jornada do Campeonato Inter-Regional Sub-15/Infantil. Foi um jogo de sentido único, com a equipa Cascalense a entrar muito confortável no jogo, construindo o resultado com muita tranquilidade. 

Foi um jogo mais duro que o habitual, pois os nossos adversários, incapazes de contrariar a maior capacidade física e técnica dos nossos jogadores, recorreram a este tipo de jogo. Habituados a ver a equipa a jogar a outra velocidade, o muito público nas bancadas desesperava, por não ver o resultado crescer com maior rapidez. Resultado esse que terminou com apenas 1 golo sofrido e 18 golos marcados. E esta é a história do jogo. É a História de uma equipa que se consagra Penta Campeã Regional com um impressionante resultado estatístico. Em 4 jogos e sem contar com os jogos extra competição, a equipa cascalense marcou nas suas outras tantas vitórias 124 golos e sofreu apenas 4, quando ainda faltam 2 jornadas para o final do Campeonato e mais um jogo extra competição. Isto significa 1 golo marcado em cada 46 segundos de jogo e 1 golo sofrido cada 24 minutos de jogo. A media de golos marcados por jogo é de 31 e sofridos apenas 1. Estão mais uma vez todos de Parabéns, equipa e corpo técnico!


Agora é objectivo passar a fase intermédia com a equipa do Sporting e duas que vão sair do grupo do Algarve/Alentejo, para ter acesso a fase final nacional e defender o seu título. As coisas serão mais difíceis mas a equipa tem potencial para ultrapassar mais esta etapa.


Alinharam pelo GDS Cascais: Vasco Nazaré, Miguel Boto, Sebastião Santos (1), André Luz, Pedro Borges (6), Miguel Lourenço (2), Duarte Cruz (1), Gonçalo Lousa (6), Vasco Romão, Henrique Castro (1), João Augusto (1) e Pedro Ribeiro.

A próxima jornada da equipa já campeã, disputa-se sábado 14 de Março ás 17h00 em Algés com o AD Oeiras como adversário. Depois nos dias 11 e 12 de Abril em Portimão, para as primeiras 3 jornadas da fase intermédia. Antes a equipa terá um estágio de preparação na Hungria de 25 a 29 de Março.


Cascais B, a primeira vitória

Este domingo dia 22 de Fevereiro a equipa "B" do GDS Cascais recebeu nas Piscinas da Abóboda a equipa da AD Oeiras na 6ª Jornada do Campeonato Inter-Regional Sub-15, jogo extra competição. 

A equipa Cascalense andava próxima das vitorias há já algum tempo, e desta vez conseguiu, com brilhantismo. A equipa de Cascais começou bem o jogo, que esteve bastante equilibrado durante a maior parte da partida. Estando a nossa equipa a perder por 3-2, um auto golo do guarda-redes adversário no início do último período fez o empate e relançou a equipa Cascalense para a vitoria, com mais 4 golos sem resposta. Na primeira volta a nossa equipa tinha perdido por 2 golos (7-9) mas desta feita ganhou por 4 de diferença.

De referir que esta equipa "B" do GDS Cascais tem a maior claque de fans de todo o campeonato, que apoiam e puxam pela equipa durante todo o tempo dos jogos. É evidente a evolução da equipa constituída quase unicamente por Cadetes e que conta com 4 elementos femininos. É de enaltecer o esforço destes pequenos atletas perante adversários com bastantes jogadores de um escalão superior ao seu. 

Alinharam pelo GDS Cascais: Daniel Lourenço, Carlota Pereira, Beatriz Pereira, Manuel Campos (1), Leonardo Celentano, Beatriz Jardim (1), André Machado (2), Manuel C. Branco, Gonçalo Direito (1), Rafael Gomes (2), Francisco Grego, Tiago Carrasco e Constança Nascimento.

A próxima jornada disputa-se sábado 14 de Março ás 17h00 em Algés com o Sporting Club de Portugal como adversário.


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Derrota da inexperiência

Este sábado a nossa equipa de Absolutos iniciou a participação no Campeonato Regional da ANL, tendo averbado uma derrota pela margem mínima frente à equipa da AD Oeiras, fruto da inexperiência e da incapacidade de materializar o seu jogo ofensivo.

Depois da vitória para o Nacional, embora agora desfalcada e com uma equipa bastante jovem, o GDS Cascais apresentou-se em campo disposta a repetir o resultado. Apesar do início titubeante rapidamente a equipa cascalense deu a volta ao resultado e se colocou em vantagem, vantagem essa que iria manter grande parte do jogo. 

À semelhança de jogos anteriores da equipa oeirense voltámos a assistir a algum excesso de agressividade perante os nossos jovens, culminando na agressão bárbara a um nosso jogador sub19, punido convenientemente com cartão vermelho e exclusão sem substituição. É no entanto lamentável que alguém tenha uma atitude tão cobarde perante um jovem atleta com metade da sua idade!!!, mais ainda pelas responsabilidades que tem como ex-treinador, dirigente, árbitro nacional e agora "formador" do C.R.Arbitragem!!! Continuou a ser notória a postura provocatória de um ou outro jogador com linguagem imprópria numa modalidade que se quer com fair-play... Lamentamos desiludí-los mas há valores que não abdicamos por muitas derrotas que tenhamos e felizmente (muito ao contrário de outros) o número de vitórias é superior, o que nos dá ainda mais força para continuar a apostar no nosso Projecto e nos nossos Jovens.

Voltando ao jogo, conscientes que só assim conseguiriam desestabilizar a nossa equipa menos experiente e regressar às vitórias, rapidamente conseguiram a 3ª exclusão de um dos jogadores mais influentes do GDS Cascais. O longo da partida foi notório que a maior qualidade de jogo cascalense nem sempre encontrou tradução no resultado, fruto do desperdício ofensivo e da dificuldade de parar a qualidade de um ou outro jogador adversário. À entrada do último período, apesar da vantagem de 2 golos, a equipa cascalense não conseguiu lidar com a pressão e permitiu a reviravolta no marcador, desperdiçando ainda algumas oportunidades de golo antes do apito final.

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz, Tiago Gomes (2), Diogo Catarino, David Alves (1), João Jardim, Manuel Augusto (6), Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa (1), João Graça (1) e José Alves.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cascais ao quadrado

No domingo 15 de fevereiro o GDS Cascais deslocou-se a Alvalade para o jogo Inter Regional Sub-15 para o confronto entre as suas equipas A e B. Sendo este jogo extra competição foi mais um momento em que os muitos jogadores das escolas de Polo Aquático do GDS Cascais puderam demonstrar a sua evolução. Com as bancadas de Alvalade bem preenchidas, o apoio à equipa B foi total e entusiástico, tendo a sua performance sido muito superior à do jogo anterior. A equipa A apesar de alinhar a maioria do jogo com atletas menos utilizados geriu o jogo, que com facilidade ganhou.

Alinharam pelo GDS Cascais "A": Vasco Nazaré, Duarte Grego, (1), Miguel Boto, Sebastião Santos, André Luz, João Augusto (5), Miguel Lourenço (7), Duarte Cruz (2), Gonçalo Lousa, Vasco Romão, Henrique Castro (7) e Pedro Ribeiro (2)

Alinharam pelo GDS Cascais "B": Carlota Pereira, Beatriz Pereira (1), Madalena Lousa, Leonardo Celentano, André Machado (5), Guilherme Loureiro (1), Manuel C. Branco (1), Francisco Grego, Raul Rohjans e Bruno Paulo.

Os Sub-15 "A" vão no próximo domingo 22 de fevereiro pelas 15H00 na Abóboda defrontar o Sporting, jogo que, em caso de vitoria, fará da equipa cascalense Campeã Regional 2014/2015, pela 5ª vez consecutiva neste escalão.

Os Sub-15 "B" vão no mesmo dia pelas 16H30, também na Abóboda, defrontar o Oeiras.

Sub-17 são Bi-Campeões Regionais


No 2º jogo da jornada dupla de fim de semana de 7 e 8 de fevereiro, o GDS Cascais deslocou-se a Algés para o jogo do Inter Regional Sub-17 defrontando desta vez a AD Oeiras. Sem ter feito um jogo brilhante, a equipa cascalense teve o jogo controlado desde os primeiros segundos, colocando-se numa vantagem confortável desde o primeiro tempoe mostrando toda a sua superioridade sobre o adversário sem forçar demasiado. A equipa técnica teve oportunidade de rodar a equipa e de fazer alguns “ensaios” rodando os atletas das suas habituais posições. 

É de lamentar o regresso dos actos de violência por parte de um atleta da AD Oeiras habitué nestas "cenas" e que, por falta de argumentos ao nível do jogo, recorre a este expediente para tentar neutralizar os adversários. Fê-lo neste jogo como o tem feito em muitos outros e cabe às equipas de arbitragem estarem mais atentas, para não permitirem este tipo de atitudes que poderão vir um dia a lesionar seriamente algum atleta. 

Tristezas à parte, venham as alegrias. Com mais esta vitória o GDS Cascais sagrou-se Bi-Campeão Regional Sub-17 a duas jornadas do final do campeonato, com resultados estatísticos notáveis. Estão de Parabéns os atletas pelo empenho e equipa técnica pelo magnifico trabalho efectuado, assim como toda a estrutura.


Alinharam pelo GDS Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (1), Tiago Gomes (4), Gonçalo Correia, André Luz, Pedro Borges (4), Diogo Marques, Manuel Augusto (4), Gonçalo Lousa (2), Diogo Cardoso, Pedro Ribeiro, Sérgio Oliveira e Vasco Nazaré.

Sub-17 apurados para Fase Intermédia

No sábado dia 7 de fevereiro o GDS Cascais deslocou-se a Alvalade para o jogo do Inter Regional Sub-17 e repetiu a vitória da primeira volta contra o Sporting Club de Portugal. A equipa cascalense entrou muito mal no jogo, desconcentrada e perdida, tento estado a perder por 4 golos, mérito também do nosso adversário. Um golo no ultimo segundo do primeiro tempo fez o primeiro parcial terminar por 4-1. 

No segundo tempo já se viu a equipa com o seu jogo habitual e num crescendo contínuo chegou-se ao final do segundo tempo com uma igualdade no marcador a 5 bolas. A equipa de Cascais descolou no marcador tendo até ao final sofrido 3 golos e marcado mais 10. O resultado final fixou-se em Sporting, 8 - GDS Cascais, 15. 

Foi interessante ver a reação positiva da equipa depois de estar a perder por 4 a zero, encontrando-se e dando a volta ao resultado. Com esta vitoria a equipa de Cascais qualificou-se para a fase intermédia do Inter Regional Sub-17. A equipa está de parabéns!


Alinharam pelo GDS Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (3), Tiago Gomes (1), Gonçalo Correia, André Luz, Pedro Borges (4), Diogo Marques (1), Manuel Augusto (2), Gonçalo Lousa (3), Diogo Cardoso, Duarte Cruz, Sérgio Oliveira (1) e Vasco Nazaré.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pouca inspiração vale derrota

Esta terça-feira o GDS Cascais deslocou-se a Alvalade para o jogo de fecho da 1ª volta do Inter Regional Sub-19 e sofreu a primeira derrota da época, num jogo intensamente disputado em que o resultado esteve incerto praticamente até final. Com esta derrota a equipa cascalense mantém-se nos lugares de acesso à Fase Final Nacional e só depende de si para chegar novamente à liderança do grupo.


Com um início menos bom e uma desvantagem no marcador desde bem cedo o GDS Cascais conseguiu dominar o jogo e, apesar de algumas ocasiões desperdiçadas, chegar ao empate no final do 1º parcial. O Sporting nesta fase do jogo não conseguia travar as nossas investidas e foi sem surpresa que o resultado chegou a 4-6 para o GDS Cascais. Apesar do jogo correr de feição uma série de maus passes e falhas ofensivas permitiram ao adversário somar 4 golos sem resposta, o que o recolocou novamente em vantagem.

Após o intervalo e não obstante o Sporting chegar a uma diferença de 4 golos de vantagem, assistiu-se a um jogo muito equilibrado e frenético, numa toada de parada e resposta, com a equipa cascalense a correr atrás do prejuízo e a chegar a apenas 1 golo de desvantagem no início do último período. Infelizmente a exclusão definitiva do nosso capitão de equipa somada a inúmeras falhas no ataque lograram as hipóteses de sair de Alvalade com um resultado positivo.

Os 3 golos de desvantagem no final explicam-se essencialmente pela pouca eficácia de finalização e passe neste jogo, aliada a uma maior compleição física do adversário confirmada por alguns golos sofridos de meia distância e da posição de pivot, perante a nossa equipa maioritariamente composta por jogadores Sub-17. Apesar da derrota está tudo em aberto pois os próximos 3 jogos serão disputados em casa, onde o GDS Cascais tem obrigação de ser mais forte.

Alinharam pelo GDS Cascais: Clément Steffen, Rafael Luz, Tiago Gomes (2), Diogo Catarino (2), João Graça, João Jardim (2), Diogo Marques, Manuel Augusto (6), Gonçalo Correia, Diogo Cardoso, João Prudêncio e Sérgio Oliveira.

A próxima jornada disputa-se apenas a 21 de Março, com a recepção ao Coral de Reguengos de Monsaraz.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

A's e B's do GDS Cascais frente a frente

Este domingo as equipas Sub-15 "A" e "B" do GDS Cascais defrontaram-se no Multidesportivo de Alvalade, num jogo extra-competição do Inter Regional de Lisboa. Sem a pressão competitiva dos pontos o jogo serviu para dar minutos aos jogadores menos utilizados da equipa "A" e ritmo competitivo à maioria de atletas Cadetes que compõem a equipa "B".

Foi bonito ver os 26 jovens cascalenses a evoluir, num jogo bem disputado por todos, que até acabou por ter algum equilíbrio na primeira metade do jogo e algumas boas surpresas nas exibições protagonizadas por jogadores que apenas este ano começaram mais a sério a integrar as nossas equipas. Se pensarmos que mais alguns atletas ficaram de fora temos de realçar a força que a formação do GDS Cascais está a atingir e o trabalho meritório que tem sido desenvolvido por todos.

No final do jogo, o resultado era o que menos interessava mas obviamente a maior experiência e maturidade dos elementos da equipa "A" acabaram por fazer a diferença.

Alinharam pelo GDS Cascais "B": Bruno Paulo, Carlota Pereira, Beatriz Pereira, Filipe Silva, Leonardo Celentano, Beatriz Jardim, André Machado (1), Guilherme Loureiro, Gonçalo Direito, Rafael Gomes, Francisco Grego, Tiago Carrasco (1), Madalena Lousa e Manuel C. Branco.

Alinharam pelo GDS Cascais "A": Pedro Ribeiro, Duarte Grego (2), Miguel Boto, Sebastião Santos (3), André Luz, Pedro Borges (2), Miguel Lourenço (2), Duarte Cruz (1), Gonçalo Lousa (2), Vasco Romão, Henrique Castro (3) e Raul Rohjans.

No próximo dia 15 as duas equipas voltam a defrontar-se na mesma piscina. De destacar igualmente a vitória do Sporting no outro jogo da jornada concentrada, que lhe permite dar um passo importante e praticamente decisivo no apuramento para a Fase Intermédia.