segunda-feira, 7 de julho de 2014

III Torneio de Verão do CNAC

Numa iniciativa das Escolas de Pólo Aquático do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC/Urgicentro-Sanfil), realizou-se este sábado, dia 5 de Julho, no Complexo de Piscinas Rui Abreu, o III Torneio de Verão CNAC. A prova dirigida aos escalões de cadetes (sub-13) e infantis (sub.15) contou com a participação de quatro clubes nacionais e um total de sete equipas: Colégio de Lamas, que participou apenas com uma equipa no escalão de cadetes e Aminata de Évora, GDS Cascais e os anfitriões, CNAC/Urgicentro-Sanfil, que participaram com equipas nos dois escalões competitivos.

Tal como nas edições anteriores do Torneio, a divulgação da modalidade, a troca de experiências e a confraternização entre as equipas foram os principais objetivos, amplamente alcançados. A nível regional as oportunidades para competir nestas idades escasseiam, pelo que é importante serem rentabilizadas bolas relações com clubes de outras associações.

Os jogos decorreram no formato de campeonato a uma volta, com regras adaptadas às idades dos praticantes. Os cerca de 90 atletas presentes, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, deram um outro colorido às Piscinas Rui Abreu, com o apoio vindo da bancada, repleta de familiares e amigos, a constituir um incentivo extra para os jovens praticantes. Ao longo dos nove jogos bem disputados, os jovens atletas mostraram a razão do crescente interesse que o Pólo Aquático desperta nos jovens desta idade.

Em termos classificativos, no escalão de cadetes, a equipa da Aminata de Évora superiorizou-se na competição, vencendo os três jogos disputados. Seguiram-se o GDS Cascais, CNAC/Urgicentro-Sanfil e Colégio de Lamas nas restantes posições. Já no escalão de infantis, a competição foi dominada pela equipa do GDS Cascais, confirmando a razão de se ter sagrado Campeão Nacional do escalão, seguido da formação da Aminata (Vice-Campeão Nacional) e da equipa anfitriã do Torneio, o CNAC/Urgicentro-Sanfil.

No final realizou-se um lanche-convívio entre dirigentes, treinadores, pais e atletas dos quatro clubes participantes, a que se seguiu a entrega de prémios, culminando um longo e aprazível dia. O espaço verde das Piscinas Rui Abreu foi o palco perfeito para um encerramento em festa.
(fonte: cnaconline.com - Luis Bastos)

Resultados Cadetes:
     CNAC, 7  -  Col.Lamas, 3
     Aminata, 5  -  GDS Cascais, 3
     Aminata, 9  -  CNAC, 3
     Col.Lamas, 3  -  GDS Cascais, 12
     Col.Lamas, 2  -  Aminata, 9
     CNAC, 3  -  GDS Cascais, 13

Classificação Cadetes:
     1º  Aminata,  9 pts  (+15)
     2º  GDS Cascais,  6 pts  (+17)
     3º  CNAC,  3 pts  (-12)
     4º  Col.Lamas,  0 pts  (-20)

Resultados Infantis:
     GDS Cascais, 9  -  CNAC, 5
     GDS Cascais, 10  -  Aminata, 6
     Aminata, 6  -  CNAC, 2

Classificação Infantis:
     1º  GDS Cascais,  6 pts  (+8)
     2º  Aminata,  3 pts  (0)
     3º  CNAC,  0 pts  (-8)

De realçar além da confirmação da equipa infantil as grandes exibições da muito jovem equipa cadete, com 7 dos 9 atletas presentes nascidos em 2002 e 2003.

Alinharam pelo GDS Cascais: (Infantis) Pedro Ribeiro, Duarte Grego, Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Diogo Marques, Manuel Augusto, Beatriz Jardim, Duarte Cruz, Clément Steffen e Daniel Lourenço. (Cadetes) Daniel Lourenço, Gonçalo Direito, Filipe Silva, Francisco Grego, Leonardo Celentano, Guilherme Loureiro, André Machado, Rafael Gomes e Henrique Castro.