Numa iniciativa das Escolas de Pólo Aquático do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC/Urgicentro-Sanfil), realizou-se este sábado, dia 5 de Julho, no Complexo de Piscinas Rui Abreu, o III Torneio de Verão CNAC. A prova dirigida aos escalões de cadetes (sub-13) e infantis (sub.15) contou com a participação de quatro clubes nacionais e um total de sete equipas: Colégio de Lamas, que participou apenas com uma equipa no escalão de cadetes e Aminata de Évora, GDS Cascais e os anfitriões, CNAC/Urgicentro-Sanfil, que participaram com equipas nos dois escalões competitivos.
Tal como nas edições anteriores do Torneio, a divulgação da modalidade, a troca de experiências e a confraternização entre as equipas foram os principais objetivos, amplamente alcançados. A nível regional as oportunidades para competir nestas idades escasseiam, pelo que é importante serem rentabilizadas bolas relações com clubes de outras associações.
Os jogos decorreram no formato de campeonato a uma volta, com regras adaptadas às idades dos praticantes. Os cerca de 90 atletas presentes, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, deram um outro colorido às Piscinas Rui Abreu, com o apoio vindo da bancada, repleta de familiares e amigos, a constituir um incentivo extra para os jovens praticantes. Ao longo dos nove jogos bem disputados, os jovens atletas mostraram a razão do crescente interesse que o Pólo Aquático desperta nos jovens desta idade.
Em termos classificativos, no escalão de cadetes, a equipa da Aminata de Évora superiorizou-se na competição, vencendo os três jogos disputados. Seguiram-se o GDS Cascais, CNAC/Urgicentro-Sanfil e Colégio de Lamas nas restantes posições. Já no escalão de infantis, a competição foi dominada pela equipa do GDS Cascais, confirmando a razão de se ter sagrado Campeão Nacional do escalão, seguido da formação da Aminata (Vice-Campeão Nacional) e da equipa anfitriã do Torneio, o CNAC/Urgicentro-Sanfil.
No final realizou-se um lanche-convívio entre dirigentes, treinadores, pais e atletas dos quatro clubes participantes, a que se seguiu a entrega de prémios, culminando um longo e aprazível dia. O espaço verde das Piscinas Rui Abreu foi o palco perfeito para um encerramento em festa.
(fonte: cnaconline.com - Luis Bastos)
Resultados Cadetes:
CNAC, 7 - Col.Lamas, 3
Aminata, 5 - GDS Cascais, 3
Aminata, 9 - CNAC, 3
Col.Lamas, 3 - GDS Cascais, 12
Col.Lamas, 2 - Aminata, 9
CNAC, 3 - GDS Cascais, 13
Classificação Cadetes:
1º Aminata, 9 pts (+15)
2º GDS Cascais, 6 pts (+17)
3º CNAC, 3 pts (-12)
4º Col.Lamas, 0 pts (-20)
Resultados Infantis:
GDS Cascais, 9 - CNAC, 5
GDS Cascais, 10 - Aminata, 6
Aminata, 6 - CNAC, 2
Classificação Infantis:
1º GDS Cascais, 6 pts (+8)
2º Aminata, 3 pts (0)
3º CNAC, 0 pts (-8)
De realçar além da confirmação da equipa infantil as grandes exibições da muito jovem equipa cadete, com 7 dos 9 atletas presentes nascidos em 2002 e 2003.
Alinharam pelo GDS Cascais: (Infantis) Pedro Ribeiro, Duarte Grego, Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Diogo Marques, Manuel Augusto, Beatriz Jardim, Duarte Cruz, Clément Steffen e Daniel Lourenço. (Cadetes) Daniel Lourenço, Gonçalo Direito, Filipe Silva, Francisco Grego, Leonardo Celentano, Guilherme Loureiro, André Machado, Rafael Gomes e Henrique Castro.