segunda-feira, 21 de julho de 2014

Título regional de Juvenis em aberto

A ANL emendou a mão e vem agora repor alguma da justiça neste Campeonato, embora tardiamente dado o período de férias que muitos atletas já gozam.

"CIRCULAR Nº 41 - 13/14
Lisboa, 21 de Julho de 2014
1 – CAMPEONATO REGIONAL DE JUVENIS – FALHA TÉCNICA

Decorrente do parecer enviado pelo Concelho Regional de Arbitragem da ANL à Direcção e à Direcção Técnica, informa-se que no jogo realizado a 15 de Julho de 2014 entre as equipas masculinas da ADO e do GDSC, e a contar para o Campeonato Regional de Juvenis, verificou-se a ocorrência de uma falha técnica pela equipa de arbitragem ao dar por terminado o jogo quando o mesmo se encontrava empatado.

Esta situação está em claro incumprimento ao exposto no ponto 13 das Disposições Gerais do Regulamento Desportivo de Polo Aquático da ANL, o qual remete para o ponto 4 do Artigo 6º do Regulamento de Competições Nacionais de Pólo Aquático:

4 - Quando o Regulamento Específico de uma prova exigir a determinação de um vencedor no final do jogo, proceder-se-á ao desempate da seguinte forma:
a) Marcação de uma série de 5 (cinco) livres de 5 metros.
b) Caso persista o empate, serão efectuadas marcações de séries de 1 (um) livre de 5 metros até se apurar um vencedor.

Da análise destes factos, em respeito pelo estipulado em regulamento, foi deliberado que:

1. As equipas envolvidas deverão realizar repetição do jogo a partir do momento em que ocorreu a falha técnica, ou seja proceder-se à marcação de livres de 5 metros conforme o acima exposto;

2. Pelo facto de vários atletas poderem já encontrar-se em período de férias, e face à necessidade de cumprir os regulamentos no que diz respeito aos atletas a realizar o jogo, a ANL decidiu que os clubes envolvidos têm até às 17h da próxima quinta-feira dia 25 de Julho de 2014 para enviar ao Departamento Técnico três (3) propostas de data e horários para se proceder à marcação da data de realização do jogo."

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Há Campeão Regional Juvenil? NÃO!!!

Como se costuma dizer, o que nasce torto tarde ou nunca se endireita... e é mesmo verdade.

Depois das manobras e subterfúgios ao longo da época que permitiram à ADO a vantagem no Inter-Regional e dessa forma a presença injusta na Fase Final Nacional eis que o Campeonato Regional chega ao último jogo e volta a acontecer mais uma "GRANDE BRONCA".

Com ambas as equipas a necessitar de vencer para se sagrarem campeãs, assistiu-se a um jogo emotivo e bem disputado, no qual o resultado foi o único que NUNCA poderia acontecer, o empate.

A equipa de arbitragem ao dar o jogo por terminado com o resultado de 9-9, que supostamente teria atribuído o título à ADO, dados os seus festejos, cometeu uma INFRACÇÃO GRAVE ao Regulamento Desportivo Regional. O ponto nº 13 desse Regulamento é perfeitamente CLARO:

"Empate- OS JOGOS NÃO PODEM TERMINAR EMPATADOS, sendo o desempate realizado de acordo com regulamento de provas nacionais"

Conclui-se desta forma que o jogo não chegou de facto ao seu final e o seu fim e suposta atribuição do título foi extemporânea. Tudo na presença de responsáveis do organizador, inclusive do Presidente da ANL, Carlos Fernandes.

Por mais uma situação pouco clara neste Campeonato é por demais óbvio que à ANL não restará outra alternativa senão REPOR A LEGALIDADE ordenando a conclusão do jogo com a marcação dos livres de 5 metros (penáltis) em nova data, sob pena de ferir gravemente e definitivamente a imagem e credibilidade daquele organismo como organizador.

JUSTIÇA EXIGE-SE!!! OS CLUBES E OS ATLETAS MERECEM!!!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dramático venceu em casa


Este domingo realizou-se a 2ª edição do Torneio de Verão DCWP - Dramático de Cascais Water Polo - com as participações das equipas seniores da Académica de Coimbra, Coral de Reguengos de Monsaraz, Masters de Algés e a equipa da casa, o GDS Cascais.

Tendo como objectivo encerrar a época competitiva do clube e permitir o convívio entre os clubes pudemos assistir na piscina da Abóboda a jogos muito disputados, com a incerteza na classificação a arrastar-se até ao último jogo do torneio. Depois de uma primeira edição que não correu muito bem ao GDS Cascais em termos classificativos, este II Torneio também não se apresentava fácil, fruto da qualidade das equipas presentes, com o Coral que nos havia vencido ambos os jogos no Nacional da II Divisão e chegou ao playoff, com a equipas dos Masters de Algés com os quais não tínhamos más recordações dos jogos disputados em torneios anteriores e da equipa da Académica que este ano disputou a Zona Norte da II Divisão e esteve a um passo do acesso ao playoff.

Com todas as equipas a apresentarem-se já desfalcadas fruto do avançado da época, desta vez a história não se repetiu e o GDS Cascais dominou o torneio, vencendo todos os jogos disputados e arrecadando o troféu principal.

Resultados:
GDS Cascais, 10 - Masters, 5  (2-2, 3-1, 3-2 e 2-0)
Coral RM, 6 - Académica, 5  (2-1, 0-1, 1-1 e 3-2)
Académica, 9 - Masters, 7  (2-2, 2-3, 3-2 e 2-0)
Coral RM, 7 - GDS Cascais, 8  (1-1, 1-3, 2-1 e 3-3)
Masters, 13 - Coral RM, 12  (3-3, 4-4, 2-2 e 4-3)
GDS Cascais, 13 - Académica, 4  (3-1, 5-1, 2-1 e 3-1)

Classificação final:
1º  GDS Cascais,  9 pts  (+15)
2º  Coral RM,  3 pts  (-1)
3º  Masters,  3 pts  (-6)
4º  Académica,  3 pts  (-8)

Troféus individuais:
Melhor marcador - Nuno Branco (GDS Cascais) - 10 golos
Guarda-Redes menos batido - Miguel Falcão (GDS Cascais) - 16 golos
Melhor jogador - Salvador Lopes (Coral RM)

Da parte do GDS Cascais jogaram e marcaram: Miguel Falcão, Rafael Luz (3), Alexandre Campos, Tiago Gomes (1), João Jardim (3), Bruno Cancelinha (4), Manuel Augusto (5), Tiago Catarino (3), Bernardo Barbosa (2) e Nuno Branco (10).

Resta-nos agradecer a todos a presença e esperar que tenham vontade de estar presentes em 2015. Obrigado a todos.

domingo, 13 de julho de 2014

Infantis fecham época perfeita

No sábado os infantis disputaram o jogo em atraso referente à 7ª jornada do regional e que correspondeu ao último jogo deste campeonato. Mais uma vitória, tal como ao longo de toda a época que a equipa infantil encerra 100% vitoriosa, culminando o trabalho de base efectuado ao longo destes 4 anos.

Apesar de se apresentar desfalcado de alguns infantis titulares o GDS Cascais efectuou um jogo muito bom, em que todos os seus elementos estiveram a um nível superior, dão dando qualquer hipótese à equipa adversária e permitindo ainda jogar para o nosso melhor marcador, Manuel Augusto, de forma a disputar o respectivo troféu regional. Logo desde início da partida se verificou qual seria o sentido do jogo, com a equipa de Cascais a conseguir 5 golos nos primeiros 2 minutos e meio da partida.

Mesmo com a rotação da equipa e a utilização de diversos cadetes o sentido do jogo não se alterou e o GDS Cascais consegui a sua vitória mais folgada da época, onde já deu para perceber que os objectivos para a próxima época vão continuar altos.

Resultado final:  GDS Cascais, 22 - Sporting CP, 2  (6-0, 6-0, 4-0 e 6-2)

Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (3), Tiago Gomes (2), André Machado, André Luz (1), Tiago Carrasco, Sebastião Santos (1), Manuel Augusto (12), Clément Steffen (3), Duarte Cruz e Daniel Lourenço.

Juvenis a uma vitória do título regional

Esta última quinta-feira o GDS Cascais realizou o jogo em atraso do Campeonato Regional de Juvenis com a equipa do Sporting na piscina da Abóboda. Num jogo disputado já excessivamente tarde na época e apesar do resultado em nada ir influenciar o desfecho final do campeonato, tal não impediu que ambas as equipas se entregassem com empenho na luta pelo melhor resultado.

Apesar da equipa leonina começar melhor a partida rapidamente o GDS Cascais tomou conta do jogo e chegou a meio do primeiro parcial com 2 golos de vantagem. Apesar da curta vantagem o adversário nunca desistiu e a partida durante os três primeiros parciais foi dominada pelo equilíbrio, sem que a equipa cascalense conseguisse distanciar-se no marcador.

À entrada para o último período, com 10-9 para a equipa da casas, e quando se esperava que o equilíbrio continuasse até final o GDS Cascais conseguiu um início de parcial demolidor, com um 5-0 que o afastou irremediavelmente no marcador e hipotecou definitivamente as esperanças do adversário.

Resultado final:  GDS Cascais, 16 - Sporting CP, 11 (4-3, 3-4, 3-2 e 6-2)

Alinharam pelo GDS Cascais: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (5), Diogo Catarino (1), João Graça (1), André Luz, Manuel Augusto (4), Bernardo Moreira (3) e Clément Steffen.

Na próxima terça-feira o jogo contra a AD Oeiras definirá quem se sagrará campeão regional, num jogo em que só a vitória nos interessa, depois das "manobras de secretaria" que ocorreram esta época e que mancham a organização deste campeonato e nos impediram de disputar a fase final nacional. Esperemos que a nossa vitória reponha parte da justiça. Força Cascais!!!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

III Torneio de Verão do CNAC

Numa iniciativa das Escolas de Pólo Aquático do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC/Urgicentro-Sanfil), realizou-se este sábado, dia 5 de Julho, no Complexo de Piscinas Rui Abreu, o III Torneio de Verão CNAC. A prova dirigida aos escalões de cadetes (sub-13) e infantis (sub.15) contou com a participação de quatro clubes nacionais e um total de sete equipas: Colégio de Lamas, que participou apenas com uma equipa no escalão de cadetes e Aminata de Évora, GDS Cascais e os anfitriões, CNAC/Urgicentro-Sanfil, que participaram com equipas nos dois escalões competitivos.

Tal como nas edições anteriores do Torneio, a divulgação da modalidade, a troca de experiências e a confraternização entre as equipas foram os principais objetivos, amplamente alcançados. A nível regional as oportunidades para competir nestas idades escasseiam, pelo que é importante serem rentabilizadas bolas relações com clubes de outras associações.

Os jogos decorreram no formato de campeonato a uma volta, com regras adaptadas às idades dos praticantes. Os cerca de 90 atletas presentes, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos, deram um outro colorido às Piscinas Rui Abreu, com o apoio vindo da bancada, repleta de familiares e amigos, a constituir um incentivo extra para os jovens praticantes. Ao longo dos nove jogos bem disputados, os jovens atletas mostraram a razão do crescente interesse que o Pólo Aquático desperta nos jovens desta idade.

Em termos classificativos, no escalão de cadetes, a equipa da Aminata de Évora superiorizou-se na competição, vencendo os três jogos disputados. Seguiram-se o GDS Cascais, CNAC/Urgicentro-Sanfil e Colégio de Lamas nas restantes posições. Já no escalão de infantis, a competição foi dominada pela equipa do GDS Cascais, confirmando a razão de se ter sagrado Campeão Nacional do escalão, seguido da formação da Aminata (Vice-Campeão Nacional) e da equipa anfitriã do Torneio, o CNAC/Urgicentro-Sanfil.

No final realizou-se um lanche-convívio entre dirigentes, treinadores, pais e atletas dos quatro clubes participantes, a que se seguiu a entrega de prémios, culminando um longo e aprazível dia. O espaço verde das Piscinas Rui Abreu foi o palco perfeito para um encerramento em festa.
(fonte: cnaconline.com - Luis Bastos)

Resultados Cadetes:
     CNAC, 7  -  Col.Lamas, 3
     Aminata, 5  -  GDS Cascais, 3
     Aminata, 9  -  CNAC, 3
     Col.Lamas, 3  -  GDS Cascais, 12
     Col.Lamas, 2  -  Aminata, 9
     CNAC, 3  -  GDS Cascais, 13

Classificação Cadetes:
     1º  Aminata,  9 pts  (+15)
     2º  GDS Cascais,  6 pts  (+17)
     3º  CNAC,  3 pts  (-12)
     4º  Col.Lamas,  0 pts  (-20)

Resultados Infantis:
     GDS Cascais, 9  -  CNAC, 5
     GDS Cascais, 10  -  Aminata, 6
     Aminata, 6  -  CNAC, 2

Classificação Infantis:
     1º  GDS Cascais,  6 pts  (+8)
     2º  Aminata,  3 pts  (0)
     3º  CNAC,  0 pts  (-8)

De realçar além da confirmação da equipa infantil as grandes exibições da muito jovem equipa cadete, com 7 dos 9 atletas presentes nascidos em 2002 e 2003.

Alinharam pelo GDS Cascais: (Infantis) Pedro Ribeiro, Duarte Grego, Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Diogo Marques, Manuel Augusto, Beatriz Jardim, Duarte Cruz, Clément Steffen e Daniel Lourenço. (Cadetes) Daniel Lourenço, Gonçalo Direito, Filipe Silva, Francisco Grego, Leonardo Celentano, Guilherme Loureiro, André Machado, Rafael Gomes e Henrique Castro.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Final do Regional Júnior

Jogou-se esta quinta-feira a última jornada do Regional Júnior, com a visita a Alvalade para defrontar a equipa da casa, já virtual campeão. Com as posições já definidas o GDS Cascais, o vice-campeão, apresentou-se no seu último jogo júnior com algumas ausências em relação aos jogos anteriores enquanto para o Sporting o jogo servia de preparação para a fase final do Nacional que se disputa este fim de semana no Porto.

À semelhança do jogo anterior também este se pautou pelo equilíbrio, com nenhuma equipa a conseguir superiorizar-se de forma visível. Com um melhor início o GDS Cascais dominou o primeiro parcial, embora uma falha defensiva tenha permitido ao adversário chegar ao final do período a perder pela margem mínima. No segundo período alguma desconcentração e muitas falhas técnicas da nossa equipa permitiram à equipa leonina, mais eficaz, ir para o intervalo com 2 golos de vantagem.

No reinício da partida o GDS Cascais entrou forte e em menos de 4 minutos deu a volta ao marcador colocando-se em vantagem, mas o Sporting reagiu e voltou à vantagem mínima, que seria ampliada a 16 segundos do fim do terceiro parcial com mais um penalti duvidoso. No último parcial, a nossa equipa tentou reagir mas um golo marcado em falta e uma reentrada irregular não assinalada, que seria a terceira exclusão do melhor jogador leonino, somados a inúmeros passes falhados impediram que o GDS Cascais chegasse à mais que merecida vitória no jogo.

Resultado final: Sporting - GDS Cascais, 11-10 (2-3, 5-2, 3-3, 1-2)

Alinharam pelo GDS Cascais: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos (1), Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (4), Bruno Cancelinha (3), Bernardo Moreira (1) e Pedro Lera.