sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tomada de posse da nova Direção da FPN

António José Silva assumiu hoje a presidência da Federação Portuguesa de Natação (FPN), sucedendo no cargo a Paulo Frischknecht, na cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais para 2013/16 que se realizou na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Para o novo líder federativo, o desafio passa por “mudar a natação”, aproximando os resultados à elite mundial”. “Queremos uma natação para os atletas, redefinir programas e orientar prioridades em todas as disciplinas da natação. Estou certo que vou liderar uma equipa competente e motivada”, acrescentou António José Silva no discurso após a tomada de posse.

Consciente dos fortes constrangimentos financeiros, o novo presidente lembra que “as federações desportivas prestam serviço público” e devem ser vistas como “um elemento central nas organizações ao promover o desporto”.

António José Silva espera “contar com todos” no novo quadriénio e agradeceu o papel das associações, atletas, clubes, árbitros e demais agentes, bem como ao anterior presidente Paulo Frischknecht, em todo o processo eleitoral.

Por sua vez, Vicente Moura, presidente do COP que tomou posse como presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPN, referiu que é hora de “trabalhar em conjunto porque todos são da natação”, mostrando-se “disponível para colaborar no que for necessário”. 

Na cerimónia marcaram presença presidentes de várias federações e associações desportivas, o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Augusto Baganha, presidentes de Câmaras Municipais, figuras da natação e do desporto nacional e representantes de várias áreas do desporto e das universidades, entre outras entidades. 

Tomaram posse os órgãos sociais da Mesa da Assembleia Geral, Presidente, Conselho Fiscal, Conselho de Disciplina, Conselho de Justiça e Conselho de Arbitragem. A Direção foi nomeada pelo Presidente.

Corpos Sociais Quadriénio 2013/2016

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:
Presidente: José Vicente Moura
Vice-Presidente: Luís Miguel Liberato Baptista
Secretário: António Manuel da Silva Moreira

PRESIDENTE: António José Rocha Martins da Silva

DIREÇÃO:
Vice-Presidentes: Manuel Freitas de Oliveira, António Vasconcelos Raposo, Gonçalo Rodrigues, José Sacadura, José Miranda, Carolina Ribeiro e Rui Sardinha
Diretores: Gabriela Cierco, Daniel Marinho, Nuno Crespo, Luís Monteiro, Duarte Mourão, Daniel Viegas, Péricles Ortins, Raul Mogadouro e Rui Moreira

CONSELHO FISCAL:
Presidente: José Soares Gomes da Silva
Membros: José Carlos Pinto Silva Mota e Pedro Manuel Ferreira da Rocha

CONSELHO DE DISCIPLINA:
Presidente: José Júlio Esteves de Almeida
Membros: João Alexandre Rodrigues Flores e Ana Isabel Barreira do Rosário

CONSELHO DE JUSTIÇA:
Presidente: Vítor Manuel Mendes da Costa
Membros: Carlos Norberto Alves da Costa e Maria Luísa de Sousa Daniel Gomes Martins

CONSELHO DE ARBITRAGEM:
Presidente: Edgar Manuel da Silva Ramos Coelho
Membros: Carlos Manuel Carvalho de Jesus, Alexandre Miguel Carvalho da Silva, Fernanda Manuela Cruz da Costa, Mário José Tavares Nunes, Paula Cristina Oliveira Cruz e Vítor Manuel Soares Santiago

(Fonte: FPN)