segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Juvenis com pouca sorte

Decorreu este fim de semana em Portimão o Torneio B Sul da Fase Zonal do Campeonato Nacional de Juvenis. Com a presença do GDSC, Portinado, Aminata e Sporting este torneio punha caprichosamente frente a frente as 4 equipas mais fortes da zona sul e não contando para o apuramento directo tinha relevância no escalonamento das equipas para a fase seguinte, aí sim de jogos já a eliminar e onde se vão apurar as 4 equipas que disputarão a Fase Final em Junho deste ano.

No primeiro jogo do Torneio o Dramático defrontou a equipa eborense do Aminata, jogo esse que não começou da melhor forma com um 1º parcial de 0-3 que praticamente colocava em causa a vitória. Apesar do mau início, a equipa de Cascais conseguiu reorganizar-se e ir entrando no jogo, com uma forte atitude defensiva que não teve mais resultados atacantes pois os maus passes foram a tónica ao longo do jogo. Quando no início do quarto período o GDSC passou para a frente e consegui uma vantagem de 2 golos nada fazia supor que a vitória pudesse fugir, no entanto a 7 segundos do final, com o resultado em 8-7 e com a posse de bola perfeitamente controlada em vez de mantermos essa mesma posse de bola optámos pelo remate o que originou uma falta que resultou no golo do empate a apenas 2 segundos do final. Obrigados a ir aos penaltis felizmente a sorte fez justiça ao que se tinha passado em campo.

Resultado final: Aminata - GDSC, 8-8  (3-0, 1-2, 1-2 e 3-4) 12-10 após g.p.

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz, Tiago Gomes (1), Diogo Catarino (1), João Graça, João Jardim (3), Morgan Fondse, Manuel Augusto (2), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira (1), Clement Steffen, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.

No segundo jogo de sábado o adversário era o Sporting, com quem o GDSC tinha perdido recentemente para o Regional de Lisboa por números algo surpreendentes. Entrando com outra atitude conseguimos superiorizar-nos ao adversário e dominar o jogo grande parte do tempo, apenas se notando alguma superioridade do Sporting no final do terceiro período e início do quarto, fruto essencialmente de alguma desorientação da nossa equipa mais uma vez com muitos passes perdidos e remates falhados. Apesar disso, chegámos aos últimos 2 minutos empatados e com o resultado perfeitamente em aberto, não sem antes desperdiçar 2 vantagens de +1. Quando a 1:08 do final ficámos em situação de -1 o adversário aproveitou para se adiantar no marcador e defender o resultado com unhas e dentes sem que a nossa equipa conseguisse reverter os acontecimentos.

Resultado final: GDSC - Sporting, 8-9  (2-1, 1-0, 1-4 e 3-3)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarino (1), João Graça, João Jardim (4), Morgan Fondse, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira (1), Clement Steffen, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.

Na última jornada defrontávamos o Portinado, que apresentava um maior número de jogadores de qualidade em relação às restantes, apesar de como equipa apresentar algumas lacunas. Embora o nosso intuito fosse aproveitar essas lacunas, o cansaço acumulado e a diferença de estatura para a nossa equipa fez-se notar em muitos períodos do jogo de forma acentuada, o que definiu o resultado final. Com um bom início de jogo o segundo período foi perfeitamente desastroso com um parcial de 1-7, que não mais permitiu ao GDSC entrar no jogo apesar da recuperação que foi tentada. Quando quase no final do terceiro período os árbitros por duas vezes perdoaram a 3ª exclusão ao melhor jogador algarvio percebeu-se que dificilmente poderíamos continuar a lutar pelo resultado.

Resultado final: GDSC - Portinado, 5-12  (0-0, 1-7, 3-1 e 1-4)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (1), Morgan Fondse, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Clement Steffen, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.

A participação do GDSC neste equilibrado torneio fica marcada pela má prestação da equipa num dos períodos de cada jogo e pelo elevado número de falhas técnicas não provocadas, o que acabou por definir os resultados.

Classificação final:
1º  Sporting,  9 pts  (+3)
2º  Portinado,  6 pts  (+12)
3º  GDSC,  3 pts  (-6)
4º  Aminata,  0 pts  (-11)

Na próxima fase, dias 4 e 5 de Maio, o GDSC irá defrontar o GSMDT e caso vença disputará com o vencedor do CNA-Aminata o acesso à Fase Final.