segunda-feira, 13 de julho de 2015

SUB-17 CAMPEÕES NACIONAIS


Neste último fim de semana o Cascais conseguiu uma vitória histórica, ao sagrar-se Campeão Nacional Sub-17, depois do título de Sub-15 e do 2º lugar em Sub-13. Sem dúvida um marco na formação regional e nacional.

Tendo como adversários a Portinado, o Fluvial Portuense (Campeão Regional do Norte) e o Vitória de Guimarães (Campeão em título) a tarefa da equipa cascalense apresentava-se complicada, principalmente por apresentar uma equipa muito jovem, exclusivamente de juvenis de primeiro ano e infantis. O sorteio determinou uma ordem de jogos semelhante ao fim de semana anterior, com o já conhecido Portinado a abrir, o principal candidato a seguir e o Fluvial a fechar a 1ª Fase.

Depois de vitórias por 10 e 3 golos de diferença na Fase Intermédia Regional esperava-se maiores dificuldades frente à Portinado, face ao conhecimento que já existia entre as equipas, e de facto confirmou-se o equilíbrio ao longo da partida. Sempre  com as equipas numa toada de parada e resposta, nunca nenhuma delas conseguiu uma diferença superior a 1 golo nos primeiros 3 períodos, apesar do Cascais apenas por 2 vezes ter estado na posição de desvantagem. Com os 2 primeiros períodos perfeitamente empatados (3-3 e 3-3), a 2 segundos do final do terceiro parcial o Cascais marcou o golo que determinou a vantagem definitiva, terminando este parcial a 7-8 para a equipa cascalense.

No último período o Cascais entrou forte e decidido a vencer o encontro e veio ao de cima a maior qualidade da equipa, com a Portinado já em dificuldades físicas para acompanhar o jogo cascalense. No final a diferença acaba por ser um pouco penalizadora para a réplica dos algarvios mas premeia o querer e ambição dos jovens cascalenses.

Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (1), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Diogo Marques, Manuel Augusto (7), Gonçalo Lousa (2), Duarte Cruz, João Prudêncio, Sérgio Oliveira, Vasco Nazaré, Gonçalo Correia e Henrique Castro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

No segundo jogo o adversário era o campeão nacional em título, o Vitória de Guimarães. Contra uma boa equipa com jogadores mais velhos e mais pesados, a que se somava o cansaço do jogo da manhã, esperava-se ainda maiores dificuldades para o Cascais. Apesar disso, a nossa equipa entrou personalizada e dominou a partida e o marcador, embora sem nunca conseguir cavar uma diferença que lhe permitisse gerir mais a equipa.

Defensivamente irrepreensível, como ao longo de todo o fim de semana, o Cascais tinha assim a tranquilidade para fazer o seu jogo, denotando aqui e ali alguma dificuldade na adaptação à dimensão da piscina, o que resultava em transições demasiado lentas, com a chegada à frente de ataque com pouco tempo para jogar ou jogando demasiado longe da baliza adversária. Com excepção da final, foi uma dificuldade sentida em todos os jogos. O resultado final de 7-5 acaba por ser justíssimo e garantiu desde logo à equipa o 1º lugar desta 1ª Fase de Apuramento e a presença no jogo decisivo da final.

Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (1), Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (1), Diogo Marques, Manuel Augusto (4), Gonçalo Lousa (1), Duarte Cruz, João Prudêncio, Sérgio Oliveira, Vasco Nazaré, Gonçalo Correia e Henrique Castro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

No terceiro e último jogo da 1ª Fase o adversário seria o Fluvial, com ambas as equipas com os seus lugares nas finais já definidos, o que significava que seria um jogo apenas para cumprir calendário. Por isso mesmo ambas as equipas descansaram o seu 7 titular na esmagadora maioria do tempo de jogo. Foi dessa forma um jogo atípico e que não reflectia a qualidade real de ambos, com o equilíbrio ao longo da partida, quebrado algumas vezes pela entrada de jogadores titulares.

Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego, Tiago Gomes (2), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (1), Diogo Marques (1), Manuel Augusto (2), Gonçalo Lousa, Duarte Cruz, João Prudêncio, Sérgio Oliveira (1), Vasco Nazaré, Gonçalo Correia e Henrique Castro.


Finalmente ao fim da tarde em Loulé a esperada final, entre as equipas mais sólidas do Campeonato, Cascais e Vitória. Talvez fruto de algum nervosismo e ansiedade de estar numa final a equipa cascalense não entrou da melhor forma na partida, vendo-se a perder por 0-2 ao fim de cerca de 3 minutos. Com um 7 inicial com apenas 2 juvenis e 5 infantis era perfeitamente compreensível a dificuldade de gerir as emoções, apesar das diversas finais já disputadas.

Apesar do início menos bom, o Cascais rapidamente partiu em busca do resultado e em pouco menos de 2 minutos deu a volta ao marcador, através de boas movimentações ofensivas. O Vitória não conseguia penetrar na organização defensiva cascalense mas através de remates bem colocados conseguiu terminar o primeiro parcial empatado a 3 e passar novamente para a frente no início do parcial seguinte. O jogo foi alternando no marcador no segundo e terceiro período, traduzindo o equilíbrio que se verificava em campo, tendo chegado à entrada do último parcial com o Cascais em vantagem por 8-7.

Nessa altura já se notava muito défice físico da equipa nortenha e um forcing no ritmo de jogo por parte do Cascais no início do último parcial mostrou-se determinante, com a equipa da Linha a conseguir uma vantagem de 3 golos (10-7) a apenas 3:30 do fim da partida. Com esta vantagem o Cascais acalmou o jogo e redobrou os cuidados defensivos, gerindo a seu bel prazer os tempos de jogo e impedindo as investidas do adversário. Mesmo quando o adversário reduziu para 10-8 foi notório que apenas um milagre poderia impedir a vitória do Cascais.

Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (2), Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz (1), Pedro Borges (2), Diogo Marques, Manuel Augusto (4), Gonçalo Lousa (1), Duarte Cruz, João Prudêncio, Sérgio Oliveira, Vasco Nazaré, Gonçalo Correia e Henrique Castro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

O Cascais sagrava-se assim Campeão Nacional Sub-17 pela primeira vez, um feito histórico na curta vida do Polo Aquático cascalense. Um prémio para toda a estrutura, com destaque para o trabalho e dedicação dos treinadores e jogadores. Destaque igualmente para o apoio incondicional de dirigentes e familiares.

O Cascais foi igualmente eleita a Equipa Com Mais FairPlay.

A nível individual destaques para os prémios de Melhor Marcador e Jogador Mais Valioso atribuído a Manuel Augusto e o prémio de Melhor Guarda-Redes para Vasco Nazaré. Ambos os jogadores integraram ainda o 7 Ideal do Campeonato.