quarta-feira, 22 de julho de 2015

Balanço da época 2014/2015


Disputado o último jogo oficial 2014/2015 é o momento de fazer o habitual balanço da época desportiva do Dramático de Cascais Water Polo, embora os treinos prossigam até final do mês

Depois de uma época anterior de muitos sucessos esta ultrapassou as melhores expectativas, com a conquista da maioria dos títulos em disputa. 2 títulos nacionais, 3 títulos regionais e segundos lugares nos restantes são os números que nos fazem exultar com a prestação das nossas equipas e com o sucesso do Projecto DCWP iniciado à 5 anos.

Mais uma vez esta época ficou marcada pelas dificuldades económicas, este ano agravadas por aumentos brutais nos custos de participação nas competições, sem que isso significasse directamente uma melhoria qualitativa visível na sua organização. Dificuldades que foram agravadas pelo, ainda, não pagamento pela FPN dos subsídios de deslocação devidos relativos a 2015. Lamentável.

Os Seniores, agora denominados Absolutos, participaram pela terceira vez na Zona Sul da II Divisão Nacional e embora a classificação tivesse sido idêntica à época anterior, 4º lugar, a subida do nível qualitativo do jogo da equipa foi visível, com jogos e resultados bem mais equilibrados. Mais uma vez a equipa apresentou uma média de idades bastante baixa, com a equipa a apresentar em muitos jogos uma base quase exclusivamente Sub-19.

Na Taça de Portugal a sorte esteve do nosso lado na 1ª eliminatória e fomos a Gondomar derrotar a equipa da casa que milita na II Divisão Norte por claroa 3-17, mas na eliminatória seguinte o adversário seria a experiente equipa do Oeiras, que não conseguimos contrariar e nos eliminaria num jogo muito equilibrado.

A nível regional foi criado o Campeonato Regional da ANL, para fazer face ao hiato existente no calendário nacional e que implicava que muitas equipas terminassem a época a 1 de Março. A experiência foi positiva para todos e o Cascais apenas perdeu o título de campeão no goal average frente ao primo-divisionário Sporting. O título de Vice-Campeão Regional Absoluto nestas condições superou as expectativas de início.

Os Juniores, ou Sub-19, iniciaram o ano com grandes expectativas, com o Sporting mais uma vez como principal adversário. A nível regional as duas equipas lutaram taco-a-taco, tendo o Sporting vencido o jogo derradeiro para definição do título e conquistando assim um título que tem dominado nos últimos 5 anos, naquele que terá sido o mais difícil de conquistar. O Cascais teve de contentar-se, mais uma vez, com o título de Vice-Campeão Regional Sub-19.

A nível nacional, depois de uma Fase Inter-Regional em que mais uma vez Sporting e Cascais lutaram lado a lado pelo 1º lugar e que terminou com as duas equipas empatadas em pontos, disputou-se a Final Four Nacional. O Naval Povoense voltou a confirmar o estatuto de favorito, muito por culpa de ter o melhor jogador nacional do escalão, conquistando o seu 3º título consecutivo, feito inédito. O Cascais contrariou o menor favoritismo que lhe era atribuído por todos e chegou à Final, que viria a perder depois de um jogo excelente, onde colocou inúmeras dificuldades ao adversário.

Neste escalão, a equipa apenas perdeu 4 jogos (2 com Sporting e 2 com Povoense) e individualmente Manuel Augusto destacou-se ao conseguir o título de Melhor Marcador Regional e um lugar no 7 Ideal Nacional.

Nos Juvenis, ou Sub-17, foi conseguido o pleno com a conquista dos títulos de Campeão Nacional Sub-17 e Bi-Campeão Regional Sub-17. Foi uma época em que os Sub-17 dominaram em absoluto, só não conseguindo o pleno de vitórias porque houve necessidade de descansar os titulares no último jogo antes da Final do Campeonato Nacional.

A nível regional vitórias relativamente fáceis, com o pleno de 18 pontos que deixou o 2º classificado a mais de uma dezena de pontos!!! No Nacional a dificuldade aumentou mas uma qualificação imaculada no Inter-Regional e vitórias na Final Four, 2 delas contra o anterior Campeão Nacional Vitória de Guimarães, uma das quais na Final, deixou para o Cascais o lugar mais saboroso do pódio.

Com apenas 1 derrota na época nada há a acrescentar sobre a justiça das conquistas da equipa. Individualmente, Manuel Augusto foi o Melhor Marcador Regional e Nacional, além de figurar no 7 Ideal Nacional e ser o MVP da competição. Também Vasco Nazaré conseguiu ser eleito o Melhor Guarda-Redes no Nacional e entrar no 7 Ideal da competição. Mais uma vez Manuel Augusto e também Tiago Gomes destacaram-se pela presença na Selecção Nacional Sub-17 que disputou o Apuramento para os Euro Games de Baku 2015.

Nos Infantis, agora Sub-15, a expectativa estava alta, depois da conquista nacional da época anterior, e essa expectativa não foi gorada, com um domínio absoluto que lhes valeu os títulos de Bi-Campeão Nacional Sub-15 e Penta-Campeão Regional Sub-15. A nível Regional e Inter-Regional os resultados foram demasiado desnivelados, o que complicou a participação na Final Four Nacional face à menor competitividade que a equipa teve até aí. Apesar disso, a equipa demonstrou possuir maiores argumentos e venceu a Final, num jogo em que esses mesmos argumentos vieram ao de cima e permitiram à equipa fazer uma partida muito bem conseguida, frente ao candidato da casa Pacense.

A nível individual, Duarte Grego, Gonçalo Lousa e Pedro Borges foram os Melhores Marcadores Regionais. Gonçalo Lousa foi o MVP Nacional e entrou no 7 Ideal, a par de Duarte Grego.

Os Sub-15 tiveram a meio da época a novidade da Equipa Feminina, fruto de um boom no aparecimento de atletas. Sem competição regional, pela inexistência de equipas, a equipa entrou directamente na Final Five Nacional, onde iria defrontar equipas com outras rotinas e com competição regular regional. Não obstante esse handicap a equipa apresentou-se motivada e com enorme garra, sendo visível a sua progressão de jogo para jogo. Apesar de não ter ambições competitivas, como o 5º Lugar conseguido indica, o prémio de MPV atribuído à capitã Beatriz Jardim teve um significado muito importante para todas as atletas. Esta atleta além de figurar igualmente no 7 Ideal Nacional destacou-se igualmente pela presença na Selecção Nacional Sub-17 que disputou o Apuramento para os Euro Games de Baku 2015.

Em final de época Beatriz Jardim, Beatriz Pereira, Carlota Pereira, Madalena Lousa, Carmo Branco e Pilar Carmo integraram a Selecção Regional Sub-15 da ANL que conseguiu um 4º lugar no Torneio Amarantus River, em Amarante.

Nos Cadetes Mistos, ou Sub-13, a novidade desta época seria a criação de um calendário competitivo à semelhança dos escalões acima e que iria substituir muitos dos torneios e actividades de formação regional. À semelhança dos "mais velhos" também os cadetes dominaram a nível Regional/Inter-Regional só com vitórias e arrebatando o título de Campeão Regional Sub-13. Também a participação nos 3 Torneios Regionais de Mini-Polo foi um sucesso com o domínio dos mesmos.

A nível nacional, numa Fase Final disputada a 8 no Porto, a equipa superou as expectativas, só perdendo a Final para o Povoense, que apresentou uma equipa exclusivamente masculina. Os jovens jogadores estiveram em excelente nível e o título de Vice-Campeão Nacional Sub-13 é um prémio mais que merecido.

Embora todos tenham estado a bom nível, André Machado destacou-se como Melhor Marcador Regional e MVP da fase Final.

A nível mais geral o Cascais destacou-se pelos números obtidos esta época:

* GM = Golos Marcados; GS = Golos Sofridos; GA = Goal Average; MP = Média de Pontos por Jogo

Além da duplicação do número de jogos disputados em relação à época passada, estes números, exclusivamente nos Escalões Masculino e Misto, a nível nacional correspondem a:
  • 8ª equipa Absoluta com melhor MP (em 20 equipas)
  • 3ª equipa Sub-19 com melhor MP, MGM e MGA (em 10 equipas)
  • Equipa Sub-17 com melhor MP, MGM e MGA (em 16 equipas)
  • Equipa Sub-15 com melhor MP, GM, MGS e MGA (em 16 equipas)
  • 2ª equipa Sub-13 com melhor MP (em 13 equipas)
  • Equipa Sub-13 com melhor MGM, MGS e MGA
  • Clube com melhor MP nos escalões de formação
  • Clube com melhor MGM e MGA nos escalões de formação
  • 2º Clube com melhor MGS nos escalões de formação
  • Clube com melhor MP geral (2,42)
  • Clube com melhor MGM geral (15,5)
  • 2º Clube com melhor MGS geral (7,5)
  • Único clube a passar dos 1000 golos marcados
* MGM = Média de Golos Marcados por Jogo; MGS = Média de Golos Sofridos por Jogo; MGA = Média de Goal Average por Jogo

A nível não oficial houve a diminuição da participação em torneios particulares, muito por "culpa" da presença das equipas em fases decisivas de competições oficiais, que tornou impossível a conciliação de datas.

Devido a essa falta de datas disponíveis apenas organizámos um torneio de Mini-Polo na Piscina da Abóboda, com a participação de 8 equipas e onde todos os lugares do pódio ficaram para equipas do Cascais.

A nível internacional iniciámos um intercâmbio com o KSI Budapest, que nos permitiu 2 semanas de estágio em Cascais e Budapeste com aquele clube, considerado a melhor escola mundial de Polo Aquático.

Além do trabalho e resultados dos atletas e equipas, de realçar nesta época:
  • Mais uma vez, o trabalho técnico e dedicação dos treinadores Lajos Lorincz e José Augusto, a que se juntou este ano Nuno Pereira no apoio ao treino de guarda-redes e da equipa feminina Sub-15;
  • O trabalho dos dirigentes/delegados que apoiaram as equipas e que fizeram com que nada lhes faltasse: Glória Falcão, Augusto Jardim, José Luz, Mário Direito, José Machado e António Catarino;
  • Todos os familiares e amigos que apoiaram incondicionalmente as equipas e são o suporte vital deste Projecto;
  • O apoio da CM Cascais na utilização da piscina da Abóboda e no intercâmbio com o KSI Budapest;
  • O apoio da JF Cascais e Estoril no intercâmbio com o KSI Budapest;
  • O apoio das empresas Labor Spirit e Multislide.
Boas férias!