quinta-feira, 9 de julho de 2015

SUB-15 BI-CAMPEÕES NACIONAIS


Foi também no passado fim de semana que o Cascais se tornou Bi-Campeão Nacional do escalão Sub-15, tornando-se o primeiro clube de Lisboa a conseguir esse feito em escalões de formação. Apresentando-se em Paços de Ferreira com o título conquistado no ano anterior, com o título de Penta-Campeão Regional e com um trajecto sem derrotas em jogos oficiais nos últimos 5 anos, o Cascais encarava este campeonato com justificadas aspirações a vencê-lo, não obstante igual pretensão dos adversários.

No primeiro jogo da fase Final o adversário foi a equipa algarvia do Portinado, já conhecida da fase intermédia e onde a equipa cascalense tinha sido superior em todos os aspectos. Desta feita a Portinado demonstrou que fez bem o seu trabalho de casa e criou dificuldades à nossa equipa, com marcações apertadas aos jogadores mais influentes e com uma enorme eficácia nos remates. Apesar de defender bem, os poucos remates do adversário iam entrando na baliza e por outro lado o Cascais tinha dificuldades em concretizar, com falhas na hora do remate e muitas bolas nos postes.

Num jogo de resultado incerto e de enorme emotividade a balança acabou por pender para o Cascais, que sempre acreditou na vitória e lutou por ela até ao último instante.

Alinharam pelo CascaisVasco Nazaré, Duarte Grego (1), André Machado (1), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Miguel Lourenço, Duarte Cruz, Gonçalo Lousa (4), Gonçalo Direito, Henrique Castro, Tiago Carrasco, Daniel Lourenço e Miguel Boto.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

No jogo da tarde de sábado o adversário seria a equipa da casa, o Pacense (CAP), que se afirmava como favorita à vitória. Apesar da boa entrada do Cascais, o adversário com uma equipa muito aguerrida e um excelente guarda-redes depressa fez a reviravolta no marcador, com a equipa cascalense a demonstrar mais uma vez dificuldades na finalização. Foi mais um jogo intenso, com as bancadas ao rubro e as equipas a lutar em cada centímetro do campo, com o Pacense na frente e o Cascais sempre em busca do prejuízo.

À entrada para o último período percebeu-se a melhor condição física dos cascalenses e a sua qualidade apareceu finalmente, com o empate e a reviravolta no resultado, matando o jogo a 10 segundos do final com o 8-6. O Pacense ainda viria a marcar em cima do apito final o sétimo golo mas o Cascais já festejava a presença na final do dia seguinte.

Alinharam pelo CascaisVasco Nazaré, Duarte Grego (4), André Machado, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (1), Miguel Lourenço, Duarte Cruz,  Gonçalo Lousa (3), Gonçalo Direito, Henrique Castro, Tiago Carrasco, Daniel Lourenço e Miguel Boto.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

O último jogo da fase de apuramento, disputado no domingo de manhã contra o Fluvial Portuense servia apenas para cumprir calendário, já que ambas as equipas já tinha o 1º e 4º lugar garantidos. Com esta condicionante o Cascais aproveitou para colocar e jogo os habituais suplentes logo após a vantagem de 2-0 com menos de 2 minutos de jogo. Aproveitando este facto da equipa ter os cadetes em campo e alguns jogadores menos rodados a turma do Fluvial passou para o comando da partida, que não mais deixou até final, apesar da réplica dos nossos jovens jogadores.

Ficou a sensação de uma poupança excessiva para o jogo da final, mas com a classificação garantida compreende-se a opção para o jogo decisivo.

Alinharam pelo CascaisVasco Nazaré, Duarte Grego (3), André Machado, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, Miguel Lourenço, Duarte Cruz, Gonçalo Lousa (2), Gonçalo Direito, Henrique Castro, Tiago Carrasco, Daniel Lourenço e Miguel Boto.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

Finalmente ao final da tarde chegou o jogo decisivo, com o Pacense como adversário, dado que havia vencido a Portinado por 9-7 e garantido o segundo lugar da fase inicial.

Dadas as dificuldades dos três jogos anteriores esta final adivinhava-se muito complicada, no entanto, a qualidade da equipa apareceu quando era mais precisa e o Cascais entrou na partida muito personalizado e com vontade de vencer. Foi com esse querer que decorreu o primeiro parcial, com a equipa cascalense a conseguir uma confortável vantagem de 3 golos e com o Pacense sem argumentos para ultrapassar a bem organizada defensiva cascalense.

Apesar de no segundo parcial o Pacente ter reduzido para 3-1, o Cascais não se desuniu e com muita tranquilidade foi controlando a partida, numa demonstração de personalidade incomum em equipas deste escalão. Após o intervalo assistiu-se à continuação do equilíbrio do período anterior, com as defesas a sobreporem-se aos ataques e nas poucas vezes que aquelas davam espaço os guarda-redes mostravam a sua qualidade.

À entrada do último período, com o resultado em 4-2, o Pacense ainda esboçou uma forte reacção mas um remate dos 7 metros (a 2:52 do fim) fez o 5-2 e acabou logo ali com a história do jogo, percebendo-se que só um milagre mudaria o rumo dos acontecimentos. Até final pouco mais haveria de história, com o Cascais a festejar o merecido Bi-Campeonato Nacional.

Alinharam pelo Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (3), André Machado, Sebastião Santos, André Luz (1), Pedro Borges (1), Miguel Lourenço, Duarte Cruz, Gonçalo Lousa (1), Gonçalo Direito, Henrique Castro, Tiago Carrasco, Daniel Lourenço e Miguel Boto.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz

Nos destaques individuais temos de realçar o prémio de Jogador Mais Valioso atribuído ao Gonçalo Lousa, que integrou o 7 ideal do Campeonato juntamente com o Duarte Grego.

De destacar igualmente a claque do Cascais eleita a Claque + Fairplay, inexcedível no apoio à equipa durante os jogos e incansável em todo o fim de semana, sempre preocupada para que nada faltasse aos nossos atletas (masculinos e femininos).