domingo, 27 de janeiro de 2013

Juvenis: 2º jogo 2ª vitória

No segundo jogo do Regional de Juvenis outra vitória do GDSC , desta vez por 11-8, um resultado que demonstra que o jogo foi bem mais difícil que o de estreia neste Campeonato, embora alguns condicionantes  artificiais introduzidos no jogo pela equipa de juízes tenha ajudado a esse equilíbrio.

Tendo como referência os jogos do ano passado perante este adversário, sabíamos de antemão que os nossos atletas teriam de se aplicar a fundo para não terem surpresas, perante uma equipa bem organizada que vinha disposta a discutir o resultado.

O mau início de jogo resultou num 0-2, com a nossa equipa desconcentrada e algo perdida no campo. Felizmente a desconcentração foi sol de pouca dura e no final do 1º período já estávamos na frente do marcador. Apesar da reacção do CNTN no início do 2º período o GDSC arrancou para uma exibição segura e paulatinamente foi ampliando a vantagem que chegou a ser de 5 golos.

A partir do final do 3º período foi altura de controlar o jogo e a vantagem, com a utilização de jogadores menos experientes mas que conseguiram manter a qualidade da equipa. No final a vantagem de 3 golos apenas peca por escassa, tal a diferença de jogo das equipas, mas premeia a equipa de Torres Novas também pelo seu empenho no jogo.

Resultado final: CNTN - GDSC, 8 - 11 (2-3, 1-2, 3-5, 2-1)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (4), Tiago Gomes (1), Diogo Catarino (2), João Graça, João Jardim (1), Manuel Augusto (2), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira (2) e Sérgio Oliveira.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Início da 2ª volta começa com derrota

No dérbi entre equipas do concelho de Cascais o GSMDT voltou a levar a melhor sobre o Dramático de Cascais, mais uma vez fruto da maior experiência dos seus jogadores. O resultado de 10-15 reflecte essencialmente a diferença de experiência dos jogadores, em que a média de 19 anos da nossa equipa não permitiu contrariar a maior "ratice" dos atletas laranja.

Fazendo um mau início de jogo o GDSC permitiu ao adversário fazer um primeiro parcial de 1-5, o que hipotecou desde logo as suas aspirações, ao colocar o GSMDT numa posição confortável para gerir o resultado. No segundo período o GDSC consegui impor o seu jogo mas continuou a falhar muito no ataque, com muito tempo de ataque a corresponder a muita indecisão na hora no remate. Apesar disso, o resultado de 3-6 permitia à nossa equipa manter-se no jogo.

No terceiro período a indecisão deu lugar à impaciência e uma série de remates disparatados ainda com muito tempo para atacar deu possibilidade ao adversário de contra-atacar e ganhar vantagem no jogo, vantagem essa que foi impossível de recuperar apesar de termos vencido um último período já com a equipa mais "no jogo" mas sem 3 elementos importantes da equipa excluídos com a 3ª falta pessoal.

Apesar da derrota notou-se alguma melhoria em relação ao jogo da 1ª volta, embora continue a observar-se alguma imaturidade dos nossos jogadores quando enfrentam equipas com excesso de agressividade aliada a alguma complacência da equipa de arbitragem.

Resultado final: GSMDT - GDSC,  15 - 10  (5-1, 1-2, 5-2 e 4-5)

Alinharam pelo GDSC: Ricardo Costa, André Jardim (3), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (2), Nuno Branco (2), João Gouveia, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (2), Tiago Barbosa e Miguel Falcão.

O próximo jogo será no dia 9 de Fevereiro em Paços de Ferreira contra o Gespaços, em jogo antecipado da 3ª jornada do Campeonato.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Juvenis conhecem adversários no Nacional

No sorteio realizado esta segunda-feira o GDSC ficou a conhecer os seus adversários na Fase Zonal do Campeonato Nacional de Juvenis. Ao GDSC calhou o grupo onde teoricamente estão as 4 equipas mais fortes da zona sul.

Os grupos ficaram assim distribuídos:

Zona Norte A - Vitória, FOCA e Lousada XXI

Zona Norte B - Fluvial, Salgueiros, Paredes e Povoense

Zona Sul A - GSMDT, CNA e Lagoa

Zona Sul B - GDSC, Aminata, Sporting e Portinado

Os 4 torneios irão realizar-se nos dias 16 e 17 de Fevereiro, em piscinas ainda por definir. Cada torneio será disputado no sistema de poule a 1 volta, havendo depois jogos cruzados entre as equipas de cada grupo/zona para se apurarem os 4 finalistas, 2 de cada zona.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Final da 1ª volta na 2ª Divisão

Na deslocação a Rio Tinto o GDSC não conseguiu superar o Gondomar, no fecho da 1ª volta do Nacional da 2ª Divisão. Apesar do bom começo de jogo, as falhas ofensivas da nossa equipa impediram um resultado positivo, tendo a vitória sorrido ao adversário por 10-8.

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (1), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (5), Nuno Branco, Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.

Nos outros jogos da jornada os dois primeiros da classificação, GSMDT e Lousada XXI, defrontaram-se e empataram a 16 golos, num jogo em que os líderes não conseguiram demonstrar no campo o porquê de seguirem em primeiro. Nos outros dois jogos venceram as equipas mais fortes, Gespaços e CNAc. A Académica folgou esta semana.

Ricardo Teixeira (Lousada XXI) é o melhor marcador, com 49 golos, surgindo na segunda posição Pedro Fonseca, do GSMDT, com 37, no 3.º posto André Martins (Gespaços), com 36. Seguem-se Filipe Oliveira (CNAc) com 33 e David Alves (GDSC) com 32.

Resultados:
Gondomar - GDSC, 10 - 8
GSMDT - Lousada XXI, 16 - 16
Técnico - CNAc, 18 - 6
Gespaços - Col. Lamas, 13 - 8

Classificação:
1º Lousada XXI, 22 pts (+61)
2º GSMDT, 20 pts (+34)
3º CNAc, 17 pts (+41)
4º Gespaços, 13 pts (+32)
5º Gondomar, 11 pts (+7)
GDSC, 10 pts (-12)
7º Col.Lamas, 4 pt (-40)
8º Técnico, 4 pts (-69)
9º Académica, 1 pt (-54)

sábado, 19 de janeiro de 2013

Juvenis iniciam a golear

Esta sexta-feira, em jogo antecipado da 1ª jornada do Campeonato Regional de Juvenis, o GDSC deslocou-se a Algés para defrontar a equipa local e conseguiu uma vitória folgada por 27-3.

Estando neste campeonato extra-competição, a equipa do SAD nunca foi capaz de parar a mais experiente equipa de Cascais. Esta, apresentando de inicio a sua titular rapidamente foi somando golos atrás de golos, chegando ao final do 1º período a vencer por 11 golos de vantagem.

Com a vantagem confortável no marcador foi tempo de colocar em campo os jogadores mais jovens, tendo o GDSC actuado nos dois períodos seguintes com a base da equipa infantil. Apesar do maior equilíbrio os nossos jovens conseguiram ter vantagem nesses períodos e aumentar o resultado para 18-2. No último período, com o regresso dos jogadores juvenis ao jogo voltou a acentuar-se o fosso entre as equipas.

Resultado final: GDSC - SAD, 27-3  (11-0, 3-0, 4-2, 9-1)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes (1), Diogo Catarino (3), João Graça, João Jardim (11), Morgan Fondse, Manuel Augusto (4), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira (3), Clement Steffen, Sérgio Oliveira (3) e Diogo Marques

Na próxima jornada, dia 27 de Janeiro, o GDSC defronta o CNTN novamente em Algés. Um jogo que se afigura mais competitivo, tendo em conta os jogos disputados entre as equipas na época passada.

domingo, 13 de janeiro de 2013

2ª Divisão Nacional - 8ª Jornada

Não jogando nesta jornada o Dramático de Cascais foi apanhado na classificação pelo Gespaços, que venceu a Académica por 17-5 em Coimbra, estando agora as equipas de Cascais e Paços de Ferreira com os mesmos pontos.

O Lousada Séc. XXI venceu o Gondomar por 15-11 e continua a liderar só com vitórias, demonstrando que é a mais séria candidata à subida de divisão. Noutro jogo, que opunha equipas a lutar pelos lugares cimeiros, CNAc e GSMDT, registou-se um empate a 9 bolas.

No jogo entre equipas do fundo da tabela o Colégio de Lamas venceu o Técnico por 14-7 .

Classificação:
1º  Lousada XXI,  21 pts  (+61)
2º  GSMDT,  19 pts  (+34)
3º  CNAc,  14 pts  (+29)
4º  Gespaços,  10 pts  (+27)
5º  GDSC,  10 pts  (-10)
6º  Gondomar,  8 pts  (+5)
7º  Col.Lamas,  4 pt  (-35)
8º  Técnico,  4 pts  (-57)
9º  Académica,  1 pt  (-54)  +1 jogo

António José Silva eleito presidente da FPN


António José Silva foi hoje eleito presidente da Federação Portuguesa de Natação para o quadriénio 2012-2016, na repetição das eleições realizadas no Complexo de Piscinas do Jamor.

O candidato da Lista C foi eleito com 20 votos a favor, 17 contra e um voto em branco, no universo composto por 38 delegados. Paulo Frischknecht, que está no cargo desde 2004, perdeu a reeleição para o terceiro mandato consecutivo.

Nas primeiras eleições, realizadas no dia 21 de dezembro nas piscinas municipais de Santo António dos Cavaleiros, verificou-se um empate a 19 votos.

A tomada de posse do novo presidente e demais órgãos sociais realiza-se no dia 1 de fevereiro às 18h00 na sede do Comité Olímpico de Portugal.

(Fonte: www.fpnatacao.pt em 12/01/2013)

sábado, 12 de janeiro de 2013

Entender o Jogo de Pólo Aquático

Decorreu este sábado nas instalações do GDSC, em Cascais, uma acção de esclarecimento sobre Regras de Pólo Aquático e o Jogo em si, especialmente direccionada a pais e adeptos.

Com a participação de dois elementos do quadro de formadores da FPN, José Manuel Barradas e Paula Cruz, a quem agradecemos a sua disponibilidade, foi possível esclarecer muitas dúvidas sobre a especificidade das Regras de PA e entender um pouco melhor toda a envolvência deste desporto, tendo a acção sido sobremaneira valorizada pela grande experiência no terreno destes dois árbitros internacionais.

Embora sem tantos participantes quanto gostaríamos mesmo assim acorreram vários pais para aprender um pouco mais sobre a modalidade, que de outra forma é difícil conseguir  dada a quase nula visibilidade e divulgação que o Pólo Aquático tem no nosso país.

Cadetes dominam Festival de Abertura


No passado domingo os Cadetes A e Cadetes B (nascidos em 2000 e mais novos) deslocaram-se ao Complexo de Desportos de Almada para o Festival de Abertura da época 2012/2013 da ANL e não podiam começar da melhor forma.

Com menos equipas em relação à época transacta (quatro), o Dramático e o GSMDT apresentaram equipas em ambos os escalões e o Algés e Sporting só apresentaram equipa de Cadetes A. Uma diminuição do número de atletas que foi notória em relação a edições anteriores.

Este festival insere-se no programa anual da ANL para estes escalões mais jovens e que prevê a realização de mais 5 festivais, sempre com uma componente evolutiva que culminará no último festival onde as equipas já disputarão jogos de 7x7 em piscina sem pé.

Quanto aos jogos disputados, que além do mini-pólo incluíam provas de estafetas, perícia, basket-pólo e vólei-polo, o GDSC foi o clube que apresentou o maior número de atletas e dominou em absoluto todos os jogos, em especial no mini-pólo. Comprova-se assim que o trabalho sério e dedicado que tem sido levado a cabo ao longo destas 3 épocas está a dar resultados e assegura um futuro risonho para modalidade no Dramático de Cascais.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Início auspicioso dos Infantis


Tiveram hoje início as competições regionais da A.N.Lisboa, sendo o escalão de Infantis o primeiro a entrar em acção. Com organização do GDSC a 1ª jornada concentrada de Infantis teve lugar na Abóboda e foi possível ver em campo 6 das 7 equipas inscritas, em 3 jogos bem disputados não obstante as diferenças registadas no marcador.

Ao Dramático, que inicia a época com o objectivo de conquistar o tri-campeonato, coube-lhe defrontar a equipa do Coral de Reguengos de Monsaraz, que participa este ano no campeonato, embora extra-competição.

Estando a equipa do Coral limitada por não apresentar suplentes foi também a superior qualidade individual e de jogo colectivo do Dramático que cedo definiu o rumo do jogo, inteiramente disputado em sentido único. De facto, apesar da boa réplica dos atletas alentejanos o jogo teve pouca história e a única incógnita foi quantos golos os nossos jovens jogadores conseguiriam marcar.

Resultado final: GDSC - Coral, 26-0  (9-0, 6-0, 6-0 e 5-0)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Ribeiro, Duarte Grego (7), Tiago Gomes, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Manuel Augusto (11), Morgan Fondse, Afonso Roque, Sérgio Oliveira (4) e Diogo Marques (2).

Nos outros 2 jogos da jornada o Algés foi derrotado pelo Aminata por 3-13 e o Sporting venceu os Búzios de Coruche por 24-2. De lamentar que, com excepção do GDSC, todas as outras equipas não tenham apresentado os seus jogadores devidamente filiados, o que inviabiliza a homologação das vitórias do Algés e Sporting.

Na próxima jornada o GDSC irá folgar só voltando a jogar para o Regional na 3ª jornada, no início de Março, contra o Sporting. No entanto antes, em Fevereiro, irá disputar a Fase de Grupos do Campeonato Nacional.