Esta terça-feira a equipa Sub-19 do Cascais tornou-se o terceiro escalão do clube a garantir uma presença na Fase Final Nacional, para a qual já se encontra igualmente apurada a equipa do Sporting. Neste primeiro jogo da segunda volta bastava à equipa cascalense o empate frente ao Oeiras para garantir o apuramento, no entanto, dada a diferença que se regista esta época entre os dois clubes o único resultado que interessava era a vitória.
Com uma boa entrada no jogo rapidamente o Cascais chegou ao 2-0 com menos de um minuto de jogo, mas alguma desconcentração permitiu ao adversário o empate. A equipa reagiu da melhor maneira e de novo se colocou no comando do resultado, para nunca mais o perder até final. O bom jogo da equipa da casa permitiu-lhe distanciar-se no jogo e fechar a primeira metade da partida com 8 golos de vantagem.
Com uma defesa cascalense praticamente intransponível só através de inferioridades numéricas (por 4 vezes), de penalti (1 vez) ou lances fortuitos esta viu a sua baliza ser alvejada. No ataque a equipa perdeu alguma ocasiões flagrantes que impossibilitaram um resultado mais volumoso, que se justificava face ao volume atacante com situações flagrantes de finalização. Apesar da rotação de jogadores a equipa manteve sempre o domínio da partida, não permitindo qualquer reacção do adversário.
No final a equipa confirmou de forma categórica a qualificação para a Fase Final Nacional, juntamente com Sporting e o quase certo Povoense (atual campeão nacional). A quarta equipa sairá do trio Foca, Fluvial ou Vitória.
Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Rafael Luz (1), Tiago Gomes (3), Diogo Catarino (3), João Graça, João Jardim (7), Diogo Marques, Manuel Augusto (4), Gonçalo Lousa (1), João Prudêncio e Sérgio Oliveira.
No próximo dia 8 de Maio o Cascais recebe o Coral de Reguengos de Monsaraz, actual lanterna vermelha, no penúltimo jogo da fase de apuramento. Uma vitória nesse jogo permitirá discutir a liderança no jogo seguinte frente ao Sporting.