Realizaram-se este fim de semana em Portimão as 3 primeiras jornadas do Campeonato Inter-Regional Sul, com a participação das equipas apuradas no grupo de Lisboa - Cascais e Sporting - e apuradas no grupo do Alentejo/Algarve - Aminata e Portinado. O Cascais, campeão em título, confirmou o enorme campeonato realizado em Lisboa e dominou por completo esta primeira metade da Fase Intermédia, com resultados que não deixam margem para dúvidas.
No primeiro jogo do fim de semana o adversário foi o Aminata de Évora, que se havia classificado em segundo lugar no grupo do Alentejo/Algarve. Como habitual nestas ocasiões, o valor do adversário é sempre praticamente desconhecido, devido à inexistência de contactos com equipas de fora de Lisboa até estas fases das competições. No caso do Aminata, embora tivessem sido presença habitual nas duas últimas fases finais devido à sangria de jogadores que saíram para o Coral era expectável que a equipa estivesse menos forte, o que se veio a verificar.
Também como habitual nestas situações, o primeiro jogo não corre tão bem devido à ansiedade normal nestes jovens jogadores, ainda para mais jogando numa piscina demasiado estreita para esta fase da competição, beneficiando claramente quem habitualmente actua nela. Apesar disso, a equipa cascalense rapidamente se encontrou e partiu para uma exibição sólida e dominante, mesmo quando colocava em campo os jogadores menos rodados. Este resultado, tal como os dois seguintes pouca margem deixam para dúvidas.
Alinharam pelo Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (10), André Machado, Sebastião Santos (1), André Luz (1), Pedro Borges, Miguel Lourenço (1), Duarte Cruz, Gonçalo Lousa (7), Gonçalo Direito, Henrique Castro, Tiago Carrasco e Pedro Ribeiro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
No segundo jogo de sábado o adversário foi o já conhecido Sporting, que a equipa cascalense já tinha vencido por duas vezes esta época por resultados muito desnivelados. Mais uma vez confirmou-se a diferença entre as equipas, com o Cascais a entrar fortíssimo na partida e a chegar a um resultado de 10-1 no primeiro parcial, o que é bastante revelador, para mais em jogos Sub-15 onde cada período tem apenas 6 minutos.
Mesmo quando o Cascais colocava em campo uma equipa menos rodada, com alguns cadetes, a vantagem dos nossos jogadores era notória e o Sporting raramente conseguia contrariar o desequilíbrio na partida. Apesar da diferença que se avolumava no marcador os jogadores cascalenses nunca deixaram de encarar a partida com seriedade e respeito pelo adversário, construindo o resultado mais desnivelado do fim de semana.
Alinharam pelo Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (12), André Machado, Sebastião Santos, André Luz (2), Pedro Borges (4), Miguel Lourenço (1), Duarte Cruz, Gonçalo Lousa (7), Gonçalo Direito, Henrique Castro (1), Tiago Carrasco e Pedro Ribeiro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
Para domingo estava reservado o jogo teoricamente mais difícil, frente ao vencedor da primeira fase Inter-Regional do Alentejo/Algarve, a Portinado. E de facto confirmou-se que o Cascais estava frente ao adversário mais complicado que defrontou esta época, muito duro a jogar e que tentou sempre contrariar o melhor jogo da nossa equipa.
Com alguma benevolência para com os jogadores da Portinado foi necessário o Cascais puxar dos galões e demonstrar porque está a defender o título de campeão. A vantagem de 8 golos a meio da partida demonstrava a incapacidade da equipa da casa em parar o jogo mais elaborado, tecnicamente e tacticamente superior do Cascais, que paulatinamente ia cavando um fosso enorme no marcador.
Na segunda metade da partida, com a intensificação do jogo mais faltoso, quase nunca sancionado, o Cascais teve mais dificuldade em manter a superioridade demonstrada até aí, nunca sem que tenha sido colocado em causa o domínio na partida. E apesar da diferença é de realçar a atitude da equipa de Portimão, que nunca desistiu e obrigou o Cascais a jogar sempre no máximo da concentração e da entrega competitiva.
Alinharam pelo Cascais: Vasco Nazaré, Duarte Grego (9), André Machado, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Miguel Lourenço, Duarte Cruz (1), Gonçalo Lousa (9), Gonçalo Direito, Henrique Castro, Tiago Carrasco e Pedro Ribeiro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
No final destas três primeiras jornadas de realçar que o Cascais venceu todos os parciais e chegou às 2 dezenas de golos em todos os jogos. Também o facto de ter marcado 1 golo praticamente de minuto a minuto é demonstrativo do enorme poder ofensivo da equipa. Também a presença de quase 3 dezenas de apoiantes foi importante, no incansável apoio aos nossos jovens. De negativo, duas situações habituais, as dimensões da piscina para esta fase do campeonato e as balizas metalizadas anti-regulamentares, assim com a presença de um único árbitro na jornada de domingo, inadmissível nesta fase da competição.
Os últimas 3 jornadas da Fase Intermédia Sub-15 disputam-se em Vila Franca de Xira nos dias 23 e 24 de Maio, no final das quais serão apuradas as 2 equipas do Sul que disputam a Fase Final Nacional juntamente com outras 2 equipas do Norte.