Disputou-se no passado fim de semana na Piscina Municipal de Vila Franca de Xira a primeira volta da Fase Intermédia Cruzada Sub-17, que opôs os 2 primeiros classificados da Fase Zonal de Lisboa e da Fase Zonal do Algarve/Alentejo. Cascais, Sporting, Portinado (Portimão) e Coral (Reguengos de Monsaraz) jogaram entre si a primeira metade desta fase, que vai apurar as duas equipas do Sul que disputarão em Julho o título nacional, juntamente com duas equipas do Norte.
Esta primeira volta correu da melhor forma com 3 vitórias em outros tantos jogos, colocando a equipa cascalense com uma vantagem importante para a desejada qualificação.
No primeiro jogo do fim de semana o Cascais defrontou a equipa do Sporting, já sua conhecida da primeira fase e onde sempre se consegui superiorizar ao adversário, com resultados claros (15-6 e 15-8).
* Lamentavelmente, devido a um erro na ata de jogo, da responsabilidade da mesa, o resultado homologado foi de 7-22
* Lamentavelmente, devido a um erro na ata de jogo, da responsabilidade da mesa, o resultado homologado foi de 7-22
Fosse pelo horário madrugador e pouco habitual da partida ou pela ansiedade normal do primeiro jogo, o Cascais não entrou bem na partida, com a equipa demasiado estática, falhando demasiado na finalização e no passe, o que permitiu ao Sporting equilibrar o jogo e terminar o primeiro parcial com um empate a 3 golos. Após o intervalo, e depois de um puxão de orelhas e rectificação da movimentação da equipa, finalmente o Cascais partiu para uma exibição convincente, imprimindo uma rapidez de execução dos lances que o adversário não consegui contrariar. Os parciais demonstram bem o sentido do jogo, apesar da boa réplica leonina.
Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (3), Tiago Gomes (2), Sebastião Santos, André Luz (1), Pedro Borges (2), Diogo Marques, Manuel Augusto (9), Gonçalo Lousa (3), Duarte Cruz, Henrique Castro (2), Sérgio Oliveira e Vasco Nazaré.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
No segundo jogo do dia o adversário era o Coral, com muitos dos jogadores que haviam sido campeões nacionais Sub-15 à dois anos pelo Aminata de Évora e na época transacta disputaram a final do mesmo escalão contra a nossa equipa. Previa-se por isso um jogo difícil, em que só o melhor Cascais poderia ter aspirações a um resultado positivo.
Com o início o jogo confirmou-se que o mesmo seria disputado taco-a-taco, mantendo-se a incerteza no marcador na primeira metade da partida, com o Cascais em vantagem mas com o Coral a conseguir sempre anular essa vantagem. No início do terceiro período, um parcial de 3-0 e a melhor condição física da equipa cascalense finalmente colocaram uma diferença no marcador importante, que o adversário foi incapaz de anular.
Até final, o Cascais foi dilatando a vantagem, apesar da intensa luta a que o adversário obrigou ao nunca desistir de procurar o melhor resultado. Nos últimos quatro minutos, com uma vantagem de 7 golos foi possível dar minutos aos jogadores menos utilizados, que no entanto deram excelente conta de si, mantendo a superioridade no jogo.
Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (2), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (1), Diogo Marques, Manuel Augusto (7), Gonçalo Lousa (3), Duarte Cruz, Henrique Castro, Sérgio Oliveira, Vasco Nazaré e Gonçalo Correia.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
Para domingo estava reservado o último jogo, frente à Portinado, equipa que havia ficado em 1º na Fase Zonal do Algarve/Alentejo e que quereria por certo vingar a derrota inesperada do dia anterior frente ao Sporting.
Mais uma vez o início de jogo deixou muito a desejar, tendo em conta a qualidade da equipa, chegando inclusive ao ponto de perder o primeiro parcial, o único que perdeu no fim de semana. Apesar do início desastrado a equipa recompôs-se, corrigiu marcações e aumentou o ritmo de jogo, vencendo o segundo parcial de forma inequívoca.
A segunda metade da partida foi a confirmação da maior capacidade técnica, táctica e física do Cascais, com a equipa portimonense a não conseguir ultrapassar de forma eficaz o bloco defensivo cascalense que se mostrou muito concentrado, permitindo à equipa lançar contra-ataques mortíferos.
Alinharam pelo Cascais: Clément Steffen, Duarte Grego (2), Tiago Gomes (4), Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges (2), Diogo Marques, Manuel Augusto (4), Gonçalo Lousa (4), Duarte Cruz, Henrique Castro, Sérgio Oliveira, Vasco Nazaré e Pedro Ribeiro.
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz
Com estes resultados o Cascais lidera com 9 pontos, seguido de Sporting com 6, Portinado com 3 e Coral ainda sem qualquer ponto.
De destacar a numerosa claque do Cascais, incansável no apoio à equipa. A segunda volta da Fase Intermédia Cruzada disputa-se em Coruche nos dias 16 e 17 de Maio e bastará uma vitória para garantir a qualificação para a Fase Final Nacional.