quinta-feira, 3 de abril de 2014

Campeonatos Inter-Regionais 2013/2014

A cerca de dois meses da realização da primeira Fase Final os Campeonatos Inter-Regionais de apuramento nacional dos escalões infantil, juvenil e júnior estão a entrar numa fase de definição, com as primeiras equipas a ter garantido já o seu apuramento. 


Com a alteração introduzida esta época no Regulamento de Competições, os Campeonatos Inter-Regionais definem quem disputará as Fases Finais que apuram o campeão. Além disso, o número de equipas apuradas para essa fase diminuiu esta época para quatro e serão apuradas em função do número total de equipas em cada campeonato zonal. 

Em infantis apuram-se quatro equipas, sendo duas da Associação do Norte, uma de Lisboa e outra das Associações do Alentejo e Algarve. A Fase Final decorrerá nos dias 7 e 8 de Junho no Porto (Fluvial) ou em Reguengos de Monsaraz. 

Em Lisboa o GDS Cascais já garantiu o apuramento a uma jornada do fim, fruto de vitórias folgadas em todos os jogos disputados. No Alentejo/Algarve, a meio do campeonato o Aminata e Portinado dominam, mas o primeiro está em vantagem e a continuar este domínio a Portinado vai necessitar de vencer o Aminata na segunda volta por uma diferença superior a 9 golos, para se conseguir apurar. Até ao momento o Aminata (campeão em título) tem o melhor ataque e a melhor defesa nacionais. A Norte o campeonato está equilibrado, com Fluvial, Gespaços e Vitória, classificados por esta ordem a cinco jornadas do fim, em vantagem sobre as demais equipas. 

Nos juvenis apuram-se as quatro equipas, com a mesma distribuição dos infantis, sendo a Fase Final disputada no Porto (Fluvial) nos dias 28 e 29 de Junho. 

Em Lisboa, com o Inter-Regional terminado, o apuramento está dependente da posição das entidades organizadoras sobre as irregulares na participação de uma das equipas, estando o GDS Cascais e o Oeiras a aguardar essa posição para saber quem segue em frente. No Alentejo/Algarve, a meio do campeonato, o panorama é igual ao escalão infantil, também com Aminata (campeão em título) em vantagem sobre a Portinado, mas com esta última a precisar de vencer o Aminata na segunda volta somente por 4 golos de diferença. A norte o Campeonato mais uma vez equilibrado, com Vitória, Povoense, Fluvial e FOCA, classificados por esta ordem a cinco jornadas do fim, a disputar o apuramento. A nível nacional, o Povoense apresenta o melhor ataque e o Vitória a melhor defesa. 

Em juniores, o número escasso de equipas a sul implica que apenas uma equipa desta zona seja apurada, contra três da zona norte. A Fase Final disputa-se em 5 e 6 de Julho também no Porto (Fluvial). 

A sul, a uma jornada do fim do Inter-Regional, o Sporting está apurado fruto dos actuais 6 pontos de vantagem sobre o GDS Cascais. A norte, com oito jornadas disputadas, o Povoense (campeão em título) lidera invicto e domina com o melhor ataque nacional. O Fluvial segue em segundo apenas com uma derrota e para o outro lugar em aberto estão na luta as equipas do FOCA, Gondomar e Trofa. 

A nível dos campeonatos regionais apenas a equipa do GDS Cascais (infantis) em Lisboa garantiu já o respectivo título de campeão regional, todos os outros estão ainda matematicamente em aberto.


Até ao momento o GDS Cascais apresenta um bom desempenho, com resultados globais muito positivos e assumindo-se indiscutivelmente como uma equipa de referência nacional a nível da formação. Esperamos até final da época confirmar todos estes sinais positivos, fruto da união, trabalho e dedicação de todos ao longo destas 4 épocas do projecto.