quarta-feira, 31 de julho de 2013

Época 2012/2013

Chegados ao final da época 2012/2013 é novamente momento de balanço e de perspectivar o futuro. Neste terceiro ano do projecto de Pólo Aquático do GDS Cascais podemos afirmar sem qualquer dúvida que Cascais está de pedra e cal na modalidade e pronto para mais altos voos a nível nacional.

No final desta época, onde mais uma vez a crise se fez sentir a nível geral, com alguns clubes a sentir muitas dificuldades, apraz-nos registar que a autonomização da Secção aliada a uma gestão rigorosa e consciente nos permitiu terminar a época sem sobressaltos de maior. Para isso também em muito contribuiram o Município de Cascais, que felizmente continua a apoiar o desporto jovem no concelho, assim como também os pais dos atletas, sempre presentes e disponíveis.

A nível de resultados desportivos foi mais uma vez um ano bastante positivo. Os mais novos, os Cadetes, tiveram um ano absolutamente brilhante com praticamente 100% de vitórias nos seus jogos. Os Cadetes B (nascidos antes de 2002) ganharam a maioria dos jogos e provas dos Festivais da ANL, demonstrando que o futuro está assegurado.

Para os Cadetes A a época foi perfeita, sem qualquer derrota na época, dominando por completo os Festivais da ANL e vencendo diversos torneios: o Torneio de Natal da PMC (Abóboda), o II Torneio do CNAC (Coimbra), o I Torneio Hernano Patrone (Algés) e o XXIX Torneio Internacional de Évora. De referir a participação extremamente positiva destes pequenos atletas no escalão imediatamente superior de Infantis. Referência especial para o Pedro Ribeiro, melhor guarda-redes do Torneio do CNAC e do Campeonato Regional de Infantis.

Os Infantis, equipa onde recaíam as maiores esperanças a nível de resultados, também obtiveram boas prestações, no entanto a presença do Aminata de Évora que esta época apresentou uma equipa fortíssima impediu um maior destaque da nossa equipa. Não obstante isso, o GDS Cascais conquistou pela 3.ª vez consecutiva o Campeonato Regional Infantil. 

Nos torneios particulares a vitória no II Torneio do CNAC, as 7 vitórias em 7 jogos no IV Torneo Internacional Chiqui Sans (Espanha), ou os segundos lugares no I Torneio Hermano Patrone e no IV Torneio Victor Martelo (Reguengos de Monsaraz) também merecem grande destaque pela positiva.

Individualmente Tiago Gomes, melhor jogador do Torneio do CNAC, e Manuel Augusto, melhor marcador do Regional Infantil e do II Torneio do CNAC, além de nomeado para melhor jogador do IV Torneio Chiqui Sans em Juvenis com os mesmos pontos do vencedor, foram dos jogadores infantis mais em foco. 

A nível nacional os Infantis do GDS Cascais perderam o acesso à Fase Final, após derrotas com o Aminata, que se viria a sagrar Campeão Nacional, e com o Sporting, num jogo decidido nos penaltis e após uma vitória retumbante no Regional. Algum excesso de confiança e uma equipa desfalcada impediram-nos de disputar o título até final.

Para os Juvenis a tarefa era complicada, mais uma vez em virtude da presença daquele que se viria a tornar campeão nacional, o Aminata, equipa que nos afastou da Fase Final também nesta categoria, não obstante antes do jogo decisivo termos vencido aquela equipa em duas ocasiões, no Regional e na fase Zonal do Nacional. Fomos aliás a única equipa que conseguiu bater os juvenis do Aminata esta época.

No Regional, um jogo infeliz com uma derrota frente ao Sporting atirou a nossa equipa mais uma vez para o 2.º lugar. Individualmente João Jardim foi novamente o melhor marcador do Campeonato Regional.

O melhor momento desta equipa fica marcado pela participação no IV Torneo Internacional Chiqui Sans (Espanha), onde perante equipas de outro "universo do pólo aquático" disputou a vitória no torneio, jogando de igual para igual com todas as equipas presentes (espanholas, italianas e portuguesas) e arrancando um 3.º lugar final que soube a pouco.

Os Juniores conseguiram a única presença na Fase Final Nacional, no entanto o nível das equipas foi muito alto e impediu o GDS Cascais de conseguir um lugar no pódio. No torneio final, organizado pelo GDS Cascais e disputado na Abóboda, o 4.º lugar final, além de meritório, acaba também por ser um bom prenúncio para a próxima época, tendo em conta os resultados, a derrota por 2 contra o campeão Naval Povoense e porque apenas um atleta subirá de escalão na próxima época. 

A nível regional, a fortíssima equipa do Sporting não deu mais uma vez hipóteses à concorrência e a nossa equipa teve de contentar-se com o lugar de vice-campeões, consolidando o seu lugar de 2.ª equipa mais forte da região sul.

No inicio de época uma inesperada alteração federativa aos escalões etários "forçou-nos" a avançar para a constituição de uma equipa Sénior, devido à passagem de inúmeros jovens para aquele escalão. Obviamente não ficaríamos confortáveis em perder os atletas e todo o investimento na sua formação pelo que avançámos sem receios para a participação no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Contando quase em exclusivo com jogadores no 1.º ano de sénior e juniores a nossa equipa ressentiu-se da falta de experiência, perdendo alguns pontos relativamente fáceis. Na disputa pelo 4.º lugar do Campeonato quase até final não foi possível ao GDS Cascais segurar esse posto, também fruto de ter perdido peças importantes da equipa na fase final da época. No final, o 6.º lugar conseguido acaba por ser um bom resultado na estreia desta jovem equipa. Para a Taça de Portugal o sorteio dos 1/8 de final foi adverso e coube-nos defrontar uma das mais fortes equipas nacionais, o Paredes/Rota dos Móveis, que naquela fase da época seguia no 2.º lugar da 1.ª Divisão. Apesar disso, a nossa equipa fez um jogo brilhante, vendendo cara uma derrota que apenas ficou confirmada na fase final do jogo.

Já durante este mês de Julho, o GDS Cascais organizou o seu I Torneio de Verão para seniores, com presença das equipas do Sporting, CNAC e Algés-Masters. Um torneio que se saldou num sucesso e que a equipa leonina dominou, fazendo jus ao facto de disputar a 1.ª Divisão nacional, um campeonato com um nível competitivo bastante acima do das restantes equipas.

De referir igualmente a presença de jogadores cascaenses em estágios da Selecção Nacional Sub-19: Miguel Falcão, Rafael Luz, Bruno Cancelinha, João Jardim e Tiago Barbosa.

Na próxima época, nos escalões de formação, as expectativas mantém-se igualmente elevadas e, consolidada a posição do GDS Cascais no panorama do Pólo Aquático nacional, os objectivos são obviamente ambiciosos. Isto mesmo tendo em conta a proposta existente de alteração ao modelo competitivo anunciada pela FPN, que denota um certo elitismo e coloca em causa a justiça e equidade em relação à qualidade competitiva dos clubes do norte e sul.

Panorama mais negro é aquele que foi proposto para os Campeonatos Nacionais Seniores 2013/2014, com a separação da 2.ª Divisão em 2 zonas regionais, tornando este campeonato absolutamente desinteressante a nível competitivo para os clubes envolvidos e não resolvendo a questão de fundo da modalidade, isto é, a falta de condições financeiras de algumas das equipas para a participação. Lamenta-se que a nossa proposta, muito mais abrangente e com maior foco nas duas vertentes - competitiva e financeira -  não tenha sido até ao momento levada em conta. Resta-nos a esperança que o bom senso impere e que não se mexa nas competições se a opção não for claramente melhorar.

Resta-nos desejar umas boas férias a todos. Até Setembro.