Portugal alcançou hoje um empate a dez golos com a Eslovénia, no primeiro jogo do Grupo C da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub19 de polo aquático que está a decorrer até domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense, no Porto.
O resultado é extremamente moralizador para a equipa nacional, que nunca antes tinha conseguido conquistar pontos contra equipas da ex-Jugoslávia, uma das maiores potências mundiais da modalidade.
Portugal esteve sempre a perder, mas os jogadores portugueses, muito apoiados pelo público presente, souberam acreditar até ao fim, recuperando a desvantagem no marcador. O empate surgiu numa grande penalidade conquistada por uma jogada estudada, a 30 segundos do final.
O vice-presidente da Federação, Nuno Lobo, deu os “parabéns à equipa técnica e aos jogadores por este brilhante resultado. Vamos acreditar até ao fim, tudo é possível.”
O Selecionador Nacional, Lajos Lorincz, lembrou que “há dois anos perdemos por cinco golos contra esta equipa. A Eslovénia é fisicamente muito forte, da escola jugoslava. A nossa Seleção conseguiu contrariar as dificuldades, indo sempre atrás do resultado.”
O técnico acrescentou que “queríamos a vitória, mas o empate foi um prémio pelo trabalho defensivo da equipa, guarda-redes e todos os jogadores. O contra-ataque funcionou, em relação às superioridades numéricas ainda podemos melhorar nos próximos jogos. É o primeiro resultado positivo contra estas equipas. Estou emocionado. Hoje foi o início do torneio, mantemos o sonho vivo, com muita fome de vencer.”
Portugal, 10 – Eslovénia, 10 (3-4, 3-4, 2-1, 2-1)
Marcadores: Rui Ramos (1), Tiago Paraty (1), Cristiano Joaquim (3), Maxim Sevrieru (3) e Diogo Sousa (2)
Roménia, 5 – Eslováquia, 7 (0-1, 4-2, 1-2, 0-2)
(Fonte: site FPN)