Este sábado a equipa juvenil deslocou-se a Portimão para disputar o acesso à Fase Final com a equipa local da Portinado e o CNA. A equipa do Coral que também estava incluída neste grupo de apuramento desistiu, por não conseguir apresentar atletas juvenis em número suficiente, e cessou a sua actividade, uma situação que infelizmente é cada vez mais comum.
No primeiro jogo do torneio o GDSC defrontou o CNA numa reedição dos dois anteriores confrontos do Regional deste ano e mais uma vez a vitória pertenceu aos nossos atletas, desta vez com um resultado mais dilatado, a demonstrar a boa preparação efectuada com a natural subida exibicional prevista para esta altura da época.
Mais uma vez o resultado cedo se começou a desenhar devido ao bom pressing sobre aos adversários e eficácia no ataque, que permitui ir construindo um resultado confortável. Do lado do CNA apenas algumas acções individuais iam surtindo efeito mas nunca colocaram qualquer dúvida sobre a superioridade do Dramático.
Resultado final: GDSC x CNA, 22-8 (4-1, 5-2, 4-1, 9-4)
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (3), Alexandre Campos (2), Bruno Cancelinha (4), David Alves (7), João Jardim (2), João Gouveia, Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Miguel Soares (1), Tiago Barbosa (3) e Pedro Lera
No segundo jogo perante os actuais campeões nacionais, a Portinado, a tarefa afigurava-se dificílima não só pela qualidade da equipa adversária mas pelo historial muito negativo para os nossos jogadores dos jogos entre as duas equipas. No entanto os nossos jovens entraram muito personalizados e com uma excelente atitude que obrigou a equipa da Portinado a correr atrás do prejuízo em parte do encontro.
De facto o jogo foi muito intenso e houve sempre incerteza no resultado, com grande animação nas bancadas com as respectivas claques a puxar pelas suas equipas. O 3º período poderia ter acabado com o jogo perante a falta de eficácia do GDSC, em muito devido ao cansaço de estar a jogar com cerca de 2 horas de intervalo do jogo anterior, com os adversários a chegarem à maior diferença do jogo, com 3 golos de vantagem. À entrada para o último período o GDSC voltou a entrar forte e conseguiu reduzir a diferença para 1 golo. Infelizmente a 1"20 do final o GDSC falha o ataque e o 15-15 e o adversário no contra-ataque mata definitivamente o jogo e com a nossa equipa já completamente esgotada ainda consegue mais 2 golos no último minuto.
Apesar da satisfação pela exibição fica a convicção que em igualdade de condições de descanso o resultado podia ter sido diferente. Também a utilização de Mário Bergano pela Portinado levantou dúvidas, dado o castigo de 1 jogo que deveria cumprir segundo a circular federativa de dia 18/5, um caso para a FPN apreciar.
Resultado final: GDSC x Portinado, 14-18 (6-5, 4-6, 0-2, 4-5)
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (5), David Alves (6), João Jardim, João Gouveia (2), Diogo Catarino, Bernardo Moreira, André Mensurado, Miguel Soares, Tiago Barbosa e Pedro Lera
Outro resultado do torneio: CNA x Portinado, 4-16 (0-8, 3-4, 0-4, 1-0)
Classificação: 1º Portinado 9 pontos, 2º GDSC 3 pontos e 3º CNA 0 pontos
Qualificaram-se para a fase final a Portinado e o GDSC