segunda-feira, 28 de maio de 2012

Infantis invictos garantem Bi-Campeonato

Neste domingo, ao vencerem o Aminata de Évora por 11-9 num jogo muito disputado, a equipa de infantis do GDSC garantiu desde já a vitória no Campeonato Regional pelo segundo ano consecutivo, quando ainda falta uma jornada por disputar.


Para o início do jogo ambas as equipas se apresentavam contando por vitórias todos os jogos realizados, o que tornava o jogo decisivo para a atribuição do título de campeão regional desta época.



Após a derrota com esta mesma formação na fase intermédia do Campeonato Nacional esta deslocação à Reboleira afigurava-se muito difícil, dado o historial de equilíbrio nos jogos entre as duas equipas e porque, em teoria, a equipa alentejana apresentava maiores argumentos, dado o seu plantel mais equilibrado e com mais jogadores em último ano de infantil. No entanto, a ausência no jogo de 2 elementos influentes na equipa eborense, Olekjandr Korol e Gonçalo Barreto, também permitiram contrabalançar a ausência de alguns elementos no banco do Dramático, que reduziram substancialmente as opções disponíveis.


O Aminata cedo se adiantou no marcador e a nossa equipa teve de correr atrás do resultado praticamente todo o jogo. O resultado no final dos 3 primeiros períodos evidenciava claramente um equilíbrio, muito embora em jogo jogado o Dramático, com uma forte pressão defensiva, dominasse o adversário e partisse para o ataque em jogadas muito perigosas mas que poucos resultados davam, dada a oposição demasiado física que os nossos jogadores encontravam.

Quando a 3:56 do final o Aminata faz o 7-9 tudo apontava para a derrota, no entanto a enorme atitude e querer da nossa equipa permitiram que em 2 minutos e meio dessem a volta ao jogo e passassem a liderar o marcador, liderança que foi ampliada e calmamente mantida até final.

Resultado final: GDSC x Aminata, 11-9 (2-2, 2-3, 3-2, 4-2)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera. Rafael Luz (4), Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (7), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho e Bernardo Moreira.

Com este resultado a classificação segue assim:
1º GDSC, 6j 18p
2º Aminata, 6j 15p
3º Sporting, 5j 12p
4º CNTN, 6j 6p
-   Talaíde*, 6j 12p
-   Sporting B*, 5j 6p
-   Sel.S16 Fem.*, 4j 0p
-   CNA*, 5j 0p
*) extra-competição


sábado, 26 de maio de 2012

Filme GDSC x Portinado

Roménia muito forte para Portugal

Portugal perdeu por 8-19 frente à Roménia na 2.ª jornada do Grupo C da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub19, que decorre até domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense, no Porto.

Com um nível técnico muito vistoso, aliado a uma grande compleição física, os romenos não deram qualquer hipótese à Seleção Nacional. Apesar da diferença no marcador, a equipa portuguesa registou bons apontamentos, com o guarda-redes Rodrigo Marcelino a defender uma grande penalidade e mais uma excelente exibição de Maxim Secrieru.

O vice-presidente da FPN, Nuno Lobo, referiu que “a derrota é excessiva, mas serve de aprendizagem, perante um país que vai estar presente nos Jogos Olímpicos.”

Para João Leite, “entrámos mal no jogo e fomos ineficazes. Acreditamos nas nossas capacidades e queremos atingir os nossos objetivos no confronto com a Eslováquia.”


Portugal, 8 – Roménia, 19 (2-5, 2-7, 0-4, 4-3)
Marcadores: Dumitru Sobetchi (1), Maxim Secrieru (4), Diogo Sousa (2) e Ruben Figueiredo (1)

Eslováquia, 10 – Eslovénia, 5 (3-3, 2-2, 3-0, 2-0)

(Fonte: site FPN)

Resultado histórico para Portugal

Portugal alcançou hoje um empate a dez golos com a Eslovénia, no primeiro jogo do Grupo C da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub19 de polo aquático que está a decorrer até domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense, no Porto.

O resultado é extremamente moralizador para a equipa nacional, que nunca antes tinha conseguido conquistar pontos contra equipas da ex-Jugoslávia, uma das maiores potências mundiais da modalidade.

Portugal esteve sempre a perder, mas os jogadores portugueses, muito apoiados pelo público presente, souberam acreditar até ao fim, recuperando a desvantagem no marcador. O empate surgiu numa grande penalidade conquistada por uma jogada estudada, a 30 segundos do final.

O vice-presidente da Federação, Nuno Lobo, deu os “parabéns à equipa técnica e aos jogadores por este brilhante resultado. Vamos acreditar até ao fim, tudo é possível.”

O Selecionador Nacional, Lajos Lorincz, lembrou que “há dois anos perdemos por cinco golos contra esta equipa. A Eslovénia é fisicamente muito forte, da escola jugoslava. A nossa Seleção conseguiu contrariar as dificuldades, indo sempre atrás do resultado.”
O técnico acrescentou que “queríamos a vitória, mas o empate foi um prémio pelo trabalho defensivo da equipa, guarda-redes e todos os jogadores. O contra-ataque funcionou, em relação às superioridades numéricas ainda podemos melhorar nos próximos jogos. É o primeiro resultado positivo contra estas equipas. Estou emocionado. Hoje foi o início do torneio, mantemos o sonho vivo, com muita fome de vencer.”

Portugal, 10 – Eslovénia, 10 (3-4, 3-4, 2-1, 2-1)

Marcadores: Rui Ramos (1), Tiago Paraty (1), Cristiano Joaquim (3), Maxim Sevrieru (3) e Diogo Sousa (2)

Roménia, 5 – Eslováquia, 7 (0-1, 4-2, 1-2, 0-2)

(Fonte: site FPN)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apuramento para Europeu Sub-19 começa hoje


O Grupo C da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa de sub-19 masculino vai decorrer entre sexta-feira e domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense (Porto), com a participação das Seleções de Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Roménia.

A Seleção Nacional é composta por 13 jogadores: Cristiano Joaquim, Maxim Secrieru e Rúben Figueiredo (Portinado), David Alves (Dramático de Cascais), Diogo Sousa (Salgueiros), Dumitru Sobetchi (CNAC), Gil Alhinho (CDUP/Liberty), João Leite e Tiago Paraty (Fluvial), José Belo e Rodrigo Marcelino (Sporting CP), Rui Ramos (Povoense) e Vítor Cruz (Gespaços).

No evento, organizado pela Liga Europeia de Natação (LEN) e pela Federação Portuguesa Natação (FPN), os dois primeiros classificados no Grupo vão disputar o Europeu de sub-19.

A delegação é chefiada pelo vice-presidente Nuno Lobo e inclui o Selecionador Nacional, Lajos Lorincz e o treinador nacional, Fernando Leite.

O Selecionador Nacional, Lajos Lorincz, afirmou que “é um grupo muito forte mas acreditamos na nossa tarefa de vencer o primeiro jogo, frente à Eslovénia. Preparamo-nos jogo a jogo com muita motivação e espírito de superação”. 

Nuno Lobo, vice-presidente para o polo aquático, referiu que “nunca ganhámos a nenhum dos nossos adversários, mas acredito que vamos dignificar o polo aquático nacional. Há que encurtar distâncias e lutar pela vitória com a Eslovénia. Apoiamos com força a nossa Seleção. Todos ao Fluvial!”

Calendário de jogos:

25 de maio
16h30: Roménia – Eslováquia 
18h00: Portugal – Eslovénia

26 de maio
16h30: Eslováquia – Eslovénia 
18h00: Portugal – Roménia

27 de maio
10h00: Eslovénia – Roménia 
11h30: Eslováquia – Portugal

(Fonte: FPN)

terça-feira, 22 de maio de 2012

Formação é em Cascais

Com a qualificação dos Juvenis para a Fase Final no Porto, a que se juntam os Infantis (Porto) e os Juniores (Lisboa), esta época o GDSC é o único clube nacional representado em todas as Fases Finais dos escalões de formação.

GDSC, Sporting e Fluvial eram as únicas equipas que poderiam aspirar a ter esta representação mas a eliminação do Sporting em Infantis e do Fluvial em Juvenis permitiu ao GDSC ser o único clube nestas condições.

Parabéns à Formação do GDSC, na pessoa dos seus técnicos e atletas e o agradecimento aos pais por todo o apoio que tem sido concedido.

Juvenis de raça em Portimão


Este sábado a equipa juvenil deslocou-se a Portimão para disputar o acesso à Fase Final com a equipa local da Portinado e o CNA. A equipa do Coral que também estava incluída neste grupo de apuramento desistiu, por não conseguir apresentar atletas juvenis em número suficiente, e cessou a sua actividade, uma situação que infelizmente é cada vez mais comum.


No primeiro jogo do torneio o GDSC defrontou o CNA numa reedição dos dois anteriores confrontos do Regional deste ano e mais uma vez a vitória pertenceu aos nossos atletas, desta vez com um resultado mais dilatado, a demonstrar a boa preparação efectuada com a natural subida exibicional prevista para esta altura da época.

Mais uma vez o resultado cedo se começou a desenhar devido ao bom pressing sobre aos adversários e eficácia no ataque, que permitui ir construindo um resultado confortável. Do lado do CNA apenas algumas acções individuais iam surtindo efeito mas nunca colocaram qualquer dúvida sobre a superioridade do Dramático.

Resultado final: GDSC x CNA, 22-8 (4-1, 5-2, 4-1, 9-4)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (3), Alexandre Campos (2), Bruno Cancelinha (4), David Alves (7), João Jardim (2), João Gouveia, Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Miguel Soares (1), Tiago Barbosa (3) e Pedro Lera

No segundo jogo perante os actuais campeões nacionais, a Portinado, a tarefa afigurava-se dificílima não só pela qualidade da equipa adversária mas pelo historial muito negativo para os nossos jogadores dos jogos entre as duas equipas. No entanto os nossos jovens entraram muito personalizados e com uma excelente atitude que obrigou a equipa da Portinado a correr atrás do prejuízo em parte do encontro.

De facto o jogo foi muito intenso e houve sempre incerteza no resultado, com grande animação nas bancadas com as respectivas claques a puxar pelas suas equipas. O 3º período poderia ter acabado com o jogo perante a falta de eficácia do GDSC, em muito devido ao cansaço de estar a jogar com cerca de 2 horas de intervalo do jogo anterior, com os adversários a chegarem à maior diferença do jogo, com 3 golos de vantagem. À entrada para o último período o GDSC voltou a entrar forte e conseguiu reduzir a diferença para 1 golo. Infelizmente a 1"20 do final o GDSC falha o ataque e o 15-15 e o adversário no contra-ataque mata definitivamente o jogo e com a nossa equipa já completamente esgotada ainda consegue mais 2 golos no último minuto.

Apesar da satisfação pela exibição fica a convicção que em igualdade de condições de descanso o resultado podia ter sido diferente. Também a utilização de Mário Bergano pela Portinado levantou dúvidas, dado o castigo de 1 jogo que deveria cumprir segundo a circular federativa de dia 18/5, um caso para a FPN apreciar.

Resultado final: GDSC x Portinado, 14-18 (6-5, 4-6, 0-2, 4-5)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (5), David Alves (6), João Jardim, João Gouveia (2), Diogo Catarino, Bernardo Moreira, André Mensurado, Miguel Soares, Tiago Barbosa e Pedro Lera

Outro resultado do torneio: CNA x Portinado, 4-16 (0-8, 3-4, 0-4, 1-0)

Classificação: 1º Portinado 9 pontos, 2º GDSC 3 pontos e 3º CNA 0 pontos

Qualificaram-se para a fase final a Portinado e o GDSC


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Campeonato Nacional de Juvenis



No próximo sábado, dia 19, a nossa equipa de juvenis desloca-se a Portimão para disputar um dos Torneios da Fase Intermédia, que irá apurar 2 dos clubes da Fase Final a disputar no Porto, na piscina do Fluvial.

Com a desistência do Coral de Reguengos de Monsaraz, por não conseguir apresentar uma equipa com o número mínimo de atletas do escalão, o Torneio irá disputar-se entre a equipa local do Portinado e actual campeã nacional juvenil, o Dramático de Cascais e o C.N.Amadora.

O GDSC desloca-se ao sul do pais com justas ambições de conseguir o apuramento e os seus atletas estarão certamente com uma atitude positiva de conquista para demonstrar todo o seu valor.

Os jogos agendados são:

13h30 - GDSC x CNA
17h30 - Portinado x GDSC
21h30 - CNA x Portinado


segunda-feira, 14 de maio de 2012

David Alves na Selecção Nacional Sub-19


O nosso atleta David Alves foi hoje convocado para o torneio de apuramento do Europeu de Sub-19 que se realiza no Porto de 25 a 27 de Maio. Outro nosso atleta, André Jardim, figura na lista de suplentes desta convocatória.


Os convocados por Lajos Lorincz são:
Gil Alhinho (CDUP), João Leite e Tiago Paraty (Fluvial), Dumitru Sobetchi (CNAc), Rui Ramos (Povoense), David Alves (GDSC), Vitor Cruz (Gespaços), Cristiano Joaquim, Maxim Secrieru e Rúben Figueiredo (Portinado), José Belo e Rodrigo Marcelino (Sporting) e Diogo Sousa (Salgueiros)

Como suplentes estão seleccionados: André Jardim (GDSC), André Lavrador (Portinado), Afonso Silveira (Fluvial), Francisco Belo (Sporting), João Ramos (CNA), Nelson Magalhães (Vitória) e Eduardo Rocha (Paredes).

O treinador é Fernando Leite e o chefe de delegação será Nuno Lobo.

O calendário de jogos é o seguinte:
25/Mai - 16h30 - Roménia x Eslováquia
25/Mai - 18h00 - Portugal x Eslovénia
26/Mai - 16h30 - Eslováquia x Eslovénia
26/Mai - 18h00 - Portugal x Roménia
27/Mai - 10h00 - Eslovénia x Roménia
27/Mai - 11h30 - Eslováquia x Portugal


domingo, 13 de maio de 2012

Derrota afasta-nos do título


Este sábado a equipa juvenil deslocou-se à piscina da Reboleira para defrontar o Sporting para o Regional de Lisboa. A nossa equipa aspirava a uma vitória que invertesse as posições do campeonato mas infelizmente assistiu-se a uma exibição pouco conseguida dos nossos jovens, que a equipa leonina mais experiente aproveitou.

Este jogo foi praticamente uma repetição do resultado da primeira volta embora desta a vez a atitude tenha sido bem melhor. De facto, em ambos os jogos a diferença no marcador não espelha a real diferença entre as equipas, o qual tem números desajustados reflexo essencialmente do aproveitamento das falhas técnicas do nosso ataque.

Apesar do melhor início de jogo do GDSC os dois primeiros períodos são paradigmáticos dessa situação, com o não aproveitamento de situações de +1 e falhas no ataque que resultaram invariavelmente em golos do adversário, muito mais rápido nas transições defesa-ataque. No 3º período ainda conseguimos equilibrar o jogo mas no 4º voltámos a ter bastantes falhas técnicas e a revelar uma baixa eficácia defensiva, fruto da pouca pressão e agressividade defensiva, além da pouca velocidade no acompanhamento dos adversários.

Condicionante importante foi a terceira exclusão do nosso jogador mais influente, no início do 2º período, com reflexos na capacidade atacante da equipa. Aliás, a presença de um único árbitro no jogo prejudicou sobremaneira o jogo do GDSC pois a maior "ratice" dos jogadores do Sporting permitiu que estes tirassem óbvios dividendos nas faltas assinaladas e noutras situações de jogo que o árbitro não conseguiu identificar correctamente. Inclusive a validação de um golo em que a bola não entrou e o árbitro estava posicionado na linha de meio campo é exemplo disso. 

Resultado final: 5-19 (1-4, 0-4, 3-4, 1-7)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz, Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha (1), David Alves, João Jardim (1), João Gouveia (1), Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Luis Andrade, Tiago Barbosa (1) e Pedro Lera.

Com este resultado resta-nos manter o 2º lugar até final no campeonato dado que nos 2 jogos que falta ao Sporting não se prevê que o CNA faça duas surpresas e vença os 2 jogos.

Goleada no Regional Júnior


Na passada quinta-feira dia 10 disputou-se mais um jogo do Regional de Juniores, tendo GDSC defrontado o CDCCM e vencido por 24-6. A formação de Casal do Marco que dá esta época os primeiros passos na modalidade, no caso do Regional extra-competição por ter atletas seniores na equipa, demonstrou em campo a sua inexperiência e apesar da vontade posta em campo nunca conseguiu incomodar a nossa equipa.

O primeiro período demonstrou desde logo a diferença entra as equipas e o resultado de 11-1 nesse período permitiu criar uma margem de conforto que se traduziu no abrandamento do ritmo nos períodos seguintes e na entrada de jogadores com menos ritmo e experiência.

Resultado final: 24-6 (11-1, 5-0, 3-3, 5-2)

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (3), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (14), Luis Andrade, João Gouveia (1), João Campos (1), Miguel Borges (2), Bernardo Barbosa, Tiago Barbosa (2) e Ricardo Costa.

Após este desafio o GDSC mantém a segunda posição do campeonato que é comandado pelo Sporting. Na próxima jornada, a 21 de Junho, defrontamos a equipa do CNA.

sábado, 12 de maio de 2012

Torneio de Mini-Pólo do Dramático


Disputou-se no passado dia 6, Dia da Mãe, o Torneio de Mini-Pólo do Dramático na nossa piscina de Cascais. Com ausências de última hora do Arsenal 72 e CNA por não terem conseguido reunir atletas suficientes o Torneio foi mesmo assim uma festa para a pequenada, com participação de equipas do Sport Algés e Dafundo e do Externato Europa, além de 4 equipas do DCWP, uma das quais feminina.

Jogando no sistema de todos contra todos os jogos ocuparam a manhã toda e no final o empate entre as equipas do DCWP 'A' e do SAD, ambas com 4 vitórias e 1 empate, foi decidido por diferença de golos a favor da equipa da casa.

No final houve a distribuição de troféus de participação para felicidade dos pequenos jogadores. Foi sem dúvida uma manhã bem passada e divertida e uma demonstração que o DCWP, com este lote de atletas entre os 8 e os 12 anos, tem matéria prima em quantidade e qualidade para continuar o seu projecto por muitos anos.

domingo, 6 de maio de 2012

Vitória no Regional de Juvenis


Este sábado a equipa de juvenis cumpriu a 4ª jornada do Campeonato Regional na piscina de Alvalade, tendo defrontado o CNA e vencido por 16-8. Foi a segunda vitória neste campeonato sobre a equipa amadorense e pela mesma diferença de 8 golos, após a vitória por 21-13 da primeira volta, e um bom prenúncio para o próximo confronto a contar para o Campeonato Nacional em Portimão.

A nossa equipa entrou muito bem no jogo, com grande pressão defensiva sobre os adversários sem que o CNA encontrasse antídoto para o nosso jogo. Com 3 minutos de jogo já vencíamos por 3-0 e o adversário praticamente não tinha chegado perto dos nossos 5 metros. Entretanto, golos atípicos e contra a corrente do jogo permitiram o empate a 3 golos, tudo fruto de um golo feliz e duas falhas de arbitragem (um golo de livre dentro dos 5 metros e um penalti demasiado forçado). Estas situações causaram alguma desorientação na equipa e permitiu ao CNA equilibrar.

Após o 2º período o GDSC voltou a impor o seu jogo e apesar de alguma desconcentração na finalização foi materializando a sua superioridade e permitiu rodar a equipa, importante para dar ritmo de jogo a jogadores menos utilizados.

De realçar mais uma vez a fraca prestação da arbitragem, demasiado nervosa e inventiva, assim como da mesa, com falta de atenção à sinalética dos árbitros que originou a marcação de exclusões aos jogadores errados.

Resultado final: 16-8 (4-4, 4-2, 4-0 e 4-2)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos (2), Bruno Cancelinha (5), David Alves (7), João Jardim, João Gouveia, Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Tiago Barbosa (1) e Pedro Lera.


Na próxima semana defrontam-se os 2 primeiros, Sporting e GDSC, numa partida que definirá certamente o campeão regional deste ano.