domingo, 29 de abril de 2012

GDSC apura-se para a Fase Final


Este domingo o Dramático de Cascais apurou-se para a Fase Final do Campeonato Nacional de Infantis ao derrotar o Guimarães por 8-3.

Controlando o jogo desde o seu início, com uma defesa muito sólida e boas transições atacantes o GDSC consegui com segurança ir fazendo a diferença no marcador, apesar de, mais uma vez, a percentagem de passes errados dar muitas posses de bola ao adversário. No último período, com os jogadores já algo cansados ainda houve oportunidade de dar minutos de jogo a jogadores menos rodados sem nunca se perder o controlo do jogo.

Resultado final: GDSC, 8 x V.Guimarães, 3  (3-1, 2-0, 3-1, 0-1)



Alinharam e marcaram pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (3), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Clement Steffen e Diogo Marques.

No outro jogo da 3ª jornada o Aminata derrotou o CNTN por 8-1.

Classificação final do Torneio B:
1º - Aminata - 9 pts
2º - GDSC - 6 pts
3º - V.Guimarães - 3 pts
4º - CNTN - 0 pts

Qualificaram-se para a fase Final, a disputar no Porto (Fluvial) de 22 a 24 de Junho, o Aminata e o GDSC. Dos outros 2 torneios apuraram-se o Portinado, Lagoa, Fluvial e Foca.


sábado, 28 de abril de 2012

Fase Intermédia de Infantis - Jornada 1 e 2


Decorre este fim de semana na piscina da Abóboda o Torneio B da Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Infantis. Este sábado realizaram-se os jogos correspondentes às 1ª e 2ª jornadas, em que sobressaiu uma ligeira vantagem do Aminata.

O Dramático de Cascais apresentando uma equipa relativamente jovem, com vários atletas cadetes de 1999, conseguiu, principalmente frente ao Aminata, bons e emocionantes jogos que por pouco não resultava num percurso 100% vitorioso.

CNTN, 4 x GDSC, 8 (2-2, 1-2, 1-2, 0-2)
Jogo equilibrado no marcador até ao intervalo e após este a melhor condição técnica e física a fazer a diferença. Apesar da diferença de 4 golos o jogo foi equilibrado essencialmente por culpa própria, dado os inúmeros passes errados e falhas de finalização durante todo o desafio.
Não podendo alinhar com um dos titulares, por castigo, a equipa tudo fez para suprir a falta embora nem tudo lhe tenha saído bem.
Alinharam e marcaram pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes, Diogo Catarino (1), João Graça, João Jardim (1), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (2), Bernardo Moreira (1), Ricardo Ribeiro, Diogo Marques e Clement Steffen.

GDSC, 4 x Aminata, 7 (0-0, 2-2, 2-3, 0-2)
Mais um jogo bastante equilibrado, desta vez com o equilíbrio no campo a reflectir-se no marcador. O GDSC corrigiu os aspectos menos positivos do jogo anterior e só esse facto permitiu estar por cima do jogo quase até ao intervalo, altura em que a componente física da nossa equipa, sem as soluções de banco do adversário, deu de si e permitiu a reviravolta no marcador e a confirmação da vitória do Aminata.
Este jogo fica também marcado por um erro técnico da equipa de arbitragem que motivou um protesto do GDSC, pois num timeout pedido num canto repôs a bola a meio campo, quando o devia ter feito na linha dos 2 metros. Estando 3 árbitros a comandar o jogo não se justifica o desconhecimento das leis.
Alinharam e marcaram pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (3), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Clement Steffen e Diogo Marques.

Nos outros jogos:
Aminata, 9 x V.Guimarães, 1
CNTN, 6 x V.Guimarães, 7



Classificação após 2 jornadas:
1º - Aminata - 6 pts
2º - GDSC - 3 pts
3º - V.Guimarães - 3 pts
4º - CNTN - 0 pts

Neste domingo, com o Aminata apurado para a Fase Final, GDSC e V.Guimarães disputam a vaga em falta a partir das 13h00.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fase Intermédia Infantis - Abóboda


Em véspera dos jogos a FPN atrasou as horas dos jogos da noite de sábado em meia-hora, ou seja, para as 19h45 e 21h00

Infantis seguem invictos


A equipa de infantis continua a somar por vitórias os jogos disputados após a vitória por 11-3 sobre o CNTN (Torres Novas), em jogo a contar para a 5ª jornada do Regional disputado na piscina da Reboleira.


Com uma equipa inicial onde se incluíam 2 atletas cadetes e apenas 3 infantis de 2º ano a superioridade de jogo no GDSC nunca ofereceu contestação, apesar de muitos passes errados e do jogo confuso praticado. O Dramático nunca conseguiu ter uma equipa realmente equilibrada em ambos os flancos nem conseguiu criar uma diferença substancial no marcador, fruto de alguns erros próprios.

Na segunda metade do jogo, quando a condição física poderia fazer maior diferença para o nosso lado, veio ao de cima o lado perdulário do nosso ataque com muita precipitação e erros de finalização que se sucederam uns após os outros.

Resultado final: 11-3 (4-2, 3-1, 2-0 e 2-0)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (4), Tiago Gomes, Diogo Catarino (1), João Graça, João Jardim (6), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro e Diogo Marques.



Na próxima jornada, dia 27 de Maio, defrontaremos o Aminata no jogo que em princípio definirá o topo da tabela classificativa. Antes e já no próximo fim de semana teremos a Fase Intermédia do Campeonato Nacional, na Abóboda.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Campeonato Nacional Júnior - 1º Torneio



A nossa equipa de juniores participou este fim de semana no 1º Torneio do Campeonato Nacional daquela categoria. Embora os resultados na generalidade não tenham sido os esperados foi possível ver a evolução dos nossos atletas ao longo do Torneio, perante equipas e jogadores habituados a outros andamentos.



1º Jogo - GDSC x Sporting, 4 - 16 (0-5, 1-6, 2-2, 1-3)

A pesar definitivamente a estreia no Torneio o GDSC teve um mau início de jogo em que o Sporting aproveitou a nossa apatia defensiva e pouco esclarecimento táctico para chegar ao intervalo a vencer por 1-11. No 3º e 4º períodos, já com as alterações introduzidas pelo treinador conseguimos equilibrar o jogo mas a diferença já estava feita.
Marcaram pelo GDSC: David Alves, João Gouveia e Tiago Barbosa (2)

2º Jogo - GDSC x Fluvial, 4 - 21 (2-8, 0-7, 0-2, 2-4)
Teoricamente o desafio mais difícil do Torneio porque o Fluvial se tem revelado esta época a equipa mais forte, rapidamente se revelou uma repetição do 1º jogo ao cometermos erros similares e chegando ao intervalo em desvantagem por 2-15. De novo após o intervalo o conseguimos repor algum do equilíbrio possível. No final acabou por se verificar que a maior experiência do Fluvial com jogadores internacionais e habituados à 1ª Divisão pesaram menos no resultado que o nosso nervosismo e alguma falta de garra demonstrada, talvez provocada pela falta de hábito em fazer 2 jogos num tão curto espaço de tempo. 
Marcaram pelo GDSC: André Jardim (2), David Alves e Miguel Borges 

3º Jogo - GDSC x CNA, 14 - 19 (1-5, 4-5, 4-4, 5-5)
Num jogo equilibrado os pormenores decidiram o desfecho final, nomeadamente e antes de tudo o mais o mau início de jogo, novamente. Com uma reacção mais "rápida" que nos jogos anteriores todas as tentativas de recuperação esbarraram na falta de calma na hora da finalização e na dualidade de critérios, com inúmeras faltas atacantes assinaladas e exclusões sem qualquer justificação. Num torneio em que a arbitragem se exibiu em grande nível queremos acreditar que este foi apenas um mau dia de um árbitro. 
Marcaram pelo GDSC: André Jardim, Alexandre Campos (3), Bruno Cancelinha (2), David Alves (2), João Gouveia, Bernardo Barbosa (2) e Tiago Barbosa (3) 

4º Jogo - GDSC x Salgueiros, 11 - 17 (2-2, 5-2, 1-6, 3-7) 
Um jogo que se perspectivava difícil perante o Campeão Nacional em título foi na verdade o melhor jogo do GDSC. Finalmente os nossos atletas conseguiram uma entrada no jogo com atitude e querer, afastando o nervosismo que se manifestara nos jogos anteriores e arrancando uma excelente exibição. Controlando o jogo e a marcha do marcador até 2"55 do 3º período o GDSC foi sempre jogando de igual para igual, até com alguma superioridade na quase totalidade dos aspectos de jogo. A partir daí foi altura do Salgueiros repor algum equilíbrio no jogo, com mais soluções no banco e aproveitando o desgaste dos atletas do Cascais. No entanto só a 2"10 do final do jogo conseguiram finalmente disparar no marcador aproveitando a entrada dos nossos jogadores menos rodados. 
Marcaram pelo GDSC: Bruno Cancelinha, David Alves (6), João Campos e Bernardo Barbosa (3) 

Jogaram pelo GDSC ao longo do Torneio: Tiago Dias, André Jardim, Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves, Luis Andrade, João Gouveia, João Campos, Miguel Borges, Bernardo Barbosa, Miguel Soares, João Amaral, Tiago Barbosa e Ricardo Costa. 

No final do Torneio o GDSC quedou-se pela 5ª posição mas a deixar no ar a promessa de um melhor desempenho no 2º Torneio, correspondente à 2ª volta do Campeonato, de 29 de Junho a 1 de Julho.

1º - Fluvial - 9 pontos
2º - Salgueiros - 9 pontos
3º - Sporting - 9 pontos
4º - CNA - 3 pontos
5º - GDSC - 0 pontos

terça-feira, 17 de abril de 2012

CDUP desiste do Campeonato Nacional Júnior


Devido à transferência de última hora do local de realização do 1º Torneio Júnior o CDUP cancelou a sua participação no Campeonato Nacional da categoria.

Recorde-se que desde a reunião de conferência de calendário, no início da época, o 1º Torneio tinha como local de realização a piscina do Fluvial, na área geográfica da ANNP. Devido a ter sido marcado para aquela piscina outro evento na mesma data a FPN, no passado dia 12, transferiu o referido torneio para Vila Franca de Xira.

Dado ao aumento de custos incomportável para a nossa tesouraria e constrangimentos logísticos não nos foi possível aceitar a sugestão do CDUP e Fluvial de jogar o 2º Torneio no norte do país pelo que, conforme previsto no calendário, esse torneio realizar-se-á na área da ANL nos dias 29 de Junho a 1 de Julho.

A crise atinge todos os clubes e cada um tem o direito inalienável de tomar as decisões que entende serem as correctas e mais ajustadas à sua realidade. Lamenta-se pois toda esta situação à qual o GDSC é alheio.

Haverá portanto o cancelamento de 5 dos jogos previstos para este fim de semana:


Juniores regressam às vitórias


Esta segunda feira o GDSC recebeu o Técnico em jogo a contar para o Regional de juniores e conseguiu uma boa vitória por 15-11. Apesar de defrontarem jogadores mais velhos e experientes (o Técnico participa extra-campetição com jogadores seniores) os nossos jovens fizeram um dos seus melhores jogos a nível técnico e táctico, principalmente nos 2 primeiros períodos.

De facto os 2 primeiros períodos foram excelentes e alguma falta de calma impossibilitaram aproveitar algumas situações de +1 e alguns contra-ataques que poderiam levar o marcador para números ainda mais dilatados. 

Após o intervalo, com a correcção táctica por parte do Técnico aliada ao abaixamento da intensidade de jogo do Dramático permitiu que o resultado do jogo se fosse aproximando, sem nunca no entanto colocar em risco a vitória que se desenhava. O último período serviu ainda para dar minutos de jogo a atletas que têm menos ritmo de jogo, alguns dos quais estão a dar os primeiros passos em competição. 



Resultado final: 15-11 (2-1, 7-0, 4-5 e 2-5)

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (2), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha (3), David Alves (6), João Gouveia (2), Miguel Borges, Bernardo Barbosa, Miguel Soares, Luis Andrade, Tiago Barbosa (1) e Ricardo Costa.

Foi sem dúvida um bom prenúncio para o 1º Torneio Nacional que se realiza no próximo fim-de-semana.

domingo, 15 de abril de 2012

Infantis vencem contra tudo e contra todos


Este domingo a equipa de infantis deslocou-se a Alvalade para defrontar o GSMDT em jogo a contar para a 4ª jornada do Regional de Lisboa, com o objectivo de segurar o lugar de líder da classificação.


Num jogo bastante disputado a nível físico, a única variável onde os atletas do GSMDT levam alguma vantagem apesar da sua média etária mais baixa, foi perfeitamente inquestionável a maior qualidade técnica do GDSC, sempre na frente do marcador e com o jogo perfeitamente controlado. Como nota negativa, a qualidade bastante fraca da dupla de árbitros Ricardo Dinis/Pedro Vitorino e a sua falta de isenção que inviabilizou um resultado muito mais dilatado. Com inúmeras exclusões injustificadas e faltas marcadas ao contrário foram mantendo o adversário na esperança da recuperação.

Apesar destas situações o GDSC soube contrariar da melhor forma a pressão contrária onde, como habitual, agarrar/puxar/segurar/empurrar era prioritário e a bola ficava como objectivo secundário. Com uma defesa muito sólida e concentrada o GDSC foi parando todos os ataques do adversário e soube responder bem, fugindo às marcações e conseguindo vários golos de belo efeito.

Com esta vitória o GDSC manteve o 1º lugar da classificação e volta a jogar dia 25 para esta competição, defrontando o CNTN na piscina da Reboleira.

Resultado final: 10-4 (2-0, 3-1, 3-3 e 2-0)

Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (3), Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça, João Jardim (2), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (2), Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira (2), Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Clement Steffen.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Campeonato Nacional Júnior - 1º Torneio


Finalmente surgiu fumo branco da FPN sobre o 1º Torneio Nacional de Juniores. A apenas uma semana do torneio foram finalmente conhecidos os horários dos jogos e, para surpresa de muitos, alterado o local do Porto para... Vila Franca de Xira. Ou seja, os clubes que querem trabalhar e programar bem a época continuam a ter de o fazer em cima do joelho, graças ao "contributo" das instituições que regem o pólo aquático nacional.

Portanto, teremos o seguinte calendário de jogos:

Sexta, 20/Abril
          21h30 - GDSC x Sporting (na piscina da Abóboda)
           20h30 - CNA x Salgueiros
           22h00 - CDUP x Fluvial

Sábado, 21/Abril
           09h00 - Sporting x CNA
           10h30 - Fluvial x GDSC
           12h00 - Salgueiros x CDUP
           16h30 - CNA x GDSC
           18h00 - CDUP x Sporting
           19h30 - Fluvial x Salgueiros

Domingo, 22/Abril
           08h30 - GDSC x CDUP
           10h00 - Sporting x Salgueiros
           11h30 - CNA x Fluvial
           15h00 - Salgueiros x GDSC
           16h15 - Fluvial x Sporting
           17h30 - CDUP x CNA

Vamos esperar que a nossa equipa consiga uma óptima prestação, com bastante atitude e ambição. FORÇA DRAMÁTICO!!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Campeonato Nacional de Infantis

A FPN divulgou hoje o calendário dos 3 torneios da Fase Intermédia do campeonato Nacional de Infantis, a decorrer dias 28 e 29 de Abril próximos. O torneio B desta fase decorrerá na Piscina Municipal de Cascais na Abóboda, casa habitual do Dramático de Cascais.

O calendário dos jogos é o seguinte:

Dia 28, sábado, 1ª jornada
     14:00  -  CNTN  x  GDSC
     15:15  -  Aminata  x  V.Guimarães
Dia 28, sábado, 2ª jornada
     19:15  -  GDSC  x  Aminata
     20:30  -  CNTN  x  V.Guimarães
Dia 29, domingo, 3ª jornada
     13:00  -  GDSC  x  V.Guimarães
     14:15  -  CNTN  x  Aminata

Os 2 primeiros classificados deste torneio serão apurados para a Fase Final, juntamente com os 2 primeiros dos outros 2 torneios. Esta decorrerá na piscina do Fluvial (Porto) de 22 a 24 de Junho e esperamos que a nossa equipa seja forte para estar presente.

A presença e apoio de todos é importante.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sub-19 estagiam no Porto


A Seleção Nacional Sub-19 masculina cumpre na piscina do Clube Fluvial Portuense, desde esta segunda-feira e até sábado, mais um estágio de preparação com vista à participação na qualificação para o Europeu da categoria.

Convocados: Gil Alhinho (CDUP/LIberty); José Belo, Rodrigo Marcelino e Francisco Belo (Sporting); João Leite e Tiago Paraty (Fluvial Portuense); André Lavrador, Cristiano Joaquim, Maxim Secrieru e Ruben Figueiredo (Portinado); João Ramos (Amadora); Dumitru Sobetchi (CNAc); David Alves e André Jardim (GDSC); Diogo Sousa (Salgueiros); Victor Cruz (Gespaços); Eduardo Rocha (Paredes); e Paulo Pinto (V. Guimarães).

Selecionador Nacional: Lajos Lorincz
Treinador Nacional: Fernando Leite