segunda-feira, 23 de abril de 2012

Campeonato Nacional Júnior - 1º Torneio



A nossa equipa de juniores participou este fim de semana no 1º Torneio do Campeonato Nacional daquela categoria. Embora os resultados na generalidade não tenham sido os esperados foi possível ver a evolução dos nossos atletas ao longo do Torneio, perante equipas e jogadores habituados a outros andamentos.



1º Jogo - GDSC x Sporting, 4 - 16 (0-5, 1-6, 2-2, 1-3)

A pesar definitivamente a estreia no Torneio o GDSC teve um mau início de jogo em que o Sporting aproveitou a nossa apatia defensiva e pouco esclarecimento táctico para chegar ao intervalo a vencer por 1-11. No 3º e 4º períodos, já com as alterações introduzidas pelo treinador conseguimos equilibrar o jogo mas a diferença já estava feita.
Marcaram pelo GDSC: David Alves, João Gouveia e Tiago Barbosa (2)

2º Jogo - GDSC x Fluvial, 4 - 21 (2-8, 0-7, 0-2, 2-4)
Teoricamente o desafio mais difícil do Torneio porque o Fluvial se tem revelado esta época a equipa mais forte, rapidamente se revelou uma repetição do 1º jogo ao cometermos erros similares e chegando ao intervalo em desvantagem por 2-15. De novo após o intervalo o conseguimos repor algum do equilíbrio possível. No final acabou por se verificar que a maior experiência do Fluvial com jogadores internacionais e habituados à 1ª Divisão pesaram menos no resultado que o nosso nervosismo e alguma falta de garra demonstrada, talvez provocada pela falta de hábito em fazer 2 jogos num tão curto espaço de tempo. 
Marcaram pelo GDSC: André Jardim (2), David Alves e Miguel Borges 

3º Jogo - GDSC x CNA, 14 - 19 (1-5, 4-5, 4-4, 5-5)
Num jogo equilibrado os pormenores decidiram o desfecho final, nomeadamente e antes de tudo o mais o mau início de jogo, novamente. Com uma reacção mais "rápida" que nos jogos anteriores todas as tentativas de recuperação esbarraram na falta de calma na hora da finalização e na dualidade de critérios, com inúmeras faltas atacantes assinaladas e exclusões sem qualquer justificação. Num torneio em que a arbitragem se exibiu em grande nível queremos acreditar que este foi apenas um mau dia de um árbitro. 
Marcaram pelo GDSC: André Jardim, Alexandre Campos (3), Bruno Cancelinha (2), David Alves (2), João Gouveia, Bernardo Barbosa (2) e Tiago Barbosa (3) 

4º Jogo - GDSC x Salgueiros, 11 - 17 (2-2, 5-2, 1-6, 3-7) 
Um jogo que se perspectivava difícil perante o Campeão Nacional em título foi na verdade o melhor jogo do GDSC. Finalmente os nossos atletas conseguiram uma entrada no jogo com atitude e querer, afastando o nervosismo que se manifestara nos jogos anteriores e arrancando uma excelente exibição. Controlando o jogo e a marcha do marcador até 2"55 do 3º período o GDSC foi sempre jogando de igual para igual, até com alguma superioridade na quase totalidade dos aspectos de jogo. A partir daí foi altura do Salgueiros repor algum equilíbrio no jogo, com mais soluções no banco e aproveitando o desgaste dos atletas do Cascais. No entanto só a 2"10 do final do jogo conseguiram finalmente disparar no marcador aproveitando a entrada dos nossos jogadores menos rodados. 
Marcaram pelo GDSC: Bruno Cancelinha, David Alves (6), João Campos e Bernardo Barbosa (3) 

Jogaram pelo GDSC ao longo do Torneio: Tiago Dias, André Jardim, Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves, Luis Andrade, João Gouveia, João Campos, Miguel Borges, Bernardo Barbosa, Miguel Soares, João Amaral, Tiago Barbosa e Ricardo Costa. 

No final do Torneio o GDSC quedou-se pela 5ª posição mas a deixar no ar a promessa de um melhor desempenho no 2º Torneio, correspondente à 2ª volta do Campeonato, de 29 de Junho a 1 de Julho.

1º - Fluvial - 9 pontos
2º - Salgueiros - 9 pontos
3º - Sporting - 9 pontos
4º - CNA - 3 pontos
5º - GDSC - 0 pontos