quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Portugal no Barcelona Turbo Cup

Portugal participou entre os dias 9 e 11 de Setembro num torneio de polo aquático organizado pela BIWPA - Barcelona Waterpolo Internacional Academy, o 1st Barcelona Turbo Cup U18.
A presença da nossa selecção neste torneio serviu para começar a preparar a fase de apuramento para o campeonato Europeu de sub-17 que se vai realizar em Maio de 2017.

Com um conjunto de 15 jogadores, oito deles do CascaisWP, a nossa selecção teve antes deste torneio duas concentrações em Évora para estágios mais completos onde o trabalho foi intenso mas que segundo as palavras do nosso selecionador todos os atletas demonstraram uma grande entrega.
O nosso primeiro jogo neste torneio foi contra a equipa italiana do Verona.
Apesar deste nosso primeiro adversário ser oriundo de um país com elevado nível de polo aquático a nossa equipa entrou muito bem no jogo e venceu os três primeiros parciais tendo depois empatado o quarto. Sempre por cima no jogo e sempre a controlar o mesmo, os italianos não tiveram nenhum momento do jogo em que conseguissem discutir o resultado. Vencemos este jogo por 15 a 6 com os seguintes parciais: 3-1; 6- 0; 4-3 e 2-2.
De salientar que dos 15 golos marcados pela nossa equipa, 14 deles foram obtidos pelos seguintes atletas do CascaisWP: Manuel Augusto (8); Gonçalo Lousa (3) e  Duarte Grego (3).
 
O segundo jogo opôs a nossa selecção à equipa catalã do CN Sant Feliu. Este adversário era mais forte que o anterior. Uma equipa muito bem organizada mas, mesmo assim, discutimos o resultado até ao final. Ao intervalo estávamos mesmo empatados a 4 golos com os espanhóis. Nos dois parciais finais o adversário foi mais forte e conseguiu vencer a nossa equipa ficando o resultado final em 5 a 8.
Os parciais deste jogo foram: 2-3; 1-0; 1-2 e 1-3.
Apesar da derrota a nossa prestação foi bastante boa e os nossos jogadores só tinham que estar orgulhosos da sua prestação. A vitória dos Espanhóis foi conseguida com pequenos detalhes e uma maior experiência neste tipo de eventos comparativamente à nossa equipa.
Neste jogo todos os golos de Portugal foram pelos seguintes atletas do CascaisWP: Manuel Augusto (1); Duarte Grego (2); Pedro Borges (1) e Tiago Gomes (1).
Para o nosso terceiro jogo tínhamos como adversário a equipa húngara do Ferencvaros TC. Esta era a equipa mais forte do nosso grupo (1ª classificada na fase de grupos) bem como, se veio a perceber, a melhor equipa do torneio e vencedora do mesmo.
Uma equipa com muito polo aquático, muita técnica e um porte atlético muito elevado. Mesmo perante todos estes atributos fizemos um primeiro parcial excelente tendo o mesmo terminado empatado a dois golos. Nos parciais seguintes a superioridade da equipa húngara foi evidente tendo controlado muito bem o jogo.
Perdemos este jogo por 8 a 21. Os parciais foram: 2-2; 2-9; 1-5 e 3-5.
Neste jogo 7 dos 8 golos marcados pela nossa selecção foram da autoria dos seguintes atletas do CascaisWP: Manuel Augusto (4) e Duarte Grego (3).
Com o terceiro lugar obtido na fase de grupos Portugal disputou na fase seguinte um lugar no grupo do 9º ao 12º lugar.
O primeiro jogo desta segunda fase foi contra os alemães do SSV Esslingen, uma equipa forte e com atletas de um porte atlético mais uma vez bastante superior a Portugal. Os alemães entraram melhor na partida mas a nossa equipa nunca baixou os braços e demonstrou um espirito de grupo fora do normal para uma equipa com tão pouco tempo de jogo junto.
Assistimos a um jogo intenso de polo aquático com ambas as equipas a lutar até ao último segundo de cada jogada com todas as suas forças. Com a incerteza no resultado até ao final da partida, os alemães acabaram por vencer a mesma pela margem mínima e fruto de um erro crasso da arbitragem que mesmo para este tipo de torneio é inadmissível.
Apesar disso temos que dar os parabéns à nossa equipa pela excelente atitude demonstrada durante toda a partida.
Perdemos por 14 a 15 e os parciais foram os seguintes: 2-4; 2-3; 5-4 e 5-4.
Dos 14 golos marcados neste encontro pela nossa equipa, 13 foram apontados pelos seguintes atletas do CascaisWP: Manuel Augusto (9); Gonçalo Lousa (3) e Duarte Grego (1).
Paro o último jogo do torneio, que iria definir o 11º e 12º lugar, defrontámos a equipa das ilhas baleares - CA Sóller.
Excelente atitude da nossa selecção neste jogo. Com um primeiro parcial muito forte que permitiu rodar, nos parciais seguintes, toda a equipa e assim perceber a evolução de todos os atletas. Vencemos confortavelmente este jogo por 12 a 6 com os seguintes parciais: 5-1; 1-3; 4-2 e 2-0.
Dos 12 golos marcados neste encontro 8 deles pertenceram aos seguintes atletas do CascaisWP: Manuel Augusto (4); Gonçalo Lousa (1); Duarte Grego (1); Pedro Borges (1) e André Luz (1).
Portugal obteve assim um honroso 11º lugar num torneio que foi vencido pela equipa húngara do Ferencvaros TC.
Em termos de balanço podemos dizer que o principal objectivo foi atingido pois pretendia-se ganhar experiência internacional bem como avaliar a evolução e capacidade de aprendizagem de todos os atletas selecionados.
Para quem assistiu aos jogos da nossa selecção ficou percetível a qualidade dos nossos jogadores e capacidade de trabalho\aprendizagem dos mesmos.
Com trabalho e uma aposta em futuras concentrações/estágios nacionais podemos fazer mais e melhor.
Relativamente aos jogadores do CascaisWP estamos tremendamente orgulhosos pelas suas excelentes prestações durante todos os encontros!
Fomos a equipa com mais atletas convocados, o nosso atleta Manuel Augusto foi eleito capitão da selecção e não podemos ficar indiferentes ao facto de num total de 54 golos apontados pela nossa selecção, 47 deles tenham sido de atletas do CascaisWP.
Números e exibições dos nossos atletas que nos fazem, mais uma vez, afirmar a excelência de ensino praticado na escola de polo aquático do Cascais.

Parabéns Portugal! Parabéns CascaisWP!