domingo, 13 de maio de 2012

Derrota afasta-nos do título


Este sábado a equipa juvenil deslocou-se à piscina da Reboleira para defrontar o Sporting para o Regional de Lisboa. A nossa equipa aspirava a uma vitória que invertesse as posições do campeonato mas infelizmente assistiu-se a uma exibição pouco conseguida dos nossos jovens, que a equipa leonina mais experiente aproveitou.

Este jogo foi praticamente uma repetição do resultado da primeira volta embora desta a vez a atitude tenha sido bem melhor. De facto, em ambos os jogos a diferença no marcador não espelha a real diferença entre as equipas, o qual tem números desajustados reflexo essencialmente do aproveitamento das falhas técnicas do nosso ataque.

Apesar do melhor início de jogo do GDSC os dois primeiros períodos são paradigmáticos dessa situação, com o não aproveitamento de situações de +1 e falhas no ataque que resultaram invariavelmente em golos do adversário, muito mais rápido nas transições defesa-ataque. No 3º período ainda conseguimos equilibrar o jogo mas no 4º voltámos a ter bastantes falhas técnicas e a revelar uma baixa eficácia defensiva, fruto da pouca pressão e agressividade defensiva, além da pouca velocidade no acompanhamento dos adversários.

Condicionante importante foi a terceira exclusão do nosso jogador mais influente, no início do 2º período, com reflexos na capacidade atacante da equipa. Aliás, a presença de um único árbitro no jogo prejudicou sobremaneira o jogo do GDSC pois a maior "ratice" dos jogadores do Sporting permitiu que estes tirassem óbvios dividendos nas faltas assinaladas e noutras situações de jogo que o árbitro não conseguiu identificar correctamente. Inclusive a validação de um golo em que a bola não entrou e o árbitro estava posicionado na linha de meio campo é exemplo disso. 

Resultado final: 5-19 (1-4, 0-4, 3-4, 1-7)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz, Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha (1), David Alves, João Jardim (1), João Gouveia (1), Diogo Catarino, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Luis Andrade, Tiago Barbosa (1) e Pedro Lera.

Com este resultado resta-nos manter o 2º lugar até final no campeonato dado que nos 2 jogos que falta ao Sporting não se prevê que o CNA faça duas surpresas e vença os 2 jogos.