(fotos de José Gouveia e José Luz)
sábado, 30 de junho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Infantis Campeões Regionais
Depois de já ter garantido o 2º título consecutivo no Regional de Infantis, esta terça-feira a equipa do GDSC fez o jogo de consagração na Reboleira frente ao CNA, tendo vencido por 14-2. Também pela segunda época consecutiva a nossa equipa termina o campeonato só com vitórias, demonstrando total superioridade a nível regional neste escalão.
Contando com muito apoio dos pais e familiares na bancada os nossos jovens mostraram mais uma vez a sua qualidade, jogando na primeira metade do jogo com a equipa titular e praticamente em exclusivo para garantir ao João Jardim o prémio de melhor marcador do campeonato. Garantido esse objectivo foi tempo para colocar em campo todos os atletas menos utilizados, sem nunca se notar uma quebra significativa e sem que o CNA conseguisse ocasiões de golo, fruto da nossa pressão defensiva. Os 2 golos sofridos, antes dos 5 metros foram algo fortuitos mas também premeiam a réplica do adversário.
Parabéns aos nossos jovens e treinadores por uma época extraordinária.
Resultado final: GDSC, 14 - CNA, 2
Parciais: 4-0, 4-0, 4-1 e 2-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça (1), João Jardim (10), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.
Pedro Lera João Jardim
(melhor guarda redes) (melhor marcador)
terça-feira, 26 de junho de 2012
Empate no Regional de Juniores
A nossa equipa de Juniores recebeu o Sporting B na Piscina da Abóboda e empatou a 6 golos, num jogo muito intenso e com algum excesso de agressividade à mistura.
Apesar do inicio mais forte do Sporting, a equipa do Dramático foi equilibrando os acontecimentos e pouco depois do início do segundo período já dominava o jogo e o resultado, fruto de uma forte pressão defensiva e boas jogadas organizadas no ataque. O Sporting mais uma vez fazia valer a sua maior rapidez no contra golpe para se manter a uma distância recuperável.
No último período a emoção ficou ao rubro e dentro de campo o jogo perdeu em qualidade o que sobrou em nervosismo, com contra-ataques sucessivos nem sempre finalizados da melhor forma. Neste período os dois guarda-redes destacaram-se e a incerteza no resultado aumentou à medida que o final se aproximava. A cerca de 5"00 do final, o GDSC consegue o 6-5 mas a exclusão do nosso central logo de seguida permitiu à equipa leonina o empate. Depois foram 4"00 frenéticos mas onde o resultado não mais se alteraria.
Resultado final: GDSC, 6 - Sporting B, 6
Parciais: 1-1, 3-1, 1-1 e 1-3
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (1), João Gouveia (2), Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.
No próximo dia 5 o GDSC recebe o CNA na Abóboda, no último jogo do Campeonato, que muito provavelmente decidirá o vice-campeão regional desta época.
Infantis no 5º lugar nacional
Os infantis do Dramático de Cascais deslocaram-se à piscina do Fluvial, no Porto, nos dias 22 a 24 passados para disputar o título nacional. Foi mais uma estreia do nosso clube numa Fase Final com os erros habituais derivados da falta de experiência mas a deixar excelentes indicações para o futuro.
Desta vez, e ao contrário da Fase Final de Juvenis, a FPN fez deslocar à piscina representantes oficiais da FPN, no entanto as arbitragens voltaram a não conseguir atingir níveis muito elevados. Mais qualidade precisa-se para que esta área consiga acompanhar a desejável evolução do Pólo Aquático, notória no trabalho que as equipas fazem e que foi demonstrado neste torneio.
1º Jogo: GDSC, 5 - Aminata, 10
Desta vez, e ao contrário da Fase Final de Juvenis, a FPN fez deslocar à piscina representantes oficiais da FPN, no entanto as arbitragens voltaram a não conseguir atingir níveis muito elevados. Mais qualidade precisa-se para que esta área consiga acompanhar a desejável evolução do Pólo Aquático, notória no trabalho que as equipas fazem e que foi demonstrado neste torneio.
1º Jogo: GDSC, 5 - Aminata, 10
Parciais: 1-3, 2-3, 0-1 e 1-4
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (2), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.
Jogo perante uma equipa já conhecida, pelos jogos no Regional e na Fase Intermédia, estava em causa o desempate nos jogos entre nós pois ambos tínhamos 1 vitória nos jogos jogados. O Aminata, com uma equipa mais homogénea em termos de idades e com um novo jogador no 7 inicial conseguiu aproveitar o nervosismo inicial da nossa equipa para, logo no 1º período, cavar uma diferença que se tornou impossível de anular.
Apesar do equilíbrio e até melhor controlo da bola, o GDSC nunca conseguiu materializar em golos o seu jogo. Aproveitou o Aminata para em contra-ataque ir aumentando o resultado que tomou maior proporção no último período com a saída de campo dos nossos jogadores titulares.
2º Jogo: GDSC, 1 - FOCA, 7
Parciais: 1-3, 0-1, 0-2 e 0-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.
O FOCA já nos havia eliminado a época passada na Fase Intermédia, nos penaltis, e pelos resultados obtidos esta época por eles adivinhava-se um jogo complicado. De facto, o GDSC nunca conseguiu contrariar a equipa adversária e apesar do equilíbrio na maior parte do tempo, mais uma vez, não conseguimos materializar em golo esse mesmo equilíbrio.
A forte compleição física da maioria dos jogadores adversários nunca permitiu grandes liberdades atacantes e o único golo marcado, dos 5 metros, é disso exemplo. No final o título de campeão obtido pelo FOCA é ilustrativo qualidade adversária e das dificuldades sentidas pela nossa equipa neste jogo.
3º Jogo: GDSC, 4 - Fluvial, 10
Parciais: 1-3, 2-2, 4-0 e 1-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (1), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira (1) e Diogo Marques.
Mais um primeiro período com a desvantagem de 2 golos, com a agravante de defrontarmos a equipa da casa, tornou impossível mais uma vez qualquer recuperação. Apesar do equilíbrio restabelecido no período seguinte, 3 minutos desastrosos no 3º período permitiram ao Fluvial alargar a vantagem em mais 4 golos, o que definiu definitivamente o jogo.
Seria com o resultado em 3-9 no último período e com os jogadores mais novos (de 99) em campo que se assistiriam aos melhores momentos do GDSC, com excelentes combinações atacantes que poderiam e deveriam ter outro resultado que não o 1-1 verificado.
4º Jogo: GDSC, 8 - Lagoa AC, 6
Parciais: 1-3, 3-0, 1-1 e 3-2
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (6), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.
Pela quarta vez consecutiva o GDSC chegava ao final do 1º período com uma desvantagem de 1-3. Tal situação, pelos exemplos anteriores, e pelo grande poderio físico do Lagoa e com jogadores de boa qualidade, como o gigante Valentyn Godyna, Francisco Borralho ou Marlum Verloop, não auguravam nada de bom para a nossa equipa. No entanto as trocas defensivas operadas, com marcação dos nossos melhores jogadores aos "gigantes" adversários permitiu a reviravolta no período seguinte com um esclarecedor 3-0.
A partir daí o Dramático assegurou o controle do jogo e com uma forte pressão nunca deixou o adversário colocar em causa a vantagem conseguida no marcador.
5º Jogo: GDSC, 4 - Portinado, 7
Parciais: 0-2, 1-2, 2-2 e 1-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (1), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro e Sérgio Oliveira.
Como sempre a Portinado apresenta equipas muito competitivas e desta vez não foi excepção. Também não foi excepção a diferença de 2 golos no final do 1º período, inédito sem dúvida. Apesar do equilíbrio no jogo mais uma vez a maior compleição física do adversário aliada a uma maior velocidade sobre a bola e os nossos jogadores tornou impossível reverter a marcha do resultado.
Daniel Rosca e Pedro Reis foram sem dúvida destaques no adversário que muito contribuíram para que os nossos jogadores não conseguissem outro resultado.
Com apenas 3 jogadores no segundo ano de infantil e 8 jogadores a jogar pela primeira época só podemos considerar a participação do Dramático de Cascais como extremamente positiva. A qualidade de jogo demonstrada foi muito satisfatória e não consegui contrariar a falta de "peso" e a inexperiência do grupo.
Classificação final:
1º FOCA, 12p
2º Portinado , 12p
3º Fluvial, 9p
4º Aminata, 6p
5º GDSC, 3p
5º GDSC, 3p
6º Lagoa AC, 3p
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Campeonato Nacional de Infantis
No próximo fim de semana, de 22 a 24 de Junho, os Infantis deslocam-se à Piscina do Clube Fluvial Portuense no Porto para disputarem o título nacional da categoria. Depois da conquista do título regional de Lisboa a equipa parte com ambição de conseguir um bom resultado, num escalão que contrasta com a generalidade do panorama do Pólo Aquático nacional pois vão estar presentes 4 equipas do sul e 2 do norte do país.
O calendário de jogos do Dramático de Cascais é o seguinte:
sexta, 22 - 20h45 - GDSC x Aminata
sábado, 23 - 10h00 - GDSC x Foca
sábado, 23 - 16h30 - GDSC x Fluvial
domingo, 24 - 10h15 - GDSC x Lagoa AC
domingo, 24 - 15h00 - GDSC x Portinado
sábado, 16 de junho de 2012
I Torneio de Mini-Pólo do CNAC
Os nossos Cadetes (nascidos em 1999 e mais novos) estiveram este sábado no Complexo de Piscinas Rui Abreu em Coimbra para participar no I Torneio do Clube Náutico Académico de Coimbra. Este torneio e a presença do GDSC serviu de convívio e intercâmbio a atletas e treinadores numa zona geográfica do país onde o número de equipas existentes é reduzido, nomeadamente nos escalões de formação.
Além do Dramático de Cascais estiveram presentes a equipa da casa, o CNAC, o Condeixa Aqua Clube e uma equipa mista CNAC/GDSC. Foi possível verificar a evolução dos nossos jovens atletas e a diferença qualitativa a nível técnico/táctico do Pólo Aquático praticado. É sem dúvida gratificante ver o grande trabalho que tem vindo a ser efectuado pelos treinadores e atletas, com o imprescindível apoio dos pais.
No final a vitória foi para a equipa do CAC (que alinhou com alguns atletas de 1995 e 1996), em segundo ficou o GDSC seguidos do CNAC e Misto CNAC/GDSC
Estiveram presentes: André Luz, Beatriz Jardim, Clement Steffen, , Diogo Marques, Duarte Grego, Francisco Grego, Gonçalo Direito, Henrique Castro, João Augusto, Manuel Augusto, Pedro Borges, Rafael Gomes, Rodrigo Gouveia, Sebastião Santos, Sérgio Oliveira e Tiago Gomes.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Juvenis quartos no Nacional
Entre os dias 8 e 10 a equipa de juvenis do Dramático de Cascais deslocou-se à piscina do Fluvial, no Porto, para disputar o título nacional da categoria. Apesar da falta de experiência, resultante de estarmos apenas no segundo ano de actividade, a nossa equipa teve um comportamento excelente e por variadas razões (algumas externas) ficou o sabor a pouco.
De destacar pela negativa a ausência de representantes oficiais da FPN, nas 4 primeiras jornadas, o que muito terá contribuído para algumas arbitragens vergonhosas. Numa Fase Final de um Campeonato Nacional é de lamentar esta postura federativa perante o Pólo Aquático nacional.
1º Jogo: GDSC, 8 - Portinado, 18
Parciais: 2-2, 3-4, 2-3 e 1-9
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz, Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (5), João Jardim (1), João Gouveia (1), Diogo Catarinho, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Bernardo Moreira, Tiago Barbosa e Pedro Lera.
Excelente entrada em jogo dos nossos atletas a dominarem o jogo nos 2 primeiros períodos, com uma defesa muito pressionante e com a Portinado em dificuldades para responder ao jogo mais organizado do GDSC. Quando a superioridade se começou a materializar no resultado, com 2 golos de avanço a nosso favor, entrou em jogo a dupla de arbitragem com decisões "estranhas" que nos privaram em pouco tempo dos mais influentes jogadores da nossa equipa. A partir daí, ainda no 2º período, a dualidade de critérios e a nossa quebra física e anímica no 4º período permitiram à Portinado chegar a um resultado de todo injusto para aquilo que se passou no campo. De recordar que os algarvios defendiam o título conquistado na época anterior.
2º Jogo: GDSC, 16 - Colégio de Lamas, 13
Parciais: 2-1, 4-4, 5-3 e 5-5
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (3), David Alves (8), João Jardim, João Gouveia (1), Diogo Catarinho, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Bernardo Moreira, Tiago Barbosa (2) e Pedro Lera.
Teoricamente o jogo mais fácil do torneio tornou-se um pouco complicado por culpa própria, com muitas falhas técnicas e alguma falta de intensidade da nossa equipa. Esses factores permitiram ao Lamas equilibrar a primeira metade do jogo e manter-se sempre a uma distância curta no marcador, embora sem nunca fazer perigar a vantagem do Dramático.
No restante um jogo sem muita emoção no resultado apesar do empenho imposto pelas duas equipas.
3º Jogo: GDSC, 11 - Sporting, 18
Parciais: 4-5, 4-3, 3-2 e 0-8
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (8), João Jardim, João Gouveia (1), Diogo Catarinho, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Bernardo Moreira, Tiago Barbosa e Pedro Lera.
Um dos 2 jogos que se anteviam mais difíceis, dada a qualidade do adversário e os resultados dilatados sofridos no Regional de Lisboa, foi uma agradável surpresa não só para nós como para o próprio Sporting.
O encontro foi de grande intensidade competitiva com o GDSC a dominar o jogo até ao final do 3º período , embora a papel químico do jogo com a Portinado 2 exclusões incompreensíveis a meio campo, sem posse de bola e com 2 golos à melhor, colocaram fora do jogo o nosso jogador mais influente.
À entrada do último período, com a vantagem em 11-10, a quebra resultante do esforço e do facto do adversário ter uma equipa mais homogénea viraram definitivamente o jogo, não tendo o GDSC argumentos para inverter a tendência.
4º Jogo: GDSC, 9 - Salgueiros, 10
Parciais: 2-0, 2-4, 5-3 e 0-3
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (1), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (6), João Jardim, João Gouveia, Diogo Catarinho, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Bernardo Moreira, Tiago Barbosa (1) e Pedro Lera.
Uma entrada forte permitiu chegar aos 3-0, no entanto o facto do jogo se disputar de manhã, com o relógio biológico dos atletas algo baralhado e consequente apatia geral, ajudou a que os salgueiristas virassem o resultado quase no final do 2º período e não sem que depois, e mais uma vez, a arbitragem fizesse das suas. Antes do intervalo os árbitros invalidaram um golo limpo ao GDSC dando por terminado o jogo com 1 segundo por jogar no marcador central. Perfeitamente ridícula e incompreensível a decisão e a forma, pelos vistos habitual no norte, de colocar o cronómetro do tempo de posse de bola a contar os últimos segundos de jogo, sendo que no final a partida terminou com 2 segundos por jogar.
A segunda decisão errada ocorreu no final do 3º período com a exibição do cartão vermelho ao nosso central, com o resultado em 9-7, supostamente por uma "agressão" quando o nosso jogador tinha os 2 braços no ar... certamente um qualquer 3º braço apareceu ali. Para um árbitro que "não viu" a situação Russo/Castim na semana anterior foi uma surpresa esta invenção.
Depois o 4º período foi completamente dominado pelas falhas atacantes do GDSC, aliás à semelhança de todo o restante jogo, e em que o Salgueiros aproveitou para virar o resultado já perto do final. Um jogo que poderia dar uma vitória folgada traduziu-se numa derrota injustíssima.
5º Jogo: GDSC, 19 - C.N.Povoense, 16
Parciais: 2-4, 7-4, 6-3 e 4-5
Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, Rafael Luz (3), Alexandre Campos (3), Bruno Cancelinha (1), David Alves (9), João Jardim (2), João Gouveia (1), Diogo Catarinho, Sérgio Carrilho, André Mensurado, Bernardo Moreira, Miguel Soares e Pedro Lera.
Com o CNPO antevia-se a partida mais difícil do torneio, pelo recém-conquistado título regional, pelos resultados obtidos no Torneio Intermédio e pela ambição de conquista do título nacional. Na realidade vários factores inverteram esta previsão, como a derrota matinal frente ao Sporting que lhes retirou a hipótese de chegar ao título e um dos seus melhores jogadores para este jogo e a ausência de outros 2 jogadores influentes. Apesar desses condicionalismos o CNPO é uma equipa fortíssima e a ausência forçada de um nosso jogador obrigou a que o Dramático colocasse em campo o seu melhor jogo e a sua melhor atitude.
Até meio do 2º período o CNPO manteve-se em vantagem, sempre com o GDSC a tentar inverter o resultado, o que conseguiu apesar de uma ou outra falha. técnica. Com a vantagem no marcador o Dramático não mais perdeu o controlo do jogo, apesar das dificuldades defensivas, principalmente em parar o mais perigoso jogador adversário, autor da quase totalidade dos golos da sua equipa.
Ao conseguir uma diferença máxima de 5 golos, no 3º período, o GDSC de certa forma acalmou e foi gerindo o jogo e o resultado, obtendo uma vitória muito saborosa.
Apesar de alguns resultados menos positivos fica a sensação que poderíamos ter ido muito mais longe e que os dois primeiros lugares não eram uma meta tão distante quanto se previa.
Classificação final:
1º Sporting, 15p
2º CNPO, 9p
3º Portinado, 9p
4º GDSC, 6p
5º C.Lamas, 3p
6º Salgueiros, 3p
terça-feira, 5 de junho de 2012
Festival de Encerramento de Cadetes
Realizou-se este domingo, na piscina de Alvalade, o Festival de Encerramento de Cadetes da ANL, infelizmente sem a presença de algumas das equipas que animaram torneios anteriores. Sporting, CNAC e GSMDT em Cadetes A e GDSC, Sporting e CNAC em Cadetes B foram as equipas participantes. Infelizmente actividades paralelas impediram a presença dos nossos Cadetes A, com excepção do Luis Gonçalves "cedido temporariamente" ao Sporting.
Em cadetes A a equipa do GSMDT aproveitou mais uma vez da melhor maneira a maior juventude das equipas adversárias e dominou os seus jogos. Destaque para os pequenos atletas do CNAC que embora sem ritmo, por ausência de competição na sua área geográfica, apresentaram pormenores interessantes.
Os nossos jovens atletas, nascidos em 2000 e mais novos, não deixaram os seus créditos por mãos alheias e venceram folgadamente todos os 3 jogos disputados (1 contra o CNAC e 2 contra o Sporting). A nossa equipa apresentou um jogo bastante evoluído para a sua idade, sendo mesmo aquela de entre todas as presentes que apresentou um jogo colectivo mais apurado e positivo.
Foi possível verificar que os conceitos técnicos e tácticos já começam a ser dominados apesar da sua tenra idade. O GDSC foi a única equipa que conseguiu fazer ataques organizados e construir mais situações de finalização em igualdade numérica no ataque. Além disso, a pressão defensiva praticamente sem recurso a faltas foi demonstrativo da qualidade e concentração da equipa.
No próximo dia 16 os nossos pequenos atletas voltam a actuar, desta vez no Torneio do CNAC, em Coimbra.
domingo, 3 de junho de 2012
Fase Final de Juvenis
A FPN divulgou na última sexta-feira o calendário de jogos que vão compor o torneio da Fase Final que vai apurar o Campeão Nacional de Juvenis desta época e onde o Dramático se irá estrear em Fases Finais dos Campeonatos Nacionais.
Apenas no seu segundo ano de existência o Dramático de Cascais irá medir forças com equipas já com longo historial no Pólo Aquático, como o Portinado, Colégio de Lamas, Sporting, Salgueiros ou Povoense. Adivinham-se partidas muito disputadas em que o GDSC tudo fará por obter uma grande classificação, não obstante desconhecer o valor das equipas do norte, mas tradicionalmente muito fortes.
Apenas no seu segundo ano de existência o Dramático de Cascais irá medir forças com equipas já com longo historial no Pólo Aquático, como o Portinado, Colégio de Lamas, Sporting, Salgueiros ou Povoense. Adivinham-se partidas muito disputadas em que o GDSC tudo fará por obter uma grande classificação, não obstante desconhecer o valor das equipas do norte, mas tradicionalmente muito fortes.
CALENDÁRIO
Sexta-feira, dia 8
19h30 - Povoense x Col.Lamas
21h00 - Sporting x Salgueiros
22h30 - GDSC x Portinado
Sábado, dia 9
11h00 - Salgueiros x Povoense
12h30 - Col.Lamas x GDSC
14h00 - Sporting x Portinado
17h30 - Salgueiros x Col.Lamas
18h45 - Povoense x Portinado
20h00 - Sporting x GDSC
Domingo, dia 10
09h00 - Portinado x Col.Lamas
10h30 - GDSC x Salgueiros
12h00 - Sporting x Povoense
15h00 - Portinado x Salgueiros
16h15 - Povoense x GDSC
17h30 - Col.Lamas x Sporting
Os jogos vão disputar-se na piscina do Fluvial, no Porto.
Os jogos vão disputar-se na piscina do Fluvial, no Porto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)