domingo, 16 de dezembro de 2012

Cascais vendeu cara a derrota

Este domingo o Dramático de Cascais recebeu na Piscina da Abóboda o Lousada Séc. XXI em desafio a contar para a 7ª jornada do Nacional da 2ª Divisão, num jogo que se antevia muito difícil pois estávamos perante o mais sério candidato à subida de divisão.

Depois da derrota com a outra equipa candidata à subida na jornada anterior os jovens do GDSC reagiram da melhor forma e conseguiram protagonizar o seu melhor jogo neste ano de estreia no campeonato nacional. Infelizmente tal não foi suficiente para evitar a derrota mas a atitude, a qualidade de jogo apresentado e o potencial de crescimento permitem-nos pensar em objectivos cada vez mais ambiciosos.

Com um início de jogo muito forte, ao contrário do habitual, o GDSC dominou a primeira metade do jogo vencendo o primeiro período e terminando essa fase do jogo com um empate a 7 perfeitamente injusto. Com uma defesa muito sólida e boas combinações no ataque o GDSC foi enervando o Lousada que acumulava exclusões e abusava de alguma agressividade perante os nossos jovens.

A meio do terceiro período já aproveitando alguma quebra física da nossa equipa e a extraordinária exibição do seu melhor jogador, Ricardo Teixeira (autor de 12 golos!!!), o Lousada conseguiu passar para a frente do marcador e finalizar esse período com uma vantagem de 3 golos.

No quarto período continuaram as dificuldades da nossa equipa em segurar o jogador nortenho (5 golos neste período) particularmente pelas exclusões definitivas de 2 dos nossos centrais. O ataque não carburou tão bem neste último período e apesar do esforço para inverter o resultado tal não foi possível.

Resultado final: GDSC - Lousada, 14 - 20 (4-3, 3-4, 3-6, 4-7)

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (3), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (5), Nuno Branco (1), Rui Gonçalves, João Campos, Tiago Catarino (2), Bernardo Barbosa (1), Tiago Ceríaco, Tiago Barbosa (1) e Miguel Falcão

Apesar da derrota o GDSC mantém o 4º lugar à mesma distância do 3º, mas agora a 8 pontos do líder. Na próxima jornada o GDSC irá descansar e só voltará a jogar na última jornada da 1ª volta, com a deslocação à piscina do Gondomar dia 20 de Janeiro.

Cadetes brilham na Abóboda

Integrado no programa da Festa de Natal do Complexo Municipal da Abóboda, decorreu no fim de semana de 8 e 9 de Dezembro, o Torneio de Pólo Aquático destinado a Cadetes. Com a presença do Dramático de Cascais, da Escola de PA da própria piscina, Algés, Sporting e CNA o torneio disputou-se no formato de todos contra todos em equipas de 5x5.

Com a presença de várias dezenas de pequenos atletas e com as bancadas praticamente cheias foi possível observar o entusiasmo com que os atletas se entregaram aos jogos, muitos deles na sua primeira presença num evento desta natureza.

O GDSC com a representação mais numerosa ainda pode emprestar alguns dos seus atletas à Escola de PA da PMC e foram precisamente estas 2 equipas que dominaram por completo o torneio.

Com os jogos a disputarem-se em 2 partes de 10 minutos cada foi possível observar a grande superioridade dos nossos atletas, com um nível técnico e táctico muito acima das restantes equipas, inclusive da parte dos atletas mais pequenos que conseguiram manter níveis de jogo muito apreciáveis para tão tenra idade.

No final, o Dramático de Cascais sagrou-se vencedor invicto, enquanto a Escola de PA ficou com o 2º lugar apenas com uma derrota. Sporting, Algés e CNA ocuparam os lugares seguintes.

Alinharam pelo GDSC: André Machado, Duarte Cruz, Duarte Grego, Francisco Grego, Gonçalo Direito, Henrique Castro, Leo Calentano, Pedro Ribeiro, Rafael Gomes, Santiago Carimcan e Sebastião Santos

Alinharam pela Escola de PA: André Luz, Beatriz Jardim e Pedro Borges.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Deslocação a Coimbra não correu bem

Na deslocação a Coimbra para defrontar o CNAC, o Dramático de Cascais não conseguiu manter a série de bons resultados e foi derrotado por 4-11. Este jogo da 6ª jornada já se afigurava difícil pois defrontávamos uma equipa bem mais experiente e com objectivos classificativos mais ambiciosos que os nossos.

À semelhança de outros jogos uma má entrada na partida praticamente hipotecou as hipóteses do GDSC e o resultado no final do 1º período de 0-4 indiciava que seria preciso uma equipa a jogar no limite das suas capacidades para inverter a marcha do marcador. Perante uma zona muito subida e uma grande agressividade defensiva do adversário os nossos jovens atletas nunca conseguiram impor o seu jogo e nem as jogadas de +1 produziam os efeitos desejados.

Correndo sempre atrás do prejuízo o GDSC cada vez mais foi tendo dificuldade em se aproximar da baliza adversária devido à maior experiência e poderio físico dos jogadores adversários, que bloqueavam o avanço dos nossos jogadores e estes nunca souberam reverter essa situação. 

A dupla de arbitragem nortenha também teve uma actuação infeliz, com uma dualidade de critérios evidente, acompanhada ao mesmo nível pela mesa, que conseguiu a proeza de excluir definitivamente o jogador certo embora tenham registado sempre o errado... além de se esquecerem sistematicamente de parar o tempo na marcação de faltas ou errar nos marcadores dos golos.

No final o resultado acaba por ser justo para o CNAC e apenas peca por excessivo e penalizador para a nossa equipa.

Resultado final: CNAC - GDSC, 11-4 (4-0, 3-2, 1-0 e 3-2)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, André Jardim (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves, Nuno Branco (1), João Gouveia, João Campos, Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco e Tiago Barbosa.

Assim, o GDSC regressa ao 4º posto, embora mantenha a distância de 5 pontos para o primeiro, o Lousada Séc. XXI, equipa que defrontará na próxima jornada. Um jogo que se adivinha extremamente difícil mas que esperamos motivador para os nossos jovens atletas.

edit: fruto da enorme embrulhada provocada pela denominada "oficial de mesa" (Sónia Costa) na FPN constam como marcadores dos golos André Jardim (1), Bruno Cancelinha (2) e João Gouveia (1). Uma reavaliação a alguns oficiais já faziam falta...

domingo, 9 de dezembro de 2012

GDSC alcança o 3º lugar


Em jogo da 5ª jornada do Nacional da 2ª Divisão, o GDSC recebeu e venceu o Colégio de Lamas, no passado dia 2 de Dezembro.

Perante uma equipa que também se estreava no Nacional o Dramático teve alguma dificuldade em impor-se no jogo, fruto de alguma dificuldade em materializar o jogo atacante produzido. Também o excesso de faltas cometidas nos 5 metros e o bom remate de meia distância do nº 13 do Lamas (Rui Neves) foi permitindo ao adversário manter-se na luta peo jogo.

Apenas no 3º período foi possível ver a equipa do GDSC a cumprir na totalidade o que lhes foi pedido pelo treinador, não dando possibilidade ao adversário de visar a nossa baliza e aumentado substancialmente a eficácia atacante. O parcial de 5-0 obtido nesse período diz bem da superioridade manifestada.

No último período, com uma diferença no resultado mais confortável foi possível dar minutos a jogadores menos utilizados, de que se aproveitou a equipa nortenha para se aproximar um pouco no marcador, sem nunca no entanto fazer perigar a vitória do GDSC.

Resultado final: GDSC - Col. Lamas, 14-10 (2-2, 3-3, 5-0 e 4-5)

Alinharam pelo GDSC: Ricardo Costa, André Jardim, Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha (1), David Alves (5), Nuno Branco (2), Miguel Borges, Tiago Catarino (3), Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa (2) e Miguel Falcão

Com este resultado o GDSC alcançou o 3º lugar, a 5 pontos do Lousada e 2 do GSMDT. No dia 9 o adversário será o CNAC em Coimbra, um adversário cujo objectivo é a subida de divisão.


Erro na notícia de 26-11-2012

bom-ensaio-dos-infantis-em-coimbra

Por lapso foi referido o nome do CNAC na notícia (já corrigida) do link acima quando se pretendia fazer referência ao CAC. Infelizmente um "N" faz toda a diferença e pelo erro involuntário pedimos desculpa ao Clube Náutico Académico de Coimbra, agradecendo a chamada de atenção que fizeram hoje aos responsáveis da nossa equipa.

domingo, 2 de dezembro de 2012

2.ª Divisão Nacional - 5.ª Jornada

Resultados:
GDSC - C.Lamas, 14 - 10
Lousada XXI - CNAC, 10 - 7
Gondomar - Académica, 14 - 6
GSMDT - Gespaços, 10 - 9
folgou o Técnico

Classificação:

1º  Lousada XXI,  5 jog  15 pts  (+51)
2º  GSMDT,  4 jog  12 pts  (+22)
3º  GDSC,  5 jog  10 pts  (+3)
4º  CNAC,  4 jog  9 pts  (+22)
5º  Gondomar,   4 jog  4 pts  (+5)
6º  Gespaços,  5 jog  4 pts  (-7)
7º  Col.Lamas,  4 jog  1 pt  (-29)
8º  Técnico,  4 jog   1 pt  (-30)
9º  Académica,  5 jog  1 pt   (-37)

Melhores marcadores:

24  Ricardo Teixeira (Lousada XXI)
22  David Alves (GDSC)
20  Pedro Fonseca (GSMDT)
19  Filipe Alves (Gondomar)
16  André Martins (Gespaços)
15  Filipe Oliveira (CNAC)
13  Hugo Barbosa (Lousada XXI) e Ricardo Vieira (GSMDT)
12  Miguel Catalina (Técnico) e Vitor Cruz (Gespaços)
10  André Jardim (GDSC) e Ricardo Mota (CNAC)


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2.ª Divisão Nacional - 4.ª Jornada

Resultados:

Académica - GDSC, 5 - 10
C.Lamas - Lousada XXI, 3 - 20
Gespaços - Gondomar, 13 - 12
Técnico - GSMDT, 6 - 17
folgou o CNAC

Classificação:

1º  Lousada XXI,  4 jog  12 pts (+34)
2º  CNAC,  3 jog  9 pts  (+25)
3º  GSMDT,  3 jog  9 pts  (+21)
4º  GDSC,  4 jog  7 pts  (-1)
5º  Gespaços,  4 jog  4 pts  (-6)
6º  Gondomar,  3 jog  1 pt  (-3)
7º  Col.Lamas,  3 jog  1 pt  (-25)
8º  Académica,  4 jog  1 pt  (-29)
9º  Técnico,  4 jog  1 pt  (-30)

Melhores marcadores:


21  Ricardo Teixeira (Lousada XXI)
17  David Alves (GDSC)
15  Pedro Fonseca (GSMDT)
14  André Martins (Gespaços) e Filipe Alves (Gondomar)
12  Filipe Oliveira  (CNAC) e Miguel Catalina (Técnico)
10  André Jardim (GDSC) e Ricardo Vieira (GSMDT)
9  Hugo Barbosa (Lousada XXI)

Vitória na deslocação a Coimbra

Em jogo a contar para a 4.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão a equipa do GDSC deslocou-se ao reduto da Académica de Coimbra e conseguiu a segunda vitória na prova, por 10-5.

Num jogo que se antevia equilibrado, a maior experiência da equipa da briosa nunca conseguiu superioridade sobre a maior intensidade de jogo do Dramático. Apesar da sua juventude a equipa de Cascais desde cedo foi materializando em golos o seu jogo, fruto de uma defensiva muito pressionante que raramente deixou espaço aos atacantes adversários. No ataque, não obstante novamente alguma displicência na finalização, os golos marcados eram suficientes para controlar o jogo mas não para dar a machadada definitiva nas aspirações do adversário.

A rotação de jogadores imprimida pelo técnico Zé Augusto permitiu manter sempre um ritmo alto de jogo, sem quebras de rendimento visíveis. De registar ainda muito trabalho que haverá pela frente para corrigir aspectos ofensivos, para que em futuros jogos a eficácia suba para níveis mais equilibrados e condizentes com o jogo produzido.

A arbitragem esteve algo insegura e penalizou algumas vezes o nosso ataque mas, devido à marcha no marcador, esses erros não tiveram consequência de maior.

Resultado final: AAC - GDSC, 5-10 (1-3, 2-2, 0-2 e 2-3)

Alinharam pelo GDSC: Ricardo Costa, André Jardim (1), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (6), Nuno Branco, João Gouveia (1), Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Miguel Falcão.

Com este resultado o GDSC mantém o 4.º posto a apenas 3 pontos do 3.º e na próxima jornada recebe o Colégio de Lamas (7.º) na Abóboda, num jogo cujo único resultado que interessa é a vitória.

Bom ensaio dos Infantis em Coimbra

Aproveitando a deslocação da equipa sénior a Coimbra os Infantis do GDSC efectuaram um jogo-treino com a Académica, com vista a dar desde já alguma competição a estes jovens atletas, alguns dos quais pela primeira vez nestas andanças.

À semelhança da época anterior em Coimbra, com o CAC, os nossos jovens tiveram de medir forças em inferioridade física, dado o adversário ter apresentado alguns atletas de escalões superiores. Embora não seja a atitude mais desportiva não foi por aí que os nossos jovens atletas deixaram de demonstrar que em termos de pólo aquático jogado já estão uns furos acima do adversário.

Apresentando o GDSC uma equipa quase a 100% assente em infantis de 1º ano e cadetes a diferença foi praticamente nula para o adversário, que ao ver a estatura física dos nossos atletas contou que o jogo seriam favas contadas. Com o início do jogo e o equilíbrio no resultado rapidamente a equipa do AAC foi obrigada a usar do maior físico para parar os nossos jogadores, que usando uma maior rapidez e qualidade de circulação de bola iam equilibrando o resultado.

No início do último período de jogo, com um empate no marcador, as bolas colocadas directamente no pivot adversário, com maior físico, e alguma agressividade extra fizeram a diferença a favor do adversário. O resultado final de 7-9 é o menos importante dadas as condicionantes do jogo sendo efectivamente de realçar a grande qualidade apresentada pelos nossos jovens, vários dos quais no seu primeiro jogo um pouco mais a sério.

Alinharam pelo GDSC: André Luz, Beatriz Jardim, Clement Steffen, Diogo Marques, Lourenço Oliveira, Manuel Augusto, Morgan Fondse, Pedro Borges, Pedro Ribeiro, Raphael Souto, Rodrigo Gouveia, Sebastião Santos, Sérgio Oliveira e Tiago Gomes

domingo, 18 de novembro de 2012

Empate na jornada 3

3 jogos e 3 resultados distintos. Este domingo o GDSC recebeu a equipa do Gespaços na 3ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e perdeu uma boa oportunidade de se chegar aos lugares cimeiros, com o empate a 11 golos no final da partida.

Com cerca de meia-hora de atraso no início do jogo, devido a problemas na documentação de 4 jogadores da equipa do Gespaços que os obrigou a alinhar sem banco, deu a ideia que o Dramático de Cascais é que ficou algo desconcentrado com esse atraso e, à semelhança dos dois jogos anteriores, voltou a não entrar bem no jogo. Aliás, o mau 1º período foi importante no desfecho final da partida pois o 0-4 verificado deu relativo conforto à equipa adversária para gerir o jogo.

Apesar dessa contingência, a vontade e garra dos nossos jogadores foram fazendo com que o resultado se equilibrasse e no final do 3º período era já notório que o empate 10-10 sabia a muito pouco, tal o número de ocasiões de +1 e de remates isolados que a nossa equipa tinha desperdiçado.

A equipa adversária com um guarda-redes (Ricardo Pereira) que praticamente tudo defendia, incluindo 2 penaltis, e um André Martins de mão quente fizeram do contra-ataque na primeira metade do jogo a sua melhor arma. O GDSC, assentando a sua força no colectivo poucas vezes conseguiu consumar a sua supremacia em muitos períodos do jogo, fruto essencialmente da sua inexperiência nestas andanças. 

Nos últimos instantes do 4º período, um penalti falhado, um contra-ataque de 3x1 falhado e um último +1 também desperdiçado a escassos segundos do fim levavam ao desespero os adeptos e impossibilitaram a segunda vitória no campeonato.

Resultado final: GDSC - Gespaços, 11-11 (0-4, 5-4, 5-2, 1-1)

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim, Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (2), David Alves (6), Nuno Branco (1), Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa (2) e Ricardo Costa.

Com este resultado o GDSC mantém a 4ª posição do Campeonato, a 5 pontos dos primeiros (CNAC e Lousada). Na próxima jornada a nossa equipa desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica, num jogo que se aguarda difícil.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1ª vitória no Nacional da 2ª Divisão

Após uma estreia menos positiva o GDSC deslocou-se a Algés para defrontar o Técnico e conseguiu a sua primeira vitória no campeonato por 11-9.

Num jogo que poderia ser relativamente fácil, o facto de estarmos privados de um jogador por castigo (injusto diga-se) e outro por lesão complicou um pouco as contas tácticas, o que aliado mais uma vez a alguma ineficácia atacante e desconcentração defensiva permitiu ao adversário manter sempre a incerteza no resultado. Apesar de tudo o GDSC conseguiu manter-se sempre na frente do marcador e a incerteza que se verificava era mais consentida que conquistada pela equipa do Técnico.

À semelhança do jogo anterior, a grande maioria das situações de +1 não surtiram efeito e inclusive um penalti falhado traduziam-se num resultado que não reflectia aquilo que se passava em campo. Apesar de defensivamente a equipa ter estado um pouco mais eficiente que no primeiro jogo, algumas desconcentrações deitavam o esforço da equipa por água abaixo.

Praticamente no final do jogo uma picardia entre dois jogadores resultou na agressão a um nosso jogador, o que permitiu a concretização de um penalti e definitivamente assegurar uma vantagem importante e a vitória no encontro.

Resultado Final: Técnico, 9 - GDSC, 11

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (8), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, Rui Gonçalves, Nuno Branco, João Gouveia (1), Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.

Com este resultado o GDSC subiu ao 4º lugar do Campeonato e na próxima jornada, domingo dia 18 às 15h00, defronta a equipa do Gespaços na piscina da Abóboda.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Seniores com derrota na estreia

Esta quinta-feira a equipa do Dramático de Cascais fez a sua estreia no Campeonato Nacional da 2ª Divisão Sénior e contrariamente ao que que esperava o resultado não sorriu às nossas cores. O resultado de 7-15 para o GSMDT não espelha, de facto, a qualidade da nossa equipa e o jogo que pode e tem obrigação de produzir.

Acusando alguma ansiedade pela estreia, o jogo não podia ter começado da pior maneira, com um golo adversário com apenas 9 segundos de jogo. Os primeiros 5 minutos foram muito difíceis para os nossos jogadores, com pouca pressão na defesa e sem soluções atacantes para a defesa zona do adversário. Apesar da vantagem conseguida no início da partida e da inspiração e qualidade de atacante de dois dos seus jogadores o GSMDT fez questão de se valer a sua agressividade e intimidação, quase natural, perante a nossa jovem equipa (média de 18,4 anos) e com algumas agressões pelo meio, que passaram impunes, lá foi conseguindo manter e ampliar a diferença no marcador para números exageradíssimos.

Apesar disso a equipa do GDSC apenas se pode queixar de si própria, dada a inoperância atacante demonstrada, onde as jogadas não saiam fluidas e onde os nossos bons rematadores nunca conseguiram visar a baliza adversária em condições, invariavelmente fazendo remates fracos ou desviados da baliza. Também na defesa nunca soubemos escapar à matreirice adversária e permitimos golos que em condições normais nunca aconteceriam.

Esperemos que ao longo deste campeonato a nossa jovem equipa consiga crescer e já no próximo jogo dê uma amostra mais próxima do seu real valor.

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves (5), Nuno Branco, João Gouveia, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.

Na próxima jornada, domingo dia 11 às 15h00, o GDSC desloca-se à piscina de Algés para defrontar a equipa do Técnico.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Regionais de Lisboa

Foram conhecidas as equipas adversárias do GDSC nos Campeonatos Regionais 2012/2013 dos diversos escalões.

Os primeiros jogos destes Campeonatos estão previstos para Dezembro e Janeiro, sendo que o GDSC parte para estes com o objectivo de continuar as boas prestações dos dois anos anteriores e com a motivação de procurar a vitória em todos os jogos.

Infantis: Sporting, GSMDT, Algés*, CNA*, Aminata*, Búzios* e Coral*

Juvenis: Sporting, GSMDT, CNA, Algés*, CNTN* e Aminata*

Juniores: Sporting, GSMDT, CNA, Algés Masters*, Seixal (seniores)* e Técnico (seniores)*

* equipas extra-competição

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Calendário da 2ª Divisão

Adicionar legenda
Esta segunda feira decorreu na sede da FPN o sorteio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Masculinos, competição onde o Dramático de Cascais irá estar pela primeira vez.

Ao contrário das últimas épocas nenhuma equipa ficará de fora e o Campeonato será disputado no sistema de todos contra todos a 2 voltas, casa e fora.

Com 9 equipas presentes a sorteio, menos que as esperadas face ao interesse anteriormente demonstrado e não concretizado, o calendário do Dramático ficou assim definido:

1ª J.  -  08.Nov  -  GDSC x GSMDT
2ª J.  -  11.Nov  -  Técnico x GDSC
3ª J.  -  18.Nov  -  GDSC x Gespaços
4ª J.  -  25.Nov  -  Académica x GDSC
5ª J.  -  02.Dez  -  GDSC x Col. Lamas
6ª J.  -  09.Dez  -  CNAC x GDSC
7ª J.  -  16.Dez  -  GDSC x Lousada XXI
8ª J.  -  13.Jan  -  folga o GDSC
9ª J.  -  20.Jan  -  Gondomar x GDSC
10ª J.  -  24.Jan  -  GSMDT x GDSC
11ª J.  -  10.Fev  -  GDSC x Técnico
12ª J.  -  24.Fev  -  Gespaços x GDSC
13ª J.  -  03.Mar  -  GDSC x Académica
14ª J.  -  24.Mar  -  Col. Lamas x GDSC
15ª J.  -  14.Abr  -  GDSC x CNAC
16ª J.  -  21.Abr  -  Lousada XXI x GDSC
17ª J.  -  05.Mai  -  folga o GDSC
18ª J.  -  12.Mai  -  GDSC x Gondomar

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Campeonato Nacional da 2ª Divisão

Já são conhecidas as equipas que vão integrar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculinos 2012/2013 e que farão companhia ao Dramático de Cascais:

Académica de Coimbra, Gondomar, Técnico, Colégio de Lamas, CNAC, Gespaços, GSMDT e C.N.Povoense ou Lousada XXI, sendo que um destes dois irá competir na 1ª Divisão.

A equipa sénior do GDSC também estará presente na Taça de Portugal e no Campeonato Regional da ANL. Em breve serão conhecidos os calendários.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


Preparados? É bom que estejam... A época começa já a seguir...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Jantar de final de época

Realizou-se na passada quinta-feira o jantar de final de época da secção de Pólo Aquático do GDSC, com a presença de cerca de sete dezenas de participantes, entre treinadores, atletas e familiares.


Além da confraternização entre todos, espelho da amizade e espírito de grupo existente, foi também momento para fazer um breve balanço da época que agora termina e perspectivar a próxima época, em que as ambições são naturalmente altas.


Goals Fight & Emotions II

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Época positiva para o Pólo Aquático do Dramático


Embora os treinos por este ano ainda não tenham acabado, ao terminar a época competitiva 2011/2012 é altura de fazer o balanço da participação do GDSC nos campeonatos regionais e nacionais.

Num ano de graves dificuldades financeiras que tem afectado todos os clubes, alguns irremediavelmente e obrigando-os a desistir dos respectivos campeonatos, como os Apolos ou o CDUP, o GDSC não foi excepção e como tal tem sido fortemente afectado a nível geral de todas as suas modalidades. Não obstante as dificuldades sentidas, o apoio incondicional dos pais, familiares e amigos dos atletas e a extrema dedicação dos seus treinadores permitiu ao GDSC, neste segundo ano de actividade, manter o rumo certo do seu projecto e conseguir resultados desportivos que se podem considerar bastante satisfatórios.

Com a participação nos Campeonatos Regionais, este ano finalmente com algum trabalho da ANL, e nos Campeonatos Nacionais foi possível nesta época ter um calendário competitivo mais intenso que em temporadas anteriores, com uma média de 12 jogos por escalão e 20 jogos por atleta. É possível melhorar e aumentar a carga de competição, muito importante para os escalões de formação, e por certo a ANL estará sensibilizada para esse facto.


A nível do escalão de Cadetes e Mini-Pólo, todos nascidos depois de 1999, o Dramático assumiu-se como a maior escola de formação de atletas da região centro-sul, tanto em quantidade (cerca de 30 atletas) como em qualidade, com participações muito positivas nos festivais regionais da ANL (Almada, V.F.Xira, Alvalade, etc) , no Torneio do CNAC (Coimbra) e no seu próprio Torneio de Mini-Pólo organizado na Guia, em Cascais. A alegria evidenciada pelos pequenos jogadores, a sua entrega, a disciplina e a sua qualidade técnica e táctica (algumas vezes perante jogadores mais velhos) permitem colocar a fasquia alta em relação às próximas épocas e ao futuro desta equipa.

Cadetes A e B

Os Infantis voltaram a dominar a nível regional tendo conquistado pelo segundo ano consecutivo o título de Campeões Regionais, e mais uma vez só com vitórias. A participação no Campeonato Nacional traduziu-se pela primeira presença numa Fase Final e no Porto conquistaram o 5º lugar nacional, com apenas 3 jogadores no último ano de infantil, muitos jogadores no primeiro ano de competição (muitos deles cadetes) e perante equipas com atletas mais experientes e rodados. Perante estes condicionalismos foi verdadeiramente positiva a prestação dos nossos atletas.

Infantis

Igualmente de destacar, além do título regional por equipas, a atribuição do troféu de melhor marcador e guarda-redes menos batido aos nossos atletas João Jardim e Pedro Lera, respectivamente. O capitão e central Rafael Luz, segundo melhor marcador da equipa e terceiro de todos os escalões, e o ainda cadete Manuel Augusto foram outros dos atletas que se evidenciaram esta época.

     
João Jardim                                  Pedro Lera

Os Juvenis também tinham a tarefa complicada dada a sua juventude, com apenas 1 atleta no último ano de juvenil, mas a sua atitude permitiram não só conquistar o título de Vice-Campeão Regional como também o 4º lugar no Campeonato Nacional, na Fase Final disputada no Porto, prova em que igualmente pela primeira vez atingimos essa fase.
Apesar de alguns jogos menos conseguidos, outras exibições de grande qualidade foram vistas ao longo da época, nomeadamente em Portimão frente ao anterior campeão nacional, a Portinado, ou frente ao campeão regional norte, o Povoense.

Juvenis

Em evidência neste escalão esteve David Alves, melhor marcador da equipa e internacional pela Selecção Nacional Sub-19 no Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa em Maio passado.  O capitão Bruno Cancelinha foi o segundo melhor marcador da equipa e no geral todos os jogadores evidenciaram um nível muito similar.

Finalmente os Juniores, que se estrearam no Campeonato Nacional e vinham de um 5º lugar no Regional da época passada, a evolução foi extraordinária pois conseguiram chegar a Vice-Campeões Regionais e ficaram no 5º lugar do Campeonato Nacional.
Mais uma vez neste escalão a juventude imperou, com apenas 2 atletas de último ano e com a base da equipa titular a assentar em atletas juvenis. Se a nível regional apenas o Sporting nos fez frente no nacional a maior experiência das equipas adversárias, com atletas internacionais e habituados a competir na 1ª Divisão Nacional, fez a sua diferença. Isso não impediu uma grande vitória sobre o vice-campeão nacional Sporting no seu terreno e exibições muito positivas no restante campeonato.

Juniores

Destaque também e novamente para David Alves, melhor marcador do Regional Júnior e melhor marcador do clube. O central e capitão André Jardim, o segundo melhor marcador da equipa e presença habitual nos estágios da Selecção Sub-19, e o guarda-redes Tiago Dias também merecem destaque pelo nível atingido ao longo da época.

David Alves

Nesta época bastante positiva igualmente merece destaque o facto do GDSC ter sido o único clube nacional com presença em todas as fases finais dos escalões de formação e um dos muito poucos que têm equipas em todos esses escalões.

A nível organizativo recebemos a Fase Intermédia do Campeonato Nacional de Infantis, na Piscina da Abóboda, com a participação das equipas do Aminata (Évora), CNTN (Torres Novas), Vitória de Guimarães e claro o GDSC. Também organizámos o Torneio de Mini-Pólo na Piscina da Guia, com participação de 4 equipas do GDSC, do Sport Algés e Dafundo e do Externato Europa.

Obviamente temos de agradecer:

- a TODOS os atletas pela atitude, disciplina e dedicação demonstradas;

- aos técnicos, José Augusto e Lajos Lorincz, o magnífico trabalho efectuado e o contributo para a fantástica evolução de todos os atletas que se verificou esta época;

- a todos os pais, familiares e amigos pelo apoio inexcedível, porque sem eles dificilmente estas conquistas seriam conseguidas;

- às empresas Labor Spirit e Jumbo Cascais pelos apoios concedidos;

- à Cascais Dinâmica e Câmara Municipal de Cascais pelas facilidades concedidas na utilização da Piscina Municipal da Abóboda e pelo apoio ao projecto do Pólo Aquático do GDSC e ao desporto jovem no concelho.

Chegados a este ponto é altura de começar a trabalhar na próxima época, na expectativa de conseguirmos dignificar ainda mais o nome do Dramático de Cascais e do Concelho de Cascais.

Fotos do outro lado do jogo


(Fotos de José Gouveia, José Augusto, José Luz e Sérgio Carrilho)

Fotos do último jogo do Regional de Infantis


(fotos de José Gouveia)

Fotos dos Infantis na Fase Final


(fotos de José Gouveia)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Juniores Vice-Campeões Regionais

Esta quinta-feira disputou-se o último jogo do Regional de Juniores que opôs o Dramático de Cascais ao CNA e que definia o 2º e 3º classificado do campeonato. Já com o título atribuído ao Sporting, o GDSC partia com a desvantagem de 2 pontos e só a vitória lhe interessava para garantir o 2º lugar, com o tónico extra de tentar vingar as derrotas injustas no Nacional.

Logo desde inicio do jogo se percebeu que, sem "intervenções externas", o jogo teria um cariz diferente dos anteriores, com o GDSC a conseguir explanar o seu jogo e levar os ataques até final sem interrupções absurdas. Com um início forte o GDSC rapidamente se colocou na frente do marcador, no entanto alguns problemas na marcação defensiva e maus passes permitiram ao CNA manter-se na luta pelo resultado.

Durante todo o jogo foi esta a tónica dominante e a incerteza no resultado durou até ao final, com o GDSC praticamente sempre na frente do marcador mas nunca conseguindo alargar a vantagem além de 1 ou 2 golos, inclusivamente permitindo ao CNA passar para a frente do marcador por 3 vezes. As falhas da nossa equipa e o acreditar do adversário tornaram o jogo intenso e emocionante tanto para os jogadores como para o público presente.

Quando a 2m10 do final do jogo o GDSC consegui uma vantagem de 2 golos pensou-se que o jogo poderia estar resolvido, no entanto, uma exclusão logo de seguida e um golo do CNA a 1m19 do final vieram trazer novamente emoção. Desta feita a equipa do Dramático não se desuniu e foi a vez do adversário perder o controlo emocional do jogo, permitindo à equipa do GDSC gerir até final a magra vantagem.

De destacar pela positiva a postura do árbitro Ricardo Saraiva, dos únicos esta época que teve a coragem de fazer cumprir as regras perante a forma de estar no banco do dirigente Gonçalo Abrunhosa, que insistiu em fazer de treinador e estar constantemente em pé a dar indicações à equipa. As regras são para aplicar com bom senso, sem dualidades de critério, sem protagonismos da arbitragem e sem subserviências a determinados clubes.

Resultado final: GDSC, 17 - CNA, 16
Parciais: 4-3, 5-5, 5-5 e 3-3
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (6), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (2), David Alves (5), Luis Andrade, João Gouveia (2), Miguel Borges, Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa (2) e Ricardo Costa.

Classificação final:
1º Sporting, 18p
2º GDSC, 13p
3º CNA, 12p
4º Sporting B, 7p
5º CNTN, 6p
6º Técnico, 6p
7º Casal do Marco, 0p

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Equipa júnior 5ª classificada no Nacional

Após o 2º Torneio disputado no passado fim de semana a equipa júnior do GDSC não conseguiu ir além do 5º lugar no Campeonato Nacional. Um 5º lugar com sabor a pouco pelas exibições e nível do pólo apresentado, muito embora os handicaps do primeiro ano de presença nos nacionais da nossa equipa e da experiência competitiva das equipas adversárias, todas com jogadores habituados à 1ª Divisão, se fizessem sentir. De facto, o GDSC era a única equipa presente com equipas exclusivamente nos campeonatos de formação e foi notório no decorrer dos jogos que essa falta de experiência permitiu às outras equipas fazerem a diferença, quase exclusivamente nas fases finais dos jogos.

1º Jogo: GDSC, 7 - Sporting, 6
Parciais: 0-1, 1-1, 2-2 e 4-2
Perante uma equipa que após o 1º Torneio ambicionava a conquista do título o GDSC fez, talvez, um dos melhores jogos do campeonato. Perante alguma sobranceria da equipa adversária os nossos atletas responderam com enorme garra e vontade de vencer, nunca virando a cara à luta e fazendo uma grande pressão sobre os jogadores adversários que, como habitualmente, faziam dos contra ataques e maior velocidade de natação os seus trunfos. Ao aumentar a pressão e a concentração defensiva, além de aumentar a qualidade de passe atacante, o Dramático retirou quase por completo as chances do Sporting de conseguir um resultado positivo.
Perante a nossa atitude competitiva e a desilusão por o jogo não ser o passeio que esperavam alguns jogadores leoninos começaram a perder a cabeça e daí às exclusões e expulsões foi um passo. Disso também se aproveitou a nossa equipa para virar o resultado e garantir uma vitória muito saborosa, que praticamente tirava ao adversário a hipótese de conquista do título.
Além de toda a equipa merece especial destaque a grande exibição do nosso guarda-redes Tiago, uma barreira praticamente intransponível neste jogo.
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim, Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (2), Luis Andrade, João Gouveia (1), Miguel Borges, Bernardo Barbosa (2), João Campos, Tiago Barbosa (1) e Ricardo Costa.

2º Jogo: GDSC, 8 - Salgueiros, 21
Parciais: 1-6, 3-4, 1-7 e 3-4
Contra um adversário com o qual o GDSC fez o melhor jogo no 1º Torneio e depois da vitória e exibição da noite anterior as expectativas eram elevadas, no entanto o Salgueiros entrou neste torneio fortíssimo, com exibições seguras e convincentes. A nossa equipa acusou a forte pressão do adversário e quase nunca atinou com as marcações, sofrendo inúmeros contra ataques e falhando no ataque.
Embora tenhamos equilibrado o jogo nos segundo e quarto períodos, o Salgueiros foi demasiado forte nos restantes, o que lhes permitiu construir um resultado desnivelado em demasia. Ao contar com jogadores internacionais e com experiência a nível da 1ª Divisão (vice-campeões nacionais) conseguiram controlar o ritmo de jogo e tornaram todas as tentativas do GDSC de inverter a tendência do resultado infrutíferas.
Os jogadores do Dramático nunca conseguiram lidar com a pressão e alguma falta de confiança levou a que se jogasse em demasia para os pivots, que marcados por um central a contar com uma e por vezes duas ajudas nunca conseguiram concretizar as jogadas.
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (2), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (3), João Gouveia (1), Nuno Telha, Miguel Borges, Bernardo Barbosa (2), João Campos, Tiago Barbosa (1) e Ricardo Costa.

3º Jogo: GDSC, 11 - CNA, 17
Parciais: 0-7, 4-3, 3-2 e 4-5
Num jogo para vencer e garantir o 3º lugar no Torneio e o 4º lugar nacional o início de jogo desastroso dos nossos jogadores deitou desde logo por terra aqueles objectivos. Ficou claro ao longo da época que os jogos pela manhã em contraste com os treinos nocturnos habituais não resultam muito bem e a maioria dos nossos jogadores têm problemas em acertar o seu relógio biológico a estes jogos. 
Além da apatia verificada, que se traduziu num impensável 0-7 no primeiro período, também a enésima nomeação do mesmo árbitro para um jogo GDSC-CNA produziu os seus efeitos e tornou quase impossível concretizar ataques tal o número de faltas atacantes assinaladas, a maioria delas no mínimo ridículas. A dualidade de critérios foi evidente e comprovada nos 2 jogos da jornada apitadas por aquele árbitro, onde apenas foram assinaladas faltas atacantes ao GDSC, ao ponto de nenhuma ter sido assinalada no Salgueiros-Fluvial quando este jogo teve uma agressividade de parte a parte acima da média e na forma como permitiu aos restantes treinadores contestar as suas decisões.
Após o primeiro período o GDSC foi obrigado a correr atrás do resultado tendo conseguido já no 3º período chegar aos 7-10 e estar por cima no jogo mas, mais uma vez, uma falta atacante e uma exclusão incompreensíveis permitiram ao CNA aumentar a vantagem e com isso desmoralizar os nossos jogadores.
No final, a derrota foi o resultado que contou mas não espelha nem de perto nem de longe a diferença de qualidade e jogo de ambas as equipas.
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (3), David Alves (3), João Gouveia (1), Nuno Telha, Miguel Borges, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa (1) e Ricardo Costa.

4º Jogo: GDSC, 9 - Fluvial, 21
Parciais: 4-3, 2-3, 2-7 e 1-4
Perante o novo campeão nacional e com ambas as equipas já com os lugares definidos este jogo destinava-se apenas a cumprir calendário, tal não impediu que ambas as equipas apresentassem o seu melhor 7 e procurassem a vitória no jogo.
Jogando contra outra equipa fortíssima, com internacionais e experimentados na 1ª Divisão, o Dramático de Cascais consegui equilibrar o jogo e jogar de igual para igual na primeira metade do jogo, tendo vencido o primeiro parcial e chegado ao intervalo empatado a 6 golos. Após o intervalo, a falta de soluções no banco e a maior qualidade do adversário vieram ao de cima e os nossos jogadores já a acusar o desgaste do fim de semana intenso permitiram ao Fluvial fugir no marcador.
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (3), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves (4), João Gouveia (1), Nuno Telha, Miguel Borges, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa. 

Não obstante os resultados não terem sido os desejados é de realçar a enorme entrega dos nossos atletas no seu primeiro ano na competição nacional de juniores e o facto de sermos a 5ª equipa nacional neste escalão etário, relevado por termos apenas 2 juniores de 2º ano. O facto dos adversários irem perder muitos dos seus melhores jogadores, por passarem a seniores, permite-nos encarar muito positivamente a próxima época.
De destacar igualmente o grande trabalho dos técnicos, José Augusto e Lajos Lorincz, e o apoio incondicional dos pais dos atletas.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Infantis Campeões Regionais

Depois de já ter garantido o 2º título consecutivo no Regional de Infantis, esta terça-feira a equipa do GDSC fez o jogo de consagração na Reboleira frente ao CNA, tendo vencido por 14-2. Também pela segunda época consecutiva a nossa equipa termina o campeonato só com vitórias, demonstrando total superioridade a nível regional neste escalão.

Contando com muito apoio dos pais e familiares na bancada os nossos jovens mostraram mais uma vez a sua qualidade, jogando na primeira metade do jogo com a equipa titular e praticamente em exclusivo para garantir ao João Jardim o prémio de melhor marcador do campeonato. Garantido esse objectivo foi tempo para colocar em campo todos os atletas menos utilizados, sem nunca se notar uma quebra significativa e sem que o CNA conseguisse ocasiões de golo, fruto da nossa pressão defensiva. Os 2 golos sofridos, antes dos 5 metros foram algo fortuitos mas também premeiam a réplica do adversário.

Parabéns aos nossos jovens e treinadores por uma época extraordinária.

Resultado final: GDSC, 14 - CNA, 2
Parciais: 4-0, 4-0, 4-1 e 2-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarino, João Graça (1), João Jardim (10), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.


Pedro Lera                                                   João Jardim
(melhor guarda redes)                                   (melhor marcador)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Empate no Regional de Juniores

A nossa equipa de Juniores recebeu o Sporting B na Piscina da Abóboda e empatou a 6 golos, num jogo muito intenso e com algum excesso de agressividade à mistura.

Apesar do inicio mais forte do Sporting, a equipa do Dramático foi equilibrando os acontecimentos e pouco depois do início do segundo período já dominava o jogo e o resultado, fruto de uma forte pressão defensiva e boas jogadas organizadas no ataque. O Sporting mais uma vez fazia valer a sua maior rapidez no contra golpe para se manter a uma distância recuperável.

No último período a emoção ficou ao rubro e dentro de campo o jogo perdeu em qualidade o que sobrou em nervosismo, com contra-ataques sucessivos nem sempre finalizados da melhor forma. Neste período os dois guarda-redes destacaram-se e a incerteza no resultado aumentou à medida que o final se aproximava. A cerca de 5"00 do final, o GDSC consegue o 6-5 mas a exclusão do nosso central logo de seguida permitiu à equipa leonina o empate. Depois foram 4"00 frenéticos mas onde o resultado não mais se alteraria.

Resultado final: GDSC, 6 - Sporting B, 6
Parciais: 1-1, 3-1, 1-1 e 1-3
Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (1), João Gouveia (2), Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.

No próximo dia 5 o GDSC recebe o CNA na Abóboda, no último jogo do Campeonato, que muito provavelmente decidirá o vice-campeão regional desta época.

Infantis no 5º lugar nacional

Os infantis do Dramático de Cascais deslocaram-se à piscina do Fluvial, no Porto, nos dias 22 a 24 passados para disputar o título nacional. Foi mais uma estreia do nosso clube numa Fase Final com os erros habituais derivados da falta de experiência mas a deixar excelentes indicações para o futuro.

Desta vez, e ao contrário da Fase Final de Juvenis, a FPN fez deslocar à piscina representantes oficiais da FPN, no entanto as arbitragens voltaram a não conseguir atingir níveis muito elevados. Mais qualidade precisa-se para que esta área consiga acompanhar a desejável evolução do Pólo Aquático, notória no trabalho que as equipas fazem e que foi demonstrado neste torneio.

1º Jogo: GDSC, 5 - Aminata, 10

Parciais: 1-3, 2-3, 0-1 e 1-4
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (2), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.

Jogo perante uma equipa já conhecida, pelos jogos no Regional e na Fase Intermédia, estava em causa o desempate nos jogos entre nós pois ambos tínhamos 1 vitória nos jogos jogados. O Aminata, com uma equipa mais homogénea em termos de idades e com um novo jogador no 7 inicial conseguiu aproveitar o nervosismo inicial da nossa equipa para, logo no 1º período, cavar uma diferença que se tornou impossível de anular.
Apesar do equilíbrio e até melhor controlo da bola, o GDSC nunca conseguiu materializar em golos o seu jogo. Aproveitou o Aminata para em contra-ataque ir aumentando o resultado que tomou maior proporção no último período com a saída de campo dos nossos jogadores titulares.

2º Jogo: GDSC, 1 - FOCA, 7
Parciais: 1-3, 0-1, 0-2 e 0-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim, Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques. 

O FOCA já nos havia eliminado a época passada na Fase Intermédia, nos penaltis, e pelos resultados obtidos esta época por eles adivinhava-se um jogo complicado. De facto, o GDSC nunca conseguiu contrariar a equipa adversária e apesar do equilíbrio na maior parte do tempo, mais uma vez, não conseguimos materializar em golo esse mesmo equilíbrio.
A forte compleição física da maioria dos jogadores adversários nunca permitiu grandes liberdades atacantes e o único golo marcado, dos 5 metros, é disso exemplo. No final o título de campeão obtido pelo FOCA é ilustrativo qualidade adversária e das dificuldades sentidas pela nossa equipa neste jogo.

3º Jogo: GDSC, 4 - Fluvial, 10
Parciais: 1-3, 2-2, 4-0 e 1-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (1), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (1), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto (1), Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira (1) e Diogo Marques.

Mais um primeiro período com a desvantagem de 2 golos, com a agravante de defrontarmos a equipa da casa, tornou impossível mais uma vez qualquer recuperação. Apesar do equilíbrio restabelecido no período seguinte, 3 minutos desastrosos no 3º período permitiram ao Fluvial alargar a vantagem em mais 4 golos, o que definiu definitivamente o jogo.
Seria com o resultado em 3-9 no último período e com os jogadores mais novos (de 99) em campo que se assistiriam aos melhores momentos do GDSC, com excelentes combinações atacantes que poderiam e deveriam ter outro resultado que não o 1-1 verificado.

4º Jogo: GDSC, 8 - Lagoa AC, 6
Parciais: 1-3, 3-0, 1-1 e 3-2
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (6), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho, Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro, Sérgio Oliveira e Diogo Marques.

Pela quarta vez consecutiva o GDSC chegava ao final do 1º período com uma desvantagem de 1-3. Tal situação, pelos exemplos anteriores, e pelo grande poderio físico do Lagoa e com jogadores de boa qualidade, como o gigante Valentyn Godyna, Francisco Borralho ou Marlum Verloop, não auguravam nada de bom para a nossa equipa. No entanto as trocas defensivas operadas, com marcação dos nossos melhores jogadores aos "gigantes" adversários permitiu a reviravolta no período seguinte com um esclarecedor 3-0.
A partir daí o Dramático assegurou o controle do jogo e com uma forte pressão nunca deixou o adversário colocar em causa a vantagem conseguida no marcador.

5º Jogo: GDSC, 4 - Portinado, 7
Parciais: 0-2, 1-2, 2-2 e 1-1
Alinharam pelo GDSC: Pedro Lera, Rafael Luz (2), Tiago Gomes, Diogo Catarinho, João Graça, João Jardim (1), Rodrigo Gouveia, Manuel Augusto, Sérgio Carrilho (1), Bernardo Moreira, Ricardo Ribeiro e Sérgio Oliveira.

Como sempre a Portinado apresenta equipas muito competitivas e desta vez não foi excepção. Também não foi excepção a diferença de 2 golos no final do 1º período, inédito sem dúvida. Apesar do equilíbrio no jogo mais uma vez a maior compleição física do adversário aliada a uma maior velocidade sobre a bola e os nossos jogadores tornou impossível reverter a marcha do resultado.
Daniel Rosca e Pedro Reis foram sem dúvida destaques no adversário que muito contribuíram para que os nossos jogadores não conseguissem outro resultado.

Com apenas 3 jogadores no segundo ano de infantil e 8 jogadores a jogar pela primeira época só podemos considerar a participação do Dramático de Cascais como extremamente positiva. A qualidade de jogo demonstrada foi muito satisfatória e não consegui contrariar a falta de "peso" e a inexperiência do grupo.

Classificação final:
1º FOCA, 12p
2º Portinado , 12p
3º Fluvial, 9p
4º Aminata, 6p
5º GDSC, 3p

6º Lagoa AC, 3p