domingo, 16 de dezembro de 2012

Cascais vendeu cara a derrota

Este domingo o Dramático de Cascais recebeu na Piscina da Abóboda o Lousada Séc. XXI em desafio a contar para a 7ª jornada do Nacional da 2ª Divisão, num jogo que se antevia muito difícil pois estávamos perante o mais sério candidato à subida de divisão.

Depois da derrota com a outra equipa candidata à subida na jornada anterior os jovens do GDSC reagiram da melhor forma e conseguiram protagonizar o seu melhor jogo neste ano de estreia no campeonato nacional. Infelizmente tal não foi suficiente para evitar a derrota mas a atitude, a qualidade de jogo apresentado e o potencial de crescimento permitem-nos pensar em objectivos cada vez mais ambiciosos.

Com um início de jogo muito forte, ao contrário do habitual, o GDSC dominou a primeira metade do jogo vencendo o primeiro período e terminando essa fase do jogo com um empate a 7 perfeitamente injusto. Com uma defesa muito sólida e boas combinações no ataque o GDSC foi enervando o Lousada que acumulava exclusões e abusava de alguma agressividade perante os nossos jovens.

A meio do terceiro período já aproveitando alguma quebra física da nossa equipa e a extraordinária exibição do seu melhor jogador, Ricardo Teixeira (autor de 12 golos!!!), o Lousada conseguiu passar para a frente do marcador e finalizar esse período com uma vantagem de 3 golos.

No quarto período continuaram as dificuldades da nossa equipa em segurar o jogador nortenho (5 golos neste período) particularmente pelas exclusões definitivas de 2 dos nossos centrais. O ataque não carburou tão bem neste último período e apesar do esforço para inverter o resultado tal não foi possível.

Resultado final: GDSC - Lousada, 14 - 20 (4-3, 3-4, 3-6, 4-7)

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (3), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (1), David Alves (5), Nuno Branco (1), Rui Gonçalves, João Campos, Tiago Catarino (2), Bernardo Barbosa (1), Tiago Ceríaco, Tiago Barbosa (1) e Miguel Falcão

Apesar da derrota o GDSC mantém o 4º lugar à mesma distância do 3º, mas agora a 8 pontos do líder. Na próxima jornada o GDSC irá descansar e só voltará a jogar na última jornada da 1ª volta, com a deslocação à piscina do Gondomar dia 20 de Janeiro.

Cadetes brilham na Abóboda

Integrado no programa da Festa de Natal do Complexo Municipal da Abóboda, decorreu no fim de semana de 8 e 9 de Dezembro, o Torneio de Pólo Aquático destinado a Cadetes. Com a presença do Dramático de Cascais, da Escola de PA da própria piscina, Algés, Sporting e CNA o torneio disputou-se no formato de todos contra todos em equipas de 5x5.

Com a presença de várias dezenas de pequenos atletas e com as bancadas praticamente cheias foi possível observar o entusiasmo com que os atletas se entregaram aos jogos, muitos deles na sua primeira presença num evento desta natureza.

O GDSC com a representação mais numerosa ainda pode emprestar alguns dos seus atletas à Escola de PA da PMC e foram precisamente estas 2 equipas que dominaram por completo o torneio.

Com os jogos a disputarem-se em 2 partes de 10 minutos cada foi possível observar a grande superioridade dos nossos atletas, com um nível técnico e táctico muito acima das restantes equipas, inclusive da parte dos atletas mais pequenos que conseguiram manter níveis de jogo muito apreciáveis para tão tenra idade.

No final, o Dramático de Cascais sagrou-se vencedor invicto, enquanto a Escola de PA ficou com o 2º lugar apenas com uma derrota. Sporting, Algés e CNA ocuparam os lugares seguintes.

Alinharam pelo GDSC: André Machado, Duarte Cruz, Duarte Grego, Francisco Grego, Gonçalo Direito, Henrique Castro, Leo Calentano, Pedro Ribeiro, Rafael Gomes, Santiago Carimcan e Sebastião Santos

Alinharam pela Escola de PA: André Luz, Beatriz Jardim e Pedro Borges.


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Deslocação a Coimbra não correu bem

Na deslocação a Coimbra para defrontar o CNAC, o Dramático de Cascais não conseguiu manter a série de bons resultados e foi derrotado por 4-11. Este jogo da 6ª jornada já se afigurava difícil pois defrontávamos uma equipa bem mais experiente e com objectivos classificativos mais ambiciosos que os nossos.

À semelhança de outros jogos uma má entrada na partida praticamente hipotecou as hipóteses do GDSC e o resultado no final do 1º período de 0-4 indiciava que seria preciso uma equipa a jogar no limite das suas capacidades para inverter a marcha do marcador. Perante uma zona muito subida e uma grande agressividade defensiva do adversário os nossos jovens atletas nunca conseguiram impor o seu jogo e nem as jogadas de +1 produziam os efeitos desejados.

Correndo sempre atrás do prejuízo o GDSC cada vez mais foi tendo dificuldade em se aproximar da baliza adversária devido à maior experiência e poderio físico dos jogadores adversários, que bloqueavam o avanço dos nossos jogadores e estes nunca souberam reverter essa situação. 

A dupla de arbitragem nortenha também teve uma actuação infeliz, com uma dualidade de critérios evidente, acompanhada ao mesmo nível pela mesa, que conseguiu a proeza de excluir definitivamente o jogador certo embora tenham registado sempre o errado... além de se esquecerem sistematicamente de parar o tempo na marcação de faltas ou errar nos marcadores dos golos.

No final o resultado acaba por ser justo para o CNAC e apenas peca por excessivo e penalizador para a nossa equipa.

Resultado final: CNAC - GDSC, 11-4 (4-0, 3-2, 1-0 e 3-2)

Alinharam pelo GDSC: Miguel Falcão, André Jardim (2), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves, Nuno Branco (1), João Gouveia, João Campos, Tiago Catarino (1), Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco e Tiago Barbosa.

Assim, o GDSC regressa ao 4º posto, embora mantenha a distância de 5 pontos para o primeiro, o Lousada Séc. XXI, equipa que defrontará na próxima jornada. Um jogo que se adivinha extremamente difícil mas que esperamos motivador para os nossos jovens atletas.

edit: fruto da enorme embrulhada provocada pela denominada "oficial de mesa" (Sónia Costa) na FPN constam como marcadores dos golos André Jardim (1), Bruno Cancelinha (2) e João Gouveia (1). Uma reavaliação a alguns oficiais já faziam falta...

domingo, 9 de dezembro de 2012

GDSC alcança o 3º lugar


Em jogo da 5ª jornada do Nacional da 2ª Divisão, o GDSC recebeu e venceu o Colégio de Lamas, no passado dia 2 de Dezembro.

Perante uma equipa que também se estreava no Nacional o Dramático teve alguma dificuldade em impor-se no jogo, fruto de alguma dificuldade em materializar o jogo atacante produzido. Também o excesso de faltas cometidas nos 5 metros e o bom remate de meia distância do nº 13 do Lamas (Rui Neves) foi permitindo ao adversário manter-se na luta peo jogo.

Apenas no 3º período foi possível ver a equipa do GDSC a cumprir na totalidade o que lhes foi pedido pelo treinador, não dando possibilidade ao adversário de visar a nossa baliza e aumentado substancialmente a eficácia atacante. O parcial de 5-0 obtido nesse período diz bem da superioridade manifestada.

No último período, com uma diferença no resultado mais confortável foi possível dar minutos a jogadores menos utilizados, de que se aproveitou a equipa nortenha para se aproximar um pouco no marcador, sem nunca no entanto fazer perigar a vitória do GDSC.

Resultado final: GDSC - Col. Lamas, 14-10 (2-2, 3-3, 5-0 e 4-5)

Alinharam pelo GDSC: Ricardo Costa, André Jardim, Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha (1), David Alves (5), Nuno Branco (2), Miguel Borges, Tiago Catarino (3), Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa (2) e Miguel Falcão

Com este resultado o GDSC alcançou o 3º lugar, a 5 pontos do Lousada e 2 do GSMDT. No dia 9 o adversário será o CNAC em Coimbra, um adversário cujo objectivo é a subida de divisão.


Erro na notícia de 26-11-2012

bom-ensaio-dos-infantis-em-coimbra

Por lapso foi referido o nome do CNAC na notícia (já corrigida) do link acima quando se pretendia fazer referência ao CAC. Infelizmente um "N" faz toda a diferença e pelo erro involuntário pedimos desculpa ao Clube Náutico Académico de Coimbra, agradecendo a chamada de atenção que fizeram hoje aos responsáveis da nossa equipa.

domingo, 2 de dezembro de 2012

2.ª Divisão Nacional - 5.ª Jornada

Resultados:
GDSC - C.Lamas, 14 - 10
Lousada XXI - CNAC, 10 - 7
Gondomar - Académica, 14 - 6
GSMDT - Gespaços, 10 - 9
folgou o Técnico

Classificação:

1º  Lousada XXI,  5 jog  15 pts  (+51)
2º  GSMDT,  4 jog  12 pts  (+22)
3º  GDSC,  5 jog  10 pts  (+3)
4º  CNAC,  4 jog  9 pts  (+22)
5º  Gondomar,   4 jog  4 pts  (+5)
6º  Gespaços,  5 jog  4 pts  (-7)
7º  Col.Lamas,  4 jog  1 pt  (-29)
8º  Técnico,  4 jog   1 pt  (-30)
9º  Académica,  5 jog  1 pt   (-37)

Melhores marcadores:

24  Ricardo Teixeira (Lousada XXI)
22  David Alves (GDSC)
20  Pedro Fonseca (GSMDT)
19  Filipe Alves (Gondomar)
16  André Martins (Gespaços)
15  Filipe Oliveira (CNAC)
13  Hugo Barbosa (Lousada XXI) e Ricardo Vieira (GSMDT)
12  Miguel Catalina (Técnico) e Vitor Cruz (Gespaços)
10  André Jardim (GDSC) e Ricardo Mota (CNAC)