segunda-feira, 26 de novembro de 2012

2.ª Divisão Nacional - 4.ª Jornada

Resultados:

Académica - GDSC, 5 - 10
C.Lamas - Lousada XXI, 3 - 20
Gespaços - Gondomar, 13 - 12
Técnico - GSMDT, 6 - 17
folgou o CNAC

Classificação:

1º  Lousada XXI,  4 jog  12 pts (+34)
2º  CNAC,  3 jog  9 pts  (+25)
3º  GSMDT,  3 jog  9 pts  (+21)
4º  GDSC,  4 jog  7 pts  (-1)
5º  Gespaços,  4 jog  4 pts  (-6)
6º  Gondomar,  3 jog  1 pt  (-3)
7º  Col.Lamas,  3 jog  1 pt  (-25)
8º  Académica,  4 jog  1 pt  (-29)
9º  Técnico,  4 jog  1 pt  (-30)

Melhores marcadores:


21  Ricardo Teixeira (Lousada XXI)
17  David Alves (GDSC)
15  Pedro Fonseca (GSMDT)
14  André Martins (Gespaços) e Filipe Alves (Gondomar)
12  Filipe Oliveira  (CNAC) e Miguel Catalina (Técnico)
10  André Jardim (GDSC) e Ricardo Vieira (GSMDT)
9  Hugo Barbosa (Lousada XXI)

Vitória na deslocação a Coimbra

Em jogo a contar para a 4.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão a equipa do GDSC deslocou-se ao reduto da Académica de Coimbra e conseguiu a segunda vitória na prova, por 10-5.

Num jogo que se antevia equilibrado, a maior experiência da equipa da briosa nunca conseguiu superioridade sobre a maior intensidade de jogo do Dramático. Apesar da sua juventude a equipa de Cascais desde cedo foi materializando em golos o seu jogo, fruto de uma defensiva muito pressionante que raramente deixou espaço aos atacantes adversários. No ataque, não obstante novamente alguma displicência na finalização, os golos marcados eram suficientes para controlar o jogo mas não para dar a machadada definitiva nas aspirações do adversário.

A rotação de jogadores imprimida pelo técnico Zé Augusto permitiu manter sempre um ritmo alto de jogo, sem quebras de rendimento visíveis. De registar ainda muito trabalho que haverá pela frente para corrigir aspectos ofensivos, para que em futuros jogos a eficácia suba para níveis mais equilibrados e condizentes com o jogo produzido.

A arbitragem esteve algo insegura e penalizou algumas vezes o nosso ataque mas, devido à marcha no marcador, esses erros não tiveram consequência de maior.

Resultado final: AAC - GDSC, 5-10 (1-3, 2-2, 0-2 e 2-3)

Alinharam pelo GDSC: Ricardo Costa, André Jardim (1), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, David Alves (6), Nuno Branco, João Gouveia (1), Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Miguel Falcão.

Com este resultado o GDSC mantém o 4.º posto a apenas 3 pontos do 3.º e na próxima jornada recebe o Colégio de Lamas (7.º) na Abóboda, num jogo cujo único resultado que interessa é a vitória.

Bom ensaio dos Infantis em Coimbra

Aproveitando a deslocação da equipa sénior a Coimbra os Infantis do GDSC efectuaram um jogo-treino com a Académica, com vista a dar desde já alguma competição a estes jovens atletas, alguns dos quais pela primeira vez nestas andanças.

À semelhança da época anterior em Coimbra, com o CAC, os nossos jovens tiveram de medir forças em inferioridade física, dado o adversário ter apresentado alguns atletas de escalões superiores. Embora não seja a atitude mais desportiva não foi por aí que os nossos jovens atletas deixaram de demonstrar que em termos de pólo aquático jogado já estão uns furos acima do adversário.

Apresentando o GDSC uma equipa quase a 100% assente em infantis de 1º ano e cadetes a diferença foi praticamente nula para o adversário, que ao ver a estatura física dos nossos atletas contou que o jogo seriam favas contadas. Com o início do jogo e o equilíbrio no resultado rapidamente a equipa do AAC foi obrigada a usar do maior físico para parar os nossos jogadores, que usando uma maior rapidez e qualidade de circulação de bola iam equilibrando o resultado.

No início do último período de jogo, com um empate no marcador, as bolas colocadas directamente no pivot adversário, com maior físico, e alguma agressividade extra fizeram a diferença a favor do adversário. O resultado final de 7-9 é o menos importante dadas as condicionantes do jogo sendo efectivamente de realçar a grande qualidade apresentada pelos nossos jovens, vários dos quais no seu primeiro jogo um pouco mais a sério.

Alinharam pelo GDSC: André Luz, Beatriz Jardim, Clement Steffen, Diogo Marques, Lourenço Oliveira, Manuel Augusto, Morgan Fondse, Pedro Borges, Pedro Ribeiro, Raphael Souto, Rodrigo Gouveia, Sebastião Santos, Sérgio Oliveira e Tiago Gomes

domingo, 18 de novembro de 2012

Empate na jornada 3

3 jogos e 3 resultados distintos. Este domingo o GDSC recebeu a equipa do Gespaços na 3ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e perdeu uma boa oportunidade de se chegar aos lugares cimeiros, com o empate a 11 golos no final da partida.

Com cerca de meia-hora de atraso no início do jogo, devido a problemas na documentação de 4 jogadores da equipa do Gespaços que os obrigou a alinhar sem banco, deu a ideia que o Dramático de Cascais é que ficou algo desconcentrado com esse atraso e, à semelhança dos dois jogos anteriores, voltou a não entrar bem no jogo. Aliás, o mau 1º período foi importante no desfecho final da partida pois o 0-4 verificado deu relativo conforto à equipa adversária para gerir o jogo.

Apesar dessa contingência, a vontade e garra dos nossos jogadores foram fazendo com que o resultado se equilibrasse e no final do 3º período era já notório que o empate 10-10 sabia a muito pouco, tal o número de ocasiões de +1 e de remates isolados que a nossa equipa tinha desperdiçado.

A equipa adversária com um guarda-redes (Ricardo Pereira) que praticamente tudo defendia, incluindo 2 penaltis, e um André Martins de mão quente fizeram do contra-ataque na primeira metade do jogo a sua melhor arma. O GDSC, assentando a sua força no colectivo poucas vezes conseguiu consumar a sua supremacia em muitos períodos do jogo, fruto essencialmente da sua inexperiência nestas andanças. 

Nos últimos instantes do 4º período, um penalti falhado, um contra-ataque de 3x1 falhado e um último +1 também desperdiçado a escassos segundos do fim levavam ao desespero os adeptos e impossibilitaram a segunda vitória no campeonato.

Resultado final: GDSC - Gespaços, 11-11 (0-4, 5-4, 5-2, 1-1)

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim, Alexandre Campos, Bruno Cancelinha (2), David Alves (6), Nuno Branco (1), Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, João Campos, Tiago Barbosa (2) e Ricardo Costa.

Com este resultado o GDSC mantém a 4ª posição do Campeonato, a 5 pontos dos primeiros (CNAC e Lousada). Na próxima jornada a nossa equipa desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica, num jogo que se aguarda difícil.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

1ª vitória no Nacional da 2ª Divisão

Após uma estreia menos positiva o GDSC deslocou-se a Algés para defrontar o Técnico e conseguiu a sua primeira vitória no campeonato por 11-9.

Num jogo que poderia ser relativamente fácil, o facto de estarmos privados de um jogador por castigo (injusto diga-se) e outro por lesão complicou um pouco as contas tácticas, o que aliado mais uma vez a alguma ineficácia atacante e desconcentração defensiva permitiu ao adversário manter sempre a incerteza no resultado. Apesar de tudo o GDSC conseguiu manter-se sempre na frente do marcador e a incerteza que se verificava era mais consentida que conquistada pela equipa do Técnico.

À semelhança do jogo anterior, a grande maioria das situações de +1 não surtiram efeito e inclusive um penalti falhado traduziam-se num resultado que não reflectia aquilo que se passava em campo. Apesar de defensivamente a equipa ter estado um pouco mais eficiente que no primeiro jogo, algumas desconcentrações deitavam o esforço da equipa por água abaixo.

Praticamente no final do jogo uma picardia entre dois jogadores resultou na agressão a um nosso jogador, o que permitiu a concretização de um penalti e definitivamente assegurar uma vantagem importante e a vitória no encontro.

Resultado Final: Técnico, 9 - GDSC, 11

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (8), Alexandre Campos (1), Bruno Cancelinha, Rui Gonçalves, Nuno Branco, João Gouveia (1), Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.

Com este resultado o GDSC subiu ao 4º lugar do Campeonato e na próxima jornada, domingo dia 18 às 15h00, defronta a equipa do Gespaços na piscina da Abóboda.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Seniores com derrota na estreia

Esta quinta-feira a equipa do Dramático de Cascais fez a sua estreia no Campeonato Nacional da 2ª Divisão Sénior e contrariamente ao que que esperava o resultado não sorriu às nossas cores. O resultado de 7-15 para o GSMDT não espelha, de facto, a qualidade da nossa equipa e o jogo que pode e tem obrigação de produzir.

Acusando alguma ansiedade pela estreia, o jogo não podia ter começado da pior maneira, com um golo adversário com apenas 9 segundos de jogo. Os primeiros 5 minutos foram muito difíceis para os nossos jogadores, com pouca pressão na defesa e sem soluções atacantes para a defesa zona do adversário. Apesar da vantagem conseguida no início da partida e da inspiração e qualidade de atacante de dois dos seus jogadores o GSMDT fez questão de se valer a sua agressividade e intimidação, quase natural, perante a nossa jovem equipa (média de 18,4 anos) e com algumas agressões pelo meio, que passaram impunes, lá foi conseguindo manter e ampliar a diferença no marcador para números exageradíssimos.

Apesar disso a equipa do GDSC apenas se pode queixar de si própria, dada a inoperância atacante demonstrada, onde as jogadas não saiam fluidas e onde os nossos bons rematadores nunca conseguiram visar a baliza adversária em condições, invariavelmente fazendo remates fracos ou desviados da baliza. Também na defesa nunca soubemos escapar à matreirice adversária e permitimos golos que em condições normais nunca aconteceriam.

Esperemos que ao longo deste campeonato a nossa jovem equipa consiga crescer e já no próximo jogo dê uma amostra mais próxima do seu real valor.

Alinharam pelo GDSC: Tiago Dias, André Jardim (1), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves (5), Nuno Branco, João Gouveia, Miguel Borges, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa (1), João Campos, Tiago Barbosa e Ricardo Costa.

Na próxima jornada, domingo dia 11 às 15h00, o GDSC desloca-se à piscina de Algés para defrontar a equipa do Técnico.